SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO HISTÓRIA É:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITO DE HISTÓRIA E SEU ESTUDO E PRÉ-HISTÓRIA
Advertisements

Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
O TRABALHO DO HISTORIADOR
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
O que é uma instituição social?
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Historia Geral Periodização da História
A Revolução Industrial
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
O que pesquisa o historiador
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
A História me precede e antecipa-se a minha reflexão
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
ALGARISMOS ROMANOS JULIA SGROTT F-4TA4.
APRENDENDO A MEDIR O TEMPO
Arte e representação.
Professor Edley
Introdução ao Estudo da História
CIDADANIA.
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Fernando frente 01 módulo 01 dividindo o tempo
ESTÉTICA Arte e realidade
Sistemas de Numeração Professor Maicon.
Conceituação de História
A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA
Etnografia e Etnologia
Centro Educacional Canguru
Prof. Everton da Silva Correa
O DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA: a necessidade de compreensão do mundo.
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
Introdução à História Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 02/2012.
A construção da história
Charge Cartum Caricatura
O materialismo histórico
Introdução aos estudos da História
Introdução ao estudo da História
Fundamentos de economia
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
Professor Edley
Cap. 2.
Grupo: 1 Capítulo: 2 Tema: Introdução aos estudos históricos
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Introdução à Filosofia
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE HISTÓRIA
A partir do século XVIII
Karl Marx e as modos de produção social
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
História 6º ano Introdução ao estudo da história “estuda-se o passado para compreender o presente e planejar o futuro”
Seja Bem Vindo.
Aula 1 Grupo 1 Capítulo 1/2 A origem do universo e a evolução do homem/Introdução aos estudos históricos.
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
O TEMPO EM HISTÓRIA.
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
FILOSOFIA.
Para estudar o passado, o historiador procura identificar dados e informações em fontes de diversas naturezas. FONTES ESCRITAS: cartas, jornais, inscrições.
Karl Marx e o materialismo histórico
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
Para a História, Espaço e Tempo são fundamentais.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
HISTÓRIA MITOS – LENDAS – CULTURA - DOCUMENTOS. História – Ciência Humana  Necessidade de documentos históricos: eles comprovam os fatos;  Utiliza dados.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
MAPA MUNDI. A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA NO TERMO MAIS REMOTO A GEOGRAFIA “NASCEU” ENTRE OS GREGOS JUNTO COM A FILOSOFIA E A HISTÓRIA. NO TERMO MAIS REMOTO.
A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE
Transcrição da apresentação:

SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO HISTÓRIA É: Narração metódica dos fatos notáveis ocorridos na vida dos povos, em particular, e na vida da humanidade, em geral.    

HISTÓRIA Historien em grego antigo é “procurar saber,” “informar-se”. História é uma atividade permanente de pesquisa.

HISTÓRIA É UMA BUSCA DE SABER VOLTADA PARA A COMPREENSÃO DA VIDA DOS SERES HUMANOS E DAS SOCIEDADES AO LONGO DOS TEMPOS.

Um dos objetivos da História é entender as relações entre o passado e o presente.

Porém,o estudo do passado e a compreensão do presente não estão relacionados de forma determinista.

OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR E IDENTIFIQUE AS MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS (ATIVIDADE ORAL E EM GRUPO)

As vivências humanas expressam o contexto histórico de cada época.

ANALISE AS IMAGENS A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES PROPOSTAS: ATIVIDADES INDIVIDUAIS: ANALISE AS IMAGENS A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES PROPOSTAS:

1)Podemos observar permanências, quais são elas?

2)E também observamos mudanças. Quais são essas mudanças?

Mercado de escravos em Roma séc-II a. C. Mercado de escravos no Brasil-séc XIX

Trabalho infantil na Revolução Industrial Trabalho infantil na atualidade

Respostas possíveis: SEMELHANÇAS Exploração do trabalho infantil Más condições de trabalho Ser humano transformado em mercadoria. Mercado de escravos...

DIFERENÇAS Tipo de trabalho realizado Motivos para a exploração Objetivo do trabalho Idade das crianças Tipo físico dos escravos (apenas no período colonial a escravidão estava relacionada à critérios étnicos) Origem dos escravos

A verdade histórica depende de diversos fatores, como por exemplo: quando, onde e por quem foi escrita ou produzida.

A lenda Hindu dos cegos e do elefante ilustra bem a natureza da verdade histórica.

FONTES HISTÓRICAS TODO E QUALQUER VESTÍGIO DEIXADO PELO HOMEM NO LUGAR ONDE VIVE. PODEM SER:

NÃO-ESCRITAS ESCULTURAS VESTIMENTAS ARMAS PINTURAS MÚSICAS FOTOGRAFIAS GRAVAÇÕES

ESCRITAS: INSCRIÇÕES CARTAS LETRAS DE CANÇÕES JORNAIS REVISTAS DOCUMENTOS

OU DA HISTÓRIA ORAL: DEPOIMENTOS ENTREVISTAS

Atividade- Vídeo e Texto O Lixo-Fernando Veríssimo... Identificar os tipos de fontes encontradas no lixo e as respectivas informações que as mesmas forneceram. Estabelecer a diferença entre hipótese e constatação.

INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS 1)QUE INFORMAÇÕES AS IMAGENS (a seguir) NOS FORNECEM SOBRE AS SOCIEDADES QUE AS PRODUZIRAM? 2)QUAIS AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE ELAS?

3)EXISTE ALGUMA SEMELHANÇA COM O MUNDO ATUAL? COMENTE.

FATO HISTÓRICO ACONTECIMENTOS QUE MARCAM A REALIDADE DOS GRUPOS HUMANOS EM QUE OCORREM

PROCESSO HISTÓRICO É O RESULTADO DA LIGAÇÃO ENTRE OS DIVERSOS FATOS HISTÓRICOS PROVOCANDO MUDANÇAS, TANTO QUALITATIVAS, QUANTO QUANTITAVAS.

Exemplo: A morte de Tiradentes é um fato histórico, relacionado ao processo histórico do Brasil Colônia.

A)Identificar sujeitos históricos na letra da música. Sugestão de atividade: Música 10 mil anos atrás...Raul Seixas A)Identificar sujeitos históricos na letra da música. B)De acordo com seus conhecimentos prévios, listar fatos históricos citados na música e relacioná-los seus aos respectivos processos históricos. Ex: Fato histórico Execução das bruxas Processo histórico Contexto histórico do poder da igreja católica na Idade Média Europeia

FORMAS DE ESTUDAR UM POVO: PODEMOS ESTUDAR UM POVO PROCURANDO COMPREENDER O SISTEMA QUE O CARACTERIZA. PROCURANDO COMPREENDER O MODO DE PRODUÇÃO QUE O CARACTERIZA.

SISTEMA CONJUNTO DE ESTRUTURAS QUE FORMAM A VIDA DOS GRUPOS HUMANOS, OU SEJA, A ORGANIZAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA, POLÍTICA E A VIDA CULTURAL.

ORGANIZAÇÃO SOCIAL

ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA

ORGANIZAÇÃO POLÍTICA

VIDA CULTURAL

MODO DE PRODUÇÃO FORMA COMO ESTÃO COMBINADAS AS FORÇAS PRODUTIVAS, AS RELAÇÕES SOCIAIS E A POSSE DOS PRODUTOS DO TRABALHO. Exemplos…

SOCIALISMO CAPITALISMO

Ativ. Identificar na imagem características do Modo de Produção Primitivo.

TEMPO EXISTEM DIFERENTES PERCEPCÕES TEMPORAIS, O MODO COMO MEDIMOS O TEMPO NÃO É UNIVERSAL, É UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA

RÍTMOS DA NATUREZA E DA FÁBRICA

PARA O TRABALHADOR DAS FÁBRICAS O NASCER E O PÔR–DO-SOL NÃO DETERMINAM A JORNADA DE TRABALHO. ELE OBEDECE AS HORAS MARCADAS PELO RELÓGIO E, VENDE SUAS HORAS DE TRABALHO.

CALENDÁRIO SISTEMA QUE ESTABELECE UM MODO DE CONTAR O TEMPO. CONSISTE EM UMA CRIAÇÃO SÓCIO CULTURAL LIGADA A DIVERSOS FATORES.

OBSERVE OS CALENDÁRIOS ABAIXO E PROCURE IDENTIFICAR A QUE FATORES ESTÃO RELACIONADOS

CALENDÁRIO ISLÂMICO

DIFERENTES POVOS CRIARAM CALENDÁRIOS DE ACORDO COM SEUS CONHECIMENTOS, CRITÉRIOS E NECESSIDADES

CALENDÁRIO MAIA CALENDÁRIO EGÍPCIO

CALENDÁRIO CRISTÃO OU GREGORIANO ADOTADO PELO MUNDO OCIDENTAL, É O MAIS USADO NO MUNDO ATUAL É UM CALENDÁRIO SOLAR, AGRUPA O TEMPO EM DIAS, SEMANAS, MESES E ANOS. OS PERÍODOS MAIORES SÃO AGRUPADOS EM DÉCADAS, SÉCULOS E MILÊNIOS.

SÃO INDICADOS POR ALGARISMOS ROMANOS DA SEGUINTE FORMA: O SÉCULO É UMA UNIDADE DE TEMPO MUITO UTILIZADA NOS ESTUDOS DE HISTÓRIA SÃO INDICADOS POR ALGARISMOS ROMANOS DA SEGUINTE FORMA: EX: 1987 19+1=SÉCULO XX 19OO 19=SÉCULO XIX

ALGARISMOS ROMANOS 1-I 2-II 3-III 4-IV 5-V 6-VI 7-VII 8-VIII 9-IX 10-X 11-XI... 20-XX... 50-L 100-C 500-D 1000-M