Rede de cooperação da BVS: Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biblioteca Virtual en Salud en
Advertisements

UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
O desenvolvimento da BVS no Brasil Ilma Noronha CICT/FIOCRUZ IV Reunião Regional de Coordenação da BVS Setembro/2005, Salvador.
Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde
Comunicação científica em saúde na BVS
Telma de Carvalho Lúcia Maria S. V. Costa Ramos
Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia
SISTEMA ESPECIALIZADO NA
Publicações Eletrônicas
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
Telessaúde Aplicada a Atenção Básica no Brasil
Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP
A Rede Latino americana de Produtores Culturais da América Latina e Caribe
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
O Papel da RAEM e a Biblioteca Virtual em Educação em Ciências da Saúde BVS-Educ Luciana Danielli de Araujo Associação Brasileira de Educação Médica –
Faculdade de Medicina de Marília Disciplina de Informática em Saúde 1/20 O papel do Bibliotecário Frente às Tendências Tecnológicas e sua Relação com a.
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação.
I ENCONTRO SUL-AMERICANO DE EDITORES CIENTÍFICOS DA ÁREA DA SAÚDE
Fontes de informação na BVS
Critérios de seleção de bases de dados bibliográficas da área da saúde
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - ODONTOLOGIA
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Desenvolvimento cooperativo dos serviços de informação na BVS
Biblioteca Virtual de Saúde - Enfermagem:
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
Portal Telessaúde Brasil BVS Atenção Primária à Saúde
Biblioteca Virtual em Saúde:
BVS – Homeopatia Brasil Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB - APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Fidelis Brambilla 09 de Maio/2008.
Como a UFRN coopera na ReBAP
Como acessar/obter o texto completo dos documentos científicos?
X SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo 22 a 26 de outubro de 2007 Exposição eletrônica: A Biblioteca/CIR.
Uma metodologia para publicação eletrônica
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
Instituições responsáveis:
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
Pesquisa Científica na Internet
SciELO Scientific Electronic Library Online Rosely de Fátima Pellizzon Universidade Federal de São Paulo Biblioteca Central
àPrimeiros contatos àInaugurada em março àObjetivo : acesso online eficiente, universal e eqüitativo à informação técnica e científica relevante.
Metodologia para textos completos
COMISSÃO BRASILEIRA DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS.
BVS HOMEOPATIA – BRASIL Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB – APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Ap.Fidelis Brambilla Setembro 2008.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
Desenvolvimento Cooperativo de Coleções na BVS Rosane Taruhn Desenvolvimento de Coleções BIREME/OPAS/OMS
Conformação dos Acordos de Cooperação na Biblioteca Virtual em Saúde C. Verônica Mendes Abdala Coord. Serviços de Informação BIREME/OPAS/OMS.
Pesquisa Em Saúde Profª Andreia
SEMINÁRIO e-PORTUGUESE Como Melhorar o Acesso à Informação Científica e Técnica em Saúde nos PALOP S. PAULO, BIREME/OPAS/OMS, de Junho de 2007 ANGOLAParticipantes:
BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho.
Sonia Mendes – Analista de Organização e Métodos MS/ DATASUS/BVS RIPSA 26ª Oficina Interagencial de Trabalho da RIPSA (OTI), Brasília, 05 de Junho de 2013.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
10 ANOS DE BVS: FORTALECENDO A PSICOLOGIA BRASILEIRA E LATINOAMERICANA MARIA IMACULADA CARDOSO SAMPAIO III Reunião do Comitê Técnico da Brasil.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
7º Termo de Ajuste ao 50º Termo de Cooperação entre o Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan- Americana da Saúde Ações de cooperação para o.
BVS Adolec no Brasil Área de Saúde do Adolescente e do Jovem e BIREME com o apoio do Comitê Consultivo I Reunião do Comitê Técnico São Paulo, 08 de outubro.
Personalidades em Saúde como tema da BVS: os arquivos em instâncias biográficas Paula Xavier Coordenadora de Gestão da Informação da COC/Fiocruz Coordenadora.
Verônica Abdala abril, 2013 Contribuição da BIREME para a BVS Brasil Contribuição da BIREME para a Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde.
BVS Brasil: Panorama da Rede Avanços do Espaço Colaborativo Cláudia Guzzo, Coordenadora Bárbara Uehara, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião do Comitê.
BVS-PSI Maria Imaculada Cardoso Sampaio BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - PSICOLOGIA BVS-PSI I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil.
A experiência da BIREME na implementação dos Espaços Colaborativos – ECO 25ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília 31 de outubro de 2012.
I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil BIREME/OPAS/OMS 08 de Outubro de 2009.
Portal Saúde Baseada em Evidências Tutorial de Acesso.
Transcrição da apresentação:

Rede de cooperação da BVS: Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS quem somos comunidade virtual Verônica Abdala BIREME/OPAS/OMS

Um pouco da história... 1967 – criação da BIREME Fundada em São Paulo, através de um convênio celebrado entre a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), os Ministérios da Saúde e da Educação do Brasil e a Escola Paulista de Medicina (EPM). Renovado a cada 5 anos - reafirma a missão de promover e ampliar o acesso a informação em saúde na AL&C. Objetivos e funções: a) possibilitar o acesso a base de dados MEDLARS, desenvolvida pela NLM, e a uma coleção ampla de periódicos; b) desenvolver a integração entre bibliotecas cooperantes, incluindo um programa de treinamento de bibliotecários; c) desenvolver um sistema de envio de fotocópias; d) ampliar a coleção de revistas da EPM.  trabalho cooperativo

1969 – serviços cooperativos Catálogo Coletivo: atividade prioritária da BIREME – incluía os processos de permuta e doação de material entre diversas bibliotecas Programa de empréstimo interbibliotecário: realizado com duas bibliotecas da USP e com as bibliotecas de centros especializados da OPAS nos países, Guatemala, Uruguai e Peru Programa de treinamento de bibliotecários Universidade Federal Fluminense, Brasília, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro e de Pernambuco Faculdades de Medicina Veterinária, Odontologia, Enfermagem, Química e Farmácia da USP FIOCRUZ 1970 – BIREME Centro Coordenador de Sub-Centros Centro Coordenador de Sub-Centros para a área das ciências biomédicas, avança para criação de sistemas nacionais de informação em ciências da saúde - aumentar o alcance das atividades de cooperação para outros países da América Latina  Primeiros passos rumo à autonomia e à descentralização dos serviços

anos 80 – LILACS, SeCS, COMUT-BIREME Fortalecer e formalizar os sistemas nacionais e estruturar os serviços locais LILACS - ampliar o controle bibliográfico da literatura científica produzida nos países da Região AL&C SeCS - necessidade de administração eficaz de coleções de publicações seriadas na América Latina anos 90 – telnet, www, SciELO, BVS Redes especializadas, bases de dados temáticas CD-ROM, acesso remoto (RENPAC), www 2000 ... – desenvolvimento e fortalecimento da BVS BVS – 6 tipos de fontes de informação

Rede BIREME – trabalho cooperativo América Latina e Caribe – Redes nacionais de bibliotecas de saúde Brasil - Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde Desenvolvimento da Biblioteca Virtual em Saúde  visibilidade e ampliação do acesso à produção técnica e científica na área da saúde, no âmbito de suas instituições e para suas comunidades de usuários Membros unidades de informação - bibliotecas e centros de informação - área de ciências da saúde categorias: centro cooperante e unidade participante

Rede Brasileira - compromissos Convênios e Protocolos de Cooperação Centros Cooperantes – cooperam com o desenvolvimento de uma ou mais fonte de informação da BVS - LILACS, SCAD, SciELO, LIS, .... Cooperação em função dos recursos disponíveis na Biblioteca. Unidades Participantes - promovem o acesso às fontes de informação da BVS entre sua comunidade de usuários - capacitação e outras atividades. BIREME - coordenação da Rede, desenvolvimento de metodologias que viabilizam o desenvolvimento das fontes de informação da BVS, capacitação para uso das metodologias e acesso eficiente às fontes de informação. Convênios e Protocolos de Cooperação

Redes especializadas ODONTO – Sub-Rede Nacional de Informação na Área de Ciências da Saúde Oral – 1992 Coordenação: Serviço de Documentação Odontológica da Faculdade de Odontologia da USP Registro da literatura científica da área na Bibliografia Brasileira de Odontologia(BBO) 2003 - desenvolvimento da BVS Odontologia, os membros do Comitê Consultivo integram o Sistema de Informação Especializado na área de Odontologia (SIEO), que substitui a Sub-Rede ODONTO. http://odontologia.bvs.br/ ENFERMAGEM – Sub-Rede Brasileira de Informação em Enfermagem – SURENF – 1994 Coordenação: Biblioteca J. Baeta Vianna da UFMG Produção da base de dados BDENF 2003, sob a liderança da Escola de Enfermagem da UFMG, deu-se início à discussão do projeto BVS-Enfermagem

ADSAUDE - Sistema Especializado de Informação em Administração de Saúde - 1994 Coordenação: Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública da USP Base de dados ADSAUDE BVS Saúde Pública – 1999 - as instituições das bibliotecas membros desta Rede, passaram a compor o Comitê Consultivo da BVS-Saúde Pública, ampliando e integrando as ações de cooperação entre estas bibliotecas, absorvendo assim a rede ADSAUDE http://saudepublica.bvs.br/ RAEM – Rede de Apoio à Educação Médica – 1999 Coordenação: Associação Brasileira de Educação Médica  Desenvolvimento da BVS-Educação em Ciências da Saúde - em fase de implementação http://educ.bvs.br/ REBAP – Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia - 2001 Coordenação Nacional:Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Psicologia da USP Núcleos de Coordenação Regional: acompanhamento das atividades desenvolvidas pela Rede em cada região do Brasil  BVS-Psicologia http://www.bvs-psi.org.br/

Redes especializadas, BVSs temáticas Desenvolvimento de outras áreas especializadas na BVS: Homeopatia, História da Saúde e Vigilância Sanitária  Outras redes estão nascendo no âmbito da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde Mesma filosofia: centros que colaboram com o desenvolvimento das fontes de informação da BVS, em áreas temáticas específicas

Quantos somos (em 2004) Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde Rede de Desenvolvimento da BVS - Brasil Bibliotecas Cooperantes – 184 Cooperantes BVS – 138 Cooperantes BVS Temáticas - 124 Enfermagem – 12 Odontologia – 21 Psicologia - 75 Saúde Pública – 5 Educação Médica - 14 Unidades Participantes - 444

BVS Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde Rede de Desenvolvimento da BVS - Brasil UP BVS PSICO 75 CC BIREME 138 CC ENFERM 12 CC ODONTO 21 CC S PUBLICA 5 CC RAEM 14 CC 184 Centros Cooperantes (CC) 444 Unidades Participantes (UP)

# Unidades Participantes Onde estamos (em 2004) ... Estado # Centros Cooperantes # Unidades Participantes AC - PB 2 AL 1 3 PE 7 17 AM 9 PI 4 AP PR 25 BA 6 26 RJ 43 45 CE 12 RN DF 5 RO ES 11 RR GO RS 14 33 MA SC 21 MG 41 SE MS SP 55 135 MT TO PA Total 184 444

CC – Centro Cooperante UP – Unidade Participante

Quem somos (em 2004) ... Profissionais da informação bibliotecários técnicos em biblioteca técnicos de informática, suporte técnico Bibliotecas que atuam na área de ciências da saúde universidades governo pesquisa assistencia à saúde

Áreas temáticas

Serviços de informação

Dados sobre a rede de cooperação da BVS Diretório de instituições da BVS http://centros.bvs.br/dic

Porque cooperamos? Porque participamos? Visibilidade da produção científica da instituição - registro nas fontes de informação da BVS – LILACS, SciELO, ... Metodologias e aplicativos desenvolvidos pela BIREME para o desenvolvimento de sistemas e serviços de informação da Biblioteca, o que também possibilita a cooperação para as fontes de informação da BVS Capacitação: oportunidade para capacitação dos profissionais da Biblioteca nos treinamentos para aplicação e uso da metodologia e aplicativos Reconhecimento: ser membro da Rede traz reconhecimento para a Biblioteca - certificado de qualificação

Porque cooperamos? Porque participamos? Serviço SCAD: eficiência e facilidade de uso do Serviço SCAD, tanto para processar os pedidos recebidos como para enviar pedidos a outras bibliotecas, a rapidez do atendimento e o preço diferenciado para os membros da Rede Satisfação de colaborar: possibilidade de intercambiar e de cooperar com serviços que ampliam o acesso à informação na área da saúde motiva o trabalho de cooperação e acaba também beneficiando os próprios usuários da Biblioteca Confiabilidade na Rede – Confiabilidade na BIREME

Comunidade Virtual dos cooperantes da BVS Números da cooperação Comunidade Virtual dos cooperantes da BVS http://cvirtual-bvs.bireme.br

Obrigada!