Ecologia Profª. Andréa R. Franz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Circulação de matéria e fluxo de energia nos ecossistemas
Advertisements

Fundamentos da Ecologia
Ecologia Conceitos básicos, cadeias e teias alimentares, fluxo de matéria e energia no ecossistema.
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS
Unifev Introdução à Ecologia Profa. Marisa Dionísio.
Conceitos em Ecologia e Ecossistemas
Cadeias e teias alimentares
Prof. Adriana Amorim Ciências – Cap. 1 7º ano - Colégio MV 2012
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ECOLOGIA
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Relações Alimentares Cadeias alimentares Teias alimentares
Ecossistemas.
Campina Grande-PB Prof a Márcia Maria Rios Ribeiro Estagiário-docente (Programa de Pós-Graduação em Eng. Civil e Ambiental) Danniel Cláudio de Araújo UFCG.
Cadeia e Teia Alimentar
Cadeia e Teia Alimentar
Cadeia e Teia Alimentar
Cadeia e Teia Alimentar
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Conceitos Básicos de Ecologia
Conceitos em Ecologia e Ecossistemas
Não percebo nada disto!.
Prof.ª Caroline Pcte: Fabiana Rissi 6° ano:
A Biosfera e seus Ecossistemas
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
ECOLOGIA "Ecologia é a ciência que estuda, fundamentalmente, os níveis acima do nível de organismo, preocupando-se com as relações dos seres vivos entre.
APRESENTAÇÃO DESENVOLVIDA PELO PROF. BRUNO CACIQUE
Ecossistemas Naturais
Ecologia: definição OIKOS – Casa LOGOS –Estudo
Profª. Roberta Fontoura
Profª Lucia Helena Amim
Curso de Pedagogia 2º Período Prof. M. Sc
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
TRANSFERÊNCIA DE MATÉRIA E ENERGIA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ECOLOGIA
Meio Ambiente e Edificações
OIKOS (CASA) + LOGOS (ESTUDO)
Fluxos de Energia e ciclos da matéria nos ecossistemas
ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA RACIONALIZAÇÃO DOS DESMATAMENTOS E DA EXPLORAÇÃO.
ECOLOGIA.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Aula 5: ECOSSISTEMAS TERRESTRES
FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA
Seres vivos, ambiente e energia
ORGANIZAÇÃO GERAL DOS AMBIENTES
Cadeias e teias alimentares.
Ecologia.
Ciências A Teia Alimentar– cap. 2 (6ª série)
Aula 01 e 02 – Introdução à Ecologia
CONCEITOS ECOLÓGICOS Conceito Ecológicos.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia BI02 – Fundamentos de Ecologia A Unidade I – Energia no.
O que é Ecologia? É o estudo das relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem.
Ecologia geral.
FUXO DE ENERGIA NOS ECOSSISTEMAS
Fatores Bióticos do Meio
Fluxo de energia e ciclos de matéria - Fotossíntese
Estudo das relações entre os seres vivos e seu ambiente.
Professora: Ivaneide Alves de Araujo
Cadeia e Teia Alimentar
Ecossistemas.
ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE.
Professora: Carla Bertechini Faria
ECOLOGIA Colégio Ari de Sá Biologia 2 Prof. Felipe Ribeiro
Parte I = Introdução à ecologia
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- PROFESSORA VANESCA 7º ANO SONDAGEM
Ecologia.
Curso Biologia 2 Professora: Gabriela Souza
COLÉGIO SÃO JOSÉ 3º ANO- ENSINO MÉDIO BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
COLÉGIO SÃO JOSÉ 6º ANO CIÊNCIAS PROFESSORA VANESCA 2016.
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
CONCEITOS IMPORTANTES
Ecologia Profª. Andréa R. Franz.
Transcrição da apresentação:

Ecologia Profª. Andréa R. Franz

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO Átomo →Moléculas →Organóides → Células → Tecidos →Órgãos →Sistema →Indivíduo → População →Comunidade →Ecossistema → Biosfera.

Ecologia = a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.

Fatores abióticos Os fatores abióticos constituem os fatores ambientais, como luminosidade, temperatura, sais minerais, disponibilidade de água e outros, que atuam sobre os seres vivos.

Fatores bióticos Espécie - agrupamento de populações naturais, real ou potencialmente intercruzantes, produzindo descendentes férteis e reprodutivamente isolados de outros grupos de organismos. População: grupo de organismo da mesma espécie vivendo em uma determinada área geográfica.

Comunidade, biocenose ou biota - Conjunto de todos os seres vivos e que interagem numa certa região, de acordo com o modo de obtenção de alimento, a comunidade de um ecossistema, de maneira geral, é constituída por três tipos de seres:

Produtores Produtores: os seres autótrofos (são os organismos capazes de fabricar seu próprio alimento), quimiossintetizantes (bactérias) e fotossintetizantes (bactérias, algas e vegetais). Esses últimos transformam a energia solar em energia química nos alimentos produzidos.

Consumidores Primários Consumidores primários: os seres herbívoros, isto é, que se alimentam dos produtores (algas, plantas etc.) os carnívoros que se alimentam de consumidores primários (os herbívoros). Poderá ainda haver consumidores terciários ou quaternários, que se alimentam, respectivamente, de consumidores secundários e terciários.

Decompositores Decompositores: as bactérias e os fungos que se alimentam dos restos alimentares dos demais seres vivos. Esses organismos (microscópicos) têm o importante papel de devolver ao ambientes nutrientes minerais que existiam nesses restos alimentares e que poderão, assim, ser reutilizados pelos produtores.

Cadeias alimentares Nos ecossistemas, existe um fluxo de energia e de nutrientes como elos interligados de uma cadeia, uma cadeia alimentar. Nela, os “elos” são chamados de níveis tróficos e incluem os produtores, os consumidores (primários, secundários, terciários etc.) e os decompositores.

Exemplo de um ecossistema aquático, como uma lagoa, estabele a seguinte seqüência: FLORA PRODUTORES = Composto pelas plantas da margem e do fundo da lagoa e por algas microscópicas, as quais são as maiores responsáveis pela oxigenação do ambiente aquático e terrestre; a esta categoria formada pelas algas microscópicas chamamos fitoplâncton.

FAUNA CONSUMIDORES PRIMÁRIOS = Composto por pequenos animais flutuantes (Zooplâncton), caramujos e peixes herbívoros, todos se alimentado diretamente dos vegetais. CONSUMIDORES SECUNDÁRIOS = São aqueles que se alimentam do nível anterior, ou seja, peixes carnívoros, insetos, cágados, etc., 

CONSUMIDORES TERCIÁRIOS = As aves aquáticas são o principal componente desta categoria, alimentando-se dos consumidores secundários. DECOMPOSITORES = Esta categoria não pertence nem a fauna e nem a flora, alimentando-se, no entanto dos restos destes, e sendo composta por fungos e bactérias.

Visualize um exemplo de ecossistema aquático:    

Ecossistema terrestre FLORA = Produtores = Formado por todos os componentes fotossintetizantes, os quais produzem seu próprio alimento (autótrofos) tais como gramíneas, ervas rasteiras, liquens, arbustos, trepadeiras e árvores;

FAUNA Consumidores primários = São todos os herbívoros, que no caso dos ecossistemas terrestres trata-se de insetos, roedores, aves e ruminantes; Consumidores Secundários = Alimentam-se diretamente dos consumidores primários (herbívoros). São formados principalmente por carnívoros de pequeno porte;

Consumidores terciários = Trata-se de consumidores de porte maior que se alimentam dos consumidores secundários; Decompositores = Aqui também como no caso dos ecossistemas aquáticos, esta categoria não pertence nem a fauna e nem a flora e sendo composta por fungos e bactérias.

Exemplos de cadeia de maior complexidade. Teias Alimentares Exemplos de cadeia de maior complexidade. A cadeia alimentar não mostra o quão complexas são as relações tróficas em um ecossistema. O conceito de teia alimentar, representa várias cadeias interligadas ocorrendo simultaneamente. Os esquemas abaixo exemplificam melhor este conceito de teias alimentares:

Cadeia de detritívoros Nos ecossistemas, a especialização de alguns seres é tão grande, que esta nascendo uma nova categoria de consumidores: os comedores de detritos, também conhecido como detritívoros.

Exemplo a minhoca pode alimentar-se de detritos vegetais Exemplo a minhoca pode alimentar-se de detritos vegetais. Nesse caso, ela atua como detritívora consumidora primária. Uma galinha, ao se alimentar de minhocas, será consumidora secundária. Uma pessoa que se alimenta da carne da galinha ocupará o nível trófico dos consumidores terciários.

Características do fluxo energético O sol é a fonte de energia para os seres vivos. A maior quantidade de energia está nos produtores. À medida que nos afastamos do produtor, o nível energético vai diminuindo. A energia que sai dos seres vivos não é reaproveitada. O fluxo energético é unidirecional.

Pirâmides ecológicas São maneiras de expressar os níveis tróficos de maneira gráfica. Existem três tipos de cadeias alimentares: pirâmides de energia , biomassa e números.

o retângulo da base da pirâmide representa o primeiro nível trófico da cadeia (produtores); o segundo retângulo, situado logo acima dos produtores, representa o segundo nível trófico (consumidores primários); o terceiro retângulo, situado acima dos consumidores primários, representa o terceiro nível (consumidores secundários), e assim por diante.

Pirâmide de números Representa a quantidade de indivíduos em cada nível trófico da cadeia alimentar proporcionalmente à quantidade necessária para a dieta de cada um desses.

Os restos liberados pelo tubo digestório da minhoca, assim como os restos dos demais consumidores, servirão de alimento para decompositores, bactérias e fungos. Besouros comedores de estrume de vaca podem também ser considerados detritívoros consumidores primários. Uma rã, ao comer esses besouros, atuará no nível dos consumidores secundários. A jararaca, ao se alimentar da rã, estará atuando no nível dos consumidores terciários, e a siriena, ao comer a cobra, será consumidora de quarta ordem.

Pirâmide Invertida

Pirâmide de Biomassa

Pirâmide de Energia

“A energia não pode ser criada nem destruída e sim transformada”.