Curso de Android Fevereiro de 2011 Cristiano Expedito Ribeiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instalação e Configuração
Advertisements

SICAU – Sistema Integrado de Controle das Ações da União
Programação em Java Prof. Maurício Braga
Estruturas de Repetição
Programação em Java Prof. Maurício Braga
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Orientação – acesso ambiente virtual
Windows Forms 2º Semestre 2010 > PUCPR > TPU Bruno C. de Paula.
Iniciando na plataforma Eclipse
Administrando projetos com MS Project – Unidade IV
1.
Estatística Básica Utilizando o Excel
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Modulo II CheckStyle Professor Ismael H F Santos –
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Modulo II Findbugs Professor Ismael H F Santos –
Estruturas de Dados I Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
Capítulo 15 Swing – Parte 1.
IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária
Tutorial I: Criando a interface de uma aplicação em Java
Emitindo seu Certificado Digital
Emitindo seu Certificado Digital
Documentando con Javadoc
Curso de Android Fevereiro de 2011 Cristiano Expedito Ribeiro
Curso de Android Fevereiro de 2011 Cristiano Expedito Ribeiro Fabrício Firmino de Faria.
Curso de Android Fevereiro de 2011 Cristiano Expedito Ribeiro Fabrício Firmino de Faria.
Curso de Android Fevereiro de 2011 Cristiano Expedito Ribeiro
Listas Encadeadas.
Aula de reposição Prof. Grace e Ângela
Classes e objetos Arrays e Sobrecarga
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
MANUAL CAF – CONTROLE ACADÊMICO FINANCEIRO
Instalação e Configuração
Processos & Sistemas de Sinistros Novo Orçamento Web
Desenvolvimento de Projetos e Aplicações Web
JAVA: Conceitos Iniciais
CAPACITAÇÃO SME-SP.
Conteúdos do tutorial O que é um Slide Mestre?
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Sistemas Operacionais
Entendendo as definições de classe
Extranet GRD – Guia de Remessa de Documentos
+ Curso de Android XVIII Jornada de Cursos Criando aplicações Android (cont.)
Tarefa 02 Visual Studio 2005 Visual C# Programa Hello World.
Linguagem de Programação JAVA
Instalação  A tela abaixo é a primeira a aparecer durante a instalação do Caché 5. O diretório selecionado será usado para salvar alguns arquivos usados.
Pilhas Profa. Nádia Félix.
Luiz Antonio Torres, Maio/2014
Stream – Fluxo I/O Sistema de Arquivos
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
INTRODUÇÃO À ORIENTAÇÃO A OBJETOS EM JAVA
Listas Simplesmente Encadeadas
Tutorial de Criação de Edições e Publicação Bem-vindo ao tutorial para EDITORES do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER (versão 2) Elaborado.
GESTÃO DE FICHEIROS ÍNDICE Pág. I.Instalação do Software 2 II.Selecção de Empresas / Manutenção de Empresas 5 III.Criação da Base de Dados (Clientes,
Programação para Dispositivos Móveis
CONPROVE INDÚSTRIA & COMÉRCIO SIMULADOR IEC - GOOSE GOOSE Simulator.
Financeiro – Contas a Receber
Contagem Sequencial do Estoque
Análise e Projeto de Sistemas Monitor: Márcia Seabra Cabral QSSrequireit.
+ Java Básico Aula 1 por Flávio Juvenal. + Histórico Green Project (1991) Desenvolver plataforma para eletrodomésticos inteligentes Tentaram usar C++
@2011 Éfren L. Souza1 Plataforma Android Uma Visão Geral para Desenvolvedores.
Backup DE DADOS DO USUÁRIO. Cópia de segurança dos dados no computador, alguns fáceis e outros trabalhosos, de acordo com a quantidade de dados. Utilizado.
Aglets.
NA AULA DE HOJE VEREMOS A TRANSIÇÃO ENTRE ACTIVITYS. CRIE UM PROJETO COM O NOME TRANSICAO, A SEGUIR MONTE SUA ACTIVITY COMO A ABAIXO :
Programação para Dispositivos Móveis 03 – Activity e Intent.
COMPUTAÇÃO MÓVEL Prof.: Jean Carlo Mendes
Utilizando subversion como controle de versão
Array e ArrayList LPOO – 01/09/14.
Curso Básico de Android
APRESENTAÇÃO PORTAL CITI CONTA CORRENTE
Iniciando outras atividades. Intent INTENT = intenção? É um objeto-mensageiro usado para solicitar uma ação e mandar dados para alguma outra atividade.
Laboratório de Computação Aula 06 e 07 – Implementação de classes Prof. Fábio Dias
Transcrição da apresentação:

Curso de Android Fevereiro de 2011 Cristiano Expedito Ribeiro Fabrício Firmino de Faria

Pré-requisitos Programação Orientada a Objetos Java XML básico Banco de Dados semi-básico IDE - Eclipse Desejável algum conhecimento sobre Web Services REST

Agenda da Aula 1 Introdução Conceitos básicos Activity e Intent Aplicações e tarefas Ciclo de vida Passagem e retorno de parâmetros Interface gráficas Layouts Views Dialogs Menus

Introdução Suportado pelo Google Sistema Operacional Linux Máquina Virtual Dalvik Código aberto e livre com boa documentação Plataformas, SDK e API Level Android 1.5 - 3 Android 1.6 - 4 Android 2.1 - 7 Android 2.2 - 8 Android 2.3 - 9

Configuração do ambiente Download e Instalação Software Development Kit (SDK) http://developer.android.com/sdk/index.html Plataformas: Pasta de instalação > SDK Manager "Available Packages" e marque: Android SDK Tools SDK Platform - API 7, 8 ou 9 Google API - API 7, 8 ou 9  Demais são opcionais ou instalados automaticamente

Download das plataformas

Configuração do ambiente Android Virtual Devices (AVD) Permite configurar um celular virtual Versão do Android, Tamanho da tela e memória Emulador Programa que permite rodar um AVD no computador Exercício 1: Criar um AVD usando SDK Manager No SDK Manager: Virtual Devices > New Preencher campos Name, Target e SD Card Size (128MiB).

Criação do AVD

Plugin para Eclipse (ADT) Permite criação e execução de projetos Android Instalação No Eclipse: Help > Install New Software > Add URL: https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/ Configuração Window > Preferentes > Android Em "SDK Location" coloque o path do SDK Exercício 2: Criar uma aplicação Hello World básica com o Wizard e rodar no emulador (não precisa programar).

Criação de projeto New > Other > Android > Android Project Preencha os campos conforme a próxima figura Clique em Finish   No Package Explorer, clique com o botão direito sobre o novo projeto Selecione Run as > Android Aplication  O emulador será iniciado e após alguns minutos a aplicação rodará apresentando o título "Hello World.

Criação de projeto Project Name Application Name Package Name O nome do projeto que aparecerá no Package Explorer do Eclipse. Application Name Nome que aparecerá no menu do Android. Package Name Nome único do pacote que identifica a aplicação. Create Activity O nome da classe que representa a tela inicial da aplicação.

Detalhes e dicas Não é necessário fechar o emulador após testar a aplicação Para executar o mesmo projeto após uma alteração não é necessário fechar e reabrir o emulador, basta clicar em Run. O mesmo vale para outros projetos. No entanto, em alguns poucos casos, pode ser preciso Caso uma aplicação seja instalada com o mesmo nome de pacote de uma já existente no celular a anterior será substituída.

Conceitos básicos Estrutura do Projeto src gen res/drawable res/layout Classes da aplicação gen Classe R Gerada automaticamente res/drawable Imagens em 3 resoluções diferentes res/layout res/values Internacionalização de strings Descrição de cores, estilos, etc AndroidManifest.xml

A classe R Atualizada automaticamente pelo ADT quando o conteúdo da pasta res é alterado Também existe a classe android.R com alguns recursos pré-definidos Contém constantes que representam cada recurso R.drawable.nome_imagem R.layout.nome_layout R.string.nome_string R.color.red R.dimen.espaco R.array.nome_array R.style.nome_estilo

AndroidManifest.xml XML com as configurações da aplicação Nome, pacote e ícone Classes de tela (Activity's) Versão mínima do SDK necessária Permissões (acessar Internet, efetuar ligações, etc) ADT fornece interface de edição

AndroidManifest.xml <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <manifest xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"           package="com.example.notification"           android:versionCode="1"           android:versionName="1.0">     <application android:icon="@drawable/icon"                  android:label="@string/app_name">         <activity android:name=".MyActivity1"                   android:label="@string/app_name">             <intent-filter>                 <action android:name="android.intent.action.MAIN" />                 <category android:name="android.intent.category.LAUNCHER" />             </intent-filter>         </activity>           <activity android:name=".MyActivity2" />     </application>     <uses-permission android:name="android.permission.VIBRATE" /> </manifest>

strings.xml /res/values/values-en/strings.xml <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <resources> <string name="hello">Hello World, HelloActivity!</string> <string name="app_name">Hello World in Android</string> </resources> /res/values/values-pt/strings.xml <string name="hello">Alô Mundo, HelloActivity!</string> <string name="app_name">Alô Mundo no Android</string>

Log.e(tag, message,exception) LogCat Não existe System.out.println(), mas existe o LogCat LogCat permite escrever mensagens no Log do Android Níveis de severidade Para ver no Eclipse: Window > Show View > Other > Android > LogCat Verbose Log.v(tag, message) Debug Log.d(tag, message) Info Log.i(tag, message) Warning Log.w(tag, message) Error Log.e(tag, message,exception)

Activity e Intent Aplicação Classe View Classe Activity Task (tarefa) Ao instalar é associada a um usuário único Roda em seu processo separado Classe View Classe base para elementos de interface gráfica Classe Activity Container de elemento gráficos Gerencia um ciclo de vida Task (tarefa) Pilha de Activity's Pode haver activity`s de diferentes aplicações Classe Intent Classe que descreve uma intenção em realizar uma ação

Ciclo de vida de uma Activity

Ciclo de vida Entire Lifetime Fase entre o início e o fim da activity Compreende métodos entre onCreate() e onDestroy() Visible Lifetime Activity iniciada e na pilha da tarefa interagindo com o usuário ou não. Compreende os métodos (callbacks): onStart(), onStop(), onRestart() onPause(), onResume() Foreground Lifetime Activity visível e em primeiro interagindo com o usuário Callbacks: onResume(), onPause()

Botões Home e Back Botão Home Botão Back Exercício 3 Coloca a tarefa da activity em background e retorna para a tela inicial do Android Botão Back Remove Activity do topo da pilha da tarefa Caso a pilha fique vazia retorna para a tela inicial Exercício 3 Crie uma aplicação chamada ActivityLifecycle que gere uma mensagem em cada callback do ciclo de vida. Ao rodar a aplicação use os botões Home e Back para ver as mensagens. Melhor usar LogCat, mas também pode ser classe Toast

Como chamar Activity's Para iniciar uma Activity é necessário Criar uma Intent Chamar startActivity ou startActivityForResult Pegar resultado se necessário Criação da Intent Na mesma aplicação: new Intent(context, class) context - instância da Activity chamadora class - <activity a ser iniciada>.class Nativas do sistema Android: new Intent(action, uri) action - uma das ações possiveis uri - identificador de recurso De outra aplicação: Intent.setComponent(...)

Tabela de possíveis ações (Intent) Action URI - chamar Uri.parse(uri) Descrição ACTION_VIEW http://www.gmail.com Abre browser na página content://com.android.contacts/contacts/1 Mostra contato solicitado geo:0,0?q=Presidente+Vargas,Rio+de+Janeiro Busca no Google Maps ACTION_CALL tel:12345678 Liga para o número ACTION_DIAL Apenas disca o número ACTION_PICK Contacts.CONTENT_URI Abre lista de contatos do celular

Como chamar Activity's Método startActivity(Intent) Chamar e pegar retorno Método startActivityForResult(Intent, int requestCode) Antes de terminar, a activity chamada deve chamar setResult(int resultCode) setResult(int resultCode, Intent data) resultCode - RESULT_CANCELED ou RESULT_OK data - dados adicionais a serem retornados A activity chamadora deve implementar o método onActivityResult(int requestCode, int resultCode, Intent data)

Como chamar Activity's Chamar Activity em outra aplicacao: Intent intent = new Intent(); intent.setComponent(new ComponentName(     "com.example.helloworld",     "com.example.helloworld.HelloWorld")); startActivity(intent); Chamar Activity nativa do Android: Uri uri = Uri.parse("http://www.gmail.com"); Intent intent = new Intent(Intent.ACTION_VIEW, uri);

Passagem de parâmetros para Activity Métodos da classe Intent para armazenar dados estendidos putExtra(String nome, int valor) putExtra(String nome, int [] valor) putExtra(String nome, float valor), etc putExtra(String nome, String valor) putExtra(String nome, Bundle bundle) putExtras(Bundle) putExtras(Intent) Classe Bundle mapa de pares chave-valor 

Passagem de parâmetros para Activity Para pegar estes dados estendidos String getStringExtra(String nome) int getIntExtra(String nome, int defaultValue) Bundle getExtras() Notas sobre o argumento nome Indicam o nome da chave Recomendável prefixar com o pacote da aplicação para evitar sobrescrever dados

Como chamar Activity's e pegar retorno Chamar Activity (em algum método da Activity chamadora) Pegar retorno(método dentro da Activity chamadora) // REQUEST_CODE é uma constante definida pela activity // chamadora e identifica esta chamada Intent intent = new Intent(this, Activity2.class); intent.putExtra("com.example.hello.Param1", "Hello"); startActivityForResult(intent, REQUEST_CODE); protected void onActivityResult(int requestCode,                                 int resultCode, Intent data) {     super.onActivityResult(requestCode, resultCode, data);     if (requestCode == REQUEST_CODE)         if (resultCode == RESULT_OK) {             // pode usar data.getStringExtra(...), etc         }         else (resultCode == RESULT_CANCELED) {             // ação para cancelado         } }

Lendo parâmetros e retornando dados Na Activity chamada: Pegar parâmetros passados Retornando dados public void onCreate(Bundle savedInstanceState) {     // ...     Intent intent = this.getIntent();     String nome = ...     String textParam = intent.getStringExtra(nome); } Intent intent = new Intent(); intent.putExtra("chave", "valor"); setResult(RESULT_OK, intent); finish();

Encerrando Activity's e aplicações O método finish() Encerra a Activity que o chamou Encerramento da aplicação Quando a última Activity da pilha (Task) da aplicação termina, a aplicação também é encerrada

Criando várias Activity's na aplicação Necessário declarar no AndroidManifest.xml Tornar Activity visível para startActivity() Tornar Activity executável pelo menu do Android <activity android:name="<nome_da_classe_activy>" /> <activity android:name="nome_da_classe_activy“ android:label="nome no menu"> <intent-filter> <action android:name="android.intent.action.MAIN" />       <category android:name="android.intent.category.LAUNCHER“/> </intent-filter> </activity>

Exercício 4 Expanda o projeto HelloWorld para: Mostrar um EditText e receber um parâmetro via Intent.getStringExtra(chave) que será seu valor default. Adicione um botão que ao ser clicado chama a Activity.setResult(int resultCode, Intent data) e sai. Expanda o projeto ActivityLifecycle para: Chamar HelloWorld via startActivityForResult. Deverá ser passado um parâmetro como valor default O retorno em onActivityResult deverá ser usado para fazer uma busca no Google. http://www.google.com.br/m/search?q=consulta Consulta o gabarito do exercício para sanar as dúvidas

Interfaces gráficas Visão geral Classe View Widgets A classe para componentes visuais Desenha na tela através do método onDraw(Canvas) Widgets Componentes visuais simples Subclasses de View TextView, EditText, ImageView, ProgressBar, etc Classe ViewGroup e Gerenciadores de Layout Container invisível que guarda View's Gerencia a disposição destes componentes na tela FrameLayout, LinearLayout, etc Activity's especializadas ListActivity, TabActivity, MapActivity

Interfaces gráficas - Layouts Opções para definição do layout Arquivos XML na pasta /res/layout Via código da API <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <FrameLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" android:layout_width="match_parent"         android:layout_height="match_parent">     <ImageView android:src="@drawable/image" android:id="@+id/imgView"             android:layout_width="wrap_content"             android:layout_height="wrap_content" /> </FrameLayout> FrameLayout layout = new FrameLayout(this); LayoutParams params = new LayoutParams(LayoutParams.MATCH_PARENT,     LayoutParams.MATCH_PARENT); layout.setLayoutParams(params); ImageView imgView = new ImageView(this); params = new LayoutParams(LayoutParams.WRAP_CONTENT,     LayoutParams.WRAP_CONTENT); imgView.setLayoutParams(params); imgView.setImageResource(R.drawable.image); layout.addView(imgView); setContentView(layout);

Como referenciar recursos no XML Drawable: android:src="@drawable/nome_drawable" Identificadores: Definição: android:id="@+id/identificador" Referência: android:layout_below="@id/identificador" Strings: android:text="@string/nome_string" Cores: Forma direta: android:textColor="#RRGGBB" Forma indireat: android:textColor="@color/nome_cor" Estilos: style="@style/nome_estilo“ Tipos de recursos ainda não abordados serão apresentados quando necessário

Interfaces gráficas - Layouts FrameLayout Componentes são organizados em pilha O último componente adicionado aparece na frente Atributos  

Exercício 5 - FrameLayout Crie um projeto chamado LayoutSamples Substitua o conteúdo de main.xml por: Modifique o layout acima usando outros atributos Adicione mais um ImageView. Dica: é possível usar "bottom|right" em layout_gravity <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <FrameLayout xmlns:android=http://schemas.android.com/apk/res/android android:layout_width="match_parent“ android:layout_height="wrap_content” android:background="#8b8b83">     <ImageView android:layout_width="wrap_content"             android:layout_height="wrap_content"             android:layout_gravity="center_horizontal"              android:src="@drawable/smile" /> </FrameLayout>

Interfaces gráficas - Layouts LinearLayout Componentes são organizados lado a lado Orientação horizontal (padrão) ou vertical Atributos

Exercício 6 - LinearLayout Adicione o arquivo linearlayout.xml a seguir Não esqueça de fazer setContentView(R.layout.linearlayout); <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"         android:layout_width="match_parent" android:layout_height="match_parent"         android:orientation="vertical">     <TextView android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content"               android:text="Nome do programa" android:layout_gravity="right" />     <EditText android:layout_width="fill_parent" android:layout_height="wrap_content" />     <TextView android:layout_width="wrap_content"               android:layout_height="wrap_content"               android:text="Descrição curta"               android:layout_gravity="right" />     <EditText android:layout_width="fill_parent"               android:layout_weight="2" android:gravity="top"/>               android:text="Detalhes"               android:layout_weight="3" android:gravity="top"/> </LinearLayout>

Interfaces gráficas - Layouts TableLayout Organiza componentes em linhas e colunas Cada linha é um TableRow (subclase de LinearLayout) Atributos

Exercício 7 - TableLayout Adicione outro XML de layout ao projeto (tablelayout.xml) (continua...) <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <LinearLayout         xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"         android:layout_width="match_parent"         android:layout_height="match_parent"         android:orientation="vertical"         android:background="#505050">     <TableLayout android:layout_width="match_parent" android:layout_height="wrap_content“ android:stretchColumns="1" >         <TableRow>             <TextView android:text="Produto A" />             <TextView android:text="R$ 100,00" android:gravity="right"                     android:background="#808080" />         </TableRow>                      <TextView android:text="Produto B" android:background="#808080"/>             <TextView android:text="R$ 100,00" android:gravity="right" />     </TableLayout>

Exercício 7 - TableLayout <View android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="2px" android:background="#000000" /> <TableLayout android:layout_width="match_parent" android:layout_height="wrap_content" android:shrinkColumns="1" > <TableRow> <TextView android:text="Produto A" /> <TextView android:text="Descrição curta" /> </TableRow> <TextView android:text="Produto B" /> <TextView android:text="Este produto possui uma descrição muito grande e não caberia na tela normalmente" android:background="#808080"/> </TableLayout> </LinearLayout> Observe que layouts podem ser aninhados (colocados dentro de outro)

Interfaces gráficas - Layouts RelativeLayout Posiciona componentes relativamente a outros Componentes precisam ser identificados: android:id="@+id/id_componente" Atributos

Interfaces gráficas - Layouts AbsoluteLayout Permite controlar posição exata dos componentes Pode gerar péssimos resultados em diferentes telas Atributos

Dimensões TODO estou fazendo a tabela, ainda falta entender o sp

Outras subclasses de ViewGroup ListView Permite rolar conteúdo verticalmente usando ListAdapter GridView apresenta o conteúdo na forma de grade WebView exibe páginas Web Gallery e ImageSwitcher Organiza componentes lado a lado na horizontal Usado com ImageSwitcher para exibir galeria de imagens  ScrollView permite rolar conteúdo maior que tela verticalmente TabHost exibe tela com abas E outros…

ListView Permite rolar conteúdo verticalmente e selecionar Interface ListAdapter Faz a ligação entre ListView e seus elementos Implementado pela classe ArrayAdapter <T> new ArrayAdapter<String>(contexto, itemResId, items); itemResId pode ser android.R.layout.simple_list_item_1 items = array de T’s, neste caso Strings Atributos

ListView Maneira simplificada de uso: Coloque um elemento <ListView> com id no XML de layout Crie um array de elementos de um tipo T Obtenha o objeto ListView usando Activity.findViewById(id) Crie um ArrayAdapter passando o array de T’s Adicione o ArrayAdapter ao ListView usando ListView.setAdapter(..) Implemente o método onItemClick(...) de OnItemClickListener Passe a instância da classe que implementa onItemClick para ListView.setOnItemClickListener(...) Parâmetros de OnItemClickListener.onItemClick(...) AdapterView <?> parent - referência para o ListView View view - a View dentro de parent que foi clicada int position - a posição da View no ArrayAdapter, i.e., o índice do array int id - o id do elemento, neste caso será igual a position

Exercício 8 - ListView No mesmo projeto LayoutSamples Renomeie main.xml para framelayout.xml Crie um arquivo /res/layout/main.xml com um ListView Crie uma Activity com nome LayoutSamples Crie dois arrays: String[] items = { "FrameLayout", "LinearLayout", "TableLayout" }; int[] layouts = { R.layout.framelayout, R.layout.linearlayout, R.layout.tablelayout }; Altere a antiga Activity para pegar o id do layout via parâmetro Adicione o método onItemClick(...) a LayoutSamples Ele deve passar o id do layout escolhido para a nova Activity criada A aplicação agora abrirá uma lista que ao ter um item selecionado apresenta a activity com o respectivo layout

GridView Exibe Views na forma de grade Todas as colunas têm a mesma largura Faz scrolling do conteúdo Atributos Exercício 9 http://developer.android.com/resources/tutorials/views/hello-gridview.html

WebView e WebSettings WebView WebSettings Métodos principais Apresenta uma página de web Usa o mesmo componente que o navegador do celular Necessário permissão android.permission.INTERNET WebSettings Permite configurar o WebView Permite JavaScript, Salvar senhas, etc. Métodos principais

Exercício 10 - WebView Criar um projeto que abra uma página da web Dentro do método onCreate() da Activity Altere o AndroidManifest.xml WebView web = new WebView(this); WebSettings webSettings = web.getSettings(); webSettings.setSavePassword(false); webSettings.setSaveFormData(false); webSettings.setJavaScriptEnabled(true); webSettings.setSupportZoom(false); web.loadUrl("http://www.google.com.br"); setContentView(web); <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <manifest ... >     <application ... >         <activity ... >             ...         </activity>     </application>     <uses-permission android:name="android.permission.INTERNET" /> </manifest>

Gallery e ImageSwitcher Mostra lista de componentes com rolagem horizontal Mantém o componente selecionado sempre no centro ImageSwitcher Exibe imagens e cria efeitos ao alterná-las

Exercício 11 - Gallery e ImageSwitcher Importar ExemploImageSwitcher para o Eclipse Mudar as animações para android.R.anim.slide_in_left android.R.anim.slide_out_right Adicione outras imagens ao projeto Adicione estes novos recursos ao array imagens

Interfaces gráficas - Recursos Na pasta values é possível adicionar XML de vários recursos Strings Cores Dimensões Array listas de inteiros, strings, ou recursos Estilos definir atributos de cada View uma única vez Temas aplicação de estilos a toda activity ou aplicação

Interfaces gráficas - Recursos Strings Declaração XML: <string name=“appname">Nome Aplicação</string> Atributos XML: @strings/appname Identificador: R.string.appname Texto: getResources().getString(R.string.appname) Cores Declaração XML: <color name="red">#FF0000</color> Atributos XML: @color/red Identificador: R.color.red Cor: getResources().getColor(R.color.red) Dimensões Declaração XML: <dimen name="spacing">2px</dimen> Atributos XML: @dimen/spacing Identificador: R.dimen.spacing

Interfaces gráficas - Recursos Array no XML No código Java <integer-array name="iArray">    <item>10</item>    <item>20</item>    <item>30</item> </integer-array> <array name="planets">    <item>@drawable/mercurio</item>    <item>@drawable/venus</item>     ...    <item>@drawable/plutao</item> </array> <string-array name="sArray">    <item>texto1</item>    <item>texto2</item> </string-array> Resources res = getResources(); String [] sa = res.getStringArray(R.array.sArray); int [] ia = res.getIntArray(R.array.iArray); int id = R.array.planets; TypedArray da = res.obtainTypedArray(id); Drawable dw0 = array.getDrawable(0); Drawable dw1 = array.getDrawable(1);

Interfaces gráficas - Recursos Estilos Temas <style name="nome_estilo">     <item name="android:textSize">14sp</item>     <item name="android:background">@color/branco</item>     ... </style> <TextView      android:layout_width="wrap_content"     ...     style="@style/nome_estilo" /> <style name="nome_estilo" parent="android:style/Theme.Black">     <item name="android:textSize">14sp</item>     <item name="android:background">@color/branco</item>     ... </style> <application ... android:theme="@android:style/Theme.Back"> <activity ... android:theme="@android:style/Theme.Back"> <application ... android:theme="@style/nome_estilo"> <activity ... android:theme="@style/nome_estilo">

Interfaces gráficas - Exemplo recursos <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <resources> <array name="planets"> <item>@drawable/mercurio</item> <item>@drawable/venus</item> ... <item>@drawable/plutao</item> </array> <string-array name="sarray"> <item>texto1</item> </string-array> <color name="branco">#FFFFFF</color> <style name="nome_estilo" parent="android:style/Theme.Black"> <item name="android:textSize">14sp</item> <item name="android:background">@color/branco</item> </style> <dimen name="spacing">80dip</dimen> <drawable name="gray">#888888</drawable> </resources> /res/values/recurso.xml

Interfaces gráficas - Widgets *View *TextView, EditText, AutoCompleteTextView *Button, ImageButton *CheckBox, ToggleButton *RadioButton e RadioGroup *Spinner (combo) *AnalogClock, DigitalClock, Chronometer *DatePicker, TimePicker *ProgressBar, RatingBar *Toast *Dialogs *ProgressDialog *Alertas *Menus e Submenus *LayoutInflater *TabActivity, TabWidget *ListView, ListActivity VideoView, MediaController ???

Interfaces gráficas - View Classe base para qualquer componente gráfico Atributos android:padding(Left, Right, Top, Bottom)="2px" android:background="@color/blue|#RRGGBB" android:id="@+id/identificador" android:visibility="visible | invisible | gone" android:layout_width="wrap_content | match_parent" android:layout_height="wrap_content | match_parent" Métodos invalidate() - invalida View para ser redesenhada onDraw(Canvas) - responsável por desenhar componente onKeyDown(...), onKeyUp() - chamados quando uma tecla e pressione ou solta. onTouchEvent(...) - quando há movimento por toque na tela onFocusChange(...)

Interface gráfica - TextView's TextView - apresenta texto na tela EditText - apresenta caixa de edição de texto AutoCompleteTextView - caixa de edição com auto-complete Atributos android:text="@string/..." android:textColor="@color/..." android:password="true | false" android:numeric="integer | signed | decimal" android:singleLine="true | false" android:lines - quantas linhas de texto de altura AutoCompleteTextView android:completionThreshold="3" - quantidade de caracteres digitados antes aparecer sugestões setAdapter(ArrayAdapter) - definir lista de opções

TextView's – Exercício 12 Crie um projeto chamado TesteViews Crie /res/layout/texts.xml Crie TextView, EditText e AutoCompleteTextView EditText - aceita um número indicando quantos caracteres disparam as sugestões AutoCompleteTextView com completionThreshold="1" Crie /res/values/arrays.xml  Crie um array de nomes iniciando por letras parecidas Na activity carregue o layout e o array Configure AutoCompleteTextView para usar o array Dica: use ArrayAdapter Detecte quando EditText for alterado e chame AutoCompleteTextView.setThreashold(int)

Button e ImageButton Permitem criar botões clicáveis na tela Button - subclasse de TextView ImageButton - subclasse de ImageView Setando imagem via Java e XML imageButton.setImageResource(R.drawable.image_id) button.setCompoundDrawablesWithIntrinsicBounds(left,top,right,bottom) <ImageButton android:src="@drawable/..." ... /> <Button android:drawableLeft="@drawable/..." android:drawableTop="..." android:drawableRight="..." android:drawableBottom="..." ... /> Detectando clique: final Button button = (Button) findViewById(R.id.button_id); button.setOnClickListener(new View.OnClickListener() {     public void onClick(View v) {         // Perform action on click     } });

CheckBox e ToggleButton Botão de dois estados, que permite marcar um item na tela CheckBox android:text="@string/..." ToggleButton android:textOn="@string/..." android:textOff="@string/..." Métodos boolean isChecked() - retorna estado void toggle() - alterna estado void setChecked(boolean) - define estado boolen performClick() - simula click chamando o método onClick(..) do OnClickListener associado

RadioButton e RadioGroup Permite selecionar apenas um item dentro da lista de um RadioGroup Exemplo <RadioGroup android:layout_width="fill_parent"         android:layout_height="wrap_content"             android:orientation="horizontal"         android:id="@+id/group1">      <RadioButton android:id="@+id/radioSim"             android:layout_width="wrap_content"              android:layout_height="wrap_content"             android:text="Sim"              android:checked="false" />     <RadioButton android:id="@+id/radioNao"             android:text="Não"             android:checked="false"/> </RadioGroup>

RadioButton e RadioGroup Pegar id do RadioButton selecionado RadioGroup.getCheckedRadioButtonId() Ou usar o callback onCheckedChanged(...) protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {     super.onCreate(savedInstanceState);     setContentView(R.layout.radiobutton);     final RadioGroup group = (RadioGroup) findViewById(R.id.group1);     group.setOnCheckedChangeListener(new RadioGroup.OnCheckedChangeListener() {         public void onCheckedChanged(RadioGroup group, int checkedId) {             // Note que: checkedId == group.getCheckedRadioButtonId()             boolean sim = R.id.radioSim == checkedId;             boolean nao = R.id.radioNao == checkedId;             if (sim) {                 //             } else if (nao) {             }         }     }); }

Spinner (combo) Exibe um componente com texto que ao ser clicado expande um lista de opções Exemplo /res/layout/spinner.xml <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"         android:layout_width="match_parent"         android:layout_height="match_parent"         android:orientation="vertical">     <Spinner android:id="@+id/comboPlanetas"             android:layout_width="match_parent"             android:layout_height="wrap_content"             android:prompt="Planetas" />     <ImageView android:id="@+id/img"             android:layout_height="match_parent" /> </LinearLayout>

Spinner (combo) Exemplo SpinnerActivity.java (trechos) Definir a lista de opções e seus layouts Capturar seleção do usuário ArrayAdapter<String> adapter = new ArrayAdapter<String>(this, R.layout.spinner_textview, getResources().getStringArray(R.array.planetNames)); adapter.setDropDownViewResource(R.layout.simple_textview); Spinner spinner = (Spinner) findViewById(R.id.comboPlanetas); spinner.setAdapter(adapter); spinner.setOnItemSelectedListener(new OnItemSelectedListener() {     @Override     public void onItemSelected(AdapterView<?> parent, View v,             int position, long id) {         // ação     }     public void onNothingSelected(AdapterView<?> arg0) { } });

Spinner (combo) Exemplo dos layouts adicionais /res/layout/spinner_textview.xml /res/layout/simple_textview.xml <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <TextView xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"         android:layout_width="match_parent"         android:layout_height="wrap_content"         android:background="@android:color/transparent"         android:textColor="@color/vermelho"         android:padding="2px"         android:textSize="18sp" />         android:background="@color/azul"         android:textColor="@color/branco"         android:padding="10px"         android:textSize="20sp" />

Spinner (combo) Exercício: pegar o exemplo, entender e alterar

Spinner (combo) Outros métodos Object getSelectedItem() retorna o item selecionado long getSelectedItemId() retorna o id do item selecionado int getSelectedItemPosition() retorna a posição do item selecionado no array fornecido para ArrayAdapter void setPrompt(String) determina o prompt da lista de opções void setPromptId(int resId) determina o prompt a partir de um R.string.id_string void setSelection(int position) determina o item atualmente selecionado

Clock e Chronometer AnalogClock e DigitalClock Chronometer Exibem um relógio digital ou analógico com a hora atual Chronometer Exibe um contador de tempo setBase(long time) Define o instante de tempo que o cronometro marca zero Usar SystemClock.elapsedRealtime() start(), stop() Disparar ou interromper contagem setOnChronometerTickListener(Chronometer.OnChron ometerTickListener) Chamado pelo cronômetro quando seu contador muda

Clock e Chronometer - Exemplo /res/layout/clock.xml <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" android:layout_width="match_parent" android:layout_height="match_parent" android:orientation="vertical" > <AnalogClock android:id="@+id/analogClock1" android:layout_height="wrap_content" android:gravity="center_horizontal" /> <DigitalClock android:id="@+id/digitalClock1" android:layout_width="match_parent” <Chronometer android:id="@+id/chronometer1" android:layout_width="match_parent“ android:layout_height="wrap_content“ </LinearLayout>

Clock e Chronometer - Exemplo Em uma activity: protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) { super.onCreate(savedInstanceState); setContentView(R.layout.clock); Chronometer chrono = (Chronometer) findViewById(R.id.chronometer1); chrono.setBase(SystemClock.elapsedRealtime()); chrono.setOnChronometerTickListener( new OnChronometerTickListener() { @Override public void onChronometerTick(Chronometer chronometer) { long elapsedTime = SystemClock.elapsedRealtime() - chronometer.getBase(); Log.i(this.getClass().getName(), "" + elapsedTime); if (elapsedTime > 10000) chronometer.stop(); } }); chrono.start();

Escolha de data, horário TimePicker Selecionar horário do dia (24h ou AM/PM) Aceita horas e minutos, mas não segundos Integer getCurrentHour(), getCurrentMinute() setIs24HourView(boolean), boolean is24HourView() setCurrentHour(Integer), setCurrentMinute(Integer) setOnTimeChangedListener(OnTimeChangedListener) DatePicker Selecionar um data (dia, mês, ano) int getDayOfMonth(), getMonth(), getYear() init(ano, mês, dia, OnDateChangeListener) updateDate(ano, mês, dia)

Escolha de data, horário - Exemplo <?xml version="1.0" encoding="utf-8"?> <LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" android:layout_width="match_parent" android:layout_height="match_parent" android:orientation="vertical"> <DatePicker android:id="@+id/dtpicker" android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content"/> <TimePicker android:id="@+id/tmpicker" </LinearLayout>

ProgressBar Exibe um indicador de progresso de uma operação Estilos como percentual ou indeterminado Estilos (atributo style no XML): Métodos ?android:progressBarStyle (padrão) Indeterminado circular de tamanho médio ?android:progressBarStyleSmall Indeterminado circular de tamanho pequeno ?android:progressBarStyleLarge Indeterminado circular de tamanho grande ?android:progressBarStyleHorizontal Barra horizontal indeterminado ou com percentual setProgress(int) Determina o nível de progresso para uma barra percentual setSecondaryProgress(int) Determina o nível secundário de progresso para uma barra percentual boolean isIndeterminate() Retorna true se for indeterminado

ProgressBar - Exemplo <ProgressBar style="?android:progressBarStyleSmall" android:layout_width="wrap_content“ android:layout_height="wrap_content" /> <ProgressBar style="?android:progressBarStyle" <ProgressBar style="?android:progressBarStyleLarge" <ProgressBar style="?android:progressBarStyleHorizontal" android:layout_width="match_parent" android:layout_height="wrap_content" android:indeterminate="true" /> android:indeterminate="false" android:progress="45" /> android:progress="45" android:secondaryProgress="80" />

RatingBar Mostra uma barra de classificação com estrelas A barra pode ser interativa ou apenas um indicator Métodos Estilos int getNumStars() Retorna quantidade de estrelas totais float getRating() Retorna a classificação (nota) float getStepSize() Retorna o tamanho de cada salto das notas boolean isIndicator() Retorna true se for indicadora ou false se for interativa void setRating(float rating) Determina a classificação ?android:ratingBarStyle (default) Exibe estrelas grandes e permite alteração da classificação. Pode-se usar isIndicator=“true” para ser apenas um indicador. ?android:ratingBarStyleSmall Exibe estrelas pequenas. Apenas indicador. ?android:ratingBarStyleIndicator Exibe estrelas médias. Apenas indicador.

RatingBar <RatingBar style="?android:ratingBarStyle" android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content" android:numStars="5" android:stepSize=".5" android:rating="2.5" /> android:layout_width="wrap_content" android:layout_height="wrap_content" android:numStars="5" android:stepSize=".5" android:rating="2.5" android:isIndicator="true" /> <RatingBar style="?android:ratingBarStyleSmall" android:numStars="10" android:stepSize=".5" android:rating="2.5" /> <RatingBar style="?android:ratingBarStyleIndicator" android:layout_width="wrap_content“ android:numStars="6" android:stepSize=".5" android:rating="2.5" />

Toast Exibição de alertas por tempo determinado Sem interação com usuário View personalizada Toast toast = new Toast(this); toast.setDuration(Toast.LENGTH_LONG); toast.setView(view); toast.show(); Apenas mensagem de texto Toast.makeText(this, “Mensagem”, Toast.LENGTH_SHORT).show();

Dialogs Usado para abrir janelas na tela Recomendado usar os métodos a seguir para que a Activity gerencie o ciclo de vida do Dialog. boolean showDialog(int id, Bundle) Tenta mostrar o Dialog para o id chamando onCreateDialog() se necessário, e em seguida onPrepareDialog(). Retorna true em caso de sucesso. void dismissDialog(int id) Fecha o Dialog criado por showDialog() com o id especificado. Se nenhum Dialog com o id tiver sido mostrado lança IllegalArgumentException. void removeDialog(int id) Remove qualquer referência para o Dialog especificado. Caso esteja sendo exibido, ele é fechado antes. Dialog onCreateDialog (id, Bundle) Callback chamado quando um Dialog deve ser criado para o id especificado. Implementado pelo desenvolver. void onPrepareDialog(id, Dialog, Bundle) Callback que permite que o Dialog seja preparado antes de ser apresentado. Por exemplo, configurar alguma varíavel.

DatePickerDialog – Exercício 13 Criar um projeto chamado DialogTeste Adicionar TextView e Button no layout com os texto “dd/mm/aaaa” e “Alterar”, respectivamente Ao clicar no botão deve aparecer um DatePickerDialog para escolha do usuário Quando a data for escolhida deverá aparecer no TextView. Dicas: Chame showDialog(id) Implemente o método onCreateDialog() Crie um listener OnDateSetListener para ser notificado quando o usuário terminar a escolha

ProgressDialog Janela para mostrar o progresso de uma operação Como usar sem os métodos anteriores Mostrar o Dialog dialog = ProgressDialog.show(contexto, titulo, msg, bool indet); indet = se é indeterminado ou não (percentual) Feche o Dialog, quando concluir dialog.dismiss(); Alterar o progresso (se indet = true) dialog.setProgress(int v) v entre 0 e 10000

AlertDialog Exibe um alerta ao usuário Conteúdo e botões de escolha personalizados Classe AlertDialog.Builder para construir alertas setIcon(int resId) Determina o ícone a ser mostrado setTitle(String) Determina o título do alerta setMessage(String) Mensagem a ser mostrada no interior do alerta setPositiveButton(String, listener) Texto do botão positivo (Sim, Yes, Ok, etc) setNegativeButton(String, listener) Texto do botão negativo (Não, No, etc) setItems(String [], listener) Items a serem mostrados para usuário selecionar setSingleChoiceItems(String [], int checkedItem, listener) Determina lista de RadioButtons a serem mostrados ao usuário setCancelable(boolean) Alerta cancelável ou não. Cancelável significa que usuário não pode fechar com botão voltar. show() Exibe o alerta para o usuário cancel() Cancela o alerta Nota: listener é uma instância de DialogInterface.OnClickListener

AlertDialog - Exemplos AlertDialog.Builder builder = new AlertDialog.Builder(this); builder.setMessage("Are you sure you want to exit?"); builder.setCancelable(false); builder.setPositiveButton("Yes", ...); builder.setNegativeButton("No“, ...); AlertDialog alert = builder.create(); CharSequence[] items = {"Red", "Green", "Blue"}; AlertDialog.Builder builder = new AlertDialog.Builder(this); builder.setTitle("Pick a color"); builder.setItems(items, new DialogInterface.OnClickListener() { ... } ); builder.show();

Menus e Submenus É possível criar menus e um submenu para cada menu São exibidos quando a tecla Menu é apertada Devem ser criados em Activity.onCreateOptionsMenu() public boolean onCreateOptionsMenu(Menu menu) { super.onCreateOptionsMenu(menu); MenuItem item = menu.add(0, NOVO, 0, “Novo”); item = menu.add(0, ABRIR, 0, “Abrir”); item = menu.add(0, SALVAR, 0, “Salvar”); SubMenu submenu = menu.addSubMenu(“Outros”); item = submenu.add(0, PESQUISAR, 0, “Pesquisar”); item = submenu.add(0, LIMPAR, 0, “Limpar”); item = submenu.add(0, SAIR, 0, “Sair”); return true; } As constantes ABRIR, SALVAR, etc são definidas pelo desenvolvedor Retorne true para que o menu seja mostrado

MenuItems Representa um item selecionável de menu Métodos Quando um item é selecionado pelo usuário o método boolean onOptionsItemSelected (MenuItem) é chamado Compare o id usando MenuItem.getItemId() setEnabled(boolean) Determina se o item é selecionável ou não setVisible(boolean) Determina se o item é visível ou não setTitle(int) setTitle(String) Define o texto que aparece no item setIcon(int) setIcon(Drawable) Define o ícone que aparece no item int getItemId() Retorna o id do item conforme Menu.add()

Menus – Exercício 14 Adicione o menu anterior no projeto DialogTeste Crie a constantes necessárias NOVO, ABRIR, etc. Implemente o método onOptionsItemSelected() Mostre um Toast com o texto do item selecionado O item SAIR deve perguntar se realmente deseja sair conforme o exemplo do AlertDialog

LayoutInflater Constrói hierarquia de uma View a partir de um layout Exemplo LayoutInflater inflater = (LayoutInflater) getSystemService(Context.LAYOUT_INFLATER_SERVICE); View view = inflater.inflate(resId, null); // Agora é possível passar para um Toast e exibir na tela Toast toast = new Toast(this); toast.setView(view); toast.setDuration(Toast.LENGTH_SHORT); toast.show();

ListActivity Cria uma activity que mostra uma lista de itens Simplifica codificação Java Evita criação de XML de layout Apenas listas personalizadas precisariam Métodos adicionais em relação à activity: void setListAdapter(ListAdapter) Determina o adaptador que fornece os items e layout ListAdapter getListAdapter() Retorna o adaptador atual ListView getListView() Retorna o objeto ListView utilizado pela ListActivity void onListItemClick(ListView, View, int pos, long id) Callback chamado quando um item da lista é selecionado pelo usuário. A parâmetro pos indica a posição do item na lista de item do adaptador.

ListActivity – Exercício 15 Volte ao projeto LayoutSamples do exercício 8 Na activity LayoutSamples faça as alterações: Faça herdar de ListActivity Crie o método void onListItemClick(ListView, View, int position, long id) e copie o código de onItemClick para ele fazendo a devidas correções Copie o código que cria o ArrayAdapter e apague todo restante do código de onCreate(), exceto super.onCreate() Chame o método ListActivity.setListAdapter() passando o ArrayAdapter criado como parâmetro. Execute e veja que nada mudou para o usuário, porém com bem menos código e descarte do arquivo de layout.

TabActivity Usada para criar telas com abas Cada aba fica associada a uma activity ou view Etapas de uso: Herde de TabActivity No método onCreate() Obtenha o objeto TabHost usando getTabHost() Para cada aba a ser criada Obtenha um objeto TabSpec chamando TabHost.newTabSpec(String tag) TabSpec.setIndicator() para definir o titulo e/ou imagem TabSpec.setContent() para definir o conteúdo da aba TabHost.addTab(TabSpec) para adicionar a aba

TabActivity A classe TabSpec possui variantes em seus métodos: setContent(int viewId) Especifica o id da View que deve ser usada como o conteúdo da aba. setContent(Intent) Especifica a Intent que deve ser usada para iniciar uma activity que será o conteúdo da aba. setContent(TabContentFactory) Especifica um TabHost.TabContentFactory que será responsável por criar o conteúdo da aba. setIndicator(String) Especifica apenas um texto como indicador da aba. setIndicator(View) Especifica uma View como indicador da aba. setIndicator(String, Drawable) Especifica um texto e um ícone como indicador da aba.

TabActivity – Exercício 16 Ainda no projeto LayoutSamples Faça backup da activity LayoutSamples Faça LayoutSamples herdar TabActivity Apague o código de onCreate(), exceto super.onCreate() Obtenha o TabHost usando getTabHost() Faça um loop for para o array layouts Crie TabSpec usando tabHost.newTabSpec() Copie o código de criação de Intent de onListItemClick() Remova o callback onListItemClick() Defina indicator e conteúdo do objeto TabSpec Adicione o TabSpec usando TabHost.addTab()

Agenda das próximas aulas Intent filter BroadcastReceiver, Services e Notification AlarmManager e Handler Banco de Dados e ContentProvider Mapas de GPS Sockets e Web Services Projeto