Louis Henri Loison “o Maneta”.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
"Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo.
Advertisements

DISPUTAS EUROPÉIAS E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL
ERA UMA VEZ….
A República faz 100 anos.
NAPOLEÃO BONAPARTE André Fonseca HGP 6º 1 - nº1 2011/2012.
25 de Abril de 1974.
Era uma vez uma flor ... Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta.
Música : Holding Your Hand
TRABALHO DE HISTÓRIA ASTECAS MAIAS E INCAS
O 25 de Abril de 1974 Vamos apresentar as causas que levaram ao 25 de Abril de 1974 e mais alguma informação sobre a “Revolução dos Cravos”.
Revolta chibata Nomes: Bruno, Eduardo e Gabriel.B Turma: 82
Music: Holding your hand
A Lição da Borboleta "Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava.
Assim é a Vida....
A Pintura.
ROSAS VERMELHAS Por:
Cicatrizes....
Clara Martins, Otília Corga e Teresa Correia
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
“A coragem para escolher o que é certo”
Cicatrizes....
" Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer
Autobiografia Ilustrada
ANALISAR OS FATORES DETERMINANTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA
Esta é, sem dúvida, a canção mais popular da 2.ª Guerra Mundial.
Diogo Barbosa, nº 8 Luís Pereira, nº 15 Márcia Monteiro, nº 17 Pedro Mouta, nº 19 Turma: 9ºF Disciplina: História Prof.: Fátima Barroso.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
As Invasões Francesas.
CICATRIZES.
”Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer”
A Lição da Borboleta "Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava.
Trabalho realizado: Rafaela V. Nº15 Sandra G. Nº20 Tomás Nº22.
nadar no lago que havia atrás de sua casa. Na pressa de mergulhar na
A lenda da xícara de chá.
O Bobo da Corte.
O portão do paraíso. Nome: Gabriel Benvenutti
As formigas em "moral da história"
Aula n.º 25 A «Viradeira» A 1ª Invasão Francesa
Ser Amigo é Uma Honra Um dia, quando estava na minha casa, eram umas 11 horas da noite quando recebi o telefonema de um querido amigo meu. Seu telefonema.
Clicar .. Foram premiados por seus trabalhos pioneiros no campo da manipulação genética de animais com a intenção de 'imitar' modelos de enfermidades.
João e Mário ..
Qual será a tua Escolha??? Uma família tinha comprado um carro novo, com 0kms detalhe, por detalhe; os estofos; a côr .... era tudo lindo.
Problemas? Oba! Autor:Roberto Shinyashiki
A CONQUISTA DA LINHA DO TEJO
Encontros Marcados.
Escola Secundária Homem Cristo
Revolução Francesa 05/05/1789 a 09/11/1799.
INTRODUÇÃO Por que Jesus nasceu, viveu, morreu em uma cruz e ressuscitou ao terceiro dia?
O Homem Letra da Musica de Roberto Carlos.
Ria Slides Autor do texto: Adelino da Silveira Autor do texto: Adelino da Silveira (Avanço automático dos slides) Autor do texto: Adelino da Silveira.
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
O Natal e o tempo caminham juntos
Aprendi Clique.
Era uma vez uma flor ... Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta.
Era filha de André II, rei da Hungria, tendo nascido no ano Ainda muito jovem foi dada em matrimônio a Luís IV, landgrave da Turíngia, e teve.
OS QUE NUNCA PARTEM Silvana Duboc.
A Era Napoleônica ( ).
Obrigado, Emilia !. Emilia desde pequena tinha uma saúde frágil, e não melhorava devido às condições em que vivia. Era ainda muito joven, quando casou-se.
9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EQUIPE DE HISTÓRIA
Cicatrizes.... Há alguns anos, em um dia quente de verão, um pequeno menino decidiu ir nadar no lago que havia atrás de sua casa.
BIOGRAFIA DO MARQUÊS DE POMBAL
Há alguns anos, em um dia quente de verão, um pequeno menino decidiu ir nadar no lago que havia atrás de sua casa. Há alguns anos, em um dia quente.
O que a população de Salvador enfrentava entre 1797 e 1798?
A Vinda da Família Real para o Brasil
A Flor Era uma vez uma jovem muito rica que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego e um excelente salário e uma Família unida.
Um certo dia, um homem esteve aqui.
Era uma vez uma flor ... Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta.
Transcrição da apresentação:

Louis Henri Loison “o Maneta”

Louis Loison nasceu a 16 de Maio de 1771, tornando-se mais tarde num grande general francês. Foi autor de inumeros actos violentos, que lhe deu a fama de homem cruel, ambicioso, egoista, feroz e insensível.

Loison era um homem ambicioso, feroz, egoista e particularmente cruel Loison era um homem ambicioso, feroz, egoista e particularmente cruel. Loison perdeu um dos braços durante a 1ª invasão ao Norte de Portugal. Era temido e conhecido pelas torturas a que submetia todos aqueles que conseguia prender, dificilmente alguém sobrevivia às suas maldades.

O tempo de Henri Loison foi um tempo de mudança, tempos de guerras e invasões. Assistiu à queda de Luís XVI, da convenção, do directório, do consulado e do Império.

Louis Loison, general do exército francês, participou nas três invasões que França fez a Portugal. Ficou na memória dos populares mas também ficou presente na história.

Loison ficou muito presente na história, sobretudo pela sua total falta de escrúpulos no que toca à apropriação em proveito próprio dos saques e impostos cobrados em zonas ocupadas, e também pela dureza como tratava as populações portuguesas.

Acerca das invasões francesas, começaram em 1807 Acerca das invasões francesas, começaram em 1807. A corte portuguesa decide fugir para o Brasil, deixando Portugal numa situação muito complicada, os portugueses estavam entregues ao seu destino.

Depois de muitas mudanças, muitos acontecimentos, durante a 1º invasão (Loison comandava o exército francês), chegando ao norte de Portugal, em Mesão frio, os franceses deparam-se com uma enorme resistência do povo português.

A hipótese de avançar por Guimarães, foi imediatamente colocada de parte, o que levou Loison e seu exército a recuarem, mas tendo uma embuscada por parte dos portugueses umas horas depois.morreram alguns oficiais e o próprio Loison fica ferido.

Vasco Luis Valente utilizou a expressão popular “ir pró maneta” para intitular o seu livro, alusiva ao general napoleónico Loison que participou nas invasões francesas.

A expressão popular “ir pró maneta” significa ir e não voltar mais, tudo perder, ou até mesmo perder a própria vida.

Certamente que se Loison ainda estivesse entre nós, iria gostar de saber que, passados 200 anos, em Portugal, “ir pró maneta” ainda significa que algo terrivel vai acontecer a alguém.....

Trabalho elaborado pelas alunas do 11RCSH: Carla Isabel Lurdes Andreia