Mobilidade Sustentável: o que é importante saber para tomar decisões

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESAFIOS DE MOBILIDADE PROPOSTAS DE MÉDIO E LONGO PRAZO
Advertisements

MEIO AMBIENTE E URBANISMO
O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL. O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
TRANSPORTE URBANO NO BRASIL
Transporte Público Urbano
A BICICLETA E A MOBILIDADE URBANA
Levantamento, construção e diagnóstico
Exercício 3 EXERCÍCIOS.
Os cidadãos e o trânsito
Plano Plurianual de Ação Governamental – PPAG
Eduardo A. Vasconcellos
atual da Estação Cidade Universitária não é a mais adequada. Deste
Transposição Praça do Relógio
Sociologia.
Rio: o desafio da mobilidade
Sistemas de Média Capacidade para Transporte Público de Passageiros
9 IDÉIAS SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO E ORGANIZAÇÃO
A Bacia do Itacorubi.
22 de março Dia Mundial da Água
Clique.
1900: 10% urbana 2007: 50% urbana 2050: 75% urbana (10 bi habitantes) Até 2050, a cada semana, 1 milhão de pessoas se deslocarão às cidades!!! (ONU)
PROGRAMA DE MOBILIDADE NÃO MOTORIZADA PARA O ESTADO DA BAHIA
PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE URBANA
Planejamento da Mobilidade Urbana para Cidades Sustentáveis
Analítica no Trânsito.
RESPIRAR, DE NOVO Restauração do Cheonggyecheon
Após 2 a Guerra Mundial mulher TAMBÉM passou a ser consumidora A mudança de foco da Indústria Automobilística com relação ao automóvel.
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA Faculdade de Tecnologia de Jundiaí TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA E TRANSPORTES – GISELLE ROSATTI KRUMMRICH.
Seminários de Desenvolvimento Sustentável - Tema Geral: Território1 MOBILIDADE – Parte 1: As Tensões no Sistema Seminários de Desenvolvimento Sustentável.
“Viver sozinho estimula a interação social.”
INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA DE CURITIBA
Reestruturação da mobilidade urbana: pela democratização da circulação em Vila Velha André Tomoyuki Abe ASEVILA–Associação dos Empresários de Vila.
Juiz de Fora 30 junho 2009III FÓRUM MINEIRO DAS COMSETs O Transporte Público para um Trânsito Melhor III Fórum Mineiro das COMSETs O TRANSPORTE PÚBLICO.
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
Telework 2003 ESTRATÉGIA DA MOBILIDADE PAULISTANA Personal strategy to urban trips in São Paulo Rogerio Belda
Paradigma do carro Maior velocidade Maior eficiência Maior segurança
Medidas para a Melhoria do Trânsito em São Paulo
1 Apresentação Bureau Veritas _ 2012 © - Copyright Bureau Veritas Nota para os usuários Clique “Slides” depois escolha as páginas para imprimir (neste.
Uso estratégico de TIC com segurança para transformação dos serviços públicos Luís Minoru Shibata Foz do Iguaçu, 30 de maio de 2014.
CÓDIGO PADRÃO (N° DE ÔNIBUS) URBS – URBANIZAÇÃO DE CURITIBA
Créditos de Mobilidade Urbana – uma inovação carioca ? Setembro 2013.
A experiência com o Fórum do Movimento Social de Manguinhos Cooperação Social/FIOCRUZ.
A Educação como Elemento Chave numa Estratégia de Mobilidade Urbana Tiago Farias Conferência Mobilidade Eléctrica Torres Vedras, 29 de Abril de 2011 Tiago.
A cada semana, cerca de um milhão de pessoas migram do campo para as cidades Em 2050, 75% da população estará nas cidades. Fonte: ONU (Demographic, Social.
Circulação Urbana Luiz Paulo Cavalca Mariana Heimy Kano
Entenda o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos)
História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades
4ª Reunião Fórum Temático de Infraestrutura 14 de setembro de 2012.
Principais Características Técnicas dos Modos de Transporte Público
Audiência Pública: 09/04/2015 pedestre integração vias segurança eficiência sustentabilidade ciclista transportes desenvolvimento.
PLANO DIRETOR – ILHA SOLTEIRA
SÃO LUÍS São Luís PAC 2 GRANDES CIDADES NOVO ANEL (1° Trecho)
CIDADES SUSTENTÁVEIS U M A V I S Ã O P A R A O F U T U R O LIMPO
A Importância do Transporte Urbano
Plano de Mobilidade Urbana de Salvador
Programa Cidades Sustentáveis Foto: Por gelinh. Flickr Creative Commons.
Gestão e Transporte de Passageiros (GTPA)
Paradigma do carro Maior velocidade Maior eficiência Maior segurança Importância econômica Cidade como passagem e ponto de chegada.
Bicicleta e mobilidade Conhecendo os dados
MOBILIZAR Fase 3 – Coleta de dados em campo e análise do problema
Política Climática da Cidade do Rio de Janeiro,. Principais Instrumentos  Criada pela Lei n°5248/2011 estabeleceu metas de redução de Emissões de GEE:
Mobilidade Urbana.
Coordenação de Ciclomobildiade MAPA ESTRATÉGICO PLANO DE TRABALHO.
Resultados Em São Paulo, a CET monitora mais de 30 rotas e realiza anualmente a Pesquisa de Desempenho do Sistema Viário Principal (DSVP) com dados de.
MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS
Projeto de Lei nº 396/15 (PDDU) Capítulo V – Da Mobilidade Urbana.
Município de Salvador/BA
PRECIFICAÇÃO DE CONGESTIONAMENTO E TRANSPORTE COLETIVO URBANO
Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal Audiências Públicas Investimento e Gestão: Desatando o Nó Logístico do Pais 2º Ciclo Financiamento.
Introdução Coloque o texto aqui coloque o texto aqui coloque o texto aqui coloque o texto aqui coloque o texto aqui coloque o texto aqui coloque o texto.
Transcrição da apresentação:

Mobilidade Sustentável: o que é importante saber para tomar decisões Luis Antonio Lindau, PhD

navegantes que não sabem Não há bons ventos para navegantes que não sabem onde querem chegar. Sêneca 2

Afinal: queremos mover gente ou veículos?

Então, por que construímos isso?

Quem afetamos com decisões sobre transportes? Automóveis Automóveis Ônibus Ônibus Pedestres Pedestres 5

Quem anda de automóvel quer: Mais espaço viário... 6

... ou menos veículos nas vias. Por que todos esses autos não desaparecem?

Ou seja, ele quer transporte coletivo para os outros! SE ESSES IDIOTAS TOMASSEM ÔNIBUS, EU JÁ ESTARIA EM CASA... SE ESSES IDIOTAS TOMASSEM ÔNIBUS, EU JÁ ESTARIA EM CASA... SE ESSES IDIOTAS TOMASSEM ÔNIBUS, EU JÁ ESTARIA EM CASA... SE ESSES IDIOTAS TOMASSEM ÔNIBUS, EU JÁ ESTARIA EM CASA... SE ESSES IDIOTAS TOMASSEM ÔNIBUS, EU JÁ ESTARIA EM CASA... SE ESSES IDIOTAS TOMASSEM ÔNIBUS, EU JÁ ESTARIA EM CASA... Ou seja, ele quer transporte coletivo para os outros!

E o que pensa quem anda de ônibus?

Demanda de TC e de TI, metrópoles do Brasil (%) Pensa em andar de automóvel! 65 TC 35 TI Demanda de TC e de TI, metrópoles do Brasil (%)

Hoje está ruim para o automóvel... 11

...está ruim para o ônibus...

...e está ruim para o pedestre!

Pior: faz mal para as pessoas... sedentarismo

Doenças cardio-respiratórias e outras ...e encurta nossa vida! Doenças cardio-respiratórias e outras

$ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ Faz mal para a cidade. $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ Perda de competitividade, estagnação econômica

Ameaça nossa vida no planeta! Furacão Catarina Sul do Brasil

Enquanto não achamos outro planeta para viver... ...o que podemos e devemos fazer?

O que as cidades com visão de futuro estão fazendo?

CONTRIBUIÇÃO DO TRANSPORTE PARA UMA CIDADE SUSTENTÁVEL 1) Desestímulo ao uso do automóvel 2) Melhoria do transporte coletivo 3) Estímulo ao transporte não-motorizado 4) Integração de uso do solo e transportes CONTRIBUIÇÃO DO TRANSPORTE PARA UMA CIDADE SUSTENTÁVEL

1) Desestímulo ao uso do automóvel Desestimular não é proibir!

Taxação do Congestionamento $ $ $ Taxação do Congestionamento (“Pedágio Urbano”) $ $ $ $

Plebiscito confirmou o pedágio Antes Depois Plebiscito confirmou o pedágio urbano em Estocolmo 23

Impostos sobre estacionamento Estacionamento mais caro Impostos Menos vagas

$ $ $ $ ? 2) Melhoria do transporte coletivo Nº2 Elevado $ 2) Melhoria do transporte coletivo ? Nº2 Saindo do congestionamento Monotrilho $ Nº1 TROCAR COM CLIQUES $ VLT BRT Superfície $ Nº3 Metrô Subterrâneo

3) Estímulo ao transporte não-motorizado Foto: E. Peñalosa

Uso equilibrado do espaço viário

Transporte molda as cidades

4) Integração do uso do solo e transportes

Liderança visionária com projeto emblemático Londres Liderança visionária com projeto emblemático

Liderança visionária com projeto emblemático Curitiba Liderança visionária com projeto emblemático

Liderança visionária com projeto emblemático Bogotá Liderança visionária com projeto emblemático 32

Liderança visionária com projeto emblemático Paris Liderança visionária com projeto emblemático 33

Liderança visionária com projeto emblemático Cidade do México Liderança visionária com projeto emblemático 34

Coloque aqui sua cidade! O melhor jeito de prever o futuro é criá-lo. Peter Drucker

Produção Técnica: Luis Antonio Lindau e Orlando Strambi Produção Gráfica: Equipe do CTS-Brasil