Esquema básico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONTABILIDADE GERENCIAL
Advertisements

CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO E SEUS CRITÉRIOS DE RATEIO
Premissas do Estudo de Caso
Composto de Marketing PREÇO.
Prof. Hoss, O., Dr.
Custo Departamental.
Mão-obra ... afinal, o que é isto?
Custos ... afinal, o que é isto?
Diferença entre terminologias
Pró-Reitoria de Graduação
CONCEITOS BÁSICOS GASTO = É O VALOR DOS INSUMOS ADQUIRIDOS PELA EMPRESA, INDEPENDENTEMENTE DE TEREM SIDO UTILIZADOS OU NÃO DESEMBOLSO = PAGAMENTO RESULTANTE.
ABC – Activit-Based Costing Prof. Sergio Guaraci
Prof. Osni Hoss, Dr. gestão de custos Prof. Osni Hoss, Dr.
Fundamentos de Custos Felipe Kovags.
Faculdade de Odontologia
CUSTEIO POR PROCESSOS.
CONCEITO CONTABILIDADE DE CUSTOS
Contabilidade de Custos
TÉCNICA DE BALANÇOS SUCESSIVOS Operações do mês de março da Comercial Zás Trás: 1) Constituição do Capital Social, no valor de $ , em dinheiro.
Professora Mônica Brandão Aula 3 e 4
Custos Diretos Custos que são apropriados aos produtos sem a necessidade de rateios ou estimativas, ou seja, são perfeitamente identificados (física ou.
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
Demonstração do custo dos produtos vendidos
3. 5 PRINCIPAIS OPERAÇÕES CONTÁBEIS
Aula 10 e 11.
Aula 08 Assunto:s DRE Comercial x DRE Industrial
Custeio Variável Prof. Carlos Alexandre.
Controladoria Aula 7 Msc. Karine R. de Souza ..
Aulas Reposição 12, 14, 15, 16 Assunto: Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) Exercícios.
Aula 06 Assunto: Revisão da Classificação dos custos: Diretos, Indiretos, Fixos e Variáveis. Correção dos Exercícios.
Aula 23.
Exercício 1.
Aula 05 Assunto: Terminologia básica e classificação dos custos.
Aula 25.
Aula 13 Assunto: Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
Aula 20.
MÉTODOS DE CUSTEIO DEFINIÇÃO DE MÉTODO DE CUSTEIO:
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Departamento de Ciências Contábeis CON-1100 Contabilidade de Custos Departamentalização.
CUSTOS - CASO PRÁTICO: A Cia Custos S/A foi constituída em 2/1/X1 com capital inicial de R$ 100 mil , subscrito e integralizado em moeda corrente. Ela.
Cap. 06- Apuração de Resultado e Regime de Contabilidade
CONTABILIDADEI Escrituração
Custeio por Absorção Prof. Carlos Alexandre.
Aulas 09 e 10 Assunto: Resolução de Exercícios.
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Gestão Estratégica de Custos
MÉTODOS DE CUSTEIO.
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Ajuste a Valor Presente - AVP
11 ProdutoPreço/u C Var/u D Var/u Produção/u Venda/u P1$9,50 $3,400, P2$8,50 $4,600, Total Os tempos de produção.
DISCIPLINA: CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS I PROF. JOCIMAR D
Demonstração do Valor Adicionado
Avaliação dos Estoques
Custos André Amorim.
Universidade Paulista - UNIP O Excedente do Produtor.
M ANUAL DE C ONTAS Passivo 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
M ANUAL DE C ONTAS PASSIVO 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
Custeio ABC “É uma metodologia que surgiu como instrumento da análise estratégica de custos relacionados com as atividades que mais impactam o consumo.
RESOLUÇÃO EXERCÍCIO Custos Indiretos Estamparia Furação Montagem
Orçamento dos custos indiretos de produção
Contabilidade Geral Aula 5 – Contabilidade de Custos
CIF CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO.
CONTABILIDADE GERENCIAL
Disciplina: Contabilidade Gerencial Profº. Profº. Altair Borgert.
Aula 5. 1º Passo: Separação entre Custos e Despesas. 2º Passo: Apropriação dos Custos Diretos diretamente aos produtos. 3º Passo: Apropriação dos Custos.
Departamentalização. Objetivo Apresentar o esquema básica da Contabilidade de Custos - Departamentalização Responder a questão: por que Departamentalizar?
Contabilidade de Custos x Financeira x Gerencial
Custos Indiretos de Fabricação
Análise de Custos Fauzi T Jorge Sistemas de custeio Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação de preços de venda.
Transcrição da apresentação:

Esquema básico

ESQUEMA BÁSICO CUSTOS INDIRETOS DIRETOS RATEIO PRODUTO A PRODUTO B DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS RECEITA CPV LUCRO BRUTO DESPESAS LUCRO OPERACIONAL ESTOQUE

CONTABILIZAÇÃO DOS CUSTOS Método Simples Contas sintéticas Transferência periódica dos custos para estoques Segue os passos da Contabilidade Financeira

CONTABILIZAÇÃO DOS CUSTOS Método Complexo Contas analíticas Transferência contínua dos custos para estoques Segue todos os passos da Contabilidade de Custos

Departamentos

ESQUEMA BÁSICO R R R R R CUSTOS INDIRETOS DIRETOS COMUNS ESTOQUE Alocáveis Diretamente aos Departamentos R DEPARTAMENTO Serviço A R DEPARTAMENTO Serviço B ESTOQUE R DEPARTAMENTO Produção C Demonstração de Resultados RECEITA CPV LUCRO BRUTO DESPESAS LUCRO OPERACIONAL PRODUTO X R DEPARTAMENTO Produção D PRODUTO Y R

PROCESSO DE CONTABILIZAÇÃO DOS CUSTOS INDIRETOS a)apropriação direta de cada conta de custo aos departamentos, nos casos em que a identificação puder ser realizada de forma clara, direta e objetiva;

PROCESSO DE CONTABILIZAÇÃO DOS CUSTOS INDIRETOS b) rateio, para os departamentos, dos saldos das contas de custos que não puderam ser associados por mensuração direta na etapa (a);

PROCESSO DE CONTABILIZAÇÃO DOS CUSTOS INDIRETOS c) rateio dos custos de cada departamento de apoio para todos os departamentos usuários dos seus serviços; e

PROCESSO DE CONTABILIZAÇÃO DOS CUSTOS INDIRETOS d) rateio dos custos de cada departamento de produção para todos os produtos que por eles transitaram.

Conceito Custeio departamental é um sistema de atribuição de custos indiretos aos produtos por meio de departamentos; Alguns departamentos: Áreas administrativa e financeira: cobrança, contas a pagar, contas a receber, controladoria etc. Área comercial: compra, expedição, faturamento, marketing, recebimento, venda etc. Área de produção: ambulatório médico, acabamento, almoxarifado, carpintaria etc.

Departamento é a menor unidade administrativa da empresa industrial, composta por homens e bens, capaz de realizar tarefas homogêneas. Geram gastos que poderão ser classificados tanto como despesas quanto como custos; Cada departamento corresponde a um centro de custos; Centro de custos é a menor da empresa industrial considera para fins de acumulação de custos que, pode ser fictícia, não correspondente a unidade administrativa, embora possa coincidir com ela;

Naturezas dos departamentos: Departamentos produtivos localizados na área de produção, são responsáveis pela fabricação dos produtos; em cada um desses departamentos são gerados em relação aos produtos Custos Diretos e Custos Indiretos; Departamentos de serviços também denominados departamentos auxiliares de apoio, encontram-se em todas as áreas de atuação da empresa industrial; Os custos gerados são todos indiretos;

A Importância da Departamentalização A margem de erro na atribuição dos custos indiretos aos produtos é bem menor quando se adota o custo departamental. Métodos de Rateio Método direto Método algébrico ou da Reciprocidade Método da Hierarquização ou dos Degraus

Esquema Técnico para Contabilização do Custo Departamental Material Quando requisitados pelos departamentos produtivos: debitam-se as contas próprias para o registro do material direto ou indireto de cada departamento produtivo; creditam-se as contas de estoques respectivas. Quando requisitados pelos departamentos de serviços: debitam-se as contas próprias para o registro dos materiais indiretos de cada departamento de serviço; creditam-se as contas de estoque respectivas.

Esquema Técnico para Contabilização do Custo Departamental Mão-de-obra Incorridas nos departamentos produtivos: debitam-se as contas representativas da mão-de-obra direta ou indireta dos departamentos de produção, conforme o caso; creditam-se as contas de serviços. Incorrida nos departamentos de serviços: debitam-se as contas representativas da mão-de-obra de cada departamento de serviço; creditam-se as contas patrimoniais respectivas.

Esquema Técnico para Contabilização do Custo Departamental Gastos gerais de fabricação Incorridos nos departamentos produtivos: debitam-se as contas próprias representativas dos gastos gerais diretos ou indiretos incorridos em cada departamento produtivo; creditam-se as contas patrimoniais respectivas. Incorridos nos departamentos de serviços: debitam-se as contas representativas dos gastos gerais de fabricação incorridos em cada departamento de serviço;

Esquema Técnico para Contabilização do Custo Departamental Gastos comuns a vários departamentos Segregação em um centro de custos próprios; Registro preliminar como despesas administrativas; Segregação direta em despesas e custos.

Atribuição dos custos diretos aos produtos debitam-se as contas próprias representativas de materiais, mão-de-obra ou gastos gerais de fabricação do grupo do custo em formação e cada produto; creditam-se as próprias que até então registram os respectivos custos diretos em cada departamento produtivos.

Rateio dos CIFs comuns a todos os departamentos debitam-se as contas que registram os custos indiretos de cada departamento (sintéticas ou analíticas); creditam-se as contas que registram os respectivos custos no centro de custos próprio.

EXERCÍCIO DADOS PÁGINA 224

MAPA DEMONSTRATIVO DO CUSTO DIRETO DE FABRICAÇÃO CUSTOS DIRETOS PRODUTO A PRODUTO B PRODUTO C TOTAL Materiais   Mão-de-obra Gastos Gerais de Fabricação SOMAS 100.000 80.000 30.000 210.000 40.000 60.000 20.000 120.000 37.000 23.000 15.000 75.000 177.000 163.000 65.000 405.000

MAPA DOS CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO DOS DEPARTAMENTOS CUSTOS DIRETOS ADM.GERAL AMBULATÓRIO MÉDICO CONSEVAÇÃO E MANUTENÇÃO ALMOXER. CONTROLE DE QUALIDADE CORTE MONTAGEM ACABAMENTO TOTAL ALUGUEL DA FABRICA   ENERGIA ELÉTRICA ÀGUA MATERIAIS MÃO-DE-OBRA GASTOS GERAIS DE FABRICAÇÃO TOTAIS 50.000 50.000 20.000 20.000 10.000 10.000 5.000 2.000 6.000 1.000 1.000 8.000 6.000 3.000 32.000 25.000 10.000 8.000 5.000 6.000 5.000 4.000 1.500 64.500 6.000 3.000 4.000 2.000 2.500 2.000 2.000 500 22.000 116.000 15.000 18.000 8.000 9.500 15.000 12.000 5.000 198.500

MAPA DOS CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO DOS DEPARTAMENTOS CUSTOS DIRETOS ADM.GERAL AMBULATÓRIO MÉDICO CONSEVAÇÃO E MANUTENÇÃO ALMOXER. CONTROLE DE QUALIDADE CORTE MONTAGEM ACABAMENTO TOTAL ALUGUEL DA FABRICA   ENERGIA ELÉTRICA ÀGUA MATERIAIS MÃO-DE-OBRA GASTOS GERAIS DE FABRICAÇÃO TOTAIS 50.000 50.000 300 2000 15.000 2.700 15.000 10.000 5.000 20.000 20.000 10.000 10.000 5.000 2.000 6.000 1.000 1.000 8.000 6.000 3.000 32.000 25.000 10.000 8.000 5.000 6.000 5.000 4.000 1.500 64.500 6.000 3.000 4.000 2.000 2.500 2.000 2.000 500 22.000 198.500

MAPA DOS CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO DOS DEPARTAMENTOS CUSTOS DIRETOS ADM.GERAL AMBULATÓRIO MÉDICO CONSEVAÇÃO E MANUTENÇÃO ALMOXER. CONTROLE DE QUALIDADE CORTE MONTAGEM ACABAMENTO TOTAL ALUGUEL DA FABRICA   ENERGIA ELÉTRICA ÀGUA MATERIAIS MÃO-DE-OBRA GASTOS GERAIS DE FABRICAÇÃO TOTAIS 50.000 300 2000 15.000 2.700 15.000 10.000 5.000 20.000 20.000 2.000 5.000 3.000 2.000 3.000 3.000 2.000 10.000 10.000 5.000 2.000 6.000 1.000 1.000 8.000 6.000 3.000 32.000 25.000 10.000 8.000 5.000 6.000 5.000 4.000 1.500 64.500 6.000 3.000 4.000 2.000 2.500 2.000 2.000 500 22.000 198.500

MAPA DOS CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO DOS DEPARTAMENTOS CUSTOS DIRETOS ADM.GERAL AMBULATÓRIO MÉDICO CONSEVAÇÃO E MANUTENÇÃO ALMOXER. CONTROLE DE QUALIDADE CORTE MONTAGEM ACABAMENTO TOTAL ALUGUEL DA FABRICA   ENERGIA ELÉTRICA ÀGUA MATERIAIS MÃO-DE-OBRA GASTOS GERAIS DE FABRICAÇÃO TOTAIS 50.000 300 2000 15.000 2.700 15.000 10.000 5.000 20.000 2.000 5.000 3.000 2.000 3.000 3.000 2.000 10.000 750 2.500 1.250 750 2.000 1.750 1.000 10.000 5.000 2.000 6.000 1.000 1.000 8.000 6.000 3.000 32.000 25.000 10.000 8.000 5.000 6.000 5.000 4.000 1.500 64.500 6.000 3.000 4.000 2.000 2.500 2.000 2.000 500 22.000 198.500

MAPA DOS CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO DOS DEPARTAMENTOS CUSTOS DIRETOS ADM.GERAL AMBULATÓRIO MÉDICO CONSEVAÇÃO E MANUTENÇÃO ALMOXER. CONTROLE DE QUALIDADE CORTE MONTAGEM ACABAMENTO TOTAL ALUGUEL DA FABRICA   ENERGIA ELÉTRICA ÀGUA MATERIAIS MÃO-DE-OBRA GASTOS GERAIS DE FABRICAÇÃO CIF Recibo da ADM Geral TOTAIS 50.000 300 2000 15.000 2.700 15.000 10.000 5.000 20.000 2.000 5.000 3.000 2.000 3.000 3.000 2.000 750 2.500 1.250 750 2.000 1.750 1.000 10.000 5.000 2.000 6.000 1.000 1.000 8.000 6.000 3.000 27.000 25.000 10.000 8.000 5.000 6.000 5.000 4.000 1.500 39.500 6.000 3.000 4.000 2.000 2.500 2.000 2.000 500 16.000 2.700 9.000 4.500 2.700 7.200 6.300 3.600 36.000 198.500

MAPA DOS CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO DOS DEPARTAMENTOS CUSTOS DIRETOS ADM.GERAL AMBULATÓRIO MÉDICO CONSEVAÇÃO E MANUTENÇÃO ALMOXER. CONTROLE DE QUALIDADE CORTE MONTAGEM ACABAMENTO TOTAL ALUGUEL DA FABRICA   ENERGIA ELÉTRICA ÀGUA MATERIAIS MÃO-DE-OBRA GASTOS GERAIS DE FABRICAÇÃO CIF Recibo da ADM Geral TOTAIS 50.000 300 2000 15.000 2.700 15.000 10.000 5.000 20.000 2.000 5.000 3.000 2.000 3.000 3.000 2.000 750 2.500 1.250 750 2.000 1.750 1.000 10.000 2.000 6.000 1.000 1.000 8.000 6.000 3.000 27.000 10.000 8.000 5.000 6.000 5.000 4.000 1.500 39.500 3.000 4.000 2.000 2.500 2.000 2.000 500 16.000 2.700 9.000 4.500 2.700 7.200 6.300 3.600 36.000 198.500

MAPA DOS CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO DOS DEPARTAMENTOS CUSTOS DIRETOS ADM.GERAL AMBULATÓRIO MÉDICO CONSEVAÇÃO E MANUTENÇÃO ALMOXER. CONTROLE DE QUALIDADE CORTE MONTAGEM ACABAMENTO TOTAL ALUGUEL DA FABRICA   ENERGIA ELÉTRICA ÀGUA MATERIAIS MÃO-DE-OBRA GASTOS GERAIS DE FABRICAÇÃO CIF Recebido da ADM Geral CIF Recebido da Ambulatório TOTAIS 50.000 300 2000 15.000 2.700 15.000 10.000 5.000 20.000 2.000 5.000 3.000 2.000 3.000 3.000 2.000 750 2.500 1.250 750 2.000 1.750 1.000 10.000 2.000 6.000 1.000 1.000 8.000 6.000 3.000 27.000 10.000 8.000 5.000 6.000 5.000 4.000 1.500 39.500 3.000 4.000 2.000 2.500 2.000 2.000 500 16.000 2.700 9.000 4.500 2.700 7.200 6.300 3.600 36.000 5.603 2.805 1.683 4.488 3.927 2.244 20.750 198.500

MAPA DOS CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO DOS DEPARTAMENTOS CUSTOS DIRETOS ADM.GERAL AMBULATÓRIO MÉDICO CONSEVAÇÃO E MANUTENÇÃO ALMOXER. CONTROLE DE QUALIDADE CORTE MONTAGEM ACABAMENTO TOTAL ALUGUEL DA FABRICA   ENERGIA ELÉTRICA ÀGUA MATERIAIS MÃO-DE-OBRA GASTOS GERAIS DE FABRICAÇÃO CIF Recebido da ADM Geral CIF Recebido da Ambulatório CIF Recebido da Conservação TOTAIS 50.000 2000 15.000 2.700 15.000 10.000 5.000 20.000 5.000 3.000 2.000 3.000 3.000 2.000 2.500 1.250 750 2.000 1.750 1.000 10.000 6.000 1.000 1.000 8.000 6.000 3.000 27.000 8.000 5.000 6.000 5.000 4.000 1.500 39.500 4.000 2.000 2.500 2.000 2.000 500 16.000 9.000 4.500 2.700 7.200 6.300 3.600 36.000 5.603 2.805 1.683 4.488 3.927 2.244 20.750 10.452 2.110 14.700 6.330 8.440 42.103 198.500

MAPA DOS CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO DOS DEPARTAMENTOS CUSTOS DIRETOS ADM.GERAL AMBULATÓRIO MÉDICO CONSEVAÇÃO E MANUTENÇÃO ALMOXER. CONTROLE DE QUALIDADE CORTE MONTAGEM ACABAMENTO TOTAL ALUGUEL DA FABRICA   ENERGIA ELÉTRICA ÀGUA MATERIAIS MÃO-DE-OBRA GASTOS GERAIS DE FABRICAÇÃO CIF Recebido da ADM Geral CIF Recebido da Ambulatório CIF Recebido da Conservação  CIF Recebido do Almoxarifado TOTAIS 50.000 15.000 2.700 15.000 10.000 5.000 20.000 3.000 2.000 3.000 3.000 2.000 1.250 750 2.000 1.750 1.000 10.000 1.000 1.000 8.000 6.000 3.000 27.000 5.000 6.000 5.000 4.000 1.500 39.500 2.000 2.500 2.000 2.000 500 16.000 4.500 2.700 7.200 6.300 3.600 36.000 2.805 1.683 4.488 3.927 2.244 20.750 10.453 2.110 14.770 6.330 8.440 42.103 31.956 8.551 4.501 45.008 198.500

MAPA DOS CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO DOS DEPARTAMENTOS CUSTOS DIRETOS ADM.GERAL AMBULATÓRIO MÉDICO CONSEVAÇÃO E MANUTENÇÃO ALMOXER. CONTROLE DE QUALIDADE CORTE MONTAGEM ACABAMENTO TOTAL ALUGUEL DA FABRICA   ENERGIA ELÉTRICA ÀGUA MATERIAIS MÃO-DE-OBRA GASTOS GERAIS DE FABRICAÇÃO CIF Recebido da ADM Geral CIF Recebido da Ambulatório CIF Recebido da Conservação  CIF Recebido do Almoxarifado  CIF Recebido do Controle Q. TOTAIS 5.000 2.700 15.000 10.000 50.000 2.000 3.000 3.000 2.000 20.000 750 2.000 1.750 1.000 10.000 1.000 8.000 6.000 3.000 27.000 39.500 6.000 5.000 4.000 1.500 2.500 2.000 2.000 500 16.000 2.700 7.200 6.300 3.600 36.000 1.683 4.488 3.927 2.244 20.750 2.110 14.700 6.330 8.440 42.103 31.956 8.551 4.501 45.008 4.290 10.725 21.443 6.428 198.500

MAPA DOS CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO DOS DEPARTAMENTOS CUSTOS DIRETOS ADM.GERAL AMBULATÓRIO MÉDICO CONSEVAÇÃO E MANUTENÇÃO ALMOXER. CONTROLE DE QUALIDADE CORTE MONTAGEM ACABAMENTO TOTAL ALUGUEL DA FABRICA   ENERGIA ELÉTRICA ÀGUA MATERIAIS MÃO-DE-OBRA GASTOS GERAIS DE FABRICAÇÃO CIF Recebido da ADM Geral CIF Recebido da Ambulatório CIF Recebido da Conservação  CIF Recebido do Almoxarifado  CIF Recebido do Controle Q. TOTAIS 5.000 15.000 10.000 30.000 3.000 3.000 2.000 8.000 2.000 1.750 1.000 4.750 8.000 6.000 3.000 17.000 10.500 5.000 4.000 1.500 2.000 2.000 500 4.500 7.200 6.300 3.600 17.100 4.488 3.927 2.244 10.659 14.700 6.330 8.440 29.470 31.956 8.551 4.501 45.008 4.290 10.725 21.443 6.428 97.704 62.583 38.213 198.500

MAPA DOS CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO DOS DEPARTAMENTOS CUSTOS DIRETOS ADM.GERAL AMBULATÓRIO MÉDICO CONSEVAÇÃO E MANUTENÇÃO ALMOXER. CONTROLE DE QUALIDADE CORTE MONTAGEM ACABAMENTO TOTAL CIF gerados no Departamento   ALUGUEL DA FABRICA ENERGIA ELÉTRICA ÀGUA CIF Recebido da ADM Geral CIF Recebido da Ambulatório CIF Recebido da Conservação  CIF Recebido do Almoxarifado  CIF Recebido do Controle Q. TOTAIS 15.000 12.000 5.000 32.000 15.000 10.000 5.000 30.000 3.000 3.000 2.000 8.000 2.000 1.750 1.000 4.750 7.200 6.300 3.600 17.100 4.488 3.927 2.244 10.659 14.770 6.330 8.440 29.540 31.956 8.551 4.501 45.008 21.443 4.290 10.725 6.428 97.704 62.583 38.213 198.500

MAPA DO RATEIO DOS CUSTO INDIRETO DE FABRICAÇÃO DEPARTAMENTOS PRODUTO A PRODUTO B PRODUTO C TOTAL CORTE   MONTAGEM ACABAMENTOS SOMAS 48.900 39.120 9.684 97.704 27.800 34.783 62.583 12.740 19.110 6.363 38.213 89.440 93.013 16.047 198.500

MAPA DO CUSTO TOTAL DA ABRICAÇÃO CUSTOS PRODUTO A PRODUTO B PRODUTO C TOTAL CUSTOS DIRETOS   CUSTOS INDIRETOS SOMAS 177.000 163.000 65.000 405.000 89.440 93.013 16.047 198.500 266.440 256.013 81.047 603.500