REALISMO - NATURALISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REALISMO.
Advertisements

DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR.
Análise Literária DOM CASMURRO DOM.
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
O Naturalismo foi um movimento cultural relacionado às artes plásticas, literatura e teatro. Surgiu na França, na segunda metade do século XIX. Este.
D o m C a s m u r r o M a c h a d o d e A s s i s.
Dom Casmurro Machado de Assis.
O Romance Experimental
Naturalismo O discurso.
Realismo - Naturalismo
Machado de Assis: o autor
Realismo e Naturalismo
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Vertentes Realistas.
REALISMO/NATURALISMO NO BRASIL 1881
REALISMO E NATURALISMO
Evolucionismo Positivismo Socialismo Determinismo Pessimismo
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Eça de Queirós ...O Realismo é uma reacção contra o Romantismo: O Romantismo era a apoteose do sentimento; o Realismo é a anatomia do carácter. É a crítica.
O Positivismo.
Escola Palomar REALISMO - NATURALISMO Profª Leila Cordeiro
Aula 23 – Realismo-Naturalismo
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Naturalismo William Bell Scott (1811 – 1890) – Ferro e Carvão.
EDER.
Naturalismo “Para os naturalistas, o homem é visto como um “caso” a ser cientificamente analisado.”
AULAS 27 E 28 CADERNO 4 AINDA!!!!.
DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR. O FILME  Título: Um Lugar para Recomeçar  Ano: 2005 (EUA)  Direção: Lasse Hallström  Gênero: Drama.
Literatura Realismo A Apoteose da Razão
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
Machado de Assis e o Realismo
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Naturalismo Casa e capela de Antônio Raposo, de João Batista da Costa.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Língua Portuguesa
REALISMO O realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX. A característica principal deste movimento.
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
Realismo no Brasil Saudade, de Almeida Júnior, 1899.
MATERIAL DE LITERATURA PROF. HIDER OLIVEIRA.  Transitar entre o Romantismo e o Realismo;  Não possuía um romantismo convencional;  Grande análise psicológica.
2ª Série - Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
As duas fases de Macedo 1ª Fase: “o cronista de costumes” 2ª Fase: “o crítico irônico”
O REALISMO.
REALISMO.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Augusto Comte e o Positivismo
O Fim do II Império O fim do governo de D. Pedro II foi marcado por contestações ao regime imperial brasileiro.
Realismo - Naturalismo
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
NATURALISMO.
Realismo - Naturalismo
REALISMO E NATURALISMO
REALISMO PORTUGUÊS Prof. Karen Olivan.
REALISMO / NATURALISMO
Realismo • A primeira das tendências anti-românticas:Realismo, Naturalismo e Parnasianismo. • Segunda fase da Revolução Industrial: processo de urbanização.
REALISMO Revolução Industrial
QUESTÃO COIMBRÃ / REALISMO / EÇA DE QUEIRÓS
NATURALISMO.
Machado de Assis Professora Sarah Medeiros..
Revisão de Lit.
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
Realismo e Naturalismo
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
NATURALISMO E REALISMO Uma abordagem aos ideais Português – 11º ano – 2009/10 – Prof. Fernanda Monteiro.
Características (Arte e Literatura) Naturalismo Alunos: -Bruno Correia, nº2 -Diogo Santos, nº4 Disciplina: Português Professora: Cristina Pimentel Ano.
Trabalho Realizado por: -Jonas Costa nº13 -Luís Filipe nº14 Disciplina de Português Professora Cristina Pimentel.
REALISMO E NATURALISMO
Teófilo Leite Beviláqua
REALISMO – 1881 “MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS” MACHADO DE ASSIS
Naturalismo BRASILEIRO
Prof.:Pecê.  Surgimento:  1844 – Publicação de “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo.  Término:  1881 – Publicação de “Memórias póstumas de Brás.
Transcrição da apresentação:

REALISMO - NATURALISMO Segunda metade do século XIX

REALISMO - NATURALISMO “O Realismo é uma reação ao romantismo: o Romantismo era a apoteose do sentimento; - O Realismo é a anatomia do caráter: É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos – para condenar o que houve de mau na sociedade.” Eça de Queirós

CONTEXTO HISTÓRICO Revolução Industrial, na Europa; O avanço científico no campo da Física e da Química; Fase da utilização do aço, do petróleo e da eletricidade; Evolucionismo; Socialismo científico; Determinismo; Experimentalismo e Psicanálise.

CONTEXTO HISTÓRICO NO BRASIL Campanhas abolicionistas, A Lei Áurea, A substituição da mão de obra escrava pela mão de obra assalariada, A Guerra do Paraguai, A monarquia decadente de D. Pedro II.

CONTEXTO HISTÓRICO NO BRASIL Ciclo do café; Decadência da monarquia; Abolição da escravatura (1888), que ocasiona a disponibilidade de grandes capitais levando as cidades ao crescimento; Proclamação da Republica (1889);

CONTEXTO HISTÓRICO NO BRASIL Governo do Marechal Deodoro e a primeira constituição republicana; Os primeiros jornais com publicação regular; Chegada dos imigrantes europeus (principalmente os Italianos); Surge o telégrafo; O realismo é a consolidação da literatura nacional.

CARACTERÍSTICAS REALISTAS objetivismo, que se faz contra o subjetivismo Romântico; nos mostra o homem voltado para aquilo que está diante e fora dele; personalismo é trocado pelo universalismo; materialismo leva à negação do sentimentalismo e da metafísica; nacionalismo e a volta ao passado perdem lugar para o presente e contemporâneo;

CARACTERÍSTICAS REALISTAS cientificismo: causada pelo avanço da ciência nesta época; defesa da república; triângulos amorosos, que são sempre formados por marido traído, mulher adúltera, e amante; anticlerismo, que mostra alguns religiosos como sendo pessoas “do mal”; determinismo: a obra é determinada por três fatores: meio, momento e raça.

CARACTERÍSTICAS NATURALISTAS Preocupação político-social; Análise do ser humano comum e vulgar; Sexualidade tratada com exagero; Predomínio da razão sobre a emoção;

CARACTERÍSTICAS NATURALISTAS O concreto sobre o abstrato; Negação à burguesia, denigrem a família; Antropocentrismo; Antimonarquismo; Homem retratado como animal.

ROMANCE REALISTA critica a sociedade a partir de determinados personagens; ênfase no indivíduo; análise psicológica dos personagens; nova linguagem; senso de observação.

ROMANCE NATURALISTA critica a sociedade a partir de grupos humanos marginalizados; ênfase no coletivo; teoria de Charles Darwin, provocando as ações dos seres humanos serem instintivas antes de racionais; temas que abrangem sexo e homossexualismo.

AS CONCEPÇÕES REALISTAS SÃO Posição do artista diante da realidade: O artista procura nivelar sua atitude a do cientista, objetivando sem emitir julgamento a respeito de fatos ou personagens. II - Posição do artista diante da obra de arte : O romance é instrumento de denúncia e combate, focaliza os desequilíbrios sociais. (arte engajada) III - Concepção do Homem : O homem é apenas uma peça na engrenagem do mundo, semelhante às das demais peças pertencentes ao reino animal ou vegetal.

AS CONCEPÇÕES REALISTAS SÃO - Personagens : As personagens deveriam ser moldadas de acordo com a realidade observada de fora pelo narrador, sem idealização, fazendo principalmente o retrato do espírito e da vida interior da personagem. O comportamento das personagens decorre de causas biológicas ou sociais que o determinam, suas ações nunca são gratuitas. V - Concepção de amor e casamento : Focaliza principalmente o adultério, que é encarado como causa da destruição da família e, consequentemente, da sociedade. VI - Espaço focalizado : Existe uma nítida preferência pelo espaço urbano, pois a burguesia fixou-se nas cidades.

AS CONCEPÇÕES REALISTAS SÃO Tempo histórico focalizado : Encarando o presente histórico, o autor capta os conflitos do homem da época, os seus problemas concretos, dando preferência aos dramas cotidianos de gente simples. VIII- Narrativa : Cria-se enredo em que os conflitos se resolvam de acordo com determinadas forças que estejam em ação. O desenlace da trama é previsível e raramente ocorrem sobressaltos ou surpresas para o leitor. IX - Linguagem : É simples, detalhista, pois o narrador pretende conseguir um retrato fiel da realidade focalizada. O drama das personagens realistas tem origem moral ou decorre de algum desequilíbrio social. A ação é secundária, já que ele se preocupa mais em sugerir o mundo interior das personagens.

PRINCIPAIS AUTORES ALUÍSIO AZEVEDO; MACHADO DE ASSIS; RAUL POMPÉIA; COELHO NETO; AFONSO ARINOS.

DIFERENÇAS ENTRE REALISMO E NATURALISMO ROMANCE REALISTA: Faz análise crítica e psicológica da sociedade com base no comportamento de determinados personagens; Predomina o imoral; Apresenta tipos sociais que integram grupos e classes; Enfatiza os traços psicológicos e sociais do ser.

ROMANCE REALISTA Predomina o processo narrativo que retrata uma época; constitui um romance documental. Representante do realismo no Brasil: Machado de Assis. Romances que ilustram essas características: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro.

ROMANCE NATURALISTA Faz uma análise social a partir de grupos humanos marginalizados, na qual se valoriza o coletivo; Predomina o patológico; Apresenta tipos anormais patológicos; Enfatiza a natureza fisiológica do ser; os instintos naturais sobrepõem a razão;

ROMANCE NATURALISTA Predomina o processo descritivo; constitui um romance experimental. Autor representante do naturalismo no Brasil: Aluísio de Azevedo; Romances que ilustram essas características de maneira predominante: O mulato, O Cortiço, Casa de Pensão.