RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA E CULTURA EM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

Aceite-me como eu sou! Uma história real.
“O que é Bullying” 7º ANO D.
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
Dois modos de ler a Bíblia.
Portfólio de matemática.
A - Exercício individual (não é necessário entregar ou postar no wiki)
experiências INESQUECÍVEIS!
ENCONTRAR 2008 Quando um Tema se torna em um LEMA LEMA.
Señoras y Señores Senhoras e Senhores Ladies and Gentlemen.
Diversidades do Séc. XXI
Prof. Everton da Silva Correa
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER
Aceite-me como eu sou! Uma história real.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Primeiro o Mais Importante Depois Ser Compreendido
Aumente o Som Pais são espehos para os filhos.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Proativos “versus” Reativos
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
situação inicial do jogo
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
ETERNIDADE Música O Autoria deste texto: Feelings Johnny Mathis
Questionário Sociolinguístico
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
O QUE EU TENHO NÃO ME PERTENCE.
A partir do próximo amanhecer
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
-Tantra- Música: Songbird – Barbra Streisand.
A amizade é um espírito em dois corpos.
Ligue as colunas do computador e concentre-se
Quando um “Tema” se torna em um “LEMA”. Quando um “Tema” se torna em um “LEMA”
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
O ENIGMA DE TÓ (Verídico)
Eternidade Eternidade Eternidade Letícia Thompson.
Qual é o segredo do sucesso em vendas?
Livre arbítrio.
O Rei e suas 4 Esposas.
Madre Tereza de Calcutá As pessoas são irracionais, ilógicas e egocêntricas. Ame-as MESMO ASSIM. Se você tem sucesso em suas realizações, ganhará.
A PARTIR DO PRÓXIMO AMANHECER Clicar p/ avançar.
“sou rotaractiano” Qual o MEU papel?.
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
COMO CRESCER NA VIDA SE TORNANDO UMA PESSOA AMADURECIDA
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Concurso Bíblico Estudo desta semana: Jó 6 a 24.
diz o Senhor. Abracemos nossa cruz pessoal
Esta história é sobre um soldado que finalmente estava voltando para casa depois de ter lutado no Vietnã.
Considerações Culturais:
JOGO DO TESOURO 1a. Pista a ser lida pelo Evangelizador: Eu tenho …… para aceitar o que Deus acha que é melhor para mim.
Relacionamento com Deus
É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.
TEXTO DESCRITIVO 8º AB - EF
J.B.Xavier Quão poucos amigos tenho Dos tantos que conheci, São tantos os que amei, E tantos os que perdi.
A vida pode ser comparada com uma viagem de trem.
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
Invadem Ambientes Familiares
Emilly Kely- 2 PPN Intercâmbio Estudantil. Perfil Pessoas entre 19 e 22 anos. Estudantes Universitários. Passaram pelo menos 3 meses em país estrangeiro.
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
AMANHECER.
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
A PAZ DO MUNDO... E A PAZ INTERIOR! Formatação: Celinha Neme.
ACEITE-ME COMO SOU! Uma história real Esta é a história de um soldado que, finalmente voltava para casa, depois de ter lutado no Vietnã. Ele ligou para.
Transcrição da apresentação:

RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA E CULTURA EM UM COLÉGIO BILÍNGUE José Carlos Fialla Rogéria de Aguiar

“A diferença entre ser um escravo de suas próprias fronteiras culturais ou ser livre delas não está na negação das próprias fronteiras, mas na consciência de onde estão essas fronteiras” (CROZET, LIDICOAT, LO BIANCO).

GRADE CURRICULAR 1ª série 2ª série 3ª série 4ª série Matéria Port Alem L. Portuguesa 6 Alemão 5 Matématica 4 2 3 Ciências Artes 1 Ed. Física Musica Flauta Aulas semanais 18 7 20 11 25 31

Aulas das 1 ª e 2ª séries: Aulas das 3 ª e 4ª séries: 2ª feira

5ª série 6ª série 7ª série 8ª série Matéria Port Alem L. Portuguesa 6 Alemão 5 Francês 2 Inglês 4 Matématica Geometria Ciências 3 História Geografia Artes 1 Ed. Física Musica Aulas semanais 23 11 24 10 25 9 27 7 34

Aulas da 5 ª, 6ª, 7ª e 8ª séries: 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira

9ª série 10ª série 11ª série Matéria L. Portuguesa e Lit. 4 5 Alemão Inglês Matématica Biologia 3 Química 2 Física Ed. Física 1 TOK Informática Geografia História Aulas semanais 34 36

Aulas da 9 ª, 10ª e 11ª a ª séries: 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira 5 aulas 3 aulas Aulas opcionais

QUESTIONÁRIO 1) Qual a sua nacionalidade? 2) Que língua sua família usa em casa? 3) Há quanto tempo você está no Brasil? 4) Há quanto tempo estuda no colégio Suíço brasileiro? 5) Existe dificuldade de relacionamento com colegas estrangeiros? 6) Você acha que culturas diferentes influenciam muito em uma amizade? 7) A cultura está dentro ou fora de nós? 8) Você já sofreu preconceito ou discriminação por causa de sua cultura? 9) Qual foi a situação? 10) Quando você começou a aprender outras línguas, foi mais fácil compreender alguns hábitos de seus colegas que você não entendia antes? Por quê? 11) Em sua opinião, quais os maiores benefícios em falar diversos idiomas? 12) Entender outras culturas ajuda você a entender a sua? De que maneira?

HIPÓTESES: 1) estudar nesse colégio alterou a visão que o aluno tem de sua própria cultura; 2) os alunos sofrem preconceito por terem uma cultura diferenciada pelo fato de estudarem em um colégio bilíngüe; 3) eles não sentem dificuldades de se relacionar com colegas de outras culturas; 4) o aprendizado bilíngüe diminui as fronteiras culturais

QUAL A SUA NACIONALIDADE? 6ª SÉRIE 8ª SÉRIE 10ª SÉRIE

QUE LÍNGUA SUA FAMÍLIA USA EM CASA? 6ª SÉRIE 8ª SÉRIE 10ª SÉRIE

EXISTE DIFICULDADE DE RELACIONAMENTO COM COLEGAS ESTRANGEIROS? 6ª SÉRIE 8ª SÉRIE 10ª SÉRIE

VOCÊ ACHA QUE CULTURAS DIFERENTES INFLUENCIAM MUITO EM UMA AMIZADE? 6ª SÉRIE 8ª SÉRIE 10ª SÉRIE *Não, isso seria preconceito. (6ª) *Às vezes, pois uma coisa que para nós é normal, pode ofender um amigo de uma cultura diferente. (8ª) *Se a amizade for verdadeira, não, pois devemos aceitar as diferenças. (10ª)

A CULTURA ESTÁ DENTRO OU FORA DE NÓS? 6ª SÉRIE 8ª SÉRIE 10ª SÉRIE *A nossa cultura interior será levada sempre para aonde nós formos, mas as outras que “aprendemos” ou adquirimos sempre nos influenciam. (6ª)

VOCÊ JÁ SOFREU PRECONCEITO OU DISCRIMINAÇÃO POR CAUSA DE SUA CULTURA? 6ª SÉRIE 8ª SÉRIE 10ª SÉRIE *Não, pois sempre estou no meio de pessoas com a “mesma” cultura. (10ª) *Sim, os brasileiros me chamam de “Hitler”. (10ª)

QUANDO VOCÊ COMEÇOU A APRENDER OUTRAS LÍNGUAS, FOI MAIS FÁCIL COMPREENDER ALGUNS HÁBITOS DE SEUS COLEGAS QUE VOCÊ NÃO ENTENDIA? 6ª SÉRIE 8ª SÉRIE 10ª SÉRIE

*a 5 anos aprendendo alemão, mas a aula é 99% gramática, pouca cultura e os estrangeiros já começam a usar de hábitos brasileiros ao imigrar. *Sim, pois as vezes não compreendemos a atitude de alguns colegas, e após aprendermos sobre sua cultura passamos a entende-las melhor. (6ª) *Foi, porque além de língua se aprende cultura. (6ª) *Eu acho que sim, porque quando eu comecei a aprender línguas, eu comecei a aprender também sobre a cultura dos países, então ficou mais fácil entender alguns hábitos diferentes. (8ª) *Sim, porque existia coisas que eu não entendia dos meus colegas. (8ª) *Não pelo fato de eu estar aprendendo a língua, mas porque é fácil compreender costumes diferentes quando você estuda em um colégio como o nosso. Há uma espécie de naturalização do “gringo”. (10ª) *Aprendendo um novo idioma, não. Mas convivendo mais com pessoas estrangeiras, sim. (10ª)

ENTENDER OUTRAS CULTURAS AJUDA VOCÊ A ENTENDER A SUA? DE QUE MANEIRA? 6ª SÉRIE 8ª SÉRIE 10ª SÉRIE

Não, pois nem eu sei qual é a minha cultura *Não, pois nem eu sei qual é a minha cultura. Mesmo nascendo no Brasil, eu acho que a minha cultura é suíça, pois toda a minha família é da Suíça. (8ª) *Sim, porque compreendendo o estilo das outras culturas, eu percebo as diferenças que há entre elas e a minha, assim entendo mais a minha. (8ª) *Sim, você pode identificar sua cultura em outras e não só identificar, mas também comparar. (8ª) *Claro. Assim como eu faço um estereótipo de uma cultura, o contrário também acontece. Vendo isso é mais fácil nos entender através de outros olhos. (10ª) *Sim, já que somente convivendo com outras culturas, saberei o porque tenho meus hábitos assim e não de outra maneira. (10ª) *Sim, pois percebemos a diferença cultural de outros povos. E que o nosso mundo é muito diferente e muitas vezes vivemos em nosso mundo fechado e esquecemos que há costumes completamente diferentes dos nossos.