REGISTRO DA OFICINA DE GRAVURA PROJETO SOCIAL ACM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho realizado por:
Advertisements

ESTILOS DE APRENDIZAGEM
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
Monstrinhos Irresistíveis
É batata ou maçã? Material uma batata uma maçã taça com água faca
FOLCLORE Tema: Folclore Área de conhecimento: Artes
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
A FOLHA DE PAPEL.
Avaliação Mediadora.
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Quando a escola é de vidro Ruth Rocha Ilustrações de Walter Ono.
DIÁLOGO DE INTRODUÇÃO DA OFICINA
CONSIDERAÇÕES SOBRE APLICAÇÃO DO PROJETO “DESCOBRINDO PROFISSÕES”
GEOGRAFIA TIPOS DE MORADIAS
Você sabia que a IRRITAÇÃO e FRUSTRAÇÃO de um Adulto diante das ações de Crianças mau comportadas, alimentam esse Mau Comportamento criando assim um verdadeiro.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
O ESPELHO Uma história de Amor.
Água Presente Divino.
A vida é assim... Texto passado por: Regina Petreche Diminuído para Slide por:
Evangelização Espírita Infantil Um professor diferente
A Verdadeira Perfeição! CLICAR No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem.
Mobilização da Comunidade Escolar
A ESCOLA DE PINTURA A Gueda's Produtions apresentam... Formatado por:
O PONTO PRETO.
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
CAPÍTULO 2: Colorindo o mundo. Cuidado com o meio ambiente
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Dominando as práticas pedagógicas
desejar-lhe tudo de bom no seu dia e no seu caminho.
A Folha Amassada.
O QUE É A VIDA.
O ESPELHO.
Referencias Curriculares Nacionais
PORTIFÓLIO VIRTUAL MÚSICA
A ENTREVISTA INICIAL COM OS PAIS.
Projecto de Identidade Pessoal
Projeto Conhecendo Israel
Para executar uma gravura em linóleo, é essencial conhecer todo o processo implicado até à impressão do que se pretende. Foi com esse objectivo, que se.
Um presente valioso Uma pequena escola primaria, na periferia da cidade de São Paulo, tinha uma particularidade: seus alunos sentavam em dupla, em antigas.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
A PERFEIÇ ÃO. No Brooklyn, Nova Iorque, Chush é uma escola que se dedica ao ensino de crianças especiais. Algumas crianças ali permanecem por toda a vida.
Educação Visual e Tecnológica
PLANO DE AÇÃO E RELATÓRIO DA AULA
Ferramentas apresentadas
Disponível como Argila.
ESTUDANTE NO TRÂNSITO.
É possível a germinação sem água? CEMEI “Dionísio da Silva”
SITUAÇÕES.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
A ESCOLA DE PINTURA.
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
A Folha Amassada.
Coordenadora: Eliana Magalhães
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Os sentimentos de cada um
O ESPELHO Uma história de Amor Renato quase não viu a senhora, com o carro parado no acostamento. Chovia forte e já era noite. Mas percebeu que.
O movimento do Abinv na Escola
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A IMPORTÂNCIA DO.
PONTILHISMO ( em ponto pequenino) Uma apresentação criada por Maria Jesus Sousa (Juca)
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Transcrição da apresentação:

REGISTRO DA OFICINA DE GRAVURA PROJETO SOCIAL ACM Ministrada por Jéssica F. do Couto Estudante de Licenciatura em Artes Plásticas/UFRGS

As turmas de crianças com idade menor, se deliciam e adoram experimentar novos materiais; para eles não é difícil inventar e atribuir novos significados aos objetos e materiais fora ao comum, de seus cotidianos. Logo de início, observa-se a vontade imensa de apreender todos os tipos de materiais que a professora trouxe. Todos querem fazer parte de todos os processos ao mesmo tempo. Dessa forma eu frisava qual era o primeiro passo: Amassar bem o barro e fazer uma placa bem lisa. Para isso poderiam usa um cano para substituir como um rolo de amassar pão e fazer pizza. Assim, todos juntos seguiam este caminho. Amassavam suas placas e depois poderiam iniciar seu desenho. Com lápis mágico, um palito de churrasquinho no qual eles faziam sulcos na argila. Então o segundo passo:

Desenhar sobre a placa de barro lisa, cuidando para deixar a superfície lisa, bem as rebarbas de barro. Depois disso o grande charme e diferente é usar rolinhos, rolos de pintura pra entintar a placa de barro. “Com qual cor desejas que saia a tua imagem?” Passar tinta guache o suficiente para desaparecer a cor da argila.

A alegria era grande ao usar esse material diferente e ainda com um objetivo específico e desejado. Somente colorir um pouco sua placa, depois passar a diante para o próximo colega que desejasse a cor. Alguns faziam experimentos por conta própria em folhas de jornais velhos que estavam ali para cobrir a a mesa ou limpar a sala. Diante desse fato minha atitude era de orientar que aquele não era o momento e que noutra situação poderíamos experimentar usar o rolinho em diferentes superfícies. Houve aqueles que misturaram as cores dos rolos.) Depois de colocar cor a próxima etapa era:

Utilizar o papel jornal, um papel de gramatura bem fina, e pressioná-lo levemente contra a placa de argila e fazer suaves movimentos circulares com a ponta dos dedos. S'então após este passo, retirar a folha e verificar como ficou a sua imagem. Deixar secar na estante com cuidado. Pode–se notar um processo longo e elaborado para ser executado, uma prática atenta e consciente das causas e conseqüências de cada ato.

Fantasias no processo: muito interessante perceber como os interesses individuais enriquecem a prática do grupo e as trocas interpessoais. Pude perceber a dedicação de alguns alunos específicos que se detiveram em realmente gravar várias vezes e fazer diversas cópias sempre tentando alcançar melhor seu objetivo,e valorizando a possibilidade da técnica de produzir uma série de trabalhos.