ÉTICA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese
Advertisements

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS
FILOSOFIA E ÉTICA Prof. Rafael Lima.
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
O QUE É ÉTICA?.
UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese ÉTICA Luana Hartmann Miron 24/09/07.
ÉTICA PROFISSIONAL Dra. Elsa Nhuch Bel. e Lic. em Química
Ética Profissional A ética e a moral.
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Prof. MSc. Wilson de Oliveira Neto

Immanuel Kant e o Criticismo
ÉTICA Ηθική.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
1-Virtude da correta compreensão
FORMAÇÃO SINDICAL Ética, Moral e Valores Módulo 6
Ética contemporânea.
Ética, Moral e Valores Assessoria de Formação Sindical.
A EXISTÊNCIA ÉTICA.
Introdução ao conceito de ÉTICA
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
O QUE É ÉTICA? Ética vem do grego ethiké, e que abarca dois ramos de definição. Filosoficamente quer dizer costume (um bom costume). O verbete ethíké.
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim Ética x Moral - aula 3.
ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO
Políticas Públicas em Educação
C) O que é Ética A palavra Ética é originada do grego ethos, (modo de ser, caráter) através do latim mos (ou no plural mores) (costumes, de onde se derivou.
Prof. Nilson disciplina: Ética
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Ética profissional.
O PORQUÊ DA ÉTICA.
Senso e consciência moral
Enfermeira Kássia Luz Curso Técnico de Enfermagem 2012.
Capítulo 17 , UNIDADE 4 Entre o bem e o mal Páginas 212 – 216 ;
CULTURA JURIDICA.
Professor MS Alcidemar Junior
Avelino Alexandre Rodrigues da Silva. ÉTICA = ETHUS (GREGO) = COSTUME MORAL = MORIS (LATINA)
Código de Ética dos TILS
Professor Romildo Tavares
Professor Romildo Tavares Filosofia Módulo 22 –
Ética.
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
VÍDEO 1. VÍDEO 1 MORAL Moral É o conjunto de regras, valores e comportamentos considerados dentro da Lei por uma sociedade. Moral, porém, não é.
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
Ética e Responsabilidade Social
Problemas da Ética Nome: Guilherme Domingues
ÉTICA.
Ética e Valores na Sala de Aula
Ética e Contabilidade.
O que é ética? Aluna: Adriely Cristine Parré Marques
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
A verdadeira moral Zomba da Moral (Pascal)
ÉTICA GERAL Profª. Ms. Lissandra Lopes Coelho Rocha.
Conceito Deriva do grego ethos: caráter, modo de ser de uma pessoa;
Capítulo 17 Entre o bem e o mal.
Fundamentações e perspectivas
COLEGIO ESTADUAL CASTELO BRANCO
ÉTICA E BIOÉTICA PROF. MAÍRA BELO.
ÉTICA: DEFINIÇÃO E IMPORTÂNCIA
ÉTICA.
Estratégias de Comunicação
Entre o bem e o mal.
Definição: Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição.
Trabalho de Filosofia Tema: Os Problemas da Ética
Ética.
BASES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO
Ética.
Profa. Dra. Josmarí Pirolo
ÉTICA E PROFISSIONALISMO
Profº.: Denílson Pereira (86)
Transcrição da apresentação:

ÉTICA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

ÉTICA e MORAL Do grego: ethos – modo de ser; caráter. MORES Do grego: ethos – modo de ser; caráter. comportamento humano que não é natural. explicar, compreender, justificar e criticar a moral. A ética é filosófica e científica. ciência do comportamento moral. Do latim: mos (ou no plural “mores”), que quer dizer costume comportamento humano que não é natural. conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. A moral é normativa

DOUTRINA FILOSÓFICA QUE TEM POR OBJETO A MORAL NO TEMPO E NO ESPAÇO, SENDO O ESTUDO DOS JUÍZOS DE APRECIAÇÃO REFERENTES À CONDUTA HUMANA.

“Nenhum homem é uma ilha” (Thomas Morus) A vida humana é convívio “Nenhum homem é uma ilha” (Thomas Morus) A vida humana é convívio. Viver é conviver. O ser humano se descobre e se realiza COM BASE NO HÁBITO do Comportamento prático - A JUSTA MEDIDA

É NA RELAÇÃO COM O OUTRO QUE SURGEM OS PROBLEMAS E AS INDAGAÇÕES MORAIS: O que devo fazer? Como agir em determinada situação? Como comportar-me perante o outro? Diante da corrupção e das injustiças, o que fazer? No nosso cotidiano encontramos situações que nos colocam problemas morais. São problemas práticos e concretos da nossa vida em sociedade.

Problemas que dizem respeito: Às nossas decisões; Escolhas; Ações; Comportamentos que exigem: Uma avaliação; Um julgamento; Um juízo de valor; Entre o que socialmente é considerado: Bom ou mau; Justo ou injusto; Certo ou errado, pela moral vigente.

Não compreender e explicitar a nossa realidade moral. Perder a capacidade crítica diante da realidade SIGNIFICA: Perder a Ética, Não compreender e explicitar a nossa realidade moral.

A ÉTICA EM MATÉRIA DE DISCUSSÃO, COMUNICAÇÃO E DEBATE É UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE MÍNIMAS DE COMPREENSÃO MÚTUA DOS HOMENS EM UMA SITUAÇÃO DE TROCA VERBAL. TEM POR OBJETIVO FORMULAR AS NORMAS QUE DEVEM PERMITIR UM DEBATE DESENROLAR-SE SATISFATORIAMENTE E ESTABELECER, SE POSSÍVEL, OS FUNDAMENTOS DESTAS NORMAS.

Brasil A realidade brasileira nos coloca diante de problemas éticos bastante sérios Verifica-se o recrudescimento da vida política no mundo, em especial nos países em desenvolvimento, como o Brasil. A vida política brasileira é uma trágica comédia, cujos atores não passam, em sua grande maioria, de grandes aproveitadores de um povo pobre e analfabeto na sua frágil democracia.

O FILÓSOFO ITALIANO PINZANI AFIRMA: “A INÉRCIA COM A QUAL A ELITE BRASILEIRA ENCARA OS PROBLEMAS DO PAÍS É CLARAMENTE A EXPRESSÃO DE UMA VONTADE EM MANTER A PRÓPRIA SITUAÇÃO DE PODER”

A proposta para o presente é a da construção de um projeto ético, não das grandes utopias sociais, mas voltado para o cotidiano, para coisas simples e próximas com a valorização e a inclusão do outro.

INSTRUMENTOS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Democracia Participativa Plebiscito; Referendo; Iniciativa Popular; Audiência Pública; Orçamento Participativo; Procon; SAC; Ouvidorias Públicas.

OUVIDORIAS PÚBLICAS