O PERFIL DO ANIMADOR VOCACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS SINAIS DO REINO.
Advertisements

As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
O HOMEM QUE TEVE MEDO SE DECIDIR
CELEBRAÇÃO VICARIAL DA CONFIRMAÇÃO
Grupos de Reflexão: nossa ação na evangelização
A PALAVRA DE DEUS NA BÍBLIA e a Animação Bíblica da Pastoral - -
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
O DISCIPULADO E A MATURIDADE
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Família X Espiritualidade
Conscientização Vocacional
COMPROMISSO CRISTÃO.
A Amizade na vida de Jesus.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
O EVANGELHO DE MARCOS 2ª PARTE: 8:31-16:20 Café teológico – 20/03/2010.
Que é discipulado cristão
Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.
Seja Líder De Si Mesmo.
ESPIRITUALIDADE DO ACOLHIMENTO
A Revelação e sua transmisão
Entendendo o perdão de Jesus
Questionário de Avaliação Institucional
Provas de Concursos Anteriores
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA DE 12 A 18 DE AGOSTO DE 2012
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
MARCAS DA VIDA. MARCAS DA VIDA PASSADO MARCAS DA VIDA A. MARCAS DO PASSADO.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL
Jan Gottfridsson Igreja em Porto Alegre.
COMO CHEGAR AO CORAÇÃO DE UMA MULHER
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
A EUCARISTIA EDIFICA A IGREJA
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
RELAXA... ESCUTA... E ADMIRA ! - AUTOMÁTICO -.
RELAXE ..., ESCUTE ..., E ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
Desafios de confiança ontem e hoje
RVA – Artigos: e 28 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 25
Cristologia = “Conhecimento” de Jesus Como conhecer Jesus?
RELAXE, ESCUTE e ADMIRE! - AUTOMÁTICO -.
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Essa é uma clássica expressão de Jesus: “Vem e segue-me
Maria, Discípula de Jesus Cristo
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
VIDA DEVOCIONAL 3a aula Pr. Kenneth Eagleton.
OS DEZ MANDAMENTOS DO MISSIONÁRIO
45 Lições Que A Vida Me Ensinou..
SENDO UM PASTOR ACOLHEDOR
Escola da Palavra
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
SEGUNDO RETIRO DIOCESANO DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS ALEGRIA.
IGREJAS EM CHAMAS PARA REAVIVAMENTO A GRANDE NECESSIDADE DA IGREJA HOJE É DE UM REAVIVAMENTO DA PRIMITIVA PIEDADE CRISTÃ.
SENIB CORAÇÃO DE DISCÍPULO.
1-Salvação ”Senhor, deixe a Salvação florescer dentro dos meus filhos, para que eles obtenham a Salvação de Cristo Jesus, com glória eterna.” (2 Timóteo.
RETIFICANDO OS RELACIONAMENTOS
PEDAGOGIA VOCACIONAL.
Meus 10 Mandamentos do Dízimo..
A Fé que transforma sua vida
Evangelho De S. Lucas.
6 UMA IGREJA COM VISÃO MISSIONÁRIA. 6 UMA IGREJA COM VISÃO MISSIONÁRIA.
A Pedagogia de Jesus Pedagogo da Humanidade, o Cristo nos trouxe os princípios eternos da educação com amor.
Princípios Fundamentais da Interpretação Bíblica
INSTUMENTO DE INSTRUMENTO DE TRABALHO (PRIMEIRA REDAÇÃO) 10 DE JULHO DE 2015.
AS VISITAS FAZEM BEM.
PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.
Transcrição da apresentação:

O PERFIL DO ANIMADOR VOCACIONAL SE ESPELHA EM JESUS

? COMO É CHAMADO A AGIR ? ? Com respeito, paixão, paciência, empatia(aceitar o diferente); Como intérprete e mediador/a; Com a palavra e o testemunho da vida;

Oferecer uma formação Personalizada @ Momentos de acolhimento e comunicação: ( Jo 4,1-42) 1- Relação interpessoal: Criar clima 2- Relação de ajuda: Desencadear mudança

Comunicação interpessoal (ao nível do sentir) @: Elementos fundamentais: 1- Aceitação incondicional; 2- Alteridade sensível; 3- Diálogo verbal e não verbal 4- Atenção aos sentimentos 5- Autenticidade

(desencadear mudanças) @: Condição fundamental Relação de ajuda (desencadear mudanças) @: Condição fundamental 1- Empatia 2- Respeito 3- Autenticidade 4- Precisão 5- Confrontação

SUA ESPIRITUALIDADE (se espelha em Jesus) Concreta; Projetada para um futuro real; Fundamenta-se na Esperança;

É a partir Dele que podemos traçar O Animador Vocacional encontrará a inspiração profunda de seu trabalho pedagógico e de sua espiritualidade eclesial na própria figura de Jesus. É a partir Dele que podemos traçar o perfil ideal

Ama a pessoa do/a vocacionado/a e está a sua disposição O olhar amoroso de Jesus, em O jovem rico (Mt 10,17-22) A disponibilidade de Jesus para atender aos que o procuram (Mc 1,37; 3,20; 6,31). Mesmo quando Jesus para, cansado, não recusa o diálogo com a pessoa que precisa Dele, que precisa de orientação (Jo 4,6ss)

CONDIÇÕES EXIGIDAS DO ANIMADOR VOCACIONAL “Um mestre da vida”

1- Cultive a disposição de escutar Deus e fazer sua vontade Esta foi a atitude fundamental de Jesus: “Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou.” (Jo 4,34). A partir dessa atitude, cultivada longamente na oração, (cf. Mat 1,35) Jesus penetra numa profunda intimidade com o Pai (cf. Mt 11,27; Jo 17,22).

2- Esteja Vigilante Mesmo quando dorme não deixa de velar sobre a segurança de seus discípulos (Mc 4,38), Jesus não espera que as pessoas o procurem

3- Seja Itinerante Não ensina sentado num lugar fixo. Vai à procura das pessoas a quem Deus o envia. A vida de Jesus é profundamente inserida no meio do povo, do qual compartilha o trabalho, o alimento, as dificuldades (Mc 6,1-3; 31-34)

4- Olhe com o OLHAR de Deus Jesus olha para todas as pessoas e reconhece uma predileção do Senhor para com os pequenos e os simples (Mt 11,25; Lc 10,21)

5- Ame com o CORAÇÃO de Deus= indistintamente Chama pescadores e publicanos, os discípulos do Batista, as mulheres curadas. Jesus não só chama mas ajuda a pessoa a descobrir suas possibilidades, a acreditarem na força de Deus, a assumirem responsabilidades novas e mais altas, superando seus limites e suas ambições humanas (Mt 8,32-33; 10,35-40).

6- Ensine com a PEDAGOGIA de Deus O chamado para a missão exige uma decisão imediata e definitiva (Mt 19,21; Mc 10,20; Lc 9,57-62) Não exclui uma experiência, uma preparação, um treinamento (Jo 1,39) É na própria ação que Jesus experimenta e forja seus discípulos e missionários (Lc 9,1-6; 10,1-16; Mt 10,1-42) Faz avaliação de seu trabalho (Lc 9,10; 10,17-20)

7- Seja o OMBRO de Deus para o vocacionado Sustenta o discípulo na hora da incerteza, da decepção e do fracasso (Lc 22,28-32; Mt 17,1-8; 26,36-46; Jo 14,15-18; 16,4) Aos que duvidavam da força e da eficácia da pregação, responde com a Parábola do Semeador (Mt 13,4-8; Mc 4,3-8)

8- Fundamente sua prática na PALAVRA Comunica confiança nos resultados do trabalho apesar de inúmeros obstáculos. Não tanto pelos cuidados que ele teve, quanto pela força da semente que vem de Deus (Mc 4,26-29)

A Pessoa do Animador Vocacional se assemelha a uma Águia! Ir. Gervis Monteiro,fsp