QUEIMADURAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portefólio eb1 da Ruvina- Turma II
Advertisements

Primeiros socorros em caso de electrocussão
Primeiros Socorros Conceito:
Primeiros Socorros.
CURSO BRIGADA DE INCÊNDIO
Tipos de acidentes e procedimentos
Câmara Municipal de Felgueiras
CORPOS ESTRANHOS Curso Especial de Férias
- Podemos imaginar o fogo como um quebra-cabeças de três peças:
PROF RENATA DE SOUZA ZANATELLI
PRIMEIROS SOCORROS O QUE É???
Chrystian Lemos Técnico de Segurança do Trabalho
PROCEDIMENTOS DE MANUTENÇÃO, ACONDICIONAMENTO E HIGIENIZAÇÃO
SEGURANÇA COM CRIANÇAS
HEMORRAGIAS Hemorragia interna
PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA NAS TAREFAS
Curso de Formação para Brigadista
PRIMEIROS SOCORROS PARADA RESPIRATÓRIA; PARADA CARDÍACA; QUEIMADURAS;
Primeiros Socorros em Acidentes Oculares
Procedimentos de Urgência em Acidentes Oculares
Projeto P.A.I. (Prevenção de Acidentes Infantis)
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
Conservação de Energia
DIA ESTADUAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES
Noções de Primeiros Socorros
Alexandra Medeiros Karla Roseanny Leiliane Larissa lily Cristiane
Segurança no Laboratório
PARTO RECONHECIMENTO:
JÚLIA DE CARVALHO LOPES PET MEDICINA – UFBA
L U I S R U I V O APRESENTA Com o apoio:.
Introdução A bordo de uma embarcação sempre existe a possibilidade de nos depararmos com situações de emergência, em que seja necessária a nossa atuação.
PÉ DIABÉTICO E SEUS CUIDADOS
CORPOS ESTRANHOS.
Primeiros socorros Queimaduras domésticas
QUEIMADURAS ACIDENTE PROVOCADO POR AGENTES QUÍMICOS, FÍSICOS E POR ELETRICIDADE LESANDO A PELE EM EXTENSÃO E PROFUNDIDADE.
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
Primeiros Socorros.
PRIMEIROS SOCORROS.
RISCOS ASSOCIADOS À ELECTRICIDADE
QUEIMADURAS Aulas P.S. 3° col. Turismo.
QUEIMADURA.
Sabias que... Na escola ou em casa, por vezes, sofremos pequenos acidentes que provocam ferimentos que necessitam de ser tratados com urgência? Pois é...
Combate aos princípios de incêndio e suas prevenções
Prof. Erika Meirelles de Castro
Feridas e Escoriações Princípios de Actuação
Prof. Erika Meirelles de Castro
CURSO BRIGADA DE INCÊNDIO
EnfºDocente: Marcos Melo
ACIDENTES DOMESTICOS COMO EVITA-LOS.
TRÂNSITO O trânsito é um local de grande incidência de lesões por acidente sendo praticamente todas elas evitáveis com medidas mais cuidadosas e com lesões.
Cuidados com os medicamentos:
Os primeiros socorros são apenas a primeira ajuda a ser dada ao ferido
Primeiros Socorros Tipos de Infecções.
Profª Karen Borges de A. Costa
PRIMEIROS SOCORROS PARADA RESPIRATÓRIA; PARADA CARDÍACA; QUEIMADURAS;
CAUSA NECESSIDADES FUNÇÕES/FINALIDADES TRATAMENTO CONSELHOS ÚTEIS
Acidentes Oculares Domésticos
Calor/ Exposição solar
Disciplina: Primeiros socorros Queimaduras e choque elétrico
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
CHOQUE ELÉTRICO resista ao impulso de correr até seu colega
CHOQUES ELÉTRICOS. Não deixe que ninguém se aproxime da vítima, nem tente ajudá-la antes de a corrente elétrica ser desligada (a distância mínima a ser.
Primeiros socorros Esta apresentação demonstra as novas capacidades do PowerPoint, sendo melhor visualizada na Apresentação.
QUEIMADURAS FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO
CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sondagem: Inserir uma imagem para fazer os conhecimentos prévios dos alunos. (questionamentos). Problematização: Quais são os riscos.
PRIMEIROS SOCORROS Como agir em situações de emergência
Transcrição da apresentação:

QUEIMADURAS

QUEIMADURAS As queimaduras são lesões causadas por calor, substâncias corrosivas, líquidos e vapores, podendo ocorrer também pelo frio intenso e por radiação solar e elétrica. Quando apenas a pele é afetada, chamamos de queimadura superficial. Ocorrem vermelhidão, inchaço e até bolhas. Se o tecido subcutâneo é comprometido, a queimadura é profunda, ficando a pele muito vermelha ou escura, podendo inclusive, soltar água. Considerando a profundidade, as queimaduras são classificadas em: • Primeiro grau: quando a lesão é superficial. Aparecerão vermelhidão, inchaço e dor. • Segundo grau: quando a ação do calor é mais intensa. Além da vermelhidão, aparecem bolhas ou umidade na região afetada. A dor é mais intensa. • Terceiro grau: há destruição da pele. Atingem gordura, músculo e até ossos. Pela destruição das terminações nervosas, ocorre pouca ou nenhuma dor. A pele apresenta-se esbranquiçada ou carbonizada.

EXTENSÃO DAS QUEIMADURAS A extensão da área queimada é, muitas vezes mais importante do que a profundidade da lesão para determinar a gravidade. É o caso de uma queimadura de primeiro grau, que, por exemplo, pode atingir uma ampla área do corpo. A extensão é medida em porcentagem da área total da superfície do corpo. É a "regra dos nove", que divide o corpo em áreas de aproximadamente 9%, utilizada para calcular a extensão da queimadura e decidir o tipo de tratamento, conforme a figura ao lado.

O QUE DEVO FAZER AO ENCONTRAR UMA PESSOA QUEIMADA? Seus principais objetivos ao abordar uma vítima de queimaduras são: * RESFRIAR O LOCAL - CONTROLAR A DOR * PREVENIR O ESTADO DE CHOQUE * EVITAR A CONTAMINAÇÃO * PROCURAR SOCORRO MÉDICO

SE A ROUPA DA VÍTIMA ESTIVER INCENDIADA     Deitar a vítima; Se possível, enrolar a vítima num tapete ou cobertor do pescoço para baixo, para assim abafar o fogo e impedir que a fumaça suba para a cabeça.          NÃO FAZER: Nunca deixe a vítima correr, pois fará com que o fogo aumente, nem deixe a vítima em pé, pois o fogo pode atingir a cabeça.

QUEIMADURAS LEVES:1º GRAU E PEQUENAS DE 2º GRAU    Resfrie o local com água em temperatura ambiente. A água promove a limpeza do local e diminui a dor; Retire pertences da vítima: anéis, pulseiras, relógios, pois podem ficar mais apertados se houver inchaço; Ponha um pano limpo e úmido sobre a queimadura;NÃO fure as bolhas; *As queimaduras devem ser avaliadas por um médico, principalmente as queimaduras com bolhas e que abrangem  mais de 10% do corpo. Também procurar assistência em queimaduras de segundo grau em mãos ,pés,face e zonas genitais.

QUEIMADURAS GRAVES:LESÕES ACIMA DE 20% DE EXTENSÃO E DE 3º GRAU Mantenha liberada as vias aéreas e certifique-se de que a vítima respira bem, principalmente em queimaduras na face;         Verifique sinais vitais, a vítima pode entrar em estado de choque;         Retire os pertences da vítima e afrouxe as roupas;         Resfrie o local com água em temperatura ambiente;         Coloque um pedaço de pano limpo, sobre todas as áreas queimadas, para protegê-las do ar;         Eleve, se possível, as pernas da vítima;         Chame socorro médico e mantenha a vítima deitada, até que este chegue;

COMO PROCEDER? • Se a roupa estiver pegando fogo, abafe com um cobertor. Mantenha a pessoa deitada. • Se a roupa estiver molhada, retire-a imediatamente. O tecido mantém o calor do líquido. • Retire da área queimada qualquer roupa apertada. Não se esqueça de que as queimaduras podem causar inchaços. • Cubra suavemente a queimadura com um pano limpo de tecido de algodão (lençol, fronha, fralda ou lenço). Evite tecidos sintéticos.

O QUE NÃO FAZER? • Nunca passe óleo, manteiga, creme ou loção anti séptica. • Não tente retirar pedaços de roupa queimada que tenham grudado na pele. • Não mexa na queimadura, principalmente se a pele estiver levantando. • Nunca arranque a pele. • Não fure a bolha. • Não passe material felpudo ou chamuço de algodão.

QUANDO PROCURAR UM MÉDICO? • Quando a queimadura tiver mais de um palmo. • Se a pele tiver sido destruida. • Quando não souber definir a gravidade da queimadura, em especial se tiver atingido o rosto, mãos ou pés. • Se, após três dias, a queimadura não começar a cicatrizar. As queimaduras na boca e na garganta são muito perigosas porque causam rapidamente inchaço e inflamação das vias respiratórias, que pode bloquear a passagem de ar, com sério risco de asfixia. Há necessidade de cuidados médicos urgentes.

QUEIMADURAS POR PRODUTOS QUÍMICOS As queimaduras por produtos químicos são sempre graves. Geralmente, são causadas por produtos de higiene, cal, gasolina, álcool e cândida (água sanitária). Como proceder? • Coloque, imediatamente, a pessoa vestida debaixo de um chuveiro, com a água fria, retirando a roupa em seguida. • Lave completamente a parte atingida, usando grande quantidade de água corrente. • Aplique uma atadura esterilizada sobre a região afetada e conduza a vítima imediatamente ao pronto socorro. Atenção: Não use outros produtos para tentar neutralizar o agente causador da queimadura. Isso pode agravar ainda mais as lesões. Em caso de queimaduras nos olhos, deixe a água escorrer sobre eles por cinco minutos seguidos, e procure imediatamente socorro médico

QUEIMADURAS NOS OLHOS    São produzidas geralmente por substâncias irritantes: ácidos, álcalis, água quente, vapor, cinzas quentes, pó explosivo, metal fundido, chama direta;         Vire a cabeça da pessoa para o lado, mantendo o olho não lesado numa posição mais alta para evitar que este seja atingido;         Lave o olho lesado com bastante água em temperatura ambiente, irrigando todo o olho a partir do canto interno até o canto externo;         Deve-se lavar os olhos com água em abundância ou, se possível, com soro fisiológico, durante vários  minutos;Lembre-se de não jogar a água em jatos;         Vendar bem os olhos (o olho sadio também!) com uma gaze ou pano limpo;         Levar ao médico o mais rápido possível;         Se houver queimaduras nos olhos por luz intensa, cubra os olhos da vítima com compressas escuras, impedindo a passagem da luz.;

QUEIMADURAS CRIOGÊNICAS são queimaduras causadas pelo frio,geralmente por contato com gases criogênicos(GLP,O2,H2,N2) Provocam queimaduras graves,geralmente de 3º grau As queimaduras criogênicas podem afetar tecidos e circulação sanguínea,podendo causar necrose da região afetada Como proceder: Encaminhar para atendimento médico imediatamente

QUEIMADURAS POR ELETRICIDADE É muito importante você saber que, quando uma corrente elétrica atinge o corpo, podem ocorrer queimaduras. Embora os danos sejam visíveis, pode ocorrer uma sequência de danos internos. As queimaduras por eletricidade geralmente são causadas por raio ou correntes de baixa ou alta voltagem. Um choque elétrico pode causar parada cardíaca e respiratória. Nesse caso, a queimadura em si passa a não ser tão importante. Para salvar a vida da vítima, faça reanimação com a máxima urgência. Em caso de choque elétrico, desligue sem demora a força elétrica, antes de tocar na pessoa. Não seja você a próxima vítima! Se você não souber onde ou como desligar a chave geral de energia, não estando a vítima molhada, puxe-a pelas roupas até desgrudá-la da fonte que provocou o choque. Caso a pessoa esteja presa a um fio elétrico, use um cabo de vassoura para remover o fio. Em caso de choque em criança que introduziu um objeto de metal em uma tomada elétrica, primeiro desligue a chave geral da caixa de energia elétrica, depois remova a criança. Geralmente, as queimaduras causadas por eletricidade são profundas, e sempre devem ser examinadas por um médico.

QUEIMADURAS: CONSELHOS ÚTEIS • Jamais deixe uma frigideira ou panela com gordura quente no fogão. • Evite deixar panelas ao alcance de crianças. • Nunca jogue água sobre o fogo provocado na frigideira pela queima da gordura. Para apagá-lo, tampe a panela ou cubra-a com um pano. • Vire os cabos das panelas e frigideiras para o lado de dentro ou para o fundo do fogão. • Em ambiente com criança, mantenha protetores de tomadas. • Produtos de limpeza, químicos e de higiene pessoal devem ser mantidos longe do alcance de crianças e em lugar seco. • Álcool e gasolina jamais devem estar ao alcance de menores e sempre distantes de locais onde haja fogo. • Quando usar churrasqueira, nunca borrife álcool. Procure formar brasa naturalmente ou gel específico.