Comitê Municipal de Mudanças do Clima e Ecoeconomia

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Transcrição da apresentação:

Comitê Municipal de Mudanças do Clima e Ecoeconomia Grupo de Trabalho “Sustentabilidade nos Transportes” Outubro/ 2010

Situação atual

Gráfico 4. – Contribuição dos Setores Sócio-Econômicos nas Emissões do Uso de Energia pelo Município de São Paulo, em 2003 (%)

Emissões de Dióxido de Carbono Tabela 1 - Emissões do Município de São Paulo, por gás e em GWP GEE Fonte Gg CH 2 eq % Emissóes de Metano Resíduos Sólidos   3696,00 23,48 Esgotos e Efluentes 7,40 0,05 Emissões Fugitivas ver nota Agropecuário 0,78 0,00 Subtotal 3.704,18 23,54 Emissões de Dióxido de Carbono Geração Elétrica 1.326,52 8,43 Indústria 745,63 4,74 Transporte Rodoviário 7.648,84 48,60 gasolina 3938 25,02 GNV 249,95 1,59 Diesel 3460,89 21,99 Transporte Aeroviário 964,10 6,13 Residencial 988,53 6,28 Comercial 264,22 1,68 Uso não Energ. 44,85 0,29 2,84 0,02 Uso do Solo 51,38 0,33 12.034,06 76,46 Total Geral 15.738,24 100,00 Nota: a Comgás informou não haver perdas de gás natural na distribuição deste energético e, portanto, as emissões fugitivas em São Paulo são consideradas nulas. Fonte: SVMA - jul/2005

Pesquisa Origem/Destino MODO VIAGENS 1967 1977 1987 1997 2007 (x 1.000) %   Coletivo 4.894 68,1 9.580 45,0 10.455 35,6 10.473 33,3 13.913 36,5 Individual 2.293 31,9 5.683 26,7 8.187 27,8 9.985 31,8 11.254 29,5 Bicicleta 71 0,3 108 0,4 162 0,5 304 0,8 A pé 5.970 28,0 10.650 36,2 10.812 34,4 12.623 33,1 TOTAL 7.187 21.304 100,0 29.400 31.432 38.094 Fonte: Metrô-Pesquisas OD 1967/1977/1987/1997 e 2007

Propostas para os sistemas de alta e média capacidade de transporte público

REDE METROFERROVIÁRIA Jundiaí Francisco Morato 7 Tucuruvi 12 Lapa Amador Bueno Palmeiras Barra Funda EL Osasco Luz Suzano 11 P.Altino Brás Itapevi Corinthians-Itaquera Guaianazes 8 V.Madalena Pinheiros Paulista Vila Prudente Butantã Paraíso Vila Sônia Cidade Tiradentes Tamanduateí Alto do Ipiranga São Mateus Morumbi São Caetano 17 Adolfo Pinheiro Jabaquara Santo André Santo Amaro Capão Redondo Jurubatuba Mauá 9 Grajaú 10 Rio Grande da Serra

REDE PROPOSTA PELA SPTRANS APRESENTAÇÃO_MONOTRILHO_14-09-SMDU-V2 REDE PROPOSTA PELA SPTRANS 26/03/2017 T. Vila Sônia T.V. Olímpia 2,5 km Linha 1 Monotrilho Linha 2 Monotrilho Linha 3 Monotrilho Linha 4 Monotrilho Linha 5 Monotrilho Estação Monotrilho Terminais Projetados Terminais Existentes Pátios de Manobra Linha 9 CPTM Linha 5 Metrô Linha 4 Metrô Linha 2 Metrô 6,0 km T.Á.Espraiada T. C.Limpo 5,5 km T. João Dias Acrescentar orçamento logit 4,0 km T. Capelinha T.S.Amaro T. C Limpo T.C.Redondo T. Guarapiranga 5,0 km 11,0 km T.J.Ângela 13

Propostas e recomendações ao Comitê

Melhorias para o Transporte não motorizado: Alternativas Energéticas ao Diesel de Petróleo e Ganhos Ambientais com a Renovação de Frota (SPTrans) Melhorias para o Transporte não motorizado: Prioridade para intervenções no espaço público com foco nos pedestres e ciclistas. Viabilizar a integração da bicicleta com os outros modais de transporte Garantir a implantação do Plano Cicloviário da SMT – 58 Km até 2012 Expansão dos bicicletários e paracíclos junto a equipamentos de transporte público e edifícios públicos. Estudo de Caso: articulação entre os projetos de transporte cicloviário previstos na região Oeste: - Ciclovia da Marginal do Rio Pinheiros – 2ª etapa em implantação - Ciclovia da Avenida Eliseu de Almeida – Em projeto - Ampliação da Ciclofaixa de Lazer até o Parque Villa Lobos – Em estudo

- Requalificação da política de estacionamento no bairro de Moema Melhorias operacionais na gestão do sistema de transporte público - Racionalização do sistema de transporte coletivo (ônibus) - Identificar novas intervenções viárias ou operacionais nos gargalos dos corredores de ônibus Quantificar o uso de energia e redução das emissões de GEE nos projetos da SMT: - Requalificação da política de estacionamento no bairro de Moema - Intervenções viárias nos corredores de ônibus com gargalos. Exemplo: ampliação da parada Faria Lima do corredor Rebouças

Redução dos deslocamentos individuais motorizados - Priorização do transporte coletivo e do transporte não motorizado - Parceria com iniciativa privada para estimular as empresas a desenvolverem programas de Mitigação e Inventário de GEE, através de isenção de Impostos (previstos na Lei 14.933 de Mudanças climáticas do município de SP).   Incentivo ao deslocamento alternativo sustentável - Programas que visam informar o cidadão sobre meios alternativos, uso de bicicleta... - Incentivar  o varejo, empresa e comércio a desenvolverem bicicletários e incentivarem seus clientes a utilizarem esse meio - Desenvolvimento de planos de Mobilidade em toda a Prefeitura. - Criação de um site que integre todos os sistemas de transportes