Plano de Realizações Desenvolvimento Econômico 2005/2011

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Plano de Realizações Desenvolvimento Econômico 2005/2011

Políticas de Desenvolvimento Econômico Realizações – 2005 / 2011

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 03 Atualmente + de 100 empresas estão com projetos e investimentos iniciados ou firmados com o Município Fontes: SEDEC 3

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 04 NOVAS EMPRESAS: ADM do Brasil AGA S/A AGF Manutenção Industrial e Serviços Ltda Automara Conc. Ford de Caminhões Binova Agroindustrial Ltda. Chery do Brasil Claro S/A Cyrela Brazil Realty Duratex S/A Focam Indústria e Comércio Ltda Grupo Balbo – Usina Uberaba Grupo Carlos Lyra – Usina Caeté Grupo Encalso Damha Grupo Govesa Grupo Razera INPA – Ind. de Embalagens Santana ITV Empreendimentos Imobiliários Liphos Logum Logística Mafra Hospitalar Makro Atacadista Mart Minas Distribuição Ltda Nativa Concessionária VW de Caminhões Neelam América Química – NAQ Global Nextel Telecomunicações Ltda Novatec Metalização Ouro Fino Participações e Empreendimentos S/A Ovinogen – Tecnologia em Reprodução Petrobrás Mexichem Plastubos Ltda Seleta Tracan Máquinas Trivel Triângulo Veículos Ltda Uberflex – Indústria e Comércio de Plásticos Ltda Urca Motors Usina Vale do Tijuco Vivo Operadora de Telefonia WalMart Brasil Ltda White Martins Gases Industriais Ltda 5R Shoppings Centers – Novo Shopping 4

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 05 Empresas em expansão: Água Mineral Taquaral Algar Telecom Ambev Bellfama Cosméticos Anfíbia Ind.e Com. e Master Line – Marcas Bell Soft e Skala Café Imperador Ltda. Celminas Ltda. Cimentelhas Cláudio Otoni – Processamento de Cenoura Comercial Manzi Ltda. Consist Consulting e Software Ltda. Doces Caseiros Mineiro Ltda. Genética Animal, Análise, Pesquisa e Laboratório S/S – Geneal Geometa Eng. de Fundações Ind. e Com. Grupo Realiza Giro Atacadista Rodonaves RTE Tecnaço SEARA Alimentos VALE Fertilizantes ZEBU Carnes Supermercados 5

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO de investimentos no período de 2005 a 2011 06 + de R$ 6 Bilhões de investimentos no período de 2005 a 2011 6

GERAÇÃO DE EMPREGOS Média da geração de empregos formais por período: 07 Média da geração de empregos formais por período: 1997 a 2004 = 177,4 empregos/ano 2005 a setembro/2011 = 2.664,44 empregos/ano Índice superior de 1.505% em relação ao período 1997-2004 Fonte: CAGED - Ministério do Trabalho / SEDEC 7

QUADRO DO CRESCIMENTO ACUMULADO DO EMPREGO 08 Total de empregos formais de janeiro de 2005 a novembro de 2010 = 15.628 8

CRIAÇÃO DE MINIDISTRITOS INDUSTRIAIS 09 Minidistrito Vallim de Mello: Cimentelhas Ltda. Robson Martins ME Minidistrito Alfredo Freire: CIR Interprises Minidistrito Boa Vista: Água Mineral Taquaral Minas Coffee Cafés e Complementos Celminas Ltda. Lavanderia Piauí Oeste Minas Ltda. 9

GASODUTO/PLANTA DE AMÔNIA NOVO PERFIL ECONÔMICO DE UBERABA E REGIÃO 11 Investimentos superiores a R$ 4 bilhões O Gasoduto São Carlos - Uberaba (GASUBE) terá por objetivo garantir o atendimento da futura Planta de Amônia – UFN V, que deverá ser instalada no município de Uberaba, além dos potenciais mercados térmico e não térmico da região do Triângulo Mineiro. A Planta de Amônia – UFN V, com capacidade de 1.500 toneladas por dia e consumo de 1,5 milhão m³/dia de gás natural, deverá entrar em operação em setembro de 2015. Com base nos estudos em andamento, uma das alternativas é que o gasoduto possa ter 256 km de extensão, com diâmetro estimado de 20 polegadas para atendimento a um mercado potencial total de 7 milhões m³ / dia de gás natural. Dos 256 km do GASUBE, 95 km poderão percorrer faixa nova e 161 km deverão acompanhar a faixa do oleoduto OSBRA. Em uma segunda fase, o gasoduto GASUBE poderá ser estendido até Brasília para atendimento aos mercados do Distrito Federal e de Goiás. 10

ETANOLDUTO 12 Sistema que vai transportar etanol das regiões produtoras até o litoral brasileiro, em São Sebastião (SP) e Rio de Janeiro (RJ). A obra, que contempla um duto de 850 quilômetros de extensão que cruzará 45 municípios, é estimada em mais de US$ 5 bilhões. A segunda fase do projeto consiste em um duto de 716 km interligando 2 trechos: Ribeirão Preto-Uberaba; Uberaba-Itumbiara/GO, com conclusão prevista para 2013. No trecho Uberaba-Ribeirão Preto, a capacidade de transporte será de 2,2 milhões de m3 ao ano, aproximadamente. Para a concretização do empreendimento, foi criada a empresa LOGUM, integrada pela Petrobras e empresas privadas. 11

ETANOLDUTO 13 12

BANCO DO POVO 14 O Município sancionou a Lei nº. 10.867/2009, que autorizou a Poder Executivo a firmar convênio com a Caixa Econômica e Banco do Povo, visando a cooperação técnica e financeira para as ações de Microcrédito. Através da Lei nº 10.867/2009, criamos o Fundo de Amparo ao Crédito Popular visando facilitar o crédito aos micro e pequenos empreendedores, sendo que já temos disponibilizados no Fundo a importância de R$ 282.000,00.   Com o novo formato de gestão do Banco do Povo em parceria com a Caixa Econômica e Prefeitura de Uberaba, firmada por meio de convênio em março de 2010, o Banco do Povo trabalha hoje com recursos ilimitados da Caixa Econômica Federal, concedendo microcrédito aos pequenos empreendedores que variam entre R$ 250,00 a R$ 10.000,00. Montante liberado em 18 meses: R$ 110.000,00 13

SINE – SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO 15 No final de 2009 o Município firmou convênio com o Governo Federal (Ministério do Trabalho), no valor de R$ 1.200.000,00 estabelecendo cooperação técnica e financeira mútua, para integração, operacionalização e manutenção das funções e ações do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, no âmbito do Sistema Nacional de Emprego – SINE. Com o convênio, o Município estruturou o novo Posto de Atendimento do SINE, com a adaptação e reforma da sede, compra de novos equipamentos, materiais permanentes, custeio, contratação de pessoal, sendo que atualmente já se encontra em funcionamento a nova estrutura, mais moderna e eficiente, abrigando também o Banco do Povo (Microcrédito) e a Comissão Municipal de Emprego e Renda. Nova sede do Sine na Rua Vigário Silva, 309. 14

CONSOLIDAÇÃO DO PARQUE TECNOLÓGICO 17 Antes de 2005 Depois de 2005 O Parque Tecnológico não foi criado oficialmente por Lei e, na prática, não existia e não foi protegido por uma legislação adequada O Parque Tecnológico foi criado pela Lei 10.372 de 18 de abril de 2008, firmando seus objetivos e características O Projeto do Parque Tecnológico, de iniciativa do Município, foi abandonado pela Prefeitura de Uberaba, sua proponente Um novo projeto do Parque Tecnológico foi elaborado, colocando a área da Univerdecidade como um dos eixos de desenvolvimento urbano do município e um novo centro de negócios O Parque Tecnológico não foi incluído no Plano Diretor da cidade O Parque Tecnológico é incluído no Plano Diretor da cidade em 2006, criando as regras para seu uso e ocupação A parceria com a Embrapa e a Epamig, e os compromissos financeiros assumidos em nome do Município não foram cumpridos, repassando ao governo Anderson uma dívida de mais de R$ 1 milhão escriturada no documento da área de 160 hectares permutada com a Embrapa. A Prefeitura firma um novo acordo de compromissos com Embrapa e Epamig para a efetiva implantação do Parque Tecnológico Assinatura de TAC se comprometendo a implantar o Parque Tecnológico nos moldes acordados com Embrapa e Epamig; Passa a cumprir o compromisso de repassar os recursos necessários a implantação da nova área de pesquisas da Embrapa/Epamig, envolvendo mais de R$ 1,650 milhão. 15

CONSOLIDAÇÃO DO PARQUE TECNOLÓGICO 18 Antes de 2005 Depois de 2005 O compromisso de uso da área de 160 hectares para implantação do Parque Tecnológico não foi cumprido e parte das áreas foram doadas sem a aprovação dos demais parceiros e para usos não compromissados com o desenvolvimento tecnológico. As obras executadas na primeira etapa do Parque Tecnológico como a ciclovia, os campos e quadras esportivas, o Kartódromo, o aeromodelismo e os mirantes foram abandonadas e depredadas por vândalos. As 35 mil árvores plantadas no Parque com o apoio da CEMIG e do IEF foram abandonadas e menos de 1% sobrevive. As áreas doadas foram retomadas à propriedade do Município e a doação de áreas no Parque foi proibida por Lei. Os projetos iniciados e abandonados pelo governo anterior são revisados e readequados ao Parque Tecnológico com a captação de novos investimentos federais. O Centro Olímpico é concluído. A Prefeitura implanta o Centro Vocacional Tecnológico – CVT em parceria com o MCT e a SECTES MG. As áreas verdes da Univerdecidade recebem o nome de Parque da Cidade criando a maior reserva de área verde de Uberaba. A Univerdecidade é incluída no projeto Água Viva e recebe recursos para implantação de parte do Parque da Cidade, o Centro de Educação Ambiental e a Alameda das Barrigudas. Criação da Av. Nonô Prata interligando o Parque com a BR 050. Implantação do Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros O projeto do Centro de Convenções é assumido pela CDL. 16

CONSOLIDAÇÃO DO PARQUE TECNOLÓGICO 19 Antes de 2005 Depois de 2005 A AGENET, primeira entidade gestora do Parque Tecnológico criada em 1997, que permitia a participação dos parceiros na gestão do Parque Tecnológico, não foi regulamentada e nunca atuou para o seu propósito. Por Lei, a gestão do Parque Tecnológico passa a ser compartilhada com a Embrapa e Epamig através de um Conselho Gestor. O Instituto Parque, entidade privada sem fins lucrativos, é incentivado a ser criado por 13 parceiros do Parque para que a execução das ações possa ser feita diretamente pela sociedade civil organizada, apenas com o apoio do poder público municipal. Com o apoio dos parceiros do Instituto Parque foi aprovado o projeto Uberatec em chamada pública da FINEP que permitirá 3 anos de ações apoiadas coordenadas pela UFTM Não havia política de incentivo ao Parque Tecnológico no Município nem às empresas de tecnologia, seu principal foco. O Fundo de Ciência, Tecnologia e Inovação é criado por Lei para dar autonomia e sustentabilidade à proposta, sem que o desenvolvimento e investimentos tenham que depender do poder público municipal. 17