CONCORDÂNCIA DO VERBO SER

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações Subordinadas Substantivas.
Advertisements

Termos essenciais da oração
Orações Subordinadas Substantivas e Reduzidas
TERMOS RELACIONADOS A NOMES
GRAMÁTICA AULA DE REFORÇO
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
ESQUEMA DE ESTUDO CONCORDÂNCIA VERBAL.
O modelo morfossintático
PRONOMES.
Política a lindo um carros menino os situação actual rápidos.
Recursividade Estudo.
Concordância Na voz passiva.
Concordância do Verbo Ser
PREDICATIVO DO SUJEITO DO OBJETO.
ADJUNTO ADNOMINAL Adjunto adnominal é o termo que caracteriza e/ou define o nome sem intermediação de um verbo. As classes de palavras que podem desempenhar.
Concordância verbal.
TRANSITIVIDADE VERBAL
Análise Sintática.
TIPOS DE VERBO NO PREDICADO
Orações Subordinadas Substantivas
TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.
Oração Subordinada Substantiva
GRAMÁTICA – 1ª SÉRIE PROFESSORA MIRIAM R. FIGUR
Cursinho Vitoriano Aula de Gramática Profª Beatriz
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Tipos de Predicado.
Profª Monize Diniz Silva
PERÍODO SIMPLES E COMPOSTO 9º ano
LINGUA PORTUGUESA. QUANTO A SIGNIFICAÇÃO O PREDICADO PODE COMUNICAR: UMA AÇÃO DO SUJEITO: EX: Fabiano e Sinhá Vitória atravessaram o rio seco. sujeito.
Período composto por subordinação
Partícula apassivadora X Índice de indeterminação do sujeito
Orações Subordinadas Substantivas
Adjunto Adnominal X Complemento Nominal
VERBOS.
{Períodos, Frase, Oração
Transitividade Verbal
É a parte da oração que contém a declaração ou a informação sobre o sujeito.
Grupo nominal e grupo verbal
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
Funções sintáticas Constituintes do predicado
Tipos de predicado Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.
Concordância nominal.
ADJUNTO ADNOMINAL E PREDICATIVO
TIPOS DE PREDICADO.
Orações subordinadas substantivas
Tipos de predicado.
PREDICAÇÃO VERBAL.
CONCORDÂNCIA VERBAL II
TIPOS DE PREDICADO.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
O QUE FALO SOBRE O SUJEITO?
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Slide automático e sonorizado
OS OBJETOS – PÁG. 13 (apostila 2)
PREDICADO – PÁG. 11 (APOSTILA 2)
CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS
Predicativo do sujeito
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
TIPOS DE VERBO NO PREDICADO OU PREDICAÇÃO VERBAL
Tipos de predicado “O predicado verbal, que exprime um fato, um acontecimento, ou uma ação, tem por núcleo um verbo, acompanhado ou não, de outros elementos".
1) O Verbo e a Palavra "SE" Dentre as diversas funções exercidas pelo "se", há duas de particular interesse para a concordância verbal: a) quando é índice.
C ONCORDÂNCIA V ERBAL Por Carlos Daniel S. Vieira.
T RABALHO DE P ORTUGUÊS Definição de: Sujeito Predicado Objeto direto Objeto indireto.
Aula 04 Sujeito e Predicado.
TERMOS DA ORAÇÃO: SUJEITO Turma: ELETRO2AV Prof: Chico Arruda.
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
REVISÃO III UNIDADE – PROFESSORA LUIZA Tirando dúvidas Uma oração é composta de termos essencias que chamamos de SUJEITO E PREDICADO. Quando o sujeito.
Transcrição da apresentação:

CONCORDÂNCIA DO VERBO SER

O verbo de ligação [ser] apresenta uma concordância particularíssima, já que, em vez de concordar normalmente com o sujeito, oscila entre o sujeito e o predicativo do sujeito. Veja:

Tua vida são => essas ilusões (predicativo do sujeito). A menina (Sujeito) <= é os encantos dos mestres.

CASOS ESPECIAIS DE CONCORDÂNCIA DO VERBO SER 1º. Quando o sujeito for um dos pronomes tudo, o (seguido de "que"), isto, isso ou aquilo, o verbo [ser] concordará com o predicativo do sujeito, se este estiver no plural: O que eu queria eram provas. Exemplos: Aquilo eram fantasias da infância. Nem tudo eram flores. / Isso são ilusões, Marina! Mas Atenção: O verbo [ser] fica no singular quando o predicativo é formado de dois núcleos singular: Tudo o mais é saudade e tristeza.

2º. Quando o sujeito é nome de coisa ou objeto (no singular) e o predicativo do sujeito um substantivo no plural, o verbo [ser] concorda, de preferência, com o predicativo: Exemplos: A vida (coisa) não são rosas. A cama (coisa) são umas palhas. O seu segredo são essas vaidades.

Mas Atenção! O sujeito ou predicativo sendo nome próprio, nome de pessoa ou pessoa, a concordância se faz com a pessoa: O homem é cinzas. / Paulo era só problemas. Seu orgulho eram os velhinhos. A menina é os encantos dos mestres.

3º. Na indicação de horas, datas e distâncias o verbo ser é impessoal (sem sujeito) e concordará com a expressão numérica (predicativo). Se ela for igual ou maior do que dois, usamos o plural: Exemplos: Da estação à fazenda são três léguas a cavalo. Hoje são vinte e um do mês, não é? Seriam seis e meia da tarde? É uma hora e meia. Hoje são 31 de março. Aqui está a conta: são dois mil reais.

Mas Atenção! Se aparecer à palavra dia antes da expressão numérica, o verbo com ela concorda. Assim diremos: Hoje é dia 31 de outubro, neste caso, o predicativo é a palavra dia. ► No caso de locução verbal, é o verbo auxiliar do verbo ser que concorda com o predicativo: Devem ser dez horas. ► Estando à expressão que designa hora precedida da locução perto de, hesitam os escritores entre o plural e o singular: Eram perto de oito horas. / Era perto de duas horas. Em caso de dúvida, num concurso ou vestibular, faça a concordância no plural.

4º. Quando acompanhado de muito, pouco, bastante, suficiente etc 4º. Quando acompanhado de muito, pouco, bastante, suficiente etc., usa-se apenas [é], independentemente do número em que estiver o sujeito: Exemplos: Dois dias é pouco tempo para aprender tudo. Três mil reais é bastante por esta casa. Vinte quilos é muito para uma criança carregar. Dois metros de tecido é suficiente para fazer o seu terno.

deveria ser: Três mil reais [são] bastante... A concordância ► Há quem ache estranho essa concordância e que deveria ser: Três mil reais [são] bastante... A concordância no singular, embora estranha, acontece normalmente com as expressões que denotam "excesso, suficiência ou insuficiência". É mais um caso de concordância ideológica, o sujeito, embora no plural, guarda a ideia coletiva e o verbo no singular sintoniza com essa ideia.

5º. Quando um dos dois "sujeito ou predicativo" for "pronome pessoal", a concordância é feita com este pronome: Vocês são atrevidos. O Brasil, senhores, sois vós. Todo eu era olhos e coração. Os interessados somos nós.

6º. Quando o predicativo é o pronome demonstrativo [o] ou a palavra "coisa", o verbo ser concordará com o "predicativo" Exemplos: Divertimento é coisa que não lhe falta. Os bastidores é o que me toca. Mentiras era o que me pediam.