TRABALHO REALIZADO POR: Diogo m. nº 6 6ºa e.B.F.L H.G.P

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Pré-história em Quadrinhos
Advertisements

TUDO O QUE HÁ AQUI VOCÊ ESTUDOU DURANTE TODO O SEMESTRE.
HISTÓRIA Professor Balduino.
Cultura Africana Alunos:ALISSON e LUCAS R.G N:30 E N:15 PROF:ANDRESSA.
Tráfico de escravos para o Brasil
ESCOLA BRÁZ SINIGÁGLIA Pré História no Brasil- Os sambaquis litorâneos Profª: Leandra Nomes: Ana Paula, Alan, Brenda, Débora, Douglas, Josiane, Tainara.
A Economia Açucareira.
Qual foi a contribuição da África?
Tolenare – “Notas Dominicas”
MODOS DE PRODUÇÃO.
O mundo do trabalho Idade média.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL OBJETIVOS.
Período Paleolítico Nome: João Vitor Goularte.
A história dos Zoológicos
COLÔNIA SEM PACTO FARIA, Sheila de Castro. “Colônia sem pacto” in Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 3, n0 34, julho/2008, pp
VIVENDO E APRENDENDO Palácio de Versailles, Paris.
Linhas de tráfico de escravos África-Brasil Principais tipos de negros trazidos ao Brasil.
13 de maio – Abolição da escravatura
O BRASIL DO SÉCULO XVIII
BRASIL COLONIAL ciclo econômico do Pau- Brasil e
O Comércio à Escala Mundial
O Neolítico A idade da pedra polida
A Carne do Melhor Amigo Se você acha que não existe alguém capaz de matar seu melhor amigo e comer seus pedaços... “Ninguém tem maior amor do que aquele.
Diáspora Africana e escravidão na América Portuguesa
A Economia Açucareira.
NOVO HAMBURGO.
Primeira missa no Brasil- 26/04/1500 local: Porto Seguro - Bahia
Período Pré - Colonial (1500 a 1530)
Sociedade e cultura dos nativos americanos
Brasil Colonial.
Como o Brasil e a África enriqueciam Portugal?
Imigrantes italianos Giovanna e Sofia Turma 42 Professora marceli.
MUNDO DO TRABALHO.
O Brasil e a África do século XVIII
Economia Colonial Aspectos Gerais
a primeira árvore disse:
texto de Martha Medeiros
Os Domínios de Filipe II
África.
Cultura Afro - Brasileira
Os povos da Mesopotâmia
O Propagandista.
Historia da navegação marítima: comércio
“Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo“
Povos que habitaram na Península Ibérica
KETLYN.
Comercio de Escravos.
Palácio de Versailles – Paris
DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO: UMA VISÃO SOCIOLÓGICA
TRÁFICO TRANSATLÂNTICO DE AFRICANOS ESCRAVIZADOS
Primeiros habitantes do RS
Escravidão Brasil Colônia.
As Grandes Navegações Expansão Comercial e Marítima Européia
Colonização Africana Colonização Africana.
África antes dos europeus
Gabriela Marques Miriam Oliveira
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
A moeda utilizada em nosso país vem se modificando de acordo com as políticas econômicas ocorridas ao longo do tempo na história da humanidade. Fique por.
Alunas;Jéssica & larissa Prof.: Andressa 7ºanob
Resumos de História.
DIVERSIDADE CULTURAL ESCOLA : E.M.E.F ANGELO CHIELE
Os Primeiros Habitantes da Península Ibérica Adaptado por Carlos Silva para
Africanos no Brasil HISTÓRIA 7º ano.
O Brasil colonial A escravidão colonial.
A escravatura.
Organização social na Antiga Grécia e na Idade Média
Fases da Cultura Brasileira Quando e como surgiu uma arte nacional? Em qual região surgiu a arte brasileira?
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
A origem do homem ,a pré história até a revolução neolita etc .
Transcrição da apresentação:

TRABALHO REALIZADO POR: Diogo m. nº 6 6ºa e.B.F.L H.G.P O TRÁFICO DE ESCRAVOS TRABALHO REALIZADO POR: Diogo m. nº 6 6ºa e.B.F.L H.G.P

ÍNDICE O que era o Tráfico de Escravos? Pág:1 Como e onde eram transportados os escravos? Pág:2 Como era que os escravos obtinham a sua liberdade? Pág:3 O que trocavam pelos escravos? Pág:4 Quais alimentos os escravos comiam? Pág:5 Como viviam os escravos antes de serem capturados e trazidos da África? Pág:6 A forma como os escravos eram traficados Pág:7 Bibliografia Pág:8 Conclusão Pág:9

O QUE ERA O TRÁFICO DE ESCRAVOS? 1 O tráfico de escravos era uma das formas de comércio, altamente lucrativa, já exercida pelos mercadores fenícios. Os escravos constituíam um importante “artigo” comercial. Os indivíduos eram capturados em incursões noutros territórios, nas guerras ou vendidos.As crianças, eram negociados nos mercados como animais ou qualquer outra mercadoria. Em alguns centros de comércio havia mercados especiais de escravos.

COMO E ONDE ERAM TRANSPORTADOS OS ESCRAVOS? Os escravos eram levados em NAVIOS NEGREIROS, em condições desumanas. Raramente lhes davam comida e muita gente não sabe como eles sobreviviam. Iam quase sem roupa e eram mal tratados. Navio Negreiro 2

COMO ERA QUE OS ESCRAVOSOBTIAM A SUA LIBERDADE? 3 Os escravos obtinham a sua liberdade através de uma carta: A carta de ALFORRIA Que era dada pelo dono, como recompensa de qualquer serviço excepcional.

O QUE TROCAVAM PELO ESCRAVOS? 4 No Brasil eram trocados por dinheiro, ouro, pedras preciosas, cavalos…e outra qualquer mercadoria num processo chamado escambo. Na África, eram comprados com ouro, prata, pedras preciosas ou dinheiro em leilões de escravos realizados em "Mercados Negreiros". Muitos negociantes (traficantes) os trocavam sobre encomenda com tribos esclavagistas locais (a África é grande) que os escravizava no interior do continente e os levavam até pontos pré estabelecidos da costa para os trocarem por cachaça, fumo, tecidos, armas, munição, ouro, ferramentas, …

QUAIS OS ALIMENTOS QUE OS ESCRAVOS COMIAM? 5 A famosa feijoada, hoje apreciada por muitos, era refeição dos escravos. Os senhores após degustarem um porco, davam a eles os restos (orelha, rabo, patas...), que misturavam com feijão preto. Uma comida principalmente conhecida no Sul é o Barreado. Esta também era comida dos escravos. Era um pouco cansativo de preparar: cavavam um buraco no chão; forravam-no com folhas de bananeira… Os senhores diziam para os seus escravos que comer manga com leite era veneno. Assim estes teriam medo e não roubariam mais.

COMO VIVIAM OS ESCRAVOS ANTES DE SEREM CAPTURADOS E TRAZIDOS DE ÁFRICA? 6 Eles viviam em grupos/tribos organizadas com reis, guerreiros, curandeiros. Caçavam, pescavam, faziam comércio, conheciam o valor de alguns minerais… Muitas tribos guerreavam entre si e os guerreiros capturados eram feitos de escravos e vendidos para tribos.

A FORMA COMO OS ESCRAVOS ERAM TRAFICADOS O tráfico de escravos foi um dos piores acontecimentos da história da humanidade. Homens, mulheres e crianças eram embarcados em navios negreiros e eram transportados nas piores condições possíveis. Metiam-nos nos porões dos navios, todos uns em cima dos outros numa zona quase toda fechada e onde o ar não se renovava. Eram mal alimentados, tinham pouca água e esta estava quente devido ao calor e muitas vezes iam acorrentados. Desta forma, muitos deles morriam durante e viagem. Quando chegavam ao destino, eram vendidos nos mercados de escravos e tratados como se fossem animais. 7

CONCLUSÃO 9 Com este trabalho fiquei a saber mais sobre o TRÁFICO DE ESCRAVOS, o seu transporte, a sua alimentação, os seus costumes… Gostei de fazer este trabalho.

Bibliografia 10 H.G.P 6ºano Ana Oliveira/Francisco Cantanhede Yahooo respostas

Trabalho realizado por: Diogo Machado Nº6 6ºA