OBJETIVOS – Os principais objetivos do estudo foram:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Governabilidade e Igualdade de Gênero
Advertisements

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Projeto “Meu Bairro, Meu País ”
Palestras, oficinas e outras atividades
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
ESCALA DE ATITUDES DO AMOR
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Sumário Bem ou serviço compósito = dinheiro Exercícios 2 Exercícios 3.
Expectativas dos Estudantes do
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Professora Lúcia Brasil
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Legislação educacional do IFES Plano de Metas.
Questionário de Avaliação Institucional
A Tabuada.
Quem é o jovem brasileiro?
Provas de Concursos Anteriores
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
Pesquisa de Clima Organizacional
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Projeto Voluntariado Brasil 2011 Job 11/ /12/2011.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Oferta e Demanda A Curva de Oferta
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 11.
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 08.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 7.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 9.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 4.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Avaliação Curso de Atualização em Políticas Públicas de Saúde com Ênfase na Assistência Farmacêutica – CRS CO 1ª Turma.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
Projeto Medindo minha escola.
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
O que falta ao trabalhador brasileiro
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Universidade Federal do Paraná Projeto de Iniciação Científica
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
OBJETIVOS – Os principais objetivos do estudo foram:
Transcrição da apresentação:

OBJETIVOS – Os principais objetivos do estudo foram: Levantar dados sobre o perfil do professor Entender o que eles pensam da educação atual no Brasil Verificar seu nível de satisfação com a profissão Avaliar a revista Nova Escola

DISTRIBUIÇÃO DA AMOSTRA METODOLOGIA E AMOSTRA Amostra – 500 professores da rede pública municipal, estadual e federal Idade – 25 a 55 anos Técnica de pesquisa – entrevistas individuais, com questionário estruturado, realizadas entre 20 de junho a 19 de julho de 2007 Região % Nº de Entrevistas Sudeste 50 250 Nordeste 21 105 Norte 11 Centro-Oeste 10 Sul 8 40 Total 100 500 DISTRIBUIÇÃO DA AMOSTRA

Sobre o perfil do professor Quem são? 77% são mulheres Idade média de 40 anos 82% classe A/B 53% declaram-se católicos 27% com pais que completaram até 3ª série Fundamental ou analfabetos 12% realizam outro trabalho remunerado

Sobre a profissão de professor 21% estão satisfeitos com a profissão (número muito baixo – em pesquisas similares o índice oscila entre 40% e 60%) 47% não estão contentes com o salário 54% estão insatisfeitos com os benefícios 53% dizem no amor à profissão sua principal motivação para dar aula 63% dizem trabalhar no que gostam 83% avaliam a profissão de professor como muito importante Sobre o papel que desempenham 52% acham que o professor é muito responsável pelo papel que a escola ocupa na sociedade 14% acreditam preparar o aluno para o futuro 47% acham que o professor também faz o papel que deveria ser da família 32% sentem que o que fazem não é valorizado pela sociedade

Sobre a sua qualidade de vida 63% relatam viver em nível significativo de estresse 48% sentem falta de mais segurança contra a violência 40% apresentam diversas doenças/mal-estar de forma regular As queixas mais frequentes são: Dores musculares (40%) Impaciência (37%) Vontade de ficar em casa/não fazer nada (32%) Existe a percepção de que a profissão exige física e psicologicamente dos professores às vezes o professor está num esgotamento tão grande que ele não consegue dar aula e então ele não vai ou está de licença médica por problemas nas costas ou depressão e vai ficar de licença... OBS: A Síndrome de Burnout atinge 25% dos professores, de acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Sobre sua formação e atuação em sala de aula 70% estudaram em escola pública até ingressar na faculdade 40% fizeram graduação em escola pública 46% fizeram pós-graduação 64% avaliam a formação inicial que tiveram como excelente ou muito boa 49% acham que o ensino superior os preparou pouco para a realidade da sala de aula 80% já participaram de algum curso de formação continuada 90% estão satisfeitos com a própria didática

Sobre sua atuação em sala de aula 64% avaliam a formação inicial que tiveram como excelente ou muito boa 49% acham que o ensino superior os preparou pouco para a realidade da sala de aula 80% já participaram de algum curso de formação continuada 90% estão satisfeitos com a própria didática

Principais problemas na sala de aula 77% Ausência dos pais no processo de aprendizagem do aluno 73% Desmotivação dos alunos 69% Falta de atenção e indisciplina dos alunos Agentes responsáveis pela educação A educação no Brasil 26% Professor 20% Família 18% Alunos 14% Escola 12% Governo 23% acham a educação no Brasil ruim ou péssima 27% vê um cenário ruim para a educação daqui a dez anos

Em média, o professor tem um total de 266 alunos Como é o dia a dia do professor... Em média, o professor gasta 59 horas por semana em atividades relacionadas ao trabalho Deste total, praticamente 50% correspondem a horas em sala de aula Aulas ou outras atividades concentram-se de 2af a 6af. Apenas 16% têm aula ou outra atividade aos sábados Diariamente, cerca de 3 horas são gastas para ir de casa à escola ou em deslocamento entre escolas onde lecionam Em média, o professor tem um total de 266 alunos Isto significa que cada professor pode dispensar, em média para cada aluno, 13 minutos por semana ou 3 minutos por dia incluindo atenção em sala de aula, correção de provas e trabalhos, etc.

11. Segmentação Atitudinal - Clusters

PROBLEMAS NA PROFISSÃO Alto Sobrecarregado Carga horária afeta desempenho Frustrado AMOR PELA PROFISSÃO Frustrado com ausência de pais Sou apaixonado Alto Baixo Tenho orgulho de ser professor Apaixonado Acomodado Profissional Entrei por acaso PROBLEMAS NA PROFISSÃO Baixo

Resumo demográfico dos perfis 5 – Profissional Pré-escola Fundamental 1 Matéria: Polivalente 1- Apaixonado Sul Fundamental 2 36% entre 46-55 Artes, Educ Física 4 – Frustrado Nordeste Fundamental 1 49% entre 36-45 Matéria: Polivalente 27% com pais analfabetos 2 – Sobrecarregado Sudeste Fundamental 2 EM Dá aula entre 6 e 10 anos Matemática 3 – Acomodado Masculino Estadual Ensino médio Matéria: física/matemática

Relembrando o tipo de ensino por perfil TOTAL % E. Infantil11 Fundamental 130 Fundamental 240 Médio 26 Relembrando o tipo de ensino por perfil 5 – Profissional % Pré-escola18 Fundamental 143 Fundamental 230 Médio 16 1- Apaixonado % Pré-escola8 Fundamental 127 Fundamental 246 Médio 23 4 – Frustrado % Pré-escola7 Fundamental 136 Fundamental 238 Médio 25 2 – Sobrecarregado % Pré-escola10 Fundamental 126 Fundamental 248 Médio 29 3 – Acomodado % Pré-escola10 Fundamental 117 Fundamental 239 Médio 37

Apaixonado Boa qualidade de vida, são felizes e menos estressados 20% Concordam: Ensinar é pura vocação Me sinto realizado(a) quando vejo um ex-aluno seguir minha carreira Ensinar é um ato de amor 20% Discordam: Me sinto sozinho(a) Entrei por acaso nesta profissão Preciso de terapia Sul Fundamental 2 36% entre 46-55 Artes, Educ Física Boa qualidade de vida, são felizes e menos estressados Avaliam bem a qualidade da sua formação inicial Acreditam que os cursos de formação continuada ajudam a preparar para a realidade de sala de aula Avaliam melhor a educação no Brasil hoje e daqui a 10 anos Se sentem responsáveis pelo papel da escola na sociedade atualmente Satisfeitos com a profissão Principais motivações para dar aula: amor à profissão/ desejo de mudança Avaliam bem a própria aula Não utilizam material de mídia na sala de aula Maior percentual de alunos que desejam ter uma carreira de sucesso Gostam de saber novidades sobre automóveis e alimentos

Sobrecarregado Concordam: Preciso de terapia Me sinto sozinho(a) Sou constantemente agredido(a) pelos meus alunos Sou exposto à violência na sala de aula diariamente MEC e direção da escola interferem negativamente na qualidade do ensino 20% Discordam: O melhor da minha profissão é a estabilidade Eu me sinto preparado(a) para enfrentar a realidade da sala de aula Sudeste Fundamental 2 EM Dá aula entre 6 e 10 anos Maior carga horária que o restante, mais expostos à violência Gastam maior tempo se deslocando entre escolas 25% dão aula de manhã/tarde/noite 40% dão aula à noite Grupo com maior % de pais com ginásio incompleto (pai 43% / mãe 39%) Principais motivações para dar aula: contribuir para um mundo melhor Principais problemas na sala de aula: violência/ presença de jovens envolvidos em comércio de drogas Maior percentual de alunos: com problemas de aprendizado, envolvidos com drogas Desnutridos, que sofrem agressão física e preconceito Deficientes, agressivos Insatisfeitos com: nível de aprendizado dos alunos capacidade intelectual dos alunos interesse dos alunos relação com os pais de alunos participação/interesse dos pais

Acomodado Entrou na profissão por acaso, para ter uma fonte de renda Concordam: Dou aula por causa da flexibilidade de horário, posso trabalhar meio período Entrei por acaso nesta profissão O melhor da minha profissão é a estabilidade 19% Masculino Rede Estadual EM Matéria: física/matemática Discordam: Ensinar é pura vocação Sempre quis ser professor(a) Entrou na profissão por acaso, para ter uma fonte de renda Realizam outro trabalho remunerado Principais motivações para dar aula: - estabilidade - salário/benefícios Não utilizam informação de mídia em sala de aula Para 50% aluno interfere negativamente no aprendizado

Frustrado Concordam: Basta uma criança ou jovem envolvida com comércio de drogas ou outros delitos na sala para atrapalhar o aprendizado da classe Fico frustrado(a) sempre que os pais não mostram interesse pelo aprendizado do seu filho Enquanto professor(a) tenho que assumir problemas que não são meus Comunidade e família do aluno interferem negativamente na qualidade do ensino 20% Nordeste Matéria: Polivalente 27% com pais analfabetos/ até 3ª série Fundamental Discordam: Sou cobrado(a) por minha direção, pelo bom rendimento dos meus alunos Quero ser diretor(a) ou coordenador(a) Minha direção impõe metas e objetivos de conteúdo e rendimento para minha classe Não consegue ser professor e ao mesmo tempo a família do aluno 57% acham que a família interfere negativamente no aprendizado do aluno Maior número de pós graduados Principais problemas na sala de aula: falta de participação dos pais Maior percentual de alunos: sofrem preconceito Insatisfeitos com: nível de aprendizado dos alunos, capacidade intelectual dos alunos interesse dos alunos, relação com os pais de alunos, participação/interesse dos pais apoio da coordenação, relacionamento com os superiores, recursos didáticos

Profissional Privilegia o lado racional da profissão vs. afetivo 21% Concordam: Meus alunos aprendem de fato Eu ensino o que o aluno realmente precisa aprender 21% Discordam: Basta uma criança ou jovem envolvida com comércio de drogas ou outros delitos na sala para atrapalhar o aprendizado da classe Sou exposto à violência na sala de aula diariamente Pré-escola Fundamental 1 Matéria: Polivalente Privilegia o lado racional da profissão vs. afetivo Grupo que formação inicial melhor preparou para a realidade da sala de aula (59% Top 2) Insatisfeitos com: apoio da coordenação da escola liberdade de exercer atividade em sala de aula relacionamento com superiores