Maria José Machado- Universidade do Minho IEC A Linguagem AV não é só uma janela aberta ao mundo, mas mais do que isso, é uma nova maneira de pensar o.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIAS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Advertisements

A 1º Guerra Mundial Diana Silva.
Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação
Gestão de pessoas: Histórico no Brasil
NUCLEO artes plásticas | | BARREIRO | 18 Dezembro2011 Painel 2 Maria Fernanda C. Martins.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
LPOO Classe e objeto.
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
A informática na Educação Indígena
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Integração das TIC no ensino da Físico-Química
História Monetária e Financeira
Alargamento Vs Aprofundamento
INFORMATICA NA EDUCAÇÃO
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Crescimento das redes de computadores
A Educação Mediada pela Tecnologia
Práticas Inovadoras em Escolas Européias
Informática e educação Claudio de Oliveira
Maria José Machado Universidade do Minho – IEC 2000/2001
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
Evolução da Mídia Audiovisual
Planejamento de Comunicação Introdução
A auto-suficiência de petróleo pode transformar o Brasil em uma potência mundial? Quais as relações entre o óleo e as Guerras do Oriente Médio?
ALGO QUE AS ESCOLAS NÃO ENSINAM Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou numa conferência em uma escola secundária sobre 11 regras.
Bom dia….. ALGO QUE AS ESCOLAS NÃO ENSINAM Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou numa conferência em uma escola secundária sobre.
Linha do Tempo EaD Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
« Pela sede aprendemos a água. » Emily Dickinson
A gestão na formação do academico no curso de Educação Física da UFV
INDÚSTRIA MUNDIAL Indústria original ou clássica – típica dos países desenvolvidos. Indústria planificada – típica dos países socialistas. Indústria tardia.
A CRISE DE 1929.
Cena Drama. Cena Drama Somos seres de relações.” “Estamos sempre em relação a alguma coisa. Somos seres de relações.”
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Imigrantes Italianos do car Ri Prof.Marceli 41.
A Indústria Cultural no Brasil
Por: Sonia Maria Teixeira Fevereiro de 2009 Para meus professores e colegas do Curso de Especialização em Informática na Educação - PUC RS.
“Aperfeiçoamento e Avaliação Docente: processo e reciprocidade”
Em uma cidadezinha havia uma fábrica de chocolates muito gostosos, até parecia que eram feitos pelos anjos.
Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo
Experiências Significativas de EAD no Cenário Internacional
Linguagem de Programação II
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
AS TECNOLOGIAS TROSSERAM-NOS VANTAGENS E DESVANTAGENS
A origem do computador.
Formadora: Doutora Maria José Delgado Formanda: Margarida Cagarrinho
Reflexão sobre o 1º Projecto do PRA A feira foi o 1º projecto que nos foi proposto a 30 de Janeiro de 2009 e que teria, e o mesmo, teria de ser realizado.
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
Internet desde os anos 60 Trabalho realizado por:
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
O “Inegável” Mundo Da Internet.
Globalização: Boa ou ruim?.
«Pela sede aprendemos a água.» Emily Dickinson
A sede « Pela sede entendemos a água. » Emily Dickinson.
Introdução ao Marketing
CAPITALISMO.
SÉCULO XX: A ERA DAS INCERTEZAS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
/ / Década de SAIR.
Indicadores socioeconômicos do Brasil.
A UNICEF E A LUTA POR UM MUNDO MELHOR
HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA
Escola Estadual Dr. Martinho Marques As Tecnologia da Minha Escola.
Integrantes Grupo de Trabalho: Adriel Telles Dieque Rocha Eliseo Carlos Picinini Felipe Adam Guilherme Coelho João Rischter Wagner Trentini MANUFATURA.
SALA DE TECNOLOGIA DA EEB PROF. LAÉRCIO CALDEIRA DE ANDRADA Vania Beatriz Rossato – Resp. Sala de TI Benicia Maria Ternus - Diretora MEIO DE COMUNICAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Maria José Machado- Universidade do Minho IEC A Linguagem AV não é só uma janela aberta ao mundo, mas mais do que isso, é uma nova maneira de pensar o mundo Jaquinot (1981) Linguagens Audiovisuais

Maria José Machado- Universidade do Minho IEC Um pouco de História... O início do século XX... Linguagens Audiovisuais

Maria José Machado- Universidade do Minho IEC Linguagens Audiovisuais Da Lanterna Mágica aos Meios audiovisuais... Da Lanterna Mágica aos Meios audiovisuais /1910 – Os AV como ajudas ao ensino /1910 – Os AV como ajudas ao ensino... Antes de 1930 os AV eram tidos como magia... Antes de 1930 os AV eram tidos como magia... O som só apareceu nos filmes nos anos 20; ao mesmo tempo desenvolveu-se a transmissão por rádio. O som só apareceu nos filmes nos anos 20; ao mesmo tempo desenvolveu-se a transmissão por rádio.

Maria José Machado- Universidade do Minho IEC Linguagens Audiovisuais Crise económica dos anos – Durante a 2ª Guerra Mundial os media diminuíram drasticamente nas escolas... Em contrapartida – A indústria dos AV expandiu-se nos EU: compraram-se projectores de filmes e produziram-se 457 filmes por mais de 1 bilião de dólares. Durante a guerra utilizaram-se os projectores no exército para dar formação aos soldados – Durante a guerra utilizaram-se os projectores no exército para dar formação aos soldados

Maria José Machado- Universidade do Minho IEC Linguagens Audiovisuais Nos anos 50 surge o Ensino Programado com Skinner, que atinge o seu auge nos anos 60;Nos anos 50 surge o Ensino Programado com Skinner, que atinge o seu auge nos anos 60; Os episcópios, os retroprojectores, os projectores de diapositivos, etc;Os episcópios, os retroprojectores, os projectores de diapositivos, etc; Em 1970 surgem os programas tutoriais;Em 1970 surgem os programas tutoriais; Na década de 70 surge o Ensino Baseado no Computador (Computer Based Instruction);Na década de 70 surge o Ensino Baseado no Computador (Computer Based Instruction); Em 1988 havia nos Estados Unidos um computador para 36 crianças.Em 1988 havia nos Estados Unidos um computador para 36 crianças.

Maria José Machado- Universidade do Minho IEC Linguagens Audiovisuais Nos anos 80 surgem programas de introdução dos computadores nas escolas em toda a Europa: Inglaterra as escolas são equipadas com BBCsInglaterra as escolas são equipadas com BBCs Em França surge Informatique pour tousEm França surge Informatique pour tous Em Espanha os Projectos MERCÚRIO e ATENEIAEm Espanha os Projectos MERCÚRIO e ATENEIA Em Portugal surge o Projecto MINERVAEm Portugal surge o Projecto MINERVA

Maria José Machado- Universidade do Minho IEC Linguagens Audiovisuais Trajectória dos anos 90 Neste período puseram-se fundamentalmente duas questões: 1.Porque teremos que nos preocupar com o estudo dos meios? 2.Que é que estamos a conseguir como professores?

Maria José Machado- Universidade do Minho IEC Linguagens Audiovisuais Que respostas a estas questões? Surgiram algumas respostas... (Masterman,1993) 1.Os meios de comunicação de massas são na realidade algo como uma doença da qual é preciso proteger as crianças. Os meios infectam a cultura em conjunto. A cultura como está contaminada pelas motivações dos dos anúncios publicitários, pela sua manipulação e exploração das audiências, a sua corrupção da linguagem e a sua oferta de atracções fáceis e baixas