Futsal E. E. E. F. Rui Barbosa Nome:Carlos Alberto Meggiolaro Júnior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA, REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS
Advertisements

OS SISTEMAS: ofensivo e defensivo
Basquetebol Inês Brás.
Histórico O basquetebol é uma modalidade esportiva coletiva, que foi idealizada nos Estados Unidos da América pelo canadense James Naismith no ano de 1891.
Escola E.B. 2 Pêro da Covilhã
Escola E. B. 2º Ciclo Pêro da Covilhã
ANDEBOL.
VÔLEI DE QUADRA Tratado por vôlei de quadra para diferençar do vôlei de praia esta modalidade de esporte é jogada em uma quadra, dividida por uma rede.
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
3ª BIMESTRE FUTSAL 1º Trabalho = Prático Prova Parcial = Prática
O FUTSAL.
REGRAS DE F U T S A L.
HANDEBOL Profª. Bia Colégio INEDI
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
BASQUETEBOL Prof.Leandro Schuck.
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
HANDEBOL.
COLEGIO DE NOSSA SENHORA DE FATIMA
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 8º ANO.
FUTSAL.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
HISTÓRIA,REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS
HANDEBOL Profº.: Jairon Rafael.
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 7º ANO.
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS
FUNDAMENTOS DO FUTSAL Passe Drible Chute Condução
As suas origens e “nascimento”.
Basquete.
Caracterização do futsal
Regras Básicas do Voleibol
Trabalho realizado por: Miguel Vilela Nº8 Turma: CEF IOSI
As regras do jogo Basquetebol por Pedro Trigo Araújo.
O ANDEBOL O Andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cada uma delas constituída por sete jogadores mais cinco suplentes. O campo.
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 9º ANO.
METODOLOGIA DE ENSINO DO HANDEBOL I
Pedro trigo araújo Futebol.
FUTSAL 2012.
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
Prof. Msd. Ricardo Luiz Pace Júnior
SISTEMAS DE JOGO DEFESA Pressão total, e a partir do seu próprio campo
Profª. Maria Helena Carvalho
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA
HANDEBOL HISTORIA O período da primeira Grande Guerra (1915 a 1918) foi decisivo para o desenvolvimento do jogo, quando o Prof. de ginástica Berlinense.
BASQUETEBOL.
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA
VERSATILIDADE DOS ATLETAS
Princípios e Fundamentos Técnicos.
O esporte é Handebol? Fone:
Violações INFRACÇÃO ÀS REGRAS = PERDA DA POSSE DE BOLA
FUTSAL HISTÓRICO E REGRAS.
PROF. ESP. RICARDO LUIZ PACE JR.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72h
TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES: BASQUETEBOL:
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
Trabalho de Educação Física
Voleibol.
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
HANDEBOL (DARIDO, 2012; SANTINI;VOZER,2008; MELO, 1999)
FUTEBOL.
HANDEBOL (DARIDO, 2012; SANTINI;VOZER,2008; MELO, 1999)
TÁCTICO FUTSAL.
SISTEMAS TÁTICOS DO VOLEIBOL
JOGADORES E SISTEMAS TÁTICOS
FUTSAL.
FUTSAL 2013.
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA
Transcrição da apresentação:

Futsal E. E. E. F. Rui Barbosa Nome:Carlos Alberto Meggiolaro Júnior Turma:83 Professora: Adriana

Historia do Futsal O FUTEBOL DE SALÃO Há uma versão que o FUTEBOL DE SALÃO começou a ser jogado por volta de 1940 por frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo, pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e então começaram a jogar suas ''peladas'' nas quadras de basquete e hóquei. No início, jogavam-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe, mas logo definiram o número de cinco jogadores para cada equipe. As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal, ou de cortiça granulada, mas apresentavam o problema de saltarem muito e freqüentemente saiam da quadra de jogo, então tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado, por este fato o FUTEBOL DE SALÃO foi chamado o ''ESPORTE DA BOLA PESADA''.

Temos também a versão que considero como a mais provável, o FUTEBOL DE SALÃO foi inventado em 1934 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de ''INDOOR-FOOT-BALL''. Destaca-se em São Paulo o nome de Habib Maphuz que muito trabalhou nos primórdios do futebol de salão no Brasil. O professor da ACM de São Paulo, Habib Maphuz no início dos anos cinqüenta participou da elaboração das normas para a prática de várias modalidades esportivas, sendo uma delas o futebol jogado em quadras, tudo isto no âmbito interno da ACM paulista, este mesmo salonista fundou a primeira liga de futebol de Salão, a Liga de Futebol de Salão da Associação Cristã de Moços e após foi o primeiro presidente da Federação Paulista de Futebol de Salão e foi também colaborador de Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes a elaborar o primeiro livro de regras de Futebol de Salão editada no mundo, em 1956.

Regras Básicas do Futsal 1- O atleta quando expulso da partida não deverá ficar no banco de reservas e nem retornar a mesma. O seu time ficará 2 minutos com 4 jogadores ou até que sofra um gol; então assim será permitido entrar um outro jogador para recompor a sua equipe. 2- A bola estará fora de jogo quando sair completamente quer pelo solo ou pelo alto das linhas laterais ou de fundo. 3- Quando o atleta da mesma equipe ao cobrar uma falta atrasa a bola para o goleiro e ela entra diretamente no gol, o tento não será válido e deverá ser marcado um arremesso de canto a favor da equipe adversária. 4- Na hora do pênalti o goleiro deverá ficar sobre a linha do gol, podendo movimentar-se exclusivamente sobre ela. 5- No lateral ou no escanteio se um atleta arremessar a bola contra a sua própria meta e a bola penetrar na mesma, tocando ou não no goleiro, o tento não será válido.

6- No lateral se um atleta arremessar a bola contra a meta adversária e a bola penetrar na mesma, tocando ou não no goleiro, o tento não será válido. 7- No escanteio se um atleta arremessar a bola contra a meta adversária e a bola penetrar na mesma, tocando ou não no goleiro o tento será válido. 8- No arremesso lateral é suficiente que a bola esteja apoiada no solo colocada sobre ou junto a linha demarcatória da lateral, do lado de fora da quadra de jogo, podendo mover-se levemente. 9- Se o goleiro demora mais que 4 segundos para executar o arremesso de meta , um tiro livre indireto (dois lances), será concedido em favor da equipe adversária, colocando-se a bola sobre a linha da área de meta e no ponto mais próximo onde ocorreu a infração.

Sistema de Jogo de Futsal Sistema tático 2 x 2 Este sistema utiliza dois jogadores na defesa e dois no ataque. Um dos jogadores da defesa tem a função de fazer o papel de homem fixo, enquanto o outro cuida da armação da jogada e da infiltração na defesa adversária. Eles podem inverter as suas funções, conforme a jogada. Quanto aos atacantes, um deles ocupa a posição de pivô, e o outro desempenha a função de ala, recuando para ajudar a defesa sempre que necessário. O recuo e o avanço dos jogadores devem ser muito cautelosos e devem ser feitos com uma estruturação garantida por uma cobertura eficiente e segura.

Sistema tático 3 x 1 Neste sistema, a equipe defende-se e ataca com três atletas. Deve haver um homem fixo definido e um pivô que ampara equipe em todos os momentos difíceis. O sistema é completado pelo trabalho das pontas, que armam, atacam e defendem. Táticas Defensivas: Por zona: Nesta marcação temos um jogador que joga “na frente”, dois “alas”, direito e esquerdo, ficando atrás um fixo. Marcação homem x homem: Neste tipo de marcação cada jogador marcará um adversário. Pode ser meia quadra ou quadra inteira. Marcação mista: Como o próprio nome indica, é a conjugação das duas marcações. Sua aplicação será de grande valia quando, tendo o adversário um jogador muito habilidoso, se faça sobre ele a marcação individual e nos outros a marcação em zona.

Curiosidades sobre o Futsal Futsal ou Futebol de Salão? São dois nomes para a mesma coisa? Na verdade, há diferenças entre futsal e futebol de salão e não é uma simples abreviação. O termo futsal, atualmente empregado pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association), foi  inicialmente empregado pela FIFUSA (Federação Internacional de Futebol de Salão) e passou a ser empregado pela FIFA a partir de uma fusão entre o futebol de salão, praticado pela FIFUSA e o futebol de cinco, implantado pela FIFA, em 1990. As entidades que não são filiadas à FIFA e se vincularam à CNFS (Confederação Nacional de Futebol de Salão), que surgiu com a extinção da FIFUSA, empregam, hoje, o termo futebol de salão.