A lenda da noite Certo dia índio pequeno estava querendo dormir, mas o sol não deixava. O pai dele contava uma história que um espírito do mal aprisionou.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
João e o pé de Feijão Reconto da Margarida.
Advertisements

A maior flor do mundo José Saramago Ilustração: João Caetano
história da salvação A História da Salvação
PEDRO E O LOBO.
A Lenda da Noite Certo dia um indiozinho não conseguia dormir e pediu para o seu pai contar uma história para ele conseguir dormir:
A lenda da noite Certo dia o morubixaba contava a lenda da noite para seu filho. Diz a lenda que a noite foi presa por um espírito do mau.
A Lenda da Noite Há muito tempo atrás, Arutana (um índio) adorava ouvir a Lenda da Noite, que seu pai morubixaba (o chefe da tribo) contava. Arutana adorava.
A lenda da noite Um dia uma indiazinha que se chamava Arutana pediu ao seu pai que contasse a lenda da noite. Ela escutava os pedaços da história e imaginava.
ALENDA DA NOITE Em uma tribo vivia um indiozinho chamado Arutana, mas esta tribo era diferente das outras, nesta não existia a noite.
Na aldeia dos TÜKUNAS havia sol, Arutana e seu pai, o Morubixaba, estavam quase dormindo, aí Arutana pediu novamente ao seu pai para contar a lenda da.
A lenda da noite Há muito tempo atrás, não existia noite apenas dia. Na aldeia Ianomâmi os índios acreditavam que a noite havia sido raptada por um espírito.
Certo dia, um índio chefe da tribo contava para seu filho Arutana uma antiga lenda. E esta lenda dizia que um espírito do mal tinha levado a noite com.
A Lenda da Noite Antigamente, um jovem menino chamado Arutãna pedia a seu pai para contar-lhe novamente a Lenda da Noite.
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
Tente ler sem chorar!!!.
Um dia, o executivo principal decidiu que ele e todo grupo gerencial – um total de 12 pessoas – deveriam participar de um curso de sobrevivência, que tinha.
A Lição da Borboleta "Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava.
Como Se Educa Para a Vida Música: Imagine – John Lennon
Jardim de Infância de Igrejinha Agrupamento de Escolas de Arraiolos
O que é o amor?.
Até onde vai A sua amizade? Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia.
Há muitos anos, Tom era funcionário de uma empresa muito preocupada com a educação.
Os Zumbis canibais Carlos Augusto e Gabriel Fontes T:502.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
A BONECA.
A LIÇÃO DA BORBOLETA.
ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO
A COR DA SAUDADE.
Nasceu o Salvador.
BEIJA FLOR LICÃO DE VIDA.
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
Abrão era filho de Taré, da família de Noé, e morava com a esposa num lugar chamado Harã. Mas um dia Deus disse a Abrão: “Você deve partir de Harã com.
Pocahontas.
Aladim e a lâmpada maravilhosa
Um exemplo inspirador. Um exemplo inspirador Para São Francisco de Assis, Deus era o pai de todos, de modo que não podia deixar de sentir-se irmão.
O Grilo e o Sapo.
PROJETO PEQENOS LITERATOS
ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO
O REI E O SÚDITO.
A Ilha do Tesouro O livro A Ilha do Tesouro é uma história muito emocionante e misteriosa,através desse trabalho mostraremos um pouco da história desse.
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
IGREJA CORPO DE CRISTO A NOIVA Aula5 – 08/06/14.
O TESTEMUNHO DE JOSÉ 3ª aula
Isto sempre funciona... Esta piada lhe dará sorte!
Era uma vez um rapaz que vivia numa casa branca.
MARÇO 2015 TEMA: TESTEMUNHO.
A lenda da noite Arutãna era um menino que vivia sonhando com a noite, pois alguém havia sumido com ela.
Era uma vez ………….
ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO Tom era funcionário de uma empresa. Um dia todo o grupo gerencial, um total de 12 pessoas, foram participar de um curso.
CLIQUE PARA PASSAR SLIDE
A LIÇÃO DA BORBOLETA.
A casa do fim da Rua Vocês conhecem a história dessa casa? Era um dia tranquilo, estava voltando da escola com meus amigos. Que casa?
Sto. Antônio Maria Zaccaria para adolescentes
ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO
A verdadeira história da casa 352. Um menino chamado Lucas teve que mudar de casa, para um lugar perto de um vilarejo. Então seus pais estavam procurando.
DEUS NÃO ERRA Há muito tempo, num Reino distante, havia um Rei que não acreditava na bondade de Deus. Tinha, porém, um súdito que sempre lhe lembrava.
Um dia estava a falar com Deus junto a um lago chamado “Lago de Genesaré”
Uma linda história contada por Osho ~ Sobre a Coragem~
Um certo dia, um homem esteve aqui.
Missões – 28/novembro Zimbábue Papias. A professora sorria, enquanto as crianças entravam na classe, na pequena escola de Ensino Fundamental, no campus.
A Águia Acorrentada Adaptado dos escritos de David Brandt Berg.
De que tamanho é o pé do rei?
Um monstrinho no jardim…
Uma história adaptada e formatada por Maria Jesus Sousa (Juca)
Transcrição da apresentação:

A lenda da noite Certo dia índio pequeno estava querendo dormir, mas o sol não deixava. O pai dele contava uma história que um espírito do mal aprisionou a noite em três potes grandes.

Num dia ele pensou em ser um guerreiro e teve que passar por três desafios. A primeira prova ele teria uma corrida com um grande tronco nas costas. Ele conseguiu passar pela primeira prova com muito sacrifício.

Na segunda prova, os guerreiros levaram Arutãna para o outro lado do rio e, depois, ele ia ter que passar pelas fortes correnteza até a aldeia.

O terceiro desafio foi largar Arutãna no outro lado da floresta e ele ter que passar pelos perigos da floresta.

Arutãna não poderia pedir ajuda para sair da floresta Arutãna não poderia pedir ajuda para sair da floresta. Seu pai já estava preocupado com Arutãna quando ele chegou trazendo na sua mão um cipó amarado com uma onça para mostrar a sua coragem.

Mas ele queria passar por um novo desafio: ele deveria libertar a noite que um espírito do mal tinha roubado e levou para longe dali. Arutãna pediu ajuda para dois membros da sua tribo para construir uma canoa para ir libertar a noite.

Depois de pronta, botaram a canoa no rio e foram remando em busca da noite. Passou o tempo, os dois membros queriam dormir Arutãna falou: _Podem dormir na canoa que eu continuo remando.

Arutãna foi remando até chegar à terra firme Arutãna foi remando até chegar à terra firme. Arutãna caminhou muito até chegar a uma grande árvore. O índio pediu para um dos membros subir na grande árvore.

Ele viu, em uma clareira, um homem e ao seu lado havia três potes Ele viu, em uma clareira, um homem e ao seu lado havia três potes. Lá dentro estava a noite. Arutãna voltou para sua aldeia e contou tudo o que ele passou e viu naquele lugar.

Pediu para mais três membros voltar com ele até a clareira. Quando chegaram lá viram que o homem não estava mais lá. Arutãna subiu na grande árvore e viu que o homem estava em outra clareira, com a noite nos potes.

Foram lá sabendo que os potes eram reforçados Foram lá sabendo que os potes eram reforçados. Fizeram um grande arco e flecha e lançaram nos potes. Os potes quebraram e assim a noite foi libertada. Chegando na aldeia, fizeram um grande ritual.

Arutãna perguntou para o pajé o que teria acontecido com os cincos membros que não voltaram junto com ele para a aldeia. O pajé falou que eles tinham virados pássaros que só cantam na noite.