CHAVE SOFT-START.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SCR EM CA.
Advertisements

Prática de Acionamentos Eletrônicos – PAE_04
Motor Trifásico de Indução Partidas Convencionais
Eletrificação Rural Utilização de Conversores de Fase.
Instrutor: Edson Pires da Silva
ESTABILIDADE DE TENSÃO
GERADOR SÍNCRONO Geradores síncronos ou alternadores são máquinas síncronas usadas para converter potência mecânica em potência elétrica ASPECTOS CONSTRUTIVOS.
Circuito equivalente recomendado pelo IEEE
CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA
INVERSOR DE FREQUÊNCIA.
TC E SHUNT.
Interfaces de entrada e saída discreta
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
OS SEUS MOTORES ANDAM DESCONTROLADOS?
Tema 08: Aplicações Residenciais, Comerciais e Industriais
CPU – IHM PARAMETRIZAÇÃO
Modelagem do conjunto N R = 50:1 JmJm JcJc fmfm fcfc RaRa LaLa K b. TmTm TRTR iaia vava N p = 2:1 V p = 4/ V rd + 8V - 8V.
SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA - SEP
Sistema de Transmissão: a dinâmica do sistema de transmissão (LTs) é muito mais rápida que a dinâmica dos rotores das máquinas síncronas podendo então.
Gestão de Energia Reactiva nas redes de Distribuição
Eletricidade Corrente É o fluxo de elétrons dentro de um condutor.
MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO
MOTORES SÍNCRONOS Marco Bartulihe nº
By :Igor Oliveira Controladores PWM.
Eletrônica Industrial
Noções Fundamentais – Motores Elétricos
DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES – QUEDA DE TENSÃO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Retificador trifásico não controlado (com ponto médio)
Sistemas trifásicos Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Automação Industrial Máquinas Elétricas
Universidade Federal de Alagoas.
Colhedora de Cana John Deere 3520 & 3522
Energia MecânicaEléctrica máquina eléctrica Motor Gerador Transformador Circuito eléctricoCircuito mecânico electromagnetismo Circuito eléctricoCircuito.
Nota de Aplicação Altivar 312
Parte 2 – Eletrônica de Potência
Cuidados Especiais na Instalação de Microcomputadores.
COMPONENTES DE COMANDOS ELETROELETRÔNICOS
Segurança física e lógica
Parte 2 – Máquinas Elétricas
Chaves de Partida para Motores tipo Soft-Starter
MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS
Departamento de Engenharia Elétrica Eletrotécnica para Engenharia de Produção.
Máquinas Elétricas Eletrotécnica
Arquitetura de Microcomputadores
PROTEÇÃO DE SISTEMAS DE POTÊNCIA
DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES E PROTEÇÃO
Inversores » Rodrigo Balani N˚ » Luiz Felipe Perrella N˚
Inversor de Freqüência Descrição do Funcionamento.
O Produto Filtro Lumilight
Métodos de Partida para os Motores de Indução Trifásicos
Visão Geral/Partida de Motores NBR IEC
Acionamentos Elétricos ACIJ6
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Acionamentos Elétricos ACIJ6
Acionamentos Elétricos ACIJ6
Segurança, instalação elétrica e aterramento
Lockout-Tagout (Trancar e Avisar)
Acionamentos Elétricos ACIJ6
LAB_307 Prof. Dr. Cesar da Costa
Conversão de Energia I N5CV1
Conversão de Energia I N5CV1 Prof. Dr. Cesar da Costa 4.a Aula: Gerador de Corrente Contínua.
Conversao de Energia II – T6CVII
COMANDOS ELÉTRICOS.
Conversão de Energia II – T6CV2
Conversão de Energia II – T6CV2
Acionamentos Elétricos ACIJ6
Extrator Secundário.  Projeto aperfeiçoado do capô, "Casco-de-tartaruga" direciona os resíduos para longe do transporte no campo, com giro de 360.
Proteção.
Aula :Gerador de Indução e Valores Nominais do Motor de indução
Transcrição da apresentação:

CHAVE SOFT-START

As chaves soft-starters são equipamentos destinados a realizar uma partida e uma parada suave no motor de corrente alternada trifásico , além de permitir a proteção do mesmo. Dependendo da potência do motor, a chave soft-start deverá ser capaz de alimentar o mesmo e por este motivo encontramos estas chaves em diversas potências. Na hora da partida dos motores elétricos, os mesmos absorvem da rede uma corrente entre 5 a 8 vezes o valor da corrente nominal. Esta corrente elevada ,na hora da partida, faz com que haja queda de tensão na linha que alimenta o motor, provocando a queda de tensão em outros equipamentos que estejam ligados nesta mesma instalação. Com o intuito de evitar este problema, na hora da partida, iremos estudar a atuação da chave soft-start que traduzindo significa chave de partida suave.

CIRCUITO As chaves soft-starters são constituídas por SCR’s em antiparalelo , conforme esquema apresentado abaixo . Cada fase recebe dois SCR’s, sendo um responsável pela condução do semiciclo positivo e outro responsável pela condução do semiciclo negativo. As chaves soft-starts só alimentam motores de corrente alternada e que sejam trifásico. SÃO CHAVES DE PARTIDA ESTÁTICA, DESTINADAS À ACELERAÇÃO DESACELERAÇÃO E PROTEÇÃO DE MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS.

ATRAVÉS DO AUMENTO DO ÂNGULO DE DISPARO, NO MOMENTO DA PARTIDA, SE CONSEGUE REDUZIR A TENSÃO APLICADA AO MOTOR E COM ISTO A CORRENTE DE PARTIDA. DEPOIS O ÂNGULO DE DISPARO É REDUZIDO GRADATIVAMENTE. NÃO ALTERA A FREQUÊNCIA DA TENSÃO APLICADA AO MOTOR,MAS APENAS O SEU VALOR VALOR EFICAZ. Na partida, é feita a redução da tensão aplicada ao motor, através do aumento do ângulo de disparo dos SCR’s ( vide figura acima). No instante inicial, o ângulo de disparo é alto , a tensão aplicada ao motor é baixa . Com o passar do tempo, o circuito de disparo dos SCR’s vai diminuindo o ângulo de disparo dos SCR’s e a tensão aplicada ao motor vai aumentando. Este tipo de controle é chamado controle de fase , pois consiste em variar o ângulo de disparo . Neste caso, só foi alterada à tensão aplicada ao motor, mas a frequência permanece a mesma. Quando se varia apenas a tensão do motor , sem variar a frequência, o mesmo perde força ( torque). As chaves soft-starters não são utilizadas para controlar a velocidade do motor , mas apenas para acelerar ou desacelerar o mesmo, pois no final está programada para aplicar 100% da tensão no motor. Na hora da partida , caso a tensão seja bastante reduzida ,pode acontecer do motor não conseguir acionar a carga acoplada ao seu eixo , pois o mesmo irá perder força. As chaves soft-starters permitem ajustar o tempo que o circuito leva para o ângulo de disparo chegar a 0° ( é o tempo de partida) . Permite também ,o ajuste do percentual da tensão da rede que será aplicada ao motor no momento da partida. A REDUÇÃO DA TENSÃO DEVE SER CUIDADOSA, POIS O MOTOR PODERÁ NÃO TER MAIS FORÇA PARA ACIONAR A CARGA, NA PARTIDA.

VANTAGENS DA PARTIDA E PARADA SUAVES: -EVITA OS “TRANCOS” NA MÁQUINA. -AUMENTA A VIDA ÚTIL DAS MÁQUINAS. -REDUZ OS PICOS DE CORRENTE DA REDE E COM ISTO AS QUEDAS DE TENSÃO NA LINHA. -PROTEGE PESSOAS E PRODUTOS TRANSPORTADOS. As chaves soft-starters permitem , através da redução da tensão na partida, que o motor não dê um “ tranco” no momento da partida. Permite uma maior vida útil do motor pelo fato de absorver menores correntes no momento da partida. Como a partida se torna mais suave , os produtos e as pessoas que precisam ser transportados não correrão riscos de queda. Em bombas, evita o golpe de ariete na tubulação. -EVITA GOLPES DE ARIETES EM BOMBAS.

IHM INTERFACE HOMEM-MÁQUINA A IHM ( Interface Homem - Máquina) permite ligar , desligar a soft-start , além de ajustar alguns parâmetros como: tempo de partida , tipo de parada , tempo de parada , percentual da tensão de partida , etc. Esta interface possibilita ao técnico ajustar a forma de comportamento do equipamento , dentro das possibilidades apresentadas pelo fabricante. INTERFACE HOMEM-MÁQUINA

AJUSTE DA SOFT-START O conjugado desenvolvido pela soft-starter deve ser maior em torno de 15% do que o desenvolvido pela carga , a fim de evitar os “trancos”na máquina. Na figura abaixo é apresentada a curva do motor com partida através da chave soft-start e podemos perceber que o conjugado desenvolvido pela mesma é ligeiramente superior ao que é desenvolvido pela carga. Nos caso apresentado abaixo , podemos notar que a máquina dará um “tranco” no momento da partida , pois o conjugado motor está bastante superior ao conjugado desenvolvido pela carga .Este tipo de ajuste realizado na soft-start é incorreto, necessitando portanto, de um novo ajuste do percentual da tensão de partida.