No julgar. Entender o conflito

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

Centro Estigmatino de Pastoral Brasília - DF
Julgar.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
DOCUMENTO DE APARECIDA
A PALAVRA DE DEUS NA BÍBLIA e a Animação Bíblica da Pastoral - -
Encontro - 15 O RVA – ARTIGOS: 13 – 14 e 15 Subsídio PPT - 015
Conscientização Vocacional
A VOCAÇÃO.
Grupos de Reflexão: conquistas e desafios na Arquidiocese de Mariana
Caminhada do Povo de Deus
A Revelação e sua transmisão
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA O Sínodo propõe avaliar os frutos da Dei Verbum (40 anos) Os resultados da renovação bíblica A difusão.
ORIENTAÇÕES DE BENTO XVI PARA PASTORAL NAS PRISÕES
A prática da caridade.
Quem é mais espiritual? Quem dedica mais de seu tempo para Deus ou quem se doa mais para seu próximo?
SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA DE 12 A 18 DE AGOSTO DE 2012
NÃO É ELE QUE FICAVA SENTADO,
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
I. Teologia do Discipulado e a Manifestação dos Dons Espirituais.
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL
Eucaristia, Força e Vida
A Paz.
"Amou-os até o fim".
E O MUNDO ESPERA ANSIOSAMENTE POR SUA RESPOSTA!
Documento de Aparecida
Cristologia = “Conhecimento” de Jesus Como conhecer Jesus?
I. Objectivos Compreender que a identidade e o ministério do Padre exigem vida sacramental.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Quarta-feira de cinzas
Amai-Vos! + Sergio da Rocha Arcebispo de Brasília.
O pecado da acepção de pessoas
Diocese de São João da Boa Vista
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 DE OUTUBRO DE 2014 TEXTOS BÍBLICOS I LEITURA – Ex 22,20-26 SALMO RESPONSORIAL SALMO 17 (18) II LEITURA - 1 Tes 1,5c-10.
A Trindade
Como o Pai me enviou, também eu vos envio” (Jo 20,21)
FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
Segunda Parte.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS. 1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS.
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 27 de outubro de 2013
COMUNIDADE DE COMUNIDADES – UMA NOVA PAROQUIA
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
Teus pecados estão perdoados
A VOSSA LIBERTAÇÃO ESTÁ
Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
«Tu és o meu Filho muito, amado em Ti pus toda a minha complacência».
A Lei.
Fraternidade e Juventude
Marcos 2,1-12 Jesus cura o paralítico.
O ministério da caridade e a koinonia eclesial
Trindade.
BOAS VINDAS!!! EACRE 2009.
Oração pelas Vocações “Eu vim para que tenham vida
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
Rede de Formação Bíblico-ministerial iV encontro
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
ONDE ESTAMOS: realidade do MT
I Leitura – Bar 5,1-9 Salmo – 125 (126) II – Leitura Filip 1, Evangelho – Lc 3,1-6.
LIÇÃO 12 RELACIONAMENTOS SOLIDÁRIOS Prof. Lucas Neto.
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
Como eu vos fiz fazei vós também Vai e faz o mesmo tu também Foi a Mim mesmo que o fizeste (Lc 10, 25-37) (Mt 25, 31-46) Jo 13, 1-17.
Transcrição da apresentação:

No julgar. Entender o conflito Iluminações bíblicas: O PROJETO DE DEUS. O PROFETISMO Diante DA VIOLENCIA, A MENSAGEM DO EVENGELHO, A COMUNIDADE CRISTA A missão da igreja e a promoção da Paz: Magistério da Igreja, a Patrística, As Conferencias Latino Americanas, A cultura da Paz e os seus protagonistas.

FUNDAMENTOS CRISTOLOGICOS. A Palavra de Deus Jesus o Príncipe da Paz, Magistério da Igreja O mistério Pascal, Cristo é a Nossa Paz.

JULGAR BÍBLICO: Ama-se Deus no próximo. (1Jo 4,20). Salvar-se é alcançar a plenitude do amor, é entrar no circulo de caridade que une as pessoas trinitárias; é amar como Deus ama. Pecado é a recusa deste amor, à comunhão e à fraternidade, isto é, recusa desde agora, é a recusa ao próprio sentido da existência humana.

JULGAR BÍBLICO: Revelação. O Deus da revelação cristã é Deus feito homem, daí ser o homem a medida de todas as coisas, uma vez que Deus se fez homem. Isso traz, como conseqüência a revalorização da presença do homem no mundo, particularmente em relação com outros homens. Libertação. O Deus do êxodo é o Deus da história da libertação. Javé é o libertador, o gôel de Israel (Is 43,14;47,4; Jr 50,34). Jesus liberta do pecado, do egoísmo, da injustiça e tem como objetivo: o amor, a comunhão que é a etapa final da libertação. Livres para amar.

Concilio Vaticano II: Gaudium et spes. “O maior mandamento da lei é o amor a Deus de todo o coração, e ao próximo como a si mesmo (cf Mt 22,37-40). Cristo fez deste mandamento do amor para com o próximo o seu mandamento, e enriqueceu-o com novo significado, identificando-se aos irmãos como objeto da caridade, dizendo:’sempre que o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes’ (Mt 25, 40)

Paulo VI: “O clamor sofrido de tantos que vivem em condições indignas de seres humanos não pode nos deixar inativos; não pode, nem deve ficar, enquanto nos seja possível, desatendido nem insatisfeito”

Sollicitudo rei socialis. João Paulo II: Sollicitudo rei socialis. “A noção da comunhão com Cristo e com os irmãos, que por sua vez é fruto da conversão, leva a servi o próximo em todas as suas necessidades, tanto materiais como espirituais, porque em cada homem resplandece o rosto de Cristo”

Medellín “A pobreza cristã, expressão de amor, é solidária com os pobres e é protesto contra a pobreza”.

Puebla Pregar o Evangelho não é pregar uma evasão deste mundo. Pelo contrário, a palavra do Senhor leva a mais, leva a radicalizar nosso compromisso na história. E isso, concretamente, significa solidarizar-nos com os oprimidos ... É no encontro com os homens, com os mais pobre e explorados dentre eles, que encontraremos o Senhor (Mt 25,31ss)

Bento XVI: A solicitude pelos presos. A tradição espiritual da Igreja, na esteira duma concreta afirmação de Cristo (Mt 25, 36), individuou na visita aos presos uma das obras de misericórdia corporais. Aqueles que se encontram nesta situação têm particularmente necessidade de ser visitados pelo próprio Senhor no sacramento da Eucaristia; experimentar a solidariedade da comunidade eclesial, participar na Eucaristia e receber a sagrada comunhão num período da vida tão especial e doloroso pode seguramente contribuir para a qualidade do seu caminho de fé e favorecer a plena recuperação social da pessoa.

Interpretando votos formulados na assembléia sinodal, peço às dioceses para providenciarem que haja, na medida do possível, um conveniente investimento de forças na actividade pastoral dedicada ao cuidado espiritual dos presos. EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL, SACRAMENTUM CARITATIS. DE SUA SANTIDADE BENTO XVI AO EPISCOPADO, AO CLERO, ÀS PESSOAS CONSAGRADAS, E AOS FIÉIS LEIGOS, SOBRE A EUCARISTIA, FONTE E ÁPICE DA VIDA E DA MISSÃO DA IGREJA, nº 59.

Documento de Aparecida “A Igreja agradece aos capelães e voluntários que, com grande entrega pastoral, trabalham nos recintos carcerários. Contudo, deve-se fortalecer a pastoral carcerária, onde se inclua a tarefa de evangelização e promoção humana por parte dos capelães e do voluntariado carcerário. Têm prioridade as equipes de Direitos Humanos que garantem o devido processo aos privados de liberdade e uma atenção muito próxima a suas famílias”. V conferencia Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Numero 429, pág 190.

Documento de Aparecida “Recomenda-se às Conferencias episcopais e Dioceses fomentar as comissões de pastoral carcerária, que sensibilizem a sociedade sobre a grave problemática carcerária, estimulem processos de reconciliação dentro do recinto penitenciário e incidam nas políticas locais e nacionais no que se refere à segurança cidadã e à problemática penitenciária.” V conferencia Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Numero 430, pág. 191.