Primeiros anos do século XX FOUVISMO Primeiros anos do século XX
Principais artistas Henri Matisse (1869-1954) Maurice de Vlaminck (1876-1958) André Derain (1880-1954)
Retrato com risca verde – senhora Matisse
FERAS (Fauves, em francês) Em 1905, no Salão de Outono de Paris, o crítico de arte Louis Vauxcelles, ao observar os quadros tão agressivamente coloridos, os chamou de feras (selvagens), dando origem ao termo fouvismo.
Mesa posta (Harmonia em vermelho)
Características O artista passou a usar a cor como elemento mais importante da obra de arte. O desenho, as linhas e a perspectiva ficaram em segundo plano. Tinham como princípio a simplificação das formas e o uso das cores puras, sem misturá-las, para obter gradações de tons. Pintavam de maneira instintiva e não intelectual.
“Matisse segue a trajetória ideal: começa com uma pintura de velho e termina com uma de jovem “
A dança
Podemos dizer que A dança de Matisse, e Guernica, de Picasso, constituem duas obras paradigmáticas das artes plásticas do séc. XX. Matisse evoca a liberdade, a alegria e a comunhão. A obra de Picasso, por sua vez, remete o horror da guerra e à raiva impotente. As cores que predominam é o vermelho, o verde e o azul (cores de contraste), renuncia ao sossego e à serenidade, a tela transmite força, dinamismo e movimento.
Guernica - Picasso
“A escolha de minhas cores não se baseia em nenhuma teoria científica, mas na observação, no sentimento, na experiência de minha sensibilidade. Procuro pôr cores que interpretam minha sensação.” Henri Matisse
Música
Peixes vermelhos
Odalisca com calças vermelhas
Nu azul III
Ícaro
André Derain
Maurice Vlaminck