1
AEC AS EMPRESAS NACIONAIS E O PROJETO - TAV BRASIL VISÃO DA INICIATIVA PRIVADA SINAENCO SINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA CONSULTIVA AEC CYRO LAURENZA DIRETOR DO SINAENCO
AS SOLUÇÕES EM TRANSPORTE: POLÍTICAS PÚBLICAS OU POLÍTICA ELEITORAL CYRO LAURENZA DIRETOR DO SINAENCO 3
SOLUÇÕES EM TRANSPORTE EXIGEM CYRO LAURENZA
SOLUÇÕES EM TRANSPORTE EXIGEM PLANEJAMENTO E METODOLOGIA CYRO LAURENZA 5
SOLUÇÕES EM TRANSPORTE EXIGEM PLANEJAMENTO E METODOLOGIA QUE A SOLUÇÃO SEJA INOVADORA INTENSIDADE TEMPO MELHORIA CONTÍNUA INOVAÇÃO 2000 INÍCIO DO SÉCULO XXI CYRO LAURENZA
SOLUÇÕES EM TRANSPORTE EXIGEM PLANEJAMENTO E METODOLOGIA QUE A SOLUÇÃO SEJA INOVADORA QUE SEJA ABRANGENTE NA MOBILIDADE HUMANA CYRO LAURENZA
SOLUÇÕES EM TRANSPORTE EXIGEM PLANEJAMENTO E METODOLOGIA QUE A SOLUÇÃO SEJA INOVADORA QUE SEJA ABRANGENTE NA MOBILIDADE HUMANA E NA LOGÍSTICA DOS TRANSPORTES CYRO LAURENZA
QUE A CONSTRUÇÃO SEJA PRECEDIDA DO PROJETO CYRO LAURENZA
SOLUÇÕES EM TRANSPORTE EXIGEM PLANEJAMENTO E METODOLOGIA QUE A SOLUÇÃO SEJA INOVADORA QUE SEJA ABRANGENTE NA MOBILIDADE HUMANA E NA LOGÍSTICA DOS TRANSPORTES QUE A CONSTRUÇÃO SEJA PRECEDIDA DO PROJETO QUE HAJA CONTINUIDADE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS CYRO LAURENZA
“CASO CONTRARIO” SOLUÇÕES EM TRANSPORTE EXIGEM PLANEJAMENTO E METODOLOGIA QUE A SOLUÇÃO SEJA INOVADORA QUE SEJA ABRANGENTE NA MOBILIDADE HUMANA E NA LOGÍSTICA DOS TRANSPORTES QUE A CONSTRUÇÃO SEJA PRECEDIDA DO PROJETO QUE HAJA CONTINUIDADE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS “CASO CONTRARIO” CYRO LAURENZA
CAOS QUE VIVEMOS NAS METROPOLES DO MUNDO
VISÃO DA INICIATIVA PRIVADA AS EMPRESAS NACIONAIS E O PROJETO - TAV BRASIL VISÃO DA INICIATIVA PRIVADA AEC ARQUITETURA E ENGENHARIA CONSULTIVA CYRO LAURENZA DIRETOR DO SINAENCO SINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA CONSULTIVAC
MERCADO DA ARQUITETURA E A NECESSÁRIA COMPLEMENTAÇÃO DA ENGENHARIA CYRO LAURENZA
AS ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS CYRO LAURENZA
VALORES ÉPOCA ÁREAS EUROS EM REAIS ÉPOCA ÁREAS EUROS EM REAIS LOCAL CONST. FERROVIÁRIA TOTAL em milhões MONTPARNASSE 88/90 55.000 188,31 470,78 ATOCHA 85-92 118,00 295,00 WATERLOO 98-93 60.000 215,83 539,58 TERMINI 98-00 225.000 82,63 206,58 KASSEL (GE) 87/91 38.000 SIVIGLIA 88/91 92.470 54,09 135,23 LILLE 90/94 22.000 152,00 380,00 KYOTO 93/97 82.351 KOWLOON 94/97 220.000 415,00 1.037,50 LISBOA 96/99 175.000 184,55 461,38 SPAUDAU (GE) 85/99 20.607 66,48 166,20 LAMBRATE (IT) 7.083 5,16 12,90 MONACO (TUNEL) 257,50 643,75 LYON 12.000 79,71 199,28 ROYSY/CH. DEG. 19.700 198,18 495,45 LEHRTER BAHNHOF 45.000 1.200,00 3.000,00
VALOR MÉDIO DE $574,54 M REAIS VALORES ÉPOCA ÁREAS EUROS EM REAIS ÉPOCA ÁREAS EUROS EM REAIS LOCAL CONST. FERROVIÁRIA TOTAL em milhões MONTPARNASSE 88/90 55.000 188,31 470,78 ATOCHA 85-92 118,00 295,00 WATERLOO 98-93 60.000 215,83 539,58 TERMINI 98-00 225.000 82,63 206,58 KASSEL (GE) 87/91 38.000 SIVIGLIA 88/91 92.470 54,09 135,23 LILLE 90/94 22.000 152,00 380,00 KYOTO 93/97 82.351 KOWLOON 94/97 220.000 415,00 1.037,50 LISBOA 96/99 175.000 184,55 461,38 SPAUDAU (GE) 85/99 20.607 66,48 166,20 LAMBRATE (IT) 7.083 5,16 12,90 MONACO (TUNEL) 257,50 643,75 LYON 12.000 79,71 199,28 ROYSY/CH. DEG. 19.700 198,18 495,45 LEHRTER BAHNHOF 45.000 1.200,00 3.000,00 VALOR MÉDIO DE $574,54 M REAIS
CONSIDERANDO 12 LOCAIS DE ESTAÇÕES SUGERIDOS. SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO REQUEREM DUAS. NOSSA HIPÓTESE ABANDONAR AEROPORTOS COM O TAV; CRIAR TRENS ESPECIALIZADOS P/ AEROPORTOS; CYRO LAURENZA
CONSIDERANDO 12 LOCAIS DE ESTAÇÕES SUGERIDOS. SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO REQUEREM DUAS. NOSSA HIPÓTESE ABANDONAR AEROPORTOS COM O TAV; CRIAR TRENS ESPECIALIZADOS P/ AEROPORTOS; CYRO LAURENZA
CONSIDERANDO 12 LOCAIS DE ESTAÇÕES SUGERIDOS. SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO REQUEREM DUAS. NOSSA HIPÓTESE ABANDONAR AEROPORTOS COM O TAV; CRIAR TRENS ESPECIALIZADOS P/ AEROPORTOS; DUAS ESTAÇÕES PARA AS CIDADES CAPITAL (SP;RJ); 11 ESTAÇÕES EQUIVALENTE A R$6.319,94 M = R$6,3 Bi CYRO LAURENZA
COMPLEMENTAÇÃO DA ARQUITETURA MERCADO DA ENGENHARIA E A NECESSÁRIA COMPLEMENTAÇÃO DA ARQUITETURA CYRO LAURENZA
NOSSO SETOR CONCEPÇÃO, PLANEJAMENTO, ESTUDOS INICIAIS ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL PROJETOS BÁSICOS PROJETOS EXECUTIVOS NORMAS E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SUPERVISÃO TÉCNICA DA CONSTRUÇÃO GERENCIAMENTO COMISSIONAMENTO SUPERVISÃO DA CONCESSÃO CYRO LAURENZA
NOSSO MERCADO O VALOR DO EDITAL APROXIMADAMENTE R$ 33,5 Bi ESTUDO RECENTE DE UMA CONSULTORA BRASILEIRA R$ 41,5 Bi (SEM AS ESTAÇÕES) QUE SOMANDO R$6,3 Bi DAS ESTAÇÕES A ESTE VALOR RESULTA R$ 47,8 Bi .......... 43% > DO VALOR GOV. CYRO LAURENZA
NOSSO SETOR A PARTICIPAÇÃO DA INICIATIVA PRIVADA NESTE NÍVEL DE PROJETO EM GERAL, SERÃO ASSIM DISTRIBUIDAS MATERIAL RODANTE...........................+/- = 8% ELETRO-ELETRÔNICA ...................+/- = 12% CONSTRUÇÃO + DESAPR...........+/- = 72% AEC.........................................+/-= 8% CYRO LAURENZA
NOSSO SETOR O SETOR DA AEC NO MERCADO NACIONAL REPRESENTOU NOSSA PARTICIPAÇÃO NO TAV REPRESENTA +/-= 8% INCREMENTO NO MERCADO DA AEC REPRESENTARÁ ACRESCIMO DE 6% ANUAL CYRO LAURENZA
MUITO OBRIGADO