Identificação dos mosquitos capturados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DENGUE – Orientações para a participação Social
Advertisements

DENGUE.
Classe Insecta.
INTEGRAÇÃO ASA/ACE E ACS NA VIGILÂNCIA À SAÚDE –
1 Fonte das imagens em 18/02/ FORMATAÇÃO E PESQUISA: PROFESSOR PEDRO TRINCAUS COLÉGIO ESTADUAL.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Filo Arthropoda Arthropoda=( podos=pés; arthro=articulação)
OS ARTRÓPODES.
Todos Contra a Dengue IDENTIFICAÇÃO : E.M.E.F “E.R.S”
Filo dos Nematelmintos
Existem cerca de espécies de aranhas, o que a torna a segunda maior ordem dos Aracnídeos As aranhas distinguem-se dos insetos e crustáceos pelas.
O que é a Dengue ? É uma doença causada por um vírus. Este vírus é transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia pela picada do mosquito Aedes.
Nematódeos parasitas do ser humano
BIOLOGIA DO VETOR AEDES AEGYPTI.
A Ecovec: É uma empresa de Biotecnologia, especializada na pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços de inteligência e suas aplicações para o monitoramento.
LOCAL: ASSOCIAÇÃO COMUNITARIA SETOR NH-5
Dengue Dengue.
DENGUE Prof Edilson Soares
CAMPANHA. FIQUE ATENTO A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus da família Flaviviridae de evolução benigna, na maioria dos casos. Existem.
ÁGUA PARADA É DENGUE NA CERTA!
Dengue é uma virose transmitida através da saliva do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito da Dengue tem hábitos diurnos (pica durante o dia) e está sempre.
Espécimes dos Mosquitos Coletados
Cartilha de Dengue.
Saúde: Utilidade Pública
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
BORBOLETAS.
As outras Classes dos artrópodes
DERMAPTERA DeGeerr, 1773 Zoologia dos Invertebrados Superiores II
Revisão para a Recuperação - Protozoários
ESCABIOSE Ectoparasitos MIÍASES.
O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito.
A MELHOR PREVENÇÃO É A INFORMAÇÃO
DENGUE
Doença Modo de transmissão Doença Modo de transmissão
Meio Ambiente e Recursos Naturais Água na Saúde e na Doença
DENGUE.
DROSOPHILAS.
DENGUE Proteja sua família, evite que o mosquito da dengue
Fone / Fax: (o92) – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental.
Brasil unido x dengue.
Platelmintos e Nematelmintos
Controle de Borrachudos
Filárias.
DIVULGANDO A PESQUISA. PROJETO LEITURA FONTE DE CONHECIMENTO
DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS
Água e Saúde.
Dengue.
ARTRÓPODES PARASITAS E VETORES.
Artrópodes de importância médica
Espécie: Tunga penetrans
Ascaris lumbricoides CLADO III.
O que é Dengue? Dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Prof. Gilton Luiz Almada
Ordem Diptera.
PARASITOLOGIA Profa. Adriana.
Por que o governo lançou Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia ?
Aedes aegypti Mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e da febre de chikungunya
COLÉGIO SÃO JOSÉ 2º ANO - EM BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
ESTUDO DO EFEITO LARVICIDA DE SUBSTÂNCIAS A PARTIR DE Eugenia uniflora (Myrtaceae) L. FRENTE AO MOSQUITO Aedes aegypti L. Aluna 1: Danielle E. Matos –
“ Eu, um cidadão olímpico.”. Zika: Presidente de comitê olímpico do Quênia considera desistir dos Jogos Olimpíada do Rio ameaça reexportar o zika "O COI.
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO NA OVIPOSTURA DA GERAÇÃO PARENTAL E DA 1ª GERAÇÃO DO MOSQUITO Aedes aegypti CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - CIÊNCIAS DA SAÚDE ALVES, Morgana.
Mas não é dessa zica que estamos tratando. ZIKA é o nome de um vírus descoberto em um macaco Rhesus, em Uganda, África, em 1947 na Floresta Zika, daí o.
O MOSQUITO NÃO MORREU! QUIZ DIGITAL 2016 IDEIAS PARA MUDAR O MUNDO.
Por Joára Mágna Alves Ferreira Entenda mais sobre o Zika Vírus.
Isaac e Arthur B. aedes aegypti.
Leticia Santos e Maria Fernanda
ARTRÓPODES TRANSMISSORES
Transcrição da apresentação:

Identificação dos mosquitos capturados

Flebotomíneos (Psycodídeos) Mosquitos / Pernilongos (Culicídeos) O que são mosquitos? Classe Insecta Mosquitos e pernilongos são termos gerais para designar um grupo de insetos que possuem duas asas e antenas longas. Ordem Diptera (2 asas) Sub-Ordem Brachycera (antenas curtas) Sub-Ordem Nematocera (antenas longas) Borrachudos (Simulídeos) Flebotomíneos (Psycodídeos) Mosquitos / Pernilongos (Culicídeos) Anopheles (vetor malaria) Mosca de banheiro Aedes albopictus (vetor Dengue/Febre Amarela *) Mosquito –palha (vetor da Leishmaniose) Aedes aegypti (vetor Dengue) Culex sp. (vetor Filariose) Hematófagos, vivem perto de fluxos de água (riachos) corpo e asas cobertos de cerdas longas, pequenos, asas arredondadas. Moscas

Mosquitos ou culicídeos CABEÇA TÓRAX ABDÓMEN

1 Dinâmica - Identificação Culex sp. X Aedes sp. Descrever duas características que diferenciem os insetos dos gêneros: Culex Aedes 1 Culex sp. X Aedes sp.

Dinâmica - Identificação Culex sp. X Aedes sp.

Aedes aegypti X Aedes albopictus Dinâmica - Identificação Descrever uma característica que diferencie os insetos das espécies: Aedes aegypti Aedes albopictus 2 Aedes aegypti X Aedes albopictus

Aedes aegypti X Aedes albopictus Dinâmica - Identificação Aedes aegypti X Aedes albopictus

3 Dinâmica - Identificação Macho X Fêmea Descrever características que diferenciem machos e fêmeas de mosquitos. 3 Macho X Fêmea

Dinâmica - Identificação Fêmea X Macho

Culicídeos capturados na MosquiTrap Culex sp. Aedes albopictus Aedes aegypti

Estruturas reprodutoras Diferenciação entre machos e fêmeas A diferenciação morfológica entre machos e fêmeas dos Culicídeos ocorre por meio das antenas, dos palpos e das estruturas reprodutoras. Antenas e Palpos Estruturas reprodutoras Fêmea Macho

Microscopia Eletrônica de Varredura Diferenciação entre machos e fêmeas Microscopia Eletrônica de Varredura Macho Fêmea

Diferenciação entre machos e fêmeas

Culex sp. Possuem corpo de coloração marrom/castanho; Hábitos urbanos e noturnos; “Zumbido” noturno; Transmitem a Filariose em algumas regiões; Postura dos ovos em forma de jangada na superfície da água (40 a 400 ovos); Ovos eclodem após 48h; Adultos vivem cerca de 30 dias; Fêmeas sugam sangue; Preferem criadouros com muita matéria orgânica; Frequentemente capturados pela MosquiTRAP®.

Aedes albopictus Corpo escuro com manchas brancas; Listra longitudinal no tórax; Hábito silvestre e diurnos; No Brasil, potencial transmissor da Febre Amarela e na Ásia, também transmite a Dengue; Preferem criadouros naturais com água limpa (bambus, buracos em árvores e pedras e outros).

Aedes aegypti Coloração escura; Pequenas manchas brancas pelo corpo; Duas listras em forma de lira no tórax; Transmissor da Dengue; Urbanizado e Antropofílico; Hábitos diurnos (maior atividade no amanhecer e entardecer); Picada preferencial nas pernas e pés no intradomicílio; Sem “zumbido”; Preferem criadouros (artificiais e naturais) com água limpa no peridomicílio.

Como os mosquitos A. aegypti se comportam? Vídeo FIOCRUZ

Como os mosquitos A. aegypti se comportam? Postura de ovos acima do limite da água; Ovos resistem até um ano sem contato com água; Em contato com a água, os ovos eclodem rapidamente; Larvas forrageadoras (alimentam-se de detritos no fundo); Fêmea alimenta de sangue para maturar ovos; Após picar pessoa infectada, o mosquito transmite o vírus após cerca de 5 a 6 dias; Adulto vive cerca de 30 dias; Postura de cerca de 150 a 200 ovos de cada vez; Até 5 ciclos de repasto e oviposição; Da eclosão do ovo ao adulto são cerca de 5 a 7 dias.

Diferenciação entre mosquitos adultos

Diferenciação entre mosquitos adultos

Aedes aegypti Aedes albopictus Culex sp. Avaliação - Identificação Identificar corretamente a espécie e o sexo de 10 exemplares de mosquitos. Aedes aegypti Aedes albopictus Culex sp.