Disciplina: Genética Geral – BEG 5438

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Transcrição da apresentação:

Disciplina: Genética Geral – BEG 5438 A herança poligênica 1910 – 1913 – H. Nilsson – Ethe (Suécia) e E.M. East (EUA) Disciplina: Genética Geral – BEG 5438 Prof: Giorgini A. Venturieri – Eng. Agro. PhD

A herança poligênica (= H. quantitativa = H. dos genes múltiplos) É comandada por genes que individualmente exercem leve efeito em um mesmo “traço” fenotípico. É um conceito com base mendeliana que é estudado por métodos estatísticos Ex. tamanho,produtividade. 80-90% dos experimentos de genética agrícola envolvem heranças quantitativas. Obs. O peso dos animais = f (sistema digestivo, nervosos, adaptação térmica, estratégias de forrageio etc.)

1760 – Joseph Kölreuter experimento com tabaco Parentais Variedade anãs x variedade alta F1 Todas médias F2 Anãs intermediárias altas Por que quando se cruza um planta de milho alta com uma baixa tem-se plantas filhas com tamanho intermediário ao dos pais e no experimento de Mendel a ervilha alta cruzada com a baixa gerou todas altas? 1866 – Gregor Mendel experimento com ervilha Parentais Variedade anãs x variedade alta F1 Todas altas F2 1/4 anãs 3/4 altas

A hipótese dos genes múltiplos 1910 – 1913 – H A hipótese dos genes múltiplos 1910 – 1913 – H. Nilsson – Ethe (Suécia) e E.M. East (EUA) Caso hipotético para a coloração de flores (dominância incompleta) a) Controle em um locus (n=1) P Vermelha Branca AA aa F1 Cor intermediária Aa autopolinizada gametas A a F2 AA Aa aa Resumo dos resultados da F2 Alelos ativo 2 1 Genótipos AA (1) Aa (2) aa (1) Proporção fenotípica Fenótipo Vermelha Rosa Branca

b) Controle em dois locus (n=2) P1 Vermelha Branca AABB aabb F1 Cor intermediária AaBb autopolinizada gametas AB Ab aB ab AABB AABb AaBB AaBb F2 AAbb Aabb aaBB aaBb aabb Alelos ativos 4 3 2 1 Genótipos AABB (1) AABb (2) AaBB (2) AaBb (2) AAbb (2) aaBB (2) Aabb (2) aaBb (2) aabb (1) Proporção fenotípica 6 Fenótipo Vermelha Vermelha claro Intermediária rosa clara Branca

c) Controle em três locus (n=3) P1 Vermelha Branca AABBCC bbaacc F1 Cor intermediária AaBbCc autopolinizada

F2 gametas ABC ABc AbC aBC Abc aBc abC abc ABCABC ABcABC AbCABC aBCABC

6 5 4 3 2 1 Alelos ativos Genótipos Proporção fenotípica 15 20 Genótipos AABBCC(1) aBCABC(2) ABcABC(2) AbCABC(2) ABcABc(1) AbCAbC(1) aBCaBC(1 AbcABC(2) aBcABC(2) abCABC(2) AbCABc(2) aBCABc(2) aBCAbC(2) AbcABc(2) aBcABc(2) abCABc(2) AbcAbC(2) aBcAbC(2) abCAbC(2) AbcaBC(2) aBcaBC(2) abCaBC(2) AbcAbc(1) aBcaBc(1) abCabC(1) abcABc(2) abcAbC(2) abcaBC(2) aBcAbc(2) abCAbc(2) abCaBc(2) abcAbc(2) abcaBc(2) abcabC(2) abcabc(1) Proporção fenotípica 15 20 Fenótipo Vermelha Branca

Generalidades a partir de um Modelo Aditivo de Herança Poligênica 1 locus 2 Locus 3 locus n locus Número de gametas produzidos em uma F1 multihíbrida 2 (A,a) 4 (AB, Ab, aB, ab) 8 (ABC, ABc, AbC, Abc, aBC, aBc, abC, abc) 2n Número de genótipos diferentes na F2 3 (AA, Aa, aa) 9 (AABB, AABb, AAbb, AaBB, AaBb, Aabb, aaBB, aaBb, aabb) 27 (AABBCC, AABBCc, AABBcc, AABbCC, AABbCc, AABbcc, AAbbCC, AAbbCc, Aabbcc, AaBBCC, AaBBCc, AaBBcc, AaBbCC AaBbCc, AaBbcc, AabbCC, AabbCc, Aabbcc, aaBBCC, aaBBCc, aaBBcc, aaBbCC, aaBbCc, aaBbcc, aabbCC, aabbCc, aabbcc) 3n Número de fenótipos diferentes na F2 5 7 2n + 1 Proporção de genótipos de um ou outro parental extremo na F2 1/4 (AA ou aa) 1/16 (AABB ou aabb) 1/64 (AABBCC ou aabbcc) 1/4n Distribuição de padrões fenotípicos na F2 (sendo "A" o alelo efetivo e "a" ao alelo não efetivo) 1 : 2 : 1 1: 4 : 6 : 4: 1 1 : 6 : 15 : 20 : 15 : 6 : 1 (A + a) 2n

Localização dos poligenes 1916 – O experimento de James Crow (resistência de Drosófila ao DDT)

Variação transgressiva O experimento de Reginald Punnett com galinhas Hamburghs (grandes) Sebright (pequenas) AABBCCdd aabbccDD F1 Peso intermediário AaBbCcDd F2 AABBCCDD Média maior que a do parental grande aabbccdd Média menor que a do parental pequeno

Resumindo Muitas características genéticas não se enquadram em categorias discretas e são chamadas de características contínuas ou quantitativas. O controle genético das características discretas é comandado por poucos genes, enquanto que nas características contínuas são muitos genes envolvidos. Se o número de genes envolvidos for pequeno e puderem ser distinguidas as classes fenotípicas, através de modelos pode-se determinar o número de genes envolvidos naquele caráter e outras propriedades do seu controle gênico.