Doenças causadas por vírus

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Saúde Fundação Municipal de Saúde
Advertisements

Distúrbios do trato respiratório
Influenza A H1N1 Como se prevenir!
VÍRUS CAUSADORES DE DIARRÉIAS
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET
Distribuição Geográfica de casos confirmados de Influenza A(H1N1)
MENINGITE CONCEITO: Inflamação das meninges,causada por um organismo viral, bacteriano ou fúngico.
GDF-SES - Subsecretaria de Vigilância em Saúde
Hospital de Clínicas – UFPR
O QUE È GRIPE? È um virus chamado de influenza .QUE EM VEZ D POSSUIR DNA EM SEU INTERIOR COMO A MAIORIA DOS VIRUS , ELE APRESENTA UM FILAMENTO ÚNICO DE.
Gripe Influenza A H1N1.
Bethina Hanke Luana Ledermann Rafaella Ghisleni
O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE O VÍRUS DA GRIPE A (H1N1)
A hepatite E resulta da infecção pelo vírus (VHE), é transmitida de pessoa a pessoa, através da água e de alimentos contaminados com matéria fecal .EM.
SAÚDE E SOCORRISMO HEPATITE D
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
GRIPE A(H1N1)v Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar.
Vírus Márcia Regina Garcia.
Gripe Suína.
Dengue é uma virose transmitida através da saliva do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito da Dengue tem hábitos diurnos (pica durante o dia) e está sempre.
Esclarecimentos referentes às medidas
Gripe Escola EB 2/3 de Beiriz Ano Lectivo 06/07.
Influenzae Suína É um vírus Influenzae A - H1N1 que foi recombinado nos porcos Transmissão homem-homem Disseminação : através das gotículas respiratórias.
Influenza A H1N1 Enfermeira Miria T. Cargnin
Rubéola e Sarampo Camapuã/MS Março/2013
Orientações Sobre a Influenza A H1N1 - Gripe Suína -
DOENÇAS VIRAIS.
Doença Diarréica.
GRIPE sempre deve ser combatida
MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE NA UNB
Prevenção da Gripe A (H1N1)
Meningite.
PLANO DE INTERVENÇÃO Gripe A (H1N1)
O que é Influenza A(H1N1)?.
GRIPE sempre deve ser combatida
Professora: Ludmila Olandim de Souza
GRIPE A.
Cuidado com a GRIPE!.
Vacinação contra gripe
SÉRIE DE SAÚDE.
Doenças de pele.
HÁBITOS SAUDÁVEIS.
MENINGITE.
Influenza A H1N1 Influenza A(H1N1), é um subtipo de Influenzavirus A é a causa mais comum da influenza (gripe) em humanos. A letra H refere-se à proteína.
INFLUENZA A H1N1 Minas Gerais
Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar
GRIPE = INFLUENZA.
Como Cuidar da Gripe.
“GRIPE” A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório que tem distribuição global e elevada transmissibilidade. Classicamente,
Gripe influenza tipo A (H1N1)
Enf. Cardiovascular Djalma Vieira Cristo Neto
Gripe Suína Influenza A (H1N1)..
Gripe São três os tipos deste vírus: A, B e C.
Microbiologia Profª. Alexandre POLIOMIELITE.
MICROBIOLOGIA E HIGIENE NO REFEITÓRIO
SERVIÇO MÉDICO O que é a gripe suína? FONTE DE PESQUISA Folha Online
Higiene e Prevenção de Doenças
INFLUENZA A (H1N1) GRIPE SUÍNA.
HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR
COLÉGIO SÃO JOSÉ 2º ANO - EM BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
INFLUENZA A (H1 N1)‏ HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR. HC UFPR COMITÊ DE INFLUENZA SUÍNA 27 de abril DIREÇÃO DE ASSISTÊNCIA SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA INFECTOLOGIA.
GRIPE A (H1N1) Conheça a doença que está assustando todo mundo... ATCHIM!!
Febre Amarela e Herpes Alunos: Eduardo, Mariane, Patrick, Junior.
“ Eu, um cidadão olímpico.”. Zika: Presidente de comitê olímpico do Quênia considera desistir dos Jogos Olimpíada do Rio ameaça reexportar o zika "O COI.
Doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos
HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR. INFLUENZA A (H1 N1) HC UFPR COMITÊ DE INFLUENZA SUÍNA 27 de abril DIREÇÃO DE ASSISTÊNCIA SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA INFECTOLOGIA.
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
GRIPE A(H1N1). GRIPE A O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)? É um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos; Contém genes das variantes humana,
Sintomas, Contágio e Prevenção
Transcrição da apresentação:

Doenças causadas por vírus

Meningite Viral

O que e meningite viral? E uma infecção causada por vi que atinge a membrana que envolve a medula espinhal e o cérebro, caracterizada por febre, de inicio repentino, dor de cabeça, vomito e rigidez de nuca. Os recentes casos de meningite viral tem se caracterizado por dor de cabeça persistentes, vômitos (as vezes levando a desidratação), febre baixa, dor abdominal, rigidez de nuca, em alguns casos sonolência sem sequelas. Entre os possíveis agentes causadores desses casos de meningite viral, encontra-se os enterovirus

Como se transmite? A transmissão dos enterovirus pode ser fecal-oral, oral-oral e respiratório. A água e os alimentos podem ser veículos de transmissão. O período decorrido entre as exposição ao enterovirus e o aparecimento dos sintomas é de 7 a 14 dias.

Como prevenir? Limpeza e higiene são fatores primordiais para prevenção da doença, assim como ambientes arejados.

Algumas medidas de prevenção e de controle:

1.Higiene pessoal: Lavagem das mãos com água e sabão. Para uso coletivo o sabão devera ser preferencialmente liquido, acondicionado em dispensadores de fácil higienização. As mãos deverão ser lavadas: Ao chegar no trabalho Antes de preparar, servir ou comer alimentos . Depois de usar o banheiro.

Depois de ajudar uma criança a usar o banheiro Depois de trocar uma fralda Depois de usar as mãos para assoar o nariz, tossir e espirar Secagem das mãos Usar toalhas de tecidos só se a mesma for individualizada e com trocas diárias Usar toalhas descartáveis para uso coletivo Não usar toalhas úmidas

2.Higiene ambiental: Manter o ambiente sempre limpo e arejado Lavar e desinfetar os banheiros, no mínimo duas vezes ao dia, com solução clorada. Evitar ar condicionado Dar preferência as atividades em ambiente arejado Desinfetar pisos, paredes,bancadas, balcões, pias, louças sanitárias com solução clorada.

3.Higiene dos alimentos e água: Lavar e desinfetar os alimentos:frutas, legumes, verduras, com solução clorada Desinfetar água e reservatório de água com solução clorada. Monitorar o cloro residual da água tratada para consumo humano(abastecimento publico ou poço):a dosagem do cloro residual poderá ser realizadas através de um aparelho medidor de cloro e pH. A água deve conter um teor mínimo de cloro residual livre de 0,2mg/1 em qualquer ponto.

O vírus da Gripe

A gripe é uma doença infecciosa aguda que afeta aves e mamíferos A gripe é uma doença infecciosa aguda que afeta aves e mamíferos. É causada pelo vírus ARN da família orthomyxoviridae (dos vírus influenza). O nome influenza vem da língua italiana, e significa "influência" (em latim, influentia). Em humanos, os sintomas mais comuns da doença são : febre, Calafrios, Dor de garganta, dores musculares, dores de cabeça, tosse, fadiga e mal estar. Em casos mais graves causa pneumonia, que pode ser fatal, particularmente em crianças pequenas e idosos.

Vacinação A vacinação é eficaz porque, em até 75% das situações, evita o aparecimento da gripe e, em 98% dos casos, diminui a gravidade da doença. No entanto, não dá proteção em longo prazo porque o vírus muda constantemente – pequenas mutações – com novas estirpes e variantes a emergirem, pelo que as pessoas não conseguem desenvolver imunidade específica às estirpes individuais que vão aparecendo.

Sendo assim em regiões temperadas, onde há muitos casos de infecção, sua ação pode diminuir bastante, devido a variação genética. Causando a sensação de que a vacinação "Não serviu para nada!". Contudo, mesmo nesses casos, a vacinação conseguiu proteger contra complicações graves da doença como as hospitalizações e as mortes. Esta prevenção é ainda mais necessária, dado não existir um tratamento específico que se revele totalmente satisfatório

Cuidados A pessoa doente deve tomar algumas medidas para aumentar as defesas do organismo e evitar a transmissão da doença a outras pessoas e para ter seu tratamento mais rápido. Os principais cuidados são: Descansar bastante e alimentar-se bem; Beber muitos líquidos como consumos de frutas ou água; Tomar sucos naturais; Tomar os remédios na hora certa; Usar o lenço ao tossir ou espirrar, o que contribui para evitar a contaminação de outras pessoas;

Prevenção A melhor maneira de se proteger da gripe é fazer a vacinação anual contra o Influenza antes de iniciar o inverno, época em que ocorrem mais casos. Ela pode ajudar a prevenir os casos de gripe ou, pelo menos, diminuir a gravidade da doença. Sua efetividade entre adultos jovens é de 70-90%. Cai para 30-40% em idosos muito frágeis , isso porque estes têm pouca capacidade de desenvolver anticorpos protetores após a imunização (vacinação).

Em casos de grande variação genética e eficiência da vacina pode diminuir bastante, em todo caso vacinar-se contra à gripe é uma decisão pessoal em que se pesam o risco e o benefício. Pessoas com doenças crônicas, cardíacas e respiratórias não podem abrir mão, contudo indivíduos com determinadas alergias aos componentes da vacina, como proteínas do ovo e tiomersal devem ponderar bem

Caso os sintomas da doença tenham se apresentado a menos de dois dias, o doente poderá discutir com o seu médico a possibilidade de se usar um tratamento antiviral. O indivíduo enfermo deverá fazer repouso, evitar o uso de álcool ou fumo, procurar se alimentar bem e tomar bastante líquidos, além de usar medicações para a febre e para a dor. Retorno às atividades normais somente após os sintomas terem ido embora. Para combater e prevenir a gripe pelo vírus influenza.

".Tipicamente, a gripe é transmitida por mamíferos infectados por meio do ar por tosses ou espirros, criando partículas contendo o vírus, e por aves infectadas por meio de suas fezes. Pode também ser transmitida pela saliva, secreções nasais, fezes e sangue. Infecções também ocorrem por meio de contato com estes fluidos corporais ou com superfícies contaminadas. Os vírus podem infectar por cerca de uma semana à temperatura do corpo, e por mais de 30 dias a 0 °C (32 °F), e por períodos mais longos em temperaturas mais baixas. A maior parte das variedades do influenza pode ser facilmente neutralizada por meio de desinfetantes e detergentes A gripe se espalha ao redor do mundo em epidemias.

Sintomas Os sintomas podem começar repentinamente, um ou dois dias após a infecção. Geralmente os primeiros sintomas são calafrios, mas febre também é comum no início da infecção, com temperaturas corporais acima de 39 °C (aproximadamente 103 °F). Muitos ficam tão doentes que são confinados na cama por vários dias, com dores por todo o corpo, que são piores nas costas e pernas. Sintomas de gripe podem incluir Dores no corpo, especialmente juntas e garganta Tosse e espirros Sensação de frio e febre Fadiga Cefaléia Irritação nos olhos Congestão nasal Olhos, pele (especialmente a face), boca, garganta e nariz avermelhados Dor abdominal

Sintomas e diagnósticos Em humanos, os efeitos da gripe são muito mais severos e duram muito mais que os do resfriado. A recuperação leva de uma a duas semanas. Entretanto, a gripe pode matar, especialmente pessoas fracas, idosas ou com doenças crônicas por piorar problemas de saúde crônicos. Pessoas com enfisema, bronquite crônica ou asma pode sofrer dificuldade de respiração enquanto gripados, e além disso, a gripe pode piorar casos de aterosclerose coronariana ou insuficiência cardíaca. Tabagismo é um outro fator de risco associado com sérias complicações e aumento de mortalidade por gripe.