Desenvolvimento Local

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mapa de Produção do Conjunto Palmeira 2009
Advertisements

Bases de Serviços de Apoio a Comercialização
1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Alguns elementos para reflexão:
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
Cooperação e Governança
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Conceito O Fome Zero é uma estratégia impulsionada pelo Governo Federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada, priorizando as pessoas.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais Secretaria Municipal de Assistência Social CENTRO POP CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO PARA POPULAÇÃO EM.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
PLANO DE GESTÃO.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
SÉCULO XX.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
Futuro do CFES Proposta para debate.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Importância do Papel da Rede de Articulação nas Políticas Públicas
POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
PROJETO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA “PRODUZIR JUNTOS”
Cidadania Indicadores da.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
INFORMATIVO ASSOCIAÇÃO COSTUMES ARTES - É uma instituição de economia solidaria que faz inclusão social, possibilitando o aumento da renda, resgatando.
5º CONGRESSO GIFE SOBRE INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO NOVOS ARRANJOS DO INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO 3 de abril de 2008 Maria Alice Setubal Fundação Tide.
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Autogestão e reforma urbana PROJETO DIAS MELHORES 7344-BR/Bird Abril de 2010.
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Plenária FEPS 14/06. Pauta: CFES CFES Assembléia Popular Assembléia Popular Centro Público de Economia Solidária Centro Público de Economia Solidária.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Comissão de EJA de Alagoas
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Trabalho Socioambiental nas obras do PAC
Pastoral da Comunicação Vicariato Olinda Reunião de trabalho, planejamento e articulação de agentes de Pascom. Centro Pastoral São Francisco de Assis,
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Estratégia de Saúde da Família
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
DOS BANCOS COMUNITÁRIOS
COMO IMPLANTAR UM BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO?
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
ECOS DO BEM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO TERRITÓRIO DO BEM.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO “PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE”
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA.
COMO IMPLANTAR UM BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO?
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
Dra. Luciana Laureano Paiva – Curso de Fisioterapia UFRGS Dra. Cristianne Maria Famer Rocha – Curso de Saúde Coletiva UFRGS Abril, 2014.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento Local Experiência do Ateliê de Idéias

Território do Bem Localizado na região central da ilha de Vitória 31 MIL habitantes

O Território do Bem: Jaburu; Floresta; Consolação; Bonfim; São Benedito; Bairro da Penha; Itararé e Engenharia

No início era assim (2002)

O Banco Bem - 2005 Busca reorganizar as finanças locais, na perspectiva do desenvolvimento comunitário. LINHAS DE CRÉDITO 1- Produtivo; 2- Habitacional 3- Consumo

Crédito Habitacional com assistência técnica 6

O Núcleo de Desenvolvimento Comunitário consiste em uma estratégia para estimular e fomentar ações participativas em prol do desenvolvimento do Território do Bem. Representa o esforço e suporte para o fortalecimento de atores do próprio território para que, com autonomia, eles mesmos possam compreender o contexto, suas demandas e prioridades e, assim, propor intervenções para melhoria sustentável das condições sociais e econômicas.

A linha principal de ação do Núcleo de Desenvolvimento Comunitário parte do fomento e fortalecimento constante do Fórum Bem Maior (fórum de moradores do Território do Bem) e tem como subsídios a pesquisa “Saberes, Fazeres e Perfil dos Moradores do Território do Bem (2008) e o Plano Bem Maior 2018, planejamento estratégico participativo do território, conduzido integralmente no âmbito do Fórum Bem Maior (2009).

Da relação do Ateliê de Ideias com o Fórum Bem Maior derivam intervenções específicas, que refletem demandas que a própria comunidade identifica e prioriza: Resgate da Memória Local: Projeto Nossa História, Nosso Bem

Programa Ecos do Bem Fase do MUTIRÃO DO BEM 2011 Resultados: - 216 pontos viciados de lixo mapeados; - 2.173 domicílios visitados; - 1.450 lixeiras distribuidas; - 6 pontos limpos a partir de mutirões; 3 pontos sujos transformados em parques e jardim. antes depois

Programa Ecos do Bem PRÊMIO BECO LIMPO E EM CORES: 2º. Semestre de 2011 Casa da Gabriela antes depois

PRÊMIO BECO LIMPO E EM CORES: Programa Ecos do Bem PRÊMIO BECO LIMPO E EM CORES: 2º. Semestre de 2011 Casa da Arlete

Programa Ecos do Bem A partir de parceria com a UFES e FAPES 8 bolsistas Pic Jr estão sendo treinados para contribuir como agentes de transformação social, através da abordagem da população local, registro fotográfico contínuo dos pontos sujos de lixos para serem erradicados, para o controle social da produção e dispensa de lixo.

Feira Solidária do Território do Bem Espaço de exposição e comercialização dos produtos dos moradores do Território do Bem.

INCENTIVA A PARTICIPAÇÃO DE REPRESENTANTES DO FÓRUM BEM MAIOR EM ESPAÇOS DE TOMADA DE DECISÃO: Em conselhos, orçamentos participativos, articulações com os governos municipal e estadual, etc:

CANAIS DE COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA FACILITAM O DESENVOLVIMENTO LOCAL: Um grupo de jovens e adultos está sendo capacitado para desenvolver estratégias e produtos de Comunicação. Serão agentes locais de Comunicação e terão como atribuições produzir e gerenciar: Jornal comunitário; Programas de rádio; Blog atualizado; Banco de imagens e fotos de pessoas e lugares,

CENTRAL DE COMPRAS DO BEM: Objetiva contribuir com o desenvolvimento comunitário a partir do fortalecimento do pequeno comércio local: Comerciantes, participantes da Central de Compras, com o acesso ao crédito para capital de giro (comprando e vendendo mais barato) se fortalecem. Recebem também formação e capacitação nas mais variadas áreas.

“Nada está pronto, tudo é construído no dia-a- dia, de acordo com cada realidade”. Paulo Freire Denise Barbieri Biscotto Fone: (27) 8118-7676 E-mail: denisebbiscotto@gmail.com