A saúde e a vida.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FAETEC - SIPAT PRIMEIROS SOCORROS EM CASOS QUEIMADURAS E CHOQUE ELÉTRICO Queimaduras são lesões da pele, provocadas pelo calor, radiação, produtos.
Advertisements

Portefólio eb1 da Ruvina- Turma II
Reino Monera Prof. Valéria
DERMATOMICOSES Micologia Clínica UNISUL - Profa. Denise E. Moritz.
A pele A pele é o maior órgão do corpo humano. Tem cerca de 1,80 metros quadrados no corpo de um adulto médio, sem qualquer ruptura nas várias aberturas.
Doenças do sistema digestivo.
Tipos de acidentes e procedimentos
As principais portas dos agentes infecciosos
PELE: A FRONTEIRA DO CORPO
Higiene e problemas sociais
Professora Bruna Gratão
Pele A pele humana, constituída pela epiderme e pela derme, é um órgão complexo, responsável por diversas funções fundamentais à vida.
PROF RENATA DE SOUZA ZANATELLI
Reações químicas.
INTRODUÇÃO À HIGIENE DO TRABALHO
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Vírus: Os únicos seres acelulares
Doenças Transmissíveis e seus Agentes Causadores
Vírus Márcia Regina Garcia.
PERIGOS DA ELETRICIDADE: CHOQUE ELÉTRICO
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
INSOLAÇÃO E INTERMAÇÃO
SEGURANÇA,MEIO AMBIENTE E SAÚDE
A chuva é, naturalmente, um pouco ácida!
Profa. Leticia Lazarini de Abreu
Realizado por: Ana Sousa nº:2 6ºA
Biologia 2 Cap. 09 Doenças humanas causadas por Fungos
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
Meningite.
PLANO DE INTERVENÇÃO Gripe A (H1N1)
QUEIMADURAS ACIDENTE PROVOCADO POR AGENTES QUÍMICOS, FÍSICOS E POR ELETRICIDADE LESANDO A PELE EM EXTENSÃO E PROFUNDIDADE.
O reino de seres vivos mais simples da Terra
GONORREIA Causador: Neisseria gonorrhoeae
PRIMEIROS SOCORROS.
QUEIMADURAS Aulas P.S. 3° col. Turismo.
Cuidado com a GRIPE!.
Sistema Respiratório.
Prof. Erika Meirelles de Castro
Feridas e Escoriações Princípios de Actuação
QUEIMADURAS.
Dr. Eduardo Perseu de Paiva
Riscos Químicos.
History of work-related accident - Industrial Revolution
EnfºDocente: Marcos Melo
ACIDENTES DOMESTICOS COMO EVITA-LOS.
RESPIRAÇÃO A respiração é fundamental para vida humana, sendo responsável pela troca dos gases oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) do organismo com.
Gripe influenza tipo A (H1N1)
Jaqueline Sun Mariana Marcelli
Profª Karen Borges de A. Costa
PRIMEIROS SOCORROS PARADA RESPIRATÓRIA; PARADA CARDÍACA; QUEIMADURAS;
CAUSA NECESSIDADES FUNÇÕES/FINALIDADES TRATAMENTO CONSELHOS ÚTEIS
Calor/ Exposição solar
Disciplina: Primeiros socorros Queimaduras e choque elétrico
Sistema Respiratório Humano
AGENTES LESIVOS DE NATUREZA TERMICA FRIO CALOR.
CHOQUE ELÉTRICO resista ao impulso de correr até seu colega
Primeiros socorros Esta apresentação demonstra as novas capacidades do PowerPoint, sendo melhor visualizada na Apresentação.
Cuidados a ter com a nossa pele
Eliminação de produtos da atividade celular
Lesões Produzidas pelo Calor e pelo Frio
RISCOS QUÍMICOS.
GRIPE A(H1N1). GRIPE A O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)? É um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos; Contém genes das variantes humana,
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

A saúde e a vida

Agentes de Doença

Agentes de Doença Agentes Biológicos  Agentes Físicos  Agentes Químicos  A alimentação

Bactérias Dão origens a doenças como a tuberculose, a cólera, entre outros.

Vírus São mais pequenos que as bactérias e originam doenças como o sarampo, a rubéola, a gripe, a sida, entre outros.

Fungos Produzem várias infecções, por exemplo o “pé de atleta”. Grande parte das doenças associadas a fungos deve-se a uma incorrecta higiene.

Agentes físicos O calor e o frio ☺ As radiações ☺ Electricidade ☺ Traumatismos ☺

Calor e Frio Provocam queimaduras na pele. O perigo das queimaduras depende da sua extensão e da sua profundidade.  É utilizada a “Regra dos nove” para saber a extensão da queimadura.  Relativamente à profundidade, as queima-duras são classificadas de 1.º, 2.º e 3.º grau.

Cabeça e pescoço 9% frente 18% costas 18% Braço 9% Braço 9% Genitais 1% Perna 18% Perna 18%

Profundidade da queimadura 1.º grau 2.º grau 3.º grau

Queimadura de 1.º grau Afecta somente a parte superficial da epiderme; Cura rapidamente (48 horas) com descamação da epiderme; Provoca um vermelhidão e é dolorosa; A queimadura solar é um exemplo.

Queimadura de 2.º grau Destrói a epiderme e parte da derme, onde se localizam os folículos pilosos e as glândulas; A regeneração da pele é lenta (cerca de 15 dias); É muito dolorosa; Aparece como uma bolha com líquido.

Queimadura de 3.º grau Destrói completamente a epiderme e a derme; A pele não consegue regenerar-se; Esta queimadura não provoca dor dado que os receptores sensoriais foram destruídos; Obriga à realização de um enxerto.

Radiações As radiações são prejudiciais, caso a sua exposição seja prolongada. As radiações solares e dos Raios X podem provocar graves problemas à saúde. As mulheres grávidas não devem fazer exames radiológicos dado que estas radiações podem afectam o desenvolvimento do embrião e podem provocar malformações muito marcadas.

Os raios X são utiliza-dos em diagnósticos de situações clínicas, nomeadamente: fracturas ósseas; tuberculose pulmonar; anomalias no tubo digestivo, tendo o doente de ingerir uma papa rádio-opaca (bário).

Electricidade Pode ser responsável por queimaduras no local de entrada e saída da corrente eléctrica.  Pode provocar a morte se:  a corrente for muito forte. a corrente de média intensidade atingir o coração (paragem cardíaca) ou se atingir o bulbo raquidiano ou músculos respiratórios (paragem respiratória). Obs. O indivíduo pode estar em “morte aparente”

Acções a realizar

Traumatismos Os traumatismos podem ser causados devido a múltiplas situações, destacando-se os acidentes de viação e os acidentes de trabalho. Tanto uns como os outros devem ser evitados cumprindo o código da estrada e regras de segurança no trabalho.

Os agentes químicos podem ser: exteriores (se actuarem no exterior do corpo);   interiores (se actuarem no interior do corpo, tanto a nível digestivo como a nível respiratório provocando intoxicações). 

Queimadura com ácido forte Queimadura com base forte Os mais importantes são os ácidos fortes (ácido clorídrico, ácido sulfúrico) ou as bases fortes (lixívia). Produzem queimaduras químicas. Queimadura com ácido forte Lavar com base fraca ou água + sabão. Queimadura com base forte  Lavar com ácido fraco (sumo de limão ou vinagre).

Intoxicações Digestivas Deve-se à ingestão de produtos tóxicos ou alimentos estragados/contaminados. Ingestão de alimentos estragados – devemos promover que o doente vomite. Ingestão de ácido forte – neutralizar o ácido com leite e claras de ovo ou água de sabão. Ingestão de base forte – neutralizar a base com sumo de limão ou vinagre. Ingestão de calmantes – evitar que o doente adormeça.

Intoxicações Respiratórias Deve-se à inalação de gases tóxicos como é o caso do monóxido de carbono (CO). Este composto forma-se quando ocorre combustão num ambiente não ventilado: Lareira acesa em local fechado; Esquentador no WC; Cozinhas sem ventilação; Carro a trabalhar numa garagem fechada.

Meningite Lepra

Sarampo Rubéola Gripe