A Concepção de Morte.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
fidelidade do sacerdote»
Advertisements

Oração Eucarística IV Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:
A visão do vale de ossos secos. Ezequiel 37: 1-4.
O pensamento político de Thomas Hobbes
a máscara “Raiz da máscara é a caveira [...] ” (p. 135)
O Coelhinho da Páscoa.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Desta rua retornamos até chegar à Igreja. Ao nos aproximarmos desta, o sino tocava anunciado a chegada da banda para o início da celebração. Neste percurso.
Meu amigo não voltou do campo de batalha ,senhor.
Uma linda idéia a ser imitada......
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
Na vida temos que ter atitude.
Cerimonial e Protocolo
Uma linda idéia á ser imitada......
Uma linda ideia a ser imitada...
O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo.
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
CIDADANIA.
A CADEIRA O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo. Quando o sacerdote entrou no quarto, encontrou o pobre homem na cama com a cabeça.
PRÉ-HISTÓRIA: A Origem do Homem
História.
GABRIEL. Era uma vez, uma caveira falante, que vivia dentro de um tesouro, lá no fundo do mar. Um dia, ele encontro um fantasma. Eles ficaram muito amigos.
FESTA DE CORPUS CHRISTI
Escola E. B. 2/3 do Couto Mineiro E. M. R. C
Cânticos, mensagens e orações de uma multidão emocionada pontuaram a vigília iniciada às vinte horas do dia 08/06/2010, na Igreja da Imaculada Conceição.
APREDENDO A ORAR.
Que a nossa inteligência, iluminada pelo Espírito da Verdade, acolha com o coração puro e liberto, a glória da cruz que se irradia pelo céu e a terra;
Comemoramos também o dia do Papa
Os Pit Bulls são tratados como se fossem todos criminosos.
C O R E S L I T Ú R G I C A S.
PRÓXIMOS CAPITULOS DEUTERONÔMIO CAPÍTULO 21 NOVA TRADUÇÃO NA LINGUAGEM DE HOJE EXPIAÇÃO POR UMA MORTE CUJO AUTOR É DESCONHECIDO 1 - Moisés disse ao.
A MORTE UMA GRANDE REALIDADE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
Solenidade da Epifania do Senhor ENCONTRO – CONVERSÃO – MISSÃO
Nossa Senhora das Graças
GRAÇA E AVIVAMENTO SEMPRE JUNTOS
Idade Média /Renascimento
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VII
Mozart e seu cão fiel.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito enfermo. E que necessitava de orações. Quando o sacerdote entrou no.
RELIGIÃO.
PROFESSORA: CAROL MALTA
08/08/2009 – ARCANJO MIGUEL – ALGUMAS FRASES (01/14) Nós, Arcanjos reunidos em Conclave, a partir de hoje, celebraremos dentro do seu sistema solar a.
REFORMA PROTESTANTE As rupturas da cristandade que ocorreram no século XVI são genericamente chamadas de “Reforma protestante”. Eram denominados “protestantes”
Rituais de Morte Alunos: Lucio,Luan,Eduardo,Gustavo Santos e Mario.
Cristo, por suas palavras e ações, revelou que era verdadeiro Deus e Senhor do universo. Ao subir para Jerusalém com seus discípulos, dizia-lhes: Eis.
A INVERSÃO DA REALIDADE
Solenidade de Todos os Santos "Sede Santos".
APÓS AS INVASÕES BÁRBARAS, OS EUROPEUS REFUGIARAM-SE NOS FEUDOS, ONDE EXISTIAM CASTELOS QUE ERAM VERDADEIRAS FORTALEZAS.
TEMA DA AULA.
04/01/2015 A Igreja celebra a Epifania, isto é, a manifestação do Senhor ao mundo inteiro. Os Magos representam os povos de todas as línguas e nações.
Jesus Cristo a verdadeira alegria do Natal
Caríssimos, A origem desta festa que se celebra na quinta- feira posterior à Solenidade da Santíssima Trindade é do século XII. Nela se realça a presença.
COMPREENDER O CONCEITO DE COLEÇÃO/MUSEU
As Primeiras Comunidades Recolectoras
A Pérola de Grande Valor
TEXTOS BÍBLICOS I - LEITURA - At 1,1-11 SALMO 46 (47) II -LEITURA - Ef 1,17-23 EVANGELHO - MC 16,15-20.
Portugal nos Séculos XV e XVI
As Grandes Navegações
Trabalho realizado por: Rafael Soba Nº24 5ºJ. Era uma vez um menino chamado João que tinha apenas 13 anos e passava todas as tardes a fumar sem os pais.
Missa do 7º Dia Palestra Pe Andrzej Wojteczek Quando, como e por que surgiu tal costume? Qual o seu significado?
AS EXCELÊNCIAS DE JESUS Coordenação: Maria Helena Marcon.
Direito no Brasil: evolução histórica. PANORAMA HISTÓRICO FEUDALISMO REGIMES ABSOLUTISTAS GRANDE PODER DA IGREJA DIREITO CANÔNICO.
Profª Juliana Schivani. Valor numérico: P (x) = 10x 6 – 15x x 4 P (2) = 10 ∙ 2 6 – 15 ∙ ∙ 2 4 P (2) = 640 – = 480 Schivani.
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito enfermo. E que necessitava de orações. Quando o sacerdote entrou no.
HISTÓRIA DAS MULHERES NO BRASIL SÉC. XVI A XX.
Transcrição da apresentação:

A Concepção de Morte

A Morte O homem aceitava a morte simplesmente como justa, o que carecia de solenidade para marcar a importância das grandes fases por que todas as vidas devem passar. No séc. XIV ao séc. XVI, a morte representava-se pelos traços de uma múmia, de um cadáver semidecomposto.

Mais tarde, no séc. XVII, é que o esqueleto ou os ossos a morte secca, e já não o cadáver em decomposição, se expandiram por todos os túmulos e penetraram até no interior das casas, sobre as chaminés e os móveis.

Os historiadores ficaram admirados com o aparecimento do cadáver e da múmia na iconografia*. * uma forma de linguagem visual que utiliza imagens para representar determinado tema. A iconografia estuda a origem e a formação das imagens.

Após absolvição, acalmadas as manifestações de luto, envolvia-se o corpo num lençol deixando por vezes a cabeça descoberta, e transportava-se, sempre deitado no caixão, para o local onde devia ser deposto na terra ou no sarcófago, acompanhado de alguns amigos.

Sarcófago

Túmulo As efígies* dos túmulos rasos do séc. XV e do séc. XVI eram fabricadas por artesãos especializados. Estes tinham como finalidade de confirmar o prestigio dos mortes no nosso mundo. * um termo normalmente associado a uma representação escultórica de corpo inteiro de uma pessoa já falecida.

O túmulo visível estava reservado a uma minoria de santos: os outros, que tivessem sido depostos na vala dos pobres na igreja permaneciam anónimos.

Missas A missas desenrolam-se a principio independente dos funerais. A partir do séc. XIV, nunca mais lhes foram completamente estranhas. Estas são um sinal da transformação dos funerais em cerimónias cada vez menos civis e cada vez mais religiosas.

Funeral

As horas e os dias após a morte são assim dominados pela celebração das missas. Estes exercícios reclamavam a participação de um clero numeroso. Mas os padres desempenhavam nos funerais uma outra função para da de celebrante. Eram também pagos só pela sua presença.

Trabalho realizado por: Adriana Tavares Nº1 9º3 Raquel Glórias Nº23 9º3