Métodos de entrada e defesa do Organismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS INVASORES DO ORGANISMOS E OS MECANISMOS DE DEFESA
Advertisements

PROGRAMAS DE SAÚDE.
DERMATOMICOSES Micologia Clínica UNISUL - Profa. Denise E. Moritz.
OS TECIDOS CORPORAIS E SUAS LESÕES
A pele A pele é o maior órgão do corpo humano. Tem cerca de 1,80 metros quadrados no corpo de um adulto médio, sem qualquer ruptura nas várias aberturas.
Aspecto Histórico do Tratamento de Feridas
A MELHOR DEFESA É O ATAQUE!!
A MELHOR DEFESA É O ATAQUE!!
A MELHOR DEFESA É O ATAQUE!!
DISCIPLINA: RTM CURSO:FISIOTERAPIA IV SEMESTRE DOCENTE: GIÓRGIO SOUTO
TECIDO HEMATOPOÉTICO.
SISTEMA IMUNOLÓGICO Defesas do organismo
IMUNOLOGIA.
SISTEMA IMUNOLÓGICO.
INFECÇÃO: MORTE CELULAR AGUDA E DESTRUIÇÃO TECIDUAL
Aula 26 O sangue.
SISTEMA IMUNOLÓGICO.
Doenças sexualmente transmissíveis
Terapia Tópica no Cuidado de Feridas
Vírus Márcia Regina Garcia.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
CARACTERÍSTICAS GERAIS DA INFLAMAÇÃO
Hemofilia Provavelmente a Hemofilia é uma das doenças sobre a qual existem mais investigações devido a que sua aparição, segundo algumas fontes históricas,
Imunidade e controlo de doenças
Tecido sanguíneo e seu papel na imunidade Capítulo - 12
Prof. Ana Rita Rainho Sistema Imunitário.
Realizado por: Ana Sousa nº:2 6ºA
Ciências Naturais 9º ano
Professora: Ana Paula Costa
Prof. Nelson Ricardo Ciências da Natureza- Biologia Aula 1
TIPOS DE IMUNIDADE Enfª Jamilie Sena
Trabalho realizado por: Mariana Silva Nº18 Sara Carrilho Nº21
Sistema Imunitário.
MECANISMOS DE DEFESA DO ORGANISMO
Sistema Linfático Conjunto de vasos cuja principal função é coletar a linfa, um líquido presente entre as células dos tecidos, e levá-la de volta à circulação.
Acelulares; Bem menores que as bactérias; São vistos apenas ao microscópio eletrônico; Formados por uma capsula de proteína envolvendo o material genético.
REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE
Processo inflamatório e Reparo tecidual
Coração Veias pulmonares Veias cavas Artéria aorta Artéria pulmonar Vênulas Arteríolas Sangue Capilares.
Resposta Inflamatória
Imunologia - Imunidade
Profª Karen Borges de A. Costa
Imunoprofilaxia, Vacinas e Soroterapia
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE MEDICINA DISCIPLINA: PATOLOGIA GERAL INFLAMAÇÃO PROFESSOR: Pedro Fernando.
SISTEMA IMUNOLOGICO Warley Ferreira.
Biologia Profº André Maia Programa de Saúde.
Profa. Adriane Martins Dias
PATOLOGIA E PROCESSOS GERAIS
INFLAMAÇÃO – reação complexa do organismo contra agentes nocivos e células danificadas, geralmente necróticas. Essa reação consiste em respostas vasculares,
INFLAMAÇÃO.
NECROSE.
As Defesas Naturais do Organismo
As Defesas Naturais do Organismo
Sistema cardiovascular
Imunologia das Infecções Imunidade Adaptativa Contra a Infecção
Sistema Imunológico Prof. Adrean.
TECIDO SANGUÍNEO Marcio Barbieri.
VÍRUS.
ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE
Fisiologia da cicatrização
INFLAMAÇÃO AGUDA.
FERIDAS E COBERTURAS Profª Adriana Savatim Profª Aline Tadini
S I D A S I D A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.
IMUNIDADE INATA DEFESA NÃO ESPECÍFICA.
Transcrição da apresentação:

Métodos de entrada e defesa do Organismo Contato direto ou contágio Pode ocorrer ao tocar em um corpo ou objeto infectado a entrada ocorre pela pele, através dos poros.

Inalação Os organismos são respirados e ganham acesso aos tecidos através do trato respiratório. Ingestão Os organismos podem ser deglutidos com a comida e atingir os tecidos através do trato digestório.

Transmissão sexual Transfusão de sangue Os organismos podem ser transmitidos em uma relação sexual quando um dos parceiros estiver infectado. Transfusão de sangue Esse método de entrada é um perigo particular no caso dos hemofílicos, muitos dos quais foram infectados por transfusão de sangue.

A principal defesa do corpo está no sistema retículo-endotélio, nos leucócitos do sangue, áreas de tecidos linfático, glândulas linfáticas e trato digestório. Alguns dos linfócitos, ou neutrófilos e monócitos são fagocíticos e, assim, ingerem as células mortas e as bactérias.

Tratamento Antibióticos Vacinas Podem ser usados para tratar algumas infecções. O antibiótico mais famoso, que foi usado clinicamente pela primeira vez em 1940, é a penicilina. Vacinas Colocação do vírus atenuado, ele estimula a produção de anticorpos e estes protegem a pessoa.

Imunização É o método passivo de proteger o corpo. É injetado no paciente como um soro que contém os anticorpos necessários para protegê-la contra uma infecção particular.

Inflamação É a relação que ocorre nos tecidos do corpo como resultado de um trauma ou substância irritante. O processo inflamatório é definitivo e é uma tentativa de remover o elemento irritante, os detritos e as células mortas. Ela também prepara o caminho para o reparo.

Características clínicas Depende do número de terminações nervosas dolorosas no tecido afetado. Dor Se a reação inflamatória está perto da superfície. Hiperemia Vermelhidão

A hiperemia ativa causa uma elevação local da temperatura Calor A exsudação aumentada causa tumefação que é aparente nas reações superficiais. Tumefação

Cicatrização de uma ferida Vários fatores podem afetar a função. Perda da função Cicatrização de uma ferida A cicatrização depende de haver um corte limpo e pouca perda tecidual ou se há um grau maior de destruição tecidual. ( primária ou secundária).

Ocorrem os seguintes eventos: União primária Ocorrem os seguintes eventos: Preenche o espaço e atua como uma cobertura protetora Coagulação sangüínea

É suave e ocorre durante as primeiras 24 horas. Reação inflamatória O epitélio escamoso cresce através do espaço e a seguir camadas de hipertrofia cutânea. Ponte epitelial

Existe a formação de tecido de granulação. Derme e tecido subcutânea Forma-se para unir as bordas cortadas de uma ferida. Tecido fibroso A pele normal é formada após cerca de 14 dias e continua a se desenvolver.

União secundária O padrão básico de cicatrização é similar ao da união primária, exceto que há perda tecidual e um espaço maior a ser preenchido. Fatores que afetam a cicatrização Suprimento sangüíneo, infecção, irritação, tipo de tecido.