Instrumentos de política monetária: Depósito Compulsório.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIA
Advertisements

MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
O Mercado Monetário Banco central e base monetária
Fundamentos de Economia
DEFINIÇÃO E OBJETIVOS DA POLITICA MONETÁRIA
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
POLÍTICA MONETÁRIA promover o desenvolvimento econômico
POLÍTICA MONETÁRIA POLÍTICA ECONÔMICA
“Investimentos - Parte 1”
Conceito de moeda A mercadoria que funciona como medida de valor e também como meio circulante é o dinheiro. A moeda é o signo do valor: ouro, prata, papel.
Contas Típicas do Banco Central: balanço consolidado sintético.
Economia, Finanças e Estatística Avançada
X Analise as afirmativas que seguem: I.Somente bancos comerciais podem realizar captação de depósitos à vista. II.Não é necessário a existência de uma.
Instrumentos de Política Macroeconômica
SISTEMA MONETÁRIO.
MERCADO FINANCEIRO.
O Sistema Monetário Capítulo 29.
Produtos de Investimentos Disciplina: Economia e Negócios (8)
Política Monetária no Brasil
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Administração Financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras Prof. Onivaldo Izidoro Pereira.
TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 23 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Márcio Janot 14/06/07.
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Sistema Monetário Aula 6 Prof. Karine R. de Souza.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Instituições Financeiras do SFN
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Atuação : Meios de Pagamento (Títulos Públicos e Taxas de Juros)  Muda o Custo e o nível de Oferta de Crédito  É executada.
O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS (Parte 2)
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
O Lado Monetário Moeda: Conceito e Funções
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
Fundamentos de Economia
Introdução à Macroeconomia
Introdução à Macroeconomia Pedro Telhado Pereira António Almeida.
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
Indicadores Econômicos.
Mercado do Títulos Público
Fluxo Circular da Renda
Juros: Conceito Juros é o preço do dinheiro. O juro pode ser compreendido como o preço pelo “aluguel”do dinheiro. Por exemplo: Ao alugar um carro, dispomos.
Ambiente Financeiro Brasileiro
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS E POLÍTICA MONETÁRIA
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL Prof. Renato A. dos Santos
CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL
Sistema Financeiro Nacional
APRESENTA.
Demanda por moeda 4.1 Conceitos:
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
Mecanismos das Instituições Financeiras
Mercado Financeiro e Investimentos
POLÍTICAS ECONÔMICAS Cézar Augusto Pereira dos Santos 1.
Mercado Monetário, Mercado de Crédito, Mercado de Capitais e Mercado Cambial.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
POLÍTICA MONETÁRIA. Política monetária é o conjunto de atos do BANCEN para controlar:  a quantidade de dinheiro;  as condições de crédito.  a taxa.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
Macroeconomia Política Monetária Aula 2 Rafael de la Vega GESTÃO
POLÍTICA MONETÁRIA.
Disciplina: Mercado Financeiro
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 1.Indique e descreva as três funções da moeda Meio de Troca: É algo que os compradores dão aos vendedores quando querem.
Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.
O novo Sistema de Pagamentos Brasileiro Luiz Fernando Figueiredo 1.
“O índice de cálculo para atualização monetária das dívidas dos Estados e Municípios” Audiência Pública – Senado Federal Comissão de Direitos Humanos e.
FINANÇAS ll 1NAS6 Grupo: Guilherme Kanada Henrique Mônico Tiago Bezerra.
Objetivos e Instrumentos
Sistema Monetário. O Significado da Moeda Dinheiro é um ativo da economia utilizado pelos indivíduos na aquisição de bens e serviços de outros indivíduos.
Transcrição da apresentação:

Instrumentos de política monetária: Depósito Compulsório. Age diretamente sobre o multiplicador monetário. Quanto maior a taxa de reserva bancária menor o multiplicador monetário. Dado que: o multiplicador é  = 1/1 -d(1-e). Se e = ET/DVbc , quando o banco central amplia o compulsório, ocorre uma redução no multiplicador. Efeitos colaterais: redução da demanda por dólar, redução de crédito e aumento da taxa de juros. A intensidade vai depender do volume de reservas livres retidas pelos bancos.

Instrumentos de política monetária: Depósito Compulsório Tipos de recolhimento: diário ou pela média das posições diárias de depósito, durante o período de movimentação. No último caso, é definido um valor mínimo de depósito diário. Funções: a) fornecimento de liquidez ao sistema bancário;b) controle de crédito e c) estabilizador da demanda por reservas bancárias - torna mais fácil e estável o gerenciamento de liquidez por parte de cada banco. Diante das inovações e da concorrência, este instrumento reduz a competitividade dos bancos.

Depósito Compulsório no Brasil O período de manutenção é iniciado pós um dia do período de cálculo. As instituições são divididas em dois grupos (A e B). Ambos têm período de cálculo e manutenção de cinco dia, excluindo-se sábado e domingo. O exigível é calculado pela média das posições diárias de depósitos feitos no período de cálculo. É obrigatório a manutenção de um depósito diário de 60% do exigível. A base de incidência é ampla: depósito domiciliados no exterior, poupança, depósitos judiciais etc. A base mais importante é o total de depósito à vista. Taxas: 60 % sobre depósito à vista (não é remunerado) e 8% adicional - poupança e 10% - DV e DP (remunerados pela tx SELIC).

Depósito Compulsório no Brasil Base de incidência: média dos saldos diários deduzida de R$ 2 milhões. Período de cálculo: Grupo A: 5ª a 4ª da semana seguinte Grupo B: 2ª a 6ª da própria semana.. Período de movimentação Grupo A: 6ª próxima a 5ª da semana subsequente Grupo B: 3ª próxima a 2ª da semana subsequente. Alíquota : 60% com manutenção mínima diária de 60% do exigível.

Depósito Compulsório no Brasil: exemplo. Saldos do Banco A:51(5ª), 43(6ª), 52 (2ª), 59(3ª), 70 (4ª), Saldos do Banco B:57 (2ª), 64(3ª), 72 (4ª) 60 (5ª), 45(6ª), Qual a base de incidência por grupo ? Qual o recolhimento exigível por grupo ? Qual o valor mínimo exigível por grupo ?: Caso os bancos mantenham o mínimo por dia, qual o valor total do depósito no último dia de movimentação: Valor do depósito mantido por A na 5ª após o início do período de movimentação = ? Valor do depósito mantido por B na 2ª após o início do período de movimentação = ?. Obs: alíquota de 60% com manutenção mínima diária de 60% do exigível.

Instrumentos de política monetária: Redesconto ou assistência financeira de liquidez Empréstimos na forma de crédito em reservas bancárias concedidos pelo Bacen aos bancos. Empréstimos com garantias: crédito rotativo até limite de saque determinado pelo Bacen. Redesconto: empréstimo tendo como garantia títulos, elegíveis pelo próprio Bacen, à taxa previamente definida. Determinados Bacen utilizam um corredor de taxas, com o piso e o teto, permitindo a flutuação neste intervalo. Diferente do open market, a iniciativa por captação é dos bancos comerciais. Contudo, o Bacen pode limitar o acesso a esta linha de financiamento ao manipular a taxa de juros. A taxa pode ser fixa ou variável. Neste último caso, a tx de referência geralmente é a SELIC, que pode ser acrescida de uma outra taxa fixa.

Redesconto: objetivos. Apoio ao gerenciamento de liquidez: complementa a ação do open market na oferta de liquidez para os bancos que apresentam contas de reservas bancárias a descoberto. Neste caso, a atuação do redesconto não pode ser punitiva: o bacen deve estabelecer algum limite ao volume de crédito concedido e a tx deve ser menor que a do mercado aberto, evitando a arbritagem bancária. Redesconto seletivo ou especial: financiamento de operações bancárias a longo prazo ou suporte a reestruturação bancária.

Redesconto: operacionalização no Brasil. Operação compromissada. A modalidade mais comum é de um dia. Lastro: títulos públicos federais registrados no SELIC, créditos e direitos, preferencialmente com garantia real, e outros ativos, a critério do Bacen. E Redesconto. Envolve o desconto de títulos e direitos creditórios. Em ambos os casos a tx básica é a SELIC

Instrumentos de política monetária: Operações de Mercado Aberto. É o instrumento mais eficaz. Opera diretamente sobre as reservas bancárias. Em função da sua flexibilidade e da volatilidade da tx de juros, o Bacen, recorrentemente, atua diariamente no mercado por meio de leilões informais ( go-arounds). Instrumento de sintonia fina de liquidez e de sinalização da tx de juros Contração das reservas: a venda é maior do que o resgate de títulos. Expansão das reservas: o resgate é maior do que a venda de títulos..

Instrumentos de política monetária: Operações de Mercado Aberto. Qualquer pessoa física ou jurídica pode adquirir os títulos públicos por meio de compra de quotas de fundos de investimento. Características dos títulos: valor de face, valor de resgate e data de vencimento. Os preços negociados representam um desconto sobre o valor de resgate. O juros = desconto/preço negociado. Objetivos: controle da liquidez. Variável de controle: taxa de juros.

A relação taxa de juros - volume de reservas (liquidez) Demanda por Moeda: DM = f (y,r). DM = aY - br Oferta de Meios de Pgt: OM = m.B ( m é o multiplicador e B a base monetária) OM = m (PMPP + R) No equilíbrio: aY - br = m(PMPP +R) r = (1/b)[ aY - m(PMPP + R)]

A relação taxa de juros - volume de reservas (liquidez) Venda de títulos S2 r S S1 r2 r0 Compra de títulos r1 D R2 R0 R1 R