A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO"— Transcrição da apresentação:

1 ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
Residência Multiprofissional em Saúde da Família

2 Diário de Campo O diário de campo consiste em uma forma de registro de observações, comentários e reflexões para uso individual do profissional e do aluno. Pode ser utilizado para registro de atividades de pesquisas e / ou registro do processo de trabalho. O diário de campo facilita criar o hábito de observar com atenção, descrever com precisão e refletir sobre acontecimentos de uma dia de trabalho. Desse modo, deve ser usado diariamente para garantir a maior sistematização e detalhamento possível de todas as situações ocorridas no dia e das entrelinhas nas falas dos sujeitos durante a intervenção.

3 Anotações de Campo São escritas durante o trabalho, mais ou menos trechos rápidos, muitas vezes abreviados que servem de apoio para a memória dos investigadores e que buscam captar detalhes de interesse: aspectos inesperados, curiosos que de outra maneira estariam fora de qualquer registro técnico; Não seguem planos preestabelecidos, não se orienta por um princípio ou um fim; Fução – auxiliar; Uso de caderno ou blocos de anotações.

4 Diário de Campo se caracteriza por:
Extensão – apresentam extensas e detalhadas descrições, escritas de maneira cuidadosa e as vezes espontâneas; Pode não seguir uma ordem cronológica e estar organizado em função de temas ou problemas de investigação, ou de categorias teóricas ou metodológicas; Pode constituir um importante documento produto de uma investigação – pode chegar a ser publicado;

5 Diário de Campo Combina rigorosas observações de campo com análises e interpretações dos eixos que elas apresentam ou ilustram e suas relações com aspectos teóricos; Auto-biografia intelectual – no sentido de que quem escreve relata como chega a certas idéias, como desenvolveu uma análise e suas interpretações; além de indicar como superou os erros e o que aprendeu com eles, e faz o mesmo com os acertos; É feito após a ação realizada ou ao final da jornada de trabalho.

6 Anotações e Diário de Campo
Cumprem funções: São registros de aspecto de interesse metodológico, vivencial e cultural; Dão testemunho das mudanças ocorridas através do tempo no processo de investigação; pode produzir um documento que contém uma visão da investigação, de seus procedimentos, intenção, objetivos e mudanças.

7 Anotações e Diário de Campo
Tanto as anotações como o diário de campo constituem um vínculo estreito com a vida cotidiana da comunidade durante o processo de investigação ou intervenção, ou ambos ao mesmo tempo; A prática de fazer anotações de campo contribui para o desenvolvimento da capacidade de observação e de descrição do que está sendo observado, e facilita o acúmulo de informações que poderiam se perder; Manter diálogo entre conhecimento prévio e conhecimento em produção, entre teoria e prática, entre o investigador e seu trabalho e consigo mesmo.

8 Para cada registro é importante:
Lugar, data e hora Número e Nome das pessoas, ou pelo menos daquelas que desenvolveram papel relevante naquela situação registrada; Aspectos ambientais de interesse; Objetivos da ação Frases, cartazes, falas etc... Reflexão sobre suas atitudes e valores Explorar seus sentimentos Escrever sobre problemas que surgiram e pense em caminhos alternativos para aproximar-se da situação Incluir perguntas sobre a sua observação e assuntos Outros aspectos relevantes...

9 Considerar: Cada autor tem seu estilo, porém sem perder o rigor;
Distinguir os resultados da observação direta, das declarações e interpretações dos participantes da ação, das interferências do autor (suas interpretações, sentimentos e percepções); É importante que possamos fazer um levantamento de fatos e dados, esclarecendo sempre as condições em que se obteve as informações; Disciplina e dedicação; Fidedignidade descritiva e análise crítica; Instrumento de auto-avaliação, de produção intelectual e de trajetória pessoal-profissional

10 Importância para nós da RMSF
Memória e problematização do processo de formação pelo trabalho; Aprofunda a inserção na realidade; Aguça o olhar, a capacidade de observação, descrição e interpretação; Exercício de sistematização e construção do conhecimento; Gerar informações detalhadas sobre os processos de trabalho e produção científica (procedimentos adotados, reflexões, avaliações, planejamentos, resultados).

11 Bibliografia FALKEMBACH, E. M. F. Diário de campo: um instrumento de reflexão. Revista Contexto/Educação, Ijuí, Unijuí, v. 7, s.d. MONTERO, M. Hacer para transformar: el método em la psicologia comunitária. Buenos Aires: Paidós, 2006. VASCONCELOS, Eymard Mourão. Educação popular e a atenção à saúde da família. 2ª. Ed. Sobral: UVA, 2001.


Carregar ppt "ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google