IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde 07 a 10 de Novembro 2004
Desenvolver um Ambiente de Aprendizagem via Web CBIS 2004 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde Instituto Atlântico GETITS/FM/UFC Prova de Conceito Objetivo: Desenvolver um Ambiente de Aprendizagem via Web para Medicina e Saúde Período: 10/05/04 a 11/06/04
Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde Autores: Luiz Roberto de Oliveira Ana Cláudya G. Bessa Glaucon Henrique M. Maia Fabrício D. A. Lemos Marcelo Yuri S. Oliveira Equipe multidisciplinar envolvendo as áreas de medicina, educação e informática
Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde Objetivos: Ambiente de aprendizagem virtual (baseado na Web) destinado para qualquer área da saúde Imaginado para utilização em condições otimizadas em termos de hardware e necessidade de suporte
Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde Tela de Login
Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde Características do Ambiente Virtual: Mimetizar condições de trabalho dos diversos profissionais da área, tais como utilização de imagens (estáticas e em movimento) Espaço para : Discussão de casos Oferta de tutoriais Recurso de cadastramento dos cursos, de professores e alunos, e gerenciamento dos trabalhos
Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde Detalhamento: Incluidos: Cursos Tutoriais Sessões Fóruns Excluidos: (propositalmente) Chat Lista de discussão Motivo: restrição de tempo A experiência não buscava produzir um produto completo, mas comprovar a viabilidade com tecnologia “.Net”
Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde Cursos: Os cursos são subdivididos em módulos Os módulos poderão conter texto didático, imagens, biblioteca e referências a tutoriais Professores e administradores podem criar um curso Esse material estará disponível para os alunos de um determinado curso
Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde Tela de Cadastramento de Cursos
Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde Tela de Visualização dos Cursos
Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde Tela de Visualização de Módulos de Cursos
Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde Tela de Gerência de Cursos
Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde Tutoriais: A orientação é estruturada em passos estáticos que podem estar associados a imagens Varias tarefas podem ser estruturadas nesse formato: Abordagem do nódulo de tireóide Diretrizes Esquemas de vacinação Treinamento diversos
Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde Tela de Inclusão de Passos nos Tutoriais
Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde Sessões: São fóruns com temas definidos para discussões específicas Sessão Clínica (discussão de casos) Planejamento cirúrgico (sessão clínica cirúrgica) Acompanhamento cirúrgico Científicas (novas drogas ou esquemas terapêuticos) Clube de revista
Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde Tela Visualização de Sessões
Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde Fóruns: São espaços para conferências de temas diversos e podem promover a observação do rendimento dos alunos Constituem outro mecanismo de comunicação entre os participantes dos cursos (independentemente da intervenção do professor)
Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde Conclusões: O ambiente desenvolvido não faz grandes exigências de suporte técnico, nem requer um laboratório de informática para uso do ambiente pelos alunos e professores A única necessidade indispensável é um computador de configuração mediana destinado à função de servidor de aplicação Os usuários (clientes) poderão acessar o ambiente em qualquer lugar que permita acesso a internet
Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde Conclusões: Devido à simplicidade do ambiente, não há necessidade de contratar recursos humanos especializados em informática para operar o ambiente Há necessidade de treinar os professores e alunos para que possam, uma vez familiarizados, realizar sua atividades como mestres e aprendizes Os usuários (clientes) necessitam um mínimo de conhecimento de microinformática e disponibilidade de acesso a internet
Ambiente de Educação em Saúde CBIS 2004 MedEl: Ambiente de Educação em Saúde Conclusões: Torna-se necessário conscientizar as instituições acerca da importância da EaD “on line” (baseada na Web) É importante combater a exclusão digital na área da saúde – daí a importância de ferramentas simples O MedEl traz mecanismos para que essa interação possa ocorrer: ambiente simples e de fácil assimilação cumpre as funções de um ambiente virtual: vencer as barreiras do tempo e da distância geográfica flexível para atender a diferentes necessidades