A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação
IBES Professor: Danilo Leal da Silva

2 Crescimento das redes de computadores
As motivações iniciais surgiram pela necessidade de criar um poder computacional em grande escala. Na década de 60, o governo dos EUA percebeu que era difícil ficar financiando a compra de computadores cada vez mais poderosos para suas pesquisas em ciência e engenharia.

3 Crescimento das redes de computadores
A demanda por mais processamento crescia, mas o orçamento não. A ARPA (Advanced Research and Projects Agency) preocupado com a sua necessidade por mais processamento em suas pesquisas, começou a pesquisas ligações de rede de dados.

4 Crescimento das redes de computadores
Invés de dar vários computadores para cada centro de pesquisa, A ARPA decidiu dar apenas um para cada centro de pesquisa e interligá-los através de uma rede de dados. Desta forma cada centro teria acesso ao poder de processamento das outras máquinas.

5 Crescimento das redes de computadores
O início foi extremamente difícil, ninguém sabia como fazer uma rede de dados de grande escala. Várias pessoas, mesmo cientistas, achavam que eram uma coisa impossível de ser feita. De qualquer forma, eles conseguiram criar um conceito revolucionário de rede de dados que é utilizado hoje.

6 Crescimento das redes de computadores
Na década de 70, novas aplicações surgiram e com o conceito de ligação inter-redes, surgiu a INTERNET. A Internet foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear.

7 Crescimento das redes de computadores
Quando a ameaça da Guerra Fria passou, ArphaNet tornou-se tão inútil que os militares já não a consideravam tão importante para mantê-la sob a sua guarda. Foi assim permitido o acesso aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as universidades as quais, sucessivamente, passaram-na para as universidades de outros países.

8 Crescimento das redes de computadores
As pesquisas continuaram e com adesão de instituições de ensino, governos e finalmente empresas privadas ao longo das décadas de 80 e 90, a INTERNET se tornou o sucesso comercial que é hoje.

9 Crescimento das redes de computadores
A Internet é hoje um sistema de comunicação global que alcança praticamente todos os países do mundo. Principais feitos da ARPANET: Conceito de comutação de pacotes; Conceito de inter-redes; Melhor aproveitamento dos recursos em centros computacionais.


Carregar ppt "Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google