A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho."— Transcrição da apresentação:

1 BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho de 2011

2 SUMÁRIO Objetivos Formação da Rede SIEO BVS Odontologia Brasil Capacitação/Curso EAD Portal de Revistas Eletrônicas em Odontologia Reuniões Técnicas da Rede

3 Formação da Rede de Odontologia Objetivo - atender as demandas sociais Projeto W. K. Kellogg Foundation - Implementação de rede de informação na área odontológica”, apresentado pela Universidade de São Paulo à em 1990 e aprovado em 1991, em parceria com a BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), tendo como preocupação básica tratar o fenômeno informação enquanto problemática social.

4 1991- tornou-se o “Centro Coordenador Nacional de Informação em Ciências da Saúde Oral”. Formando a“Sub- Rede Nacional de Informação na Área de Ciências da Saúde Oral. ( KRZYZANOWSKI, 1990).

5 Formação inicial da Sub-Rede Nacional de Informação na área de Ciências da Saúde Oral (CARVALHO; RAMOS, 2009, p. 384)

6 1992 - novo projeto foi encaminhado á W. K. Kellogg Foundation, com participação de mais 14 bibliotecas, aumentando para 10 o número de núcleos básicos e para 10 os “núcleos de apoio”. 1994 – mais quatro bibliotecas foram inseridas na rede atuando como núcleos básicos.

7 1999 - passa a denominar-se “Sistema Especializado na Área de Odontologia” 2003 - “Sistema de Informação Especializado na Área de Odontologia” (SIEO) com o propósito de impulsionar o desenvolvimento das bibliotecas odontológicas nacionais e satisfazer a demanda de informação dos profissionais desta área. SIEO - Rede de cooperação que visa gerar benefícios à pesquisa científica em odontologia e compartilhamento futuro dos resultados das pesquisas em andamento, reúne as bibliotecas que atuam como Centro Cooperantes do Sistema de Informação Especializado em Odontologia

8 A Rede SIEO conta, atualmente, com o apoio de dezessete bibliotecas nacionais (centros cooperantes) da área de odontologia distribuídas em várias regiões do Brasil.

9 Rede SIEO

10 O Aprendizado Coletivo a Partir da Rede de Odontologia O estabelecimento do atual SIEO proporcionou mudanças rápidas na geração, armazenamento e disseminação do conhecimento possibilitando a construção da BVS Odontologia Brasil, o que vem garantindo o seu funcionamento desde a sua criação.

11 SOBRE A BVS ODONTOLOGIA BRASIL http://odontologia.bvs.br/php/index.php

12 No caso específico da rede de odontologia, denominada SIEO, os nós terciários seriam constituídos pelas instituições que apóiam a operacionalização da BVS Odontologia Brasil.

13 BVS Odontologia Brasil Proposta inicial da Biblioteca Virtual em Saúde em 1998 ■ O caso da Odontologia - contou com um período de vários anos para que pudesse ter a formação de seu Comitê Consultivo definitivamente constituído. Houve a necessidade de: ■ capacitar os profissionais envolvidos sobre o que seria este projeto. ■ inteirar a comunidade científica sobre a magnitude do projeto para depois abraçá-lo e alçar vôos.

14 Comitê Consultivo - formado pela representação docente das Universidades que compõem o SIEO, além da SBPqO (Sociedade Brasileira de Pesquisa em Odontologia) e da própria BIREME que atua como coordenadora geral do projeto, local e regionalmente.

15 Certificação da BVS Odontologia Brasil em 04/10/2010

16 Capacitação - capacitação da equipe da Rede SIEO/BVS Odontologia Brasil é promovida pelo SDO – Serviço de Documentação Odontológica de acordo com as necessidades dos núcleos.

17 Curso de EAD A BVS Odontologia Brasil promoveu o 1º curso para a inserção de eventos na base DirEve (Diretório de Eventos em Ciências da Saúde), para o Sistema de Informação Especializado na área de Odontologia (SIEO), utilizando a plataforma Moodle. Foram duas semanas de treinamento: de 21/02 a 03/03/2011. Próximos Cursos com recursos de EAD para 2011: ■ DirEve ( 15 a 30/06/2011) ■ LILDBI-WEB ■ LIS (Localizador de Informação em Saúde).

18 Portal de Revistas Eletrônicas em Odontologia - Rev@Odonto Antecedentes ■ Surgiu da necessidade de congregar, no espaço físico da Biblioteca Virtual em Odontologia Brasil, a coleção das revistas eletrônicas em Odontologia. ■ Utiliza a metodologia SciELO. ■ É mais uma das Fontes de Informação da BVS Odontologia Brasil.

19 ESTADO ATUAL – 12 revistas no projeto piloto (1ª. Fase) Revistas que iniciaram o Rev@Odonto http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sc i_alphabetic&lng=pt&nrm=iso

20 Entrada de novos títulos (2ª. fase) ■ A partir de maio/11 após o término Rev@Odonto – 1ª. fase

21 Reuniões Técnicas da Rede Com o objetivo discutir plano de ação para o fortalecimento e continuidade do desenvolvimento da Biblioteca Virtual em Saúde - Odontologia (BVS-Odontologia) são realizadas reuniões técnicas anualmente podendo ser presencial ou virtual.

22 Ações Futuras  Criar mecanismos para a divulgação e popularização na na área de saúde bucal.  Atuar mais pontualmente com a Teleodontologia

23

24 MUITO OBRIGADA! ferpau@usp.br lveronica28@gmail.com


Carregar ppt "BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google