Colégio da Policia Militar 1°Ano Jenifer Rodrigues Ferreira nº11

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grécia antiga não era formada por um estado unificado. Seu território era ocupado por diversas cidades autônomas. Elas eram chamadas de pólis, pelos.
Advertisements

A ORIGEM DOS GREGOS.
A GRÉCIA ANTIGA.
Grécia Antiga.
Modo-de-produção escravista
A civilização grega UNIDADE 6 Temas 1 e 2.
A civilização grega Como a história da Europa começou?
O Império Romano.
Gabriel Quintal Mariana Rocha Pedro Pires
Grécia Antiga Revisão Para T.A.C.A.S.A.
OBJETIVOS LOCALIZAR AS REGIÕES DA GRÉCIA ANTIGA
Características da pólis
A ÉPOCA CLÁSSICA: A Grécia das cidades
Atenas x Esparta Profº: Mário Nadaf
Grécia Antiga.
O legado da Grécia para a civilização ocidental
O legado da Grécia para a civilização ocidental
Unificador do Oriente Próximo.
A Civilização Grega ou Helênica
O mundo grego e a democracia
Formação e afirmação da pólis
GRÉCIA ANTIGA.
GRÉCIA INÍCIO.
Antiguidade Clássica - Grécia
ROMA ANTIGA Nome:Jonatas Naatz ,Priscila Aguiar
Atenas (nos dias de hoje)
Avaliação Mensal 6º A.B : 31/10 6º C : 01/11
A Grécia Antiga.
Colégio Da Polícia Militar Trabalho Apresentado ao professor Arthur e Ailton na Disciplina de Historia e Geografia. Trabalho Apresentado ao professor Arthur.
Guerras Médicas Guerra do Peloponeso
Colégio da Policia Militar 1° ano Aula: Historia e Geografia
Mundo Grego Antigo \o/ Revisããããooo.
Colégio da Polícia Militar – Cruz Azul Eduarda Damascena nº3 1º ano
Grécia Revista Eletrônica Nome:Isabelle Sobral Professor: Arthur Costa
Grécia principais características
Aluna: Alice Santos Gonçalves Disciplina: Historia e Geografia
Grécia Antiga.
Professor Edley A partir de 359 a.C., o rei macedônio Filipe II, aproveitando-se do enfraquecimento das pólis em razão dos.
Grécia. Principais Características: *Período Homérico *Período Arcaico
Períodos da Grécia Trabalho a ser apresentado ao profº. Arthur de História e Ailton de Geografia Victória Melo nº. 31.
Grécia Nome: Nicole Moledo serie:1 AM n°: 21
GRÉCIA Colégio PM Trabalho apresentado ao professor Arthur e Ailton nas disciplinas de história e geografia. Giovanna Mota Nº9.
Períodos da Grécia Trabalho a ser apresentado ao profº Arthur de história e profº Ailton de Geografia Talita Carvalho n° 28.
Grécia Nome: Victor Augusto da Silva n° 29 – 1°EM
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade II.
Professor: Arthur & Ailton Disciplina : História & Geografia
Revista Eletrônica Trabalho apresentado ao prof. Arthur e Ailton na disciplina de Historia e Geografia.
Grécia Antiga.
Períodos Clássicos da História Colégio da PM Nome: Nycolas Sesztak Gonçalves Série: 1°AM N°22 Prof° Arthur – História Prof° Ailton – Geografia.
Luiz Henrique Silva de Freitas Nº17 1ºAM Profsº Arthur e Ailton
AULA TEMÁTICA - HISTÓRIA
Civilizações Classicas
Expansão Romana Grupo 07 – Capítulo 18 Assista no modo de apresentação (aperte F5), você visualizará melhor as imagens.
Períodos da História da Grécia Antiga
Grécia Antiga Aula 1.
Grécia Antiga.
GRÉCIA ANTIGA.
Os pais da Civilização Ocidental Franco de Souza Cabral
A Grécia Antiga.
IDADE ANTIGA -Não há consenso entre os historiadores, mas acredita-se que esse período tem início por volta do ano 4000 a.C., e vai até o ano de 476, já.
AS Civilizações da Antiguidade Ocidental
Revista Eletrônica Grécia Antiga Fernanda Catarine 1ºEM Nº05.
DISCIPLINA | PROFESSOR
O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL

História e Fontes Históricas.  Trata de feitos e aventuras de um imaginário já perdido no tempo, longe do nosso dia-a-dia tecnológico.  Estabelecer.
Grécia: período clássico e período helenístico
Grécia: Período Clássico (V a IVa.C) e Helenístico (IV a II a.C) Prof. Alan.
A origem da Civilização Grega 6º ano
GRÉCIA.
Transcrição da apresentação:

Colégio da Policia Militar 1°Ano Jenifer Rodrigues Ferreira nº11 Grécia Colégio da Policia Militar 1°Ano Jenifer Rodrigues Ferreira nº11 Profª. Arthur White Profª. Ailton Historia e Geografia

Período Homérico O Período Homérico representa uma nova fase na estruturação da sociedade grega em decorrência da invasão dos dórios no período anterior. O novo povo encerrou a cultura creto-micênica que esteve presente por séculos e em seu lugar deu início a cultura gentílica. No final do Período Pré-Homérico os dórios, povo indo-europeu, invadiram violentamente a Hélade, destruindo a estrutura comercial existente, a cultura que lá estava estabilizada e causando a migração de tal população como alternativa para sobreviver. A invasão dos dórios fez com que surgissem novas colônias gregas em novos territórios, mas alterou radicalmente a estrutura existente na Grécia.

Arcaico O Período Arcaico da Grécia é referente a um momento de desenvolvimento cultural, político e social. Situado entre os anos 700 e 500 a.C., esta fase sucede a Idade das Trevas e oferece os primeiros passos para a democracia grega. No Período Homérico começam as transformações sociais e estruturais na Grécia. As alterações criam novas e radicais diferenças na estrutura grega que colocou fim à cultura micênica e iniciou a gentílica. Mesmo a cultura gentílica tendo ruído ainda no final do Período Homérico, é no Período Arcaico onde se dá a fase final de uma nova transformação social e estrutural. Os Genos foram extintos e deram lugar a uma concentração de terra pela aristocracia que passou a governar os gregos. Juntamente com o poder dos eupátridas, membros da aristocracia, ocorreu o crescimento da população grega, a qual contava cada vez mais com um número de pessoas sem acesso às terras Neste momento da história grega as pessoas passavam dificuldades por não ter onde cultivar seus alimentos de subsistência e de desfrutar de condições para sobreviver, com isso foi necessário que essa massa de pessoas sem posse de terra migrasse. Esse novo movimento da população grega é chamado de Segunda Diáspora Grega, a qual foi responsável, a partir de 750 a.C., por conquistar novos territórios e novas relações comerciais para o mundo grego ao longo das áreas costeiras do Mar Mediterrâneo e do Mar Negro.

Clássico O Período Clássico é também identificado como “Período das Hegemonias” por causa do revezamento de soberania que ocorreu entre as cidades-estado Atenas e Esparta. Essa fase da história da Grécia Antiga, entre os séculos VI e IV a.C., é identificada como a mais gloriosa dos gregos, mesmo sendo também um período de muitas guerras. Logo no início do período houve uma série de enfrentamentos entre os gregos e os persas. Em 490 a.C. o rei persa, Dario I, declarou guerra contra os gregos por causa da revolta gerada na Jônia em conseqüência da conquista dos persas. A atitude de Dario I foi uma tentativa de punição ao comportamento de suas novas colônias, para isso invadiu a Hélade. Os gregos derrotaram os persas Dez anos depois o filho de Dario I, Xerxes I, lidera os persas para mais uma ataque aos gregos, mas acabam derrotados novamente. os persas tentam a vitória através de uma terceira guerra em 468 a.C. e tornam a sair derrotados. Esta última derrota fez com que os persas assinassem um tratado reconhecendo a superioridade dos gregos no Mar Egeu. chamadas Guerras Médicas

Helenístico O período conhecido como helenístico foi um marco entre o domínio da cultura grega e o advento da civilização romana. Os sopros inspiradores da Grécia se disseminaram, nesta época, por toda uma região exterior conquistada por Alexandre Magno, rei da Macedônia. Com suas investidas bélicas ele incorporou ao universo grego o Egito, a Pérsia e parte do território oriental, incluindo a Índia. O período helenístico é caracterizada principalmente por uma ascensão da ciência e do conhecimento. A cultura essencialmente grega se torna dominante nas três grandes esferas atingidas pelo Helenismo, a Macedônia, a Síria e o Egito. com a expansão de Roma, cada um desses reinos será absorvido pela nova potência romana, dando espaço ao que historicamente se demarca como o final da Antiguidade Os próprios romanos foram dominados pelos gregos Antigamente cada povo cultuava seus próprios deuses, mas com a difusão da cultura grega tudo se transforma em um grande caldeirão sincrético, no qual misturam-se as mais variadas visões religiosas, filosóficas e científicas.

Localização A antiga Grécia Continental fazia limites com a Ilíria a norte, a leste com o Egeu, a oeste com o mar Jônico, e a sul com o Mediterrâneo. Tinha mais de 100.000 km². O país alcança aproximadamente em latitude de 35° 00′ N a 42° 00′ N e em longitude de 19° 00′ E a 28° 30′ E.