Profa. Dra. Akemi Teramoto de Camargo Departamento de Biologia Geral

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biosfera e ação humana :atmosfera
Advertisements

Poluição Aquática Ciências Naturais Turma A 8º Ano Autores:
Água: importância, onde é encontrada e preservação do recurso
Poluição da água, do ar e do solo
Impacto Ambiental Definição: é a alteração no meio ou em algum de seus
Biotecnologia Prof.
Tratamentos de Águas de Piscinas: Generalidades
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Básico da Água Básico de Filtração
Saneamento ambiental Iana Alexandra
MEIO AMBIENTE Um sistema no qual interagem fatores de ordens físicas, químicas, biológicas e socioeconômicas.
Desenvolvimento Sustentável
Unidade 5 – PRESERVAR E RECUPERAR O AMBIENTE
Recursos hídricos Ciências Naturais.
Ciclos Biogeoquímicos
DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO
POLUIÇÃO Prof Edilson Soares
Química –ENEM jozimar.com
Recursos Hídricos Março 2011.
Poluição do Ar.
Tratamento do Esgoto Doméstico Deivid Ívini Moraes de Negreiros.
Tratamento de Águas Residuárias
POLUIÇÃO DAS ÁGUAS E DOÊNÇAS TRANSMITIDAS
Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Água e Saúde Profª Lilian Larroca.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA REFINARIA DE PETRÓLEO
Química & Biologia.
Água.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS
Parâmetros de Caracterização da Qualidade das Águas
Cefet-Ba Edital 02/2008 Área: Segurança, Meio Ambiente e Saúde – Simões Filho Ponto 9: Tratamento Biológico de Efluentes Industriais Candidata: Ângela.
REVISÃO PROVA BIMESTRAL (2ºBim)
Toxicologia analítica
Quantidade de água disponível
Constituição do planeta Terra:
Conservação de Alimentos
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
Distribuição da água na Natureza
Tratamento de águas residuárias
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
ÁGUA RECURSO NATURAL RENOVÁVEL?
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
INTRODUÇÃO AO TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS INDUSTRIAIS
A ÁGUA NO PLANETA TERRA.
REVISÃO PROVA MENSAL 3° BIMESTRE – 6°S ANOS
Biotecnologia ambiental
Faculdade de Viçosa - FDV Engenharia Ambiental
Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos.
Professora Luana Bacellar
POLUIÇÃO TÉRMICA.
Água no planeta terra! Giordan Matheus Guimarães.
Química Ambiental Água Professor: Francisco Frederico P. Arantes.
TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO
A QUESTÃO AMBIENTAL MUNDIAL E NO BRASIL
1. 2 Sumário 1 - Competências relacionadas 2 - Objetos do conhecimento associados às matrizes de referência 3 - Água 4 – Tratamento de Água 5 – Agradecimentos.
Aula 1. Tratamento de água, efluentes e resíduos sólidos
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Ciclos Bigeoquímicos Um ciclo biogeoquímico é a circulação de um elemento químico no ecossistema entre os seres vivos e o ambiente físico.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Ecologia Lívia Piazentin Pola. Poluição  Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar.
Poluição dos Recursos Hídricos
Prof: Ana Margarida S. Belo
CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS ORGÂNICOS
Transcrição da apresentação:

Remoção de corantes alimentícios e têxteis por resíduos agro-industrais e por biomassa de leveduras Profa. Dra. Akemi Teramoto de Camargo Departamento de Biologia Geral UEPG- Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR.

A água se encontra ameaçada pela poluição, pela contaminação e pelas alterações climáticas que o ser humano vem provocando. Além do perigo que representa para a saúde e bem-estar do homem, a degradação ambiental é apontada pela Organização Mundial da Saúde como uma importante ameaça ao desenvolvimento econômico. Em geral, uma pessoa só toma consciência da importância da água quando ela lhe falta (TOMMASI, 1977).

A água doce representa apenas 3% do total da água existente na natureza. Os restantes 97% encontram-se nos oceanos e mares salgados. A maior parte da água doce, aproximadamente 2,3% dos 3% existentes, está congelada nas calotas polares e geleiras, ou em lençóis subterrâneos muito profundos. A evaporação e precipitação reciclam um volume considerável de água anualmente, mas apenas uma parte desse total se destina aos continentes. Na verdade, apenas 0,5% do volume total de água do planeta encontra-se imediatamente disponível para o homem. (SEWELL, 1973).

Aditivo para alimentos é definido pela FAO (Food and Agriculture Organization): “ toda substância que não apresenta valor nutritivo, adicionada ao alimento com a finalidade de impedir alterações, manter, conferir ou intensificar seu aroma, cor e sabor; modificar ou manter seu estado físico geral, ou exercer qualquer ação exigida para uma boa tecnologia de fabricação do alimento”.

CORANTES E PIGMENTOS: Aparência estética Atratividade finalidade comercial Aceitabilidade SUBSTRATOS USADOS: produtos têxteis, alimentos, plásticos, papéis, madeira, cosméticos, tinturas para cabelos, tintas, medicamentos, combustíveis, couro, etc.

Composição dos corantes: Tipos de corantes: reativos, ácidos, básicos, dispersos, azóicos, diretos, de cuba, de enxofre, pré-metalizados, branqueadores, entre outros. Composição dos corantes: Os radicais fenil e naftil dos corantes são substituídos por grupos funcionais: amino (-NH2); cloro (-Cl); hidróxi (-OH), nitro (-NO2) e sais de sódio do ácido sulfônico (-SO3Na).

Químicos: neutralização, troca iônica, oxidação, redução e catálise. TIPOS DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS DE CORANTES: (segundo DURIG, 1976): Físicos: sedimentação, filtração/gradeamento, tratamento térmico, destilação, adsorção e resfriamento. Químicos: neutralização, troca iônica, oxidação, redução e catálise. Físico-químicos: coagulação/floculação, extração por solventes, incineração, osmose e eletrólise. Biológicos: tratamento aeróbio, lodo ativado, filtro biológico, digestão anaeróbia e tratamento com fungos.

Tratamento inadequado: consequências: desequilíbrio físico-químico do ambiente aquático; cor: indesejável esteticamente; aumenta a DBO (demanda bioquímica de oxigênio) desoxigenação; afeta a realização de fotossíntese pela flora aquática; extinção da vida aquática aeróbia; predominância de microrganismos anaeróbios (fermentativos); liberação de gases mal cheirosos: sulfetos e mercaptanas

Toxicidade dos corantes danos irreversíveis em cérebros de ratos; formação de sub-produtos pró-carcinogênicos; formação de halogênios e clorofórmio em rios após tratamento com hipoclorito de sódio: morte de peixes por anorexia; efeitos tóxicos e mutagênicos em larvas de truta e perca; atividade mutagênica em bactérias Salmonella typhimurium e Escherichia coli; bioacumulação de metais pesados em peixes; no homem: tumores de bexiga, distúrbios respiratórios, asma, rinite, reações alérgicas de pele, dermatite de contato.

TIPOS DE REJEITOS: Rejeitos alimentícios: forte caráter ácido ou básico; grande concentração de sólidos orgânicos em suspensão; alta carga orgânica. Rejeitos de indústrias têxteis: alta concentração de álcalis, ácidos, carboidratos, proteínas, corantes contendo metais pesados, polímeros, agentes oxidantes, redutores, agentes dispersantes, igualizantes, condutores, entre outros.

PROPOSTA DO GRUPO: - Uso de biomassa de leveduras (tratamento microbiológico) - Uso de material alternativo de baixo custo; resíduos agro-industriais (tratamento físico): de indústrias de óleo, de adubo, farinheiras, indústrias de cerveja, benefiaciadoras de arroz, etc. FINALIDADE: remoção por biosorção (material biológico) e remoção por adsorção (material físico).

Fluxograma: Adsorção: Resíduo Pesagem após secagem Concentração de corante residual (µg/mL) Interação com o corante (1 hora em banho-maria) Leitura no espectrofotômetro centrifugação sobrenadante

Fluxograma: Biosorção Levedura (estoque) Concentração de Cultivo em meio de cultura corante residual (µg/mL) (fase estacionária) Leitura no espectrofotômetro Peso seco Sobrenadante Interação com o corante (banho-maria por 1 hora) Centrifugação

Para relaxar: As mais bonitas imagens da Terra, aquelas que são agradáveis aos olhos, à imaginação, as que são um convite ao relaxamento, sempre têm a água em sua composição: as ondas do mar, as cachoeiras, um riacho cristalino, a neve sobre as montanhas, os lagos espelhados, a chuva caindo sobre as plantas, o orvalho, entre outros. ( JANE de JESUS, 2001).

E- MAIL: akcamargo@uol.com.br