Oriente Médio: conflitos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PALESTINOS MUÇULMANOS
Advertisements

CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
O CONFLITO ENTRE ISRAELENSES E PALESTINOS
CONFLITOS ETNICOS na Asia.
Parte 1 – PALESTINA: um pedaço de terra disputado por dois povos
ORIENTE MÉDIO OS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO REMONTAM Á ANTIGUIDADE, QUANDO OS HEBREUS, ANTEPASSADOS DOS JUDEUS, LUTAVAM PELO CONTROLE DA PALESTINA.
Trabalho de Geografia Alunas: Camila Vecchi Daiane Nogueira
ISRAEL E A QUESTÃO PALESTINA
ISRAEL E A QUESTÃO PALESTINA
“ OS FILHOS DO MAR & O POVO DE DEUS ”
“Pós-Guerra Fria” Prof° Davi Ruschel.
ATUALIDADES – DIREITOS HUMANOS
Questão Palestina.
2. COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NA ÁSIA
ORIENTE MÉDIO Dizem que o problema é político, mas é religioso.
Dizem que o problema é político, mas é religioso.
CONFLITOS ÁRABES x ISRAELENSES e QUESTÃO PALESTINA
IDADE CONTEMPORÂNEA ORIENTE MÉDIO
Conflito árabe-israelense
CONFLITO ÁRABE - ISRAELENSE
NOVA ORDEM MUNDIAL CAPÍTULOS 27, 28 e 29.
FORMAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
CONFLITOS ATUAIS/ RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Conflitos no Oriente Médio Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Conflitos árabe-israelenses
CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO
ARÁBES (Islã) X ISRAELENSES (Judeus)
Capitulo 1- Povos e Nações
ISRAEL X PALESTINA.
Panorama atual do Oriente Médio
CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO
ORIENTE MÉDIO PROF. RICARDO SCHMITZ.
Sionismo.
O conflito no Oriente-Médio
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Professor Luiz Felipe Geografia
Profª Raudilene Silveira
Mapas de Israel Fonte: BBC
Mapa Físico da Ásia.
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
Iugoslávia País formado pós 1º Guerra Mundial (fim do Império Austro-Hungaro) unindo seis nações: Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Macedônia.
Conflito árabe-israelense
PALESTINA Era um mandato britânico convulsionado pelos choques que ocorriam entre árabes e judeus, época da criação sionista. Sionismo: Tinha o objetivo.
QUESTÃO PALESTINA OS PRIMEIROS GRUPOS DE PASTORES, AGRICULTORES E PESCADORES INSTALARAM-SE NA REGIÃO POR VOLTA DE 3500 a. C.OS PRIMEIROS GRUPOS DE PASTORES,
O CONFLITO ÁRABE ISRAELENSE
Conflitos no Oriente Médio
ORIENTE MÉDIO.
ORIENTE MÉDIO.
RECONHECIMENTO DA PALESTINA
A guerra da Palestina
CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
O Oriente Médio A Questão Palestina.
Conflito árabe-israelense
ORIENTE MÉDIO FOCOS DE TENSÃO.
Conflito árabe-israelense
Geografia geral PROFESSOR JHONNY.
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
PALESTINOS MUÇULMANOS
FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
Conflitos Regionais Grupo VII, Cap. 5.
Professor: Rodrigo Neves Disciplina: Geografia..
ORIENTE MÉDIO Apresentação montada por Celso Idamiano S. Júnior –
CONFLITOS ORIENTE MÉDIO.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. George – 8º ano EF.
Conflito Árabe X Israelense Prof. eli_geo. Abraão – Rembrandt
 Cáucaso: região de grande diversidade étnica, teve duas influências religiosas fundamentais: a cristã ortodoxa e a islâmica. Os conflitos atuais dessa.
Conflitos árabe-israelenses na palestina 2009: Premier israelense, Benjamin Netanyahu (à esq.), em aperto de mão com o presidente da Autoridade Nacional.
O Oriente Médio A Questão Palestina.
Transcrição da apresentação:

Oriente Médio: conflitos

Razões constantes: Entreposto comercial entre Europa e Ásia; Riquezas minerais: petróleo e gás natural; Religiões conflitantes.

Reivindicações do povo Judeu por Israel A Terra de Israel foi prometida por Deus aos judeus. Desde que os judeus foram exilados pelos romanos, a Terra de Israel nunca foi estabelecida como um estado. Foram imigrantes judeus que desenvolveram a agricultura e construíram cidades para restabelecer um estado no seu lar histórico. O estado de Israel foi criado pelas Nações Unidas em 1947. É um estado democrático, moderno e soberano.

Cont. 4. Toda a Terra de Israel foi comprada pelos judeus ou conquistada em guerras de defesa, após o país ter sido atacado por seus vizinhos árabes; 5. Os árabes controlam 99.9% do território no Oriente Médio. Israel representa apenas um décimo de 1 % da região. 6. A história demonstrou que a segurança do povo judeu apenas pode ser garantida através da existência de um estado judeu forte e soberano.

Fatores dos Palestinos por Israel Os árabes muçulmanos viveram no local por muitos anos. O povo palestino tem o direito à independência nacional e à soberania sobre a terra onde viveram. Jerusalém é a terceira cidade sagrada na religião muçulmana, local de elevação do profeta Maomé aos Céus.

Cont. 4. O Oriente Médio é dominado por árabes. 5. Todos os territórios árabes que foram colonizados tornaram-se estados completamente independentes, exceto a Palestina. 6. Os palestinos tornaram-se refugiados. Outros países árabes nunca os aceitaram completamente e eles vivem freqüentemente em campos para refugiados tomados pela pobreza.

Arábia X Israel 1948: criação de dois estados: Israel e Palestina; Israel: judeus (600 mil);57% Palestina: árabes (1 milhão e 300mil);43% Território mal dividido: conflitos; Não reconhecimento do novo Estado pela Liga Árabe: Egito, Síria, Líbano, Jordânia; Primeira Guerra Árabe-Israelense (1948-1949); Vitória dos judeus: 75% da Palestina, restante pela Jordânia (Cisjordânia) e Egito (Faixa de Gaza)

Questão Palestina Fuga de 900 mil palestinos da região; Processo de luta do povo árabe da Palestina pela criação de um Estado Nacional; Criação da OLP: Organização pela Libertação da Palestina, criada por Yasser Arafat;

Segunda Guerra árabe-israelense(1956) Canal de Suez: principal motivo; O Egito nacionaliza o canal, proibindo a navegação de embarcações israelenses, franceses e ingleses; Israel tem apoio da Inglaterra e França; EUA e URSS auxiliaram o Egito expulsando os judeus do local; Ocupação da ONU no local.

Guerra dos Seis Dias Terceira guerra árabe-israelense; Ataque simultâneo à Jordânia, à Síria e ao Egito; 1967: retirada das tropas da ONU; Criação da OLP; Israel ganha e ocupa: faixa de Gaza, a península do Sinai,planícies de Golan (da Síria) e a Cisjordânia (da Jordânia);

Quarta Guerra- Yom Kippur (1873) Egito e Síria: atacam simultaneamente contra Israel no Dia do Perdão, ou Ramadã; Árabes reconquistam o Canal de Suez; Intervenção dos EUA: acordo de paz; Ataques entre israelenses e OLP;

1993: o aperto de mãos Nos EUA, os dois líderes conflitantes: primeiro-ministro israelense Itzhak Rabin e o chefe da OLP, Yasser Arafat, assinam um acordo de paz;