A criança e a Educação Espírita Elaborado por:

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Transcrição da apresentação:

A criança e a Educação Espírita Elaborado por: www.auxiliofraternidade.com.br

A criança que recebemos hoje é o Espírito que retorna às lides da Terra para nova etapa evolutiva, trazendo imensa bagagem de seu passado milenar. “Nascer, viver, morrer, renascer ainda, progredir sempre, tal é a lei.” Introdução ao Estudo da Pedagogia Espírita, Valter Oliveira Alves.

- Quantas existências essa criança já teve? - Por quais civilizações já viveu? - Que sentimentos já desenvolveu no passado? - Sentimentos nobres, elevados, vícios depreciativos? - Mas até onde vai? - Existe uma meta superior a atingir, um objetivo supremo? Introdução ao Estudo da Pedagogia Espírita, Valter Oliveira Alves.

“Lar – de acordo com as necessidades de cada Espírito, para confirmar suas virtudes e livrar-se dos vícios.”

O Livro dos Espíritos, Parte 2ª, Capítulo VII. “383. Qual, para este, a utilidade de passar pelo estado de infância? Encarnado, com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período, é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos de educá-lo.” O Livro dos Espíritos, Parte 2ª, Capítulo VII.

“Desde pequenina, a criança manifesta os instintos bons ou maus que traz da sua existência anterior. A estudá-los devem os pais aplicar-se. Todos os males se originam do egoísmo e do orgulho. Espreitem, pois, os pais os menores indícios reveladores do gérmen de tais vícios e cuidem de combatê-los, sem esperar que lancem raízes profundas.” ESE, Capítulo XIV, Item 9.

O Livro dos Espíritos, Parte 2ª, Capítulo X. “582. Pode-se considerar como missão a paternidade? É, sem contestação possível, uma verdadeira missão. É ao mesmo tempo grandíssimo dever e que envolve, mais do que o pensa o homem, a sua responsabilidade quanto ao futuro. Deus colocou o filho sob a tutela dos pais, a fim de que estes o dirijam pela senda do bem, e lhes facilitou a tarefa dando àquele uma organização débil e delicada, que o torna propício a todas as impressões.” O Livro dos Espíritos, Parte 2ª, Capítulo X.

A GÊNESE, Capítulo XVIII, Item 28. “Cabendo-lhe fundar a era do progresso moral, a nova geração se distingue por inteligência e razão geralmente precoces, juntas ao sentimento inato do bem e a crenças espiritualistas, o que constitui sinal indubitável de certo grau de adiantamento anterior. Não se comporá exclusivamente de Espíritos eminentemente superiores, mas dos que, já tendo progredido, se acham predispostos a assimilar todas as idéias progressistas e aptos a secundar o movimento de regeneração.” A GÊNESE, Capítulo XVIII, Item 28.

“A obra da redenção humana é obra de Educação “A obra da redenção humana é obra de Educação. Jesus é o divino educador. O Mestre.” VINÍCIUS, Pedro de Camargo, O Mestre na Educação. RJ, FEB, 1991, p 69. “A Educação é o conjunto dos hábitos adquiridos.” O Livro dos Espíritos, Questão 685. Comentário de Kardec. “O Espiritismo é uma Doutrina de Educação.” Reformador, Setembro 2006.

“Eis o objetivo da educação em seu verdadeiro sentido: auxiliar o Espírito a desenvolver o germe da perfeição que traz em si mesmo, o potencial interior, as faculdades latentes do Espírito.” Introdução ao Estudo da Pedagogia Espírita, Valter Oliveira Alves.

“110 –Qual a melhor escola de preparação das almas reencarnadas, na Terra? A melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter. Os estabelecimentos de ensino, propriamente do mundo, podem instruir, mas só o instituto da família pode educar. É por essa razão que a universidade poderá fazer o cidadão, mas somente o lar pode edificar o homem.” O Consolador, Emmanuel.

X Auto-educação dos Pais Hierarquia e Obediência X Auto-educação dos Pais Diálogo e Amor Dora Incontri.

Introdução ao Estudo da Pedagogia Espírita, Valter Oliveira Alves. MUNDO ESPIRITUAL GERME DA PERFEIÇÃO Interação vertical FUTURO superconsciente AÇÃO Experiências PRESENTE MEIO SOCIAL consciente Interação horizontal PASSADO subconsciente IDÉIAS INATAS Introdução ao Estudo da Pedagogia Espírita, Valter Oliveira Alves.

- Medo de não processar bem a educação dos filhos; Medos dos Pais: - Medo de errar; - Medo de não processar bem a educação dos filhos; - Medo de se responsabilizar por qualquer desacerto. Desafios da Vida Familiar. Espírito Camilo, José Raul Teixeira.

para serem felizes nas pequenas coisas; Leve seus filhos a encontrar os grandes motivos para serem felizes nas pequenas coisas; Estimule seus filhos a ter metas; Leve-os a não ter medo dos seus insucessos; Doe seu ser a seus filhos; Construa uma excelente imagem de você; Perdoe, perdoe-se e ensine a perdoar; Pais Brilhantes, Professores Fascinantes. Augusto Cury.

Deixe seus filhos participar de sua vida. Ame; Seja humano, para seu filho, não gigante; Deixe seus filhos participar de sua vida. Ame; Prepare seu filho para “ser”; Alimente seus filhos de inteligência; Seja otimista; Ensine-os a pensar; Encante. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes. Augusto Cury.

“A criança é o sorriso do futuro na face do presente “A criança é o sorriso do futuro na face do presente. Evangelizá-la é, pois, espiritualizar o porvir, legando-lhe a lição clara e pura do ensinamento cristão, a fim de que, verdadeiramente, viva o Cristo nas gerações de amanhã.”    Francisco Spinelli.

Momento do Evangelho no Lar na defesa da família: “Orar em família, estudar a Doutrina Espírita com os afetos, trocando idéias com naturalidade, revestem-se de imensa importância pelo fato de se levar Jesus simbolicamente à intimidade do Lar.” Desafios da Vida Familiar. Espírito Camilo, José Raul Teixeira.