Frei Rubens Nunes da Mota, OFMCap.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
O que é Antropologia?.
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Assembleia Arquidiocesana de Pastoral
“PASSO A PASSO” O caminho dos jovens Josefino-Marelliano no terceiro milênio II Congresso de Pastoral Juvenil Josefino-Marelliana Asti, 8-15 de Agosto.
Campanha da Fraternidade de 2009 LEMA: A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA .
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
1 A adolescência é uma das fases do desenvolvimento dos indivíduos e, por ser um período de grandes transformações, deve ser pensada pela perspectiva educativa.
Saúde: bem público global e direito fundamental
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
Movimentos sociais e controle democrático
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
KELLY CASTRO DE ARAUJO A violência nas escolas: Pontos a serem pensados.
Introdução à Cidadania
DNJ – Dia Nacional da Juventude
Guia para o estudo do documento Reuniões dos grupos de estudo
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
REALIDADE DOS JOVENS NA A. L..
REVELAÇÃO DIAGNÓSTICA DO HIV – A ARTE DE COMUNICAR MÁS NOTÍCIAS
ORIENTAÇÕES 2008.
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
desafio para jovens e pais
A prioridade absoluta como resgate das minorias sociais
29- O CUIDADO PELOS IDOSOS
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
AULA: 13/11/2013 TEMA: AS REFORMAS DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR:
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Brincando e aprendendo a viver
Orientações para a Implantação do Ministério Jovem
Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
6. Para onde vai a Juventude A juventude na pós-moderna deve ser encarada dentro de um sistema orgânico, ou seja, ela é fruto de várias situações que a.
Desafios do itinerário vocacional
Promoção da Saúde João M Lucas Coimbra FEV2013.
Apresentação Campanha da Fraternidade 2013 retoma o tema Juventude. Se propõe olhar a realidade dos jovens, acolhendo-os com a riqueza de suas diversidades,
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
Intersetorialidade   Intersetorialidade pode ser entendida como uma articulação de saberes e experiências no planejamento, implementação e avaliação.
Assessoria Ministério da Identidade e -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
1º Trabalho em Grupo: 1 – Olhando o condensado das Comunidades, o que sugerimos que aconteça na Paróquia e nas Comunidades em 2014 e 2015? Sugestões. >
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
Secretaria de Estado Extraordinária
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
PNEM/2014 CADERNO 2 O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
Resumo do levantamento para as Missões Redentoristas na comunidade Divino Espírito Santo.
Prof. Bruno F. Emerich Processo seletivo para a disciplina: “Psicologia Social: instituições e comunidade”.
Revista Época (15/06/2009 – No 578) Fr. Rubens N. da Mota, OFMCp. Assessor, CRB Nacional.
O que é a Indústria Cultural?
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
O Movimento Estudantil Alfa e Ômega é um ministério internacional e interdenominacional, formado por estudantes universitários cristãos evangélicos comprometidos.
O QUE DOM BOSCO NOS ENSINA?
Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Programa Juventude e Meio Ambiente São Cristóvão, 10 de março de 2010.
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
ENFOC ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO POLÍTCO SINDICAL LUGAR DE TRASNFORMAÇÃO POLÍTICA Abril de 2010.
COAÇÃO E COOPERAÇÃO Jean Piaget Coação - transmissão social
PERFIL DOS JOVENS E SUA EVANGELIZAÇÃO COM A PROPOSTA ATUAL: QUESTIONÁRIO E CAMINHOS E PROJETOS DE VIDA COM EDUCAÇÃO E VALORES. ENCONTRO DA PASTORAL REGIONAL.
DELEGAÇAO DEPENDENTE Angola e S.Tomé DDASTP INFORME SOBRE AS PRIORIDADES APOSTOLICAS.
“Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16)
Reinaldo  As eras psíquicas da humanidade têm correspondência com a dinâmica histórica de transformação da psique humana, desde sua concepção, passando.
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Transcrição da apresentação:

Frei Rubens Nunes da Mota, OFMCap. Juventudes Frei Rubens Nunes da Mota, OFMCap.

Quatro Ações Concretas 1 - ‘Aprofundar o conhecimento da realidade Juvenil e intensificar a presença e ação junto às juventudes’ 2 – Sobre O Serviço de Animação vocacional (SAV) 3 – Sobre as Novas Gerações da VRC 4 – Sobre a Formação Inicial Internacional

Gerações – Contexto Social Períodos de mudanças (10 anos) Geração BB: Pós-guerra Geração X: Busca de segurança e Projetos Geração Y: Inovação/mudanças rápidas Geração Z: Conectada em diversas realidades ao mesmo tempo; dificuldade com o tempo Questão: Sinais do movimento geracional X padronização geracional

Concepção de Juventude Social: Dec. 50> Nomenclatura = Fase de preparação ONU: Kronos = 15 aos 24 anos (Brasil> até 29) Psicologia: Autonomia/independência frente ao sistema econômico Há um caráter universal de transformações do indivíduo: fisiológico e cultural

Contradições e ambiguidades da sociedade Sociedade contemporânea: “juventudocêntrica”. O valor simbólico ‘positivo’ da juventude: >valorização da beleza e da saúde (todos querem permanecer “jovens” - fisicamente, procura-se adiar o envelhecimento - mentalmente, busca-se permanecer “jovem de espírito”.) Valor ‘negativo’ da Juventude, vista como o lugar privilegiado para a expressão de todo mal estar social: >Provoca inquietações e evoca “problemas sociais” tais como violência, ócio, desperdício e irresponsabilidade.

Implicações para Juventude Passagem / transitoriedade: Desconsideração da pessoa, acento na fase em vista do futuro; Visão Estereotipada: Jovem é assim... (Instável, sem compromisso; tarefeiro/mão de obra barata...) Campo cultural: déficit escolar; “desestrutura” familiar; falta de opções no campo de trabalho... Violência e extermínio contra as Juventudes Crise: Projeto de vida?

JUVENTUDES Juventudes: diversos modos de ser jovem Diversidade a partir dos contextos: Eclesial (PJ’s, movimentos...) Social (de acordo com o econômico, meio urbano, cultural...) Ênfase na esfera cultural: sociabilidades > grupo de iguais, de práticas coletivas e de interesses comuns

A crença das juventudes Quase metade dos jovens brasileiros diz professar outras religiões (participam de outras igrejas) Adotar uma religião nem sempre implica seguir as recomendações de seus líderes espirituais Os filhos não seguem os pais em suas crenças. Eles querem distância dessa herança/tradição (pais católicos, evangélicos ou ateus já não influenciam tanto, os filhos seguem o que quer): busca de respostas para suas inquietações

Juventudes que nos aproximamos Publico do qual nos aproximamos: eclesial, porém os que ingressam conosco são uma pequena minoria de nossas paróquias/fraternidades Processo de aproximação: para debate Onde estamos? Quem atingimos? Como acolhemos?

Referencias Bibliográficas Fruto das assessorias Regionais (Fr. Rubens); Novaes, Regina(...) “Tragetórias Juvenis: Desigualdades Sociais frente ao dilema de uma geração” Revista Época, 15 de julho de 2009, No 578, P. 64-71. Souza, R. M. (2008). O discurso do protagonismo juvenil.São Paulo: Paulus. Waiselfisz, J. J. (2007). Relatório de desenvolvimento juvenil. Brasília-DF: Ed. RITLA