Medidas de Prevenção da Gripe A(H1N1)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRIPE JOSÉ BARBEITO 17/08/2009.
Advertisements

Informações importantes sobre a GRIPE!
Biossegurança para uma possível epidemia de gripe
Influenza A H1N1 Como se prevenir!
OBJECTIVO PREPARAR AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO, INTERVENÇÃO E DE RECUPERAÇÃO CONTRA A GRIPE A(H1N1) A FIM DE PROTEGR AS PESSOAS E MANTER A CONTINUIDADE DO.
H1N1 Gripe Suina.
TROCA AS VOLTAS À GRIPE COM A BIBLIOTECA GRIPE A.
A IMPORTÂNCIA DA EQUIPA DE LIMPEZA
Distribuição Geográfica de casos confirmados de Influenza A(H1N1)
INFLUENZA A (H1N1).
GDF-SES - Subsecretaria de Vigilância em Saúde
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Hospital de Clínicas – UFPR
Proteja-se da Gripe A(H1N1)
GRIPE “A” NA UNIVERSIDADE – Vamos cuidar de nossa saúde
ORIENTAÇÕES PARA PAIS, ALUNOS E EDUCADORES NO COMBATE AO VÍRUS H1N1
Gripe Influenza A H1N1.
Bethina Hanke Luana Ledermann Rafaella Ghisleni
O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE O VÍRUS DA GRIPE A (H1N1)
GRIPE A(H1N1)v Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar.
GRIPE A Seja Responsável Proteja-se e proteja os outros.
LIMPEZA NAS ESCOLAS INFLUENZA A (H1 N1).
Portal da Saúde OMS/WHO Gripenet
Esclarecimentos referentes às medidas
Gripe Escola EB 2/3 de Beiriz Ano Lectivo 06/07.
Influenza A H1N1 Enfermeira Miria T. Cargnin
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
H1N1 Gripe A O que é? Medidas de prevenção Plano de contingência
Orientações Sobre a Influenza A H1N1 - Gripe Suína -
DOENÇAS VIRAIS.
Proteja-se da Gripe A(H1N1)
GRIPE sempre deve ser combatida
MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE NA UNB
O Grupo Operativo Periférico (GOP) da ESSS para o Plano de Contingência (PC) do IPS deseja a todos os estudantes Umas óptimas férias em PREVENÇÃO!
Prevenção da Gripe A (H1N1)
Gripe A.
Meningite.
PLANO DE INTERVENÇÃO Gripe A (H1N1)
Agrupamento de Escolas de Castro Verde
O que é Influenza A(H1N1)?.
GRIPE sempre deve ser combatida
INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM
Professora: Ludmila Olandim de Souza
GRIPE A.
Cuidado com a GRIPE!.

Vacinação contra gripe
Se estiver com sintomas de gripe procure um médico e FIQUE EM CASA
O QUE É A GRIPE A. O novo vírus da Gripe A(H1N1)v, que apareceu recentemente, é um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos.
Influenza A H1N1 Influenza A(H1N1), é um subtipo de Influenzavirus A é a causa mais comum da influenza (gripe) em humanos. A letra H refere-se à proteína.
INFLUENZA A H1N1 Minas Gerais
Prevenção da Gripe A Orientações para a concepção de um Plano de Contingência.
Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar
GRIPE = INFLUENZA.
BEM VINDOS À PÁGINA DO SOE! Profª Olívia e Profª Sandra Pavan
Gripe influenza tipo A (H1N1)
Gripe Suína/Gripe A Ofélia 07/07/2009.
Gripe Suína Influenza A (H1N1)..
 Trabalho realizado por:  Dora Santos Nº6  Pedro Alves Nº20  Área de Projecto 8ºC  Prof.: Pedro Francisco Escola Básica 2/3 José Maria dos Santos.
INFLUENZA A (H1N1) GRIPE SUÍNA.
HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR
INFLUENZA A (H1 N1)‏ HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR. HC UFPR COMITÊ DE INFLUENZA SUÍNA 27 de abril DIREÇÃO DE ASSISTÊNCIA SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA INFECTOLOGIA.
GRIPE A (H1N1) Conheça a doença que está assustando todo mundo... ATCHIM!!
HOSPITAL DE CLÍNICAS UFPR. INFLUENZA A (H1 N1) HC UFPR COMITÊ DE INFLUENZA SUÍNA 27 de abril DIREÇÃO DE ASSISTÊNCIA SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA INFECTOLOGIA.
Imagem do vírus A(H1N1)v. Medidas de Prevenção e Controlo Fonte: European Centre for Disease Prevention and Control. ECDC TECHNICAL REPORT Guide to public.
PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA A PANDEMIA DE GRIPE ESCOLA SECUNDÁRIA DE VILELA – PAREDES Coordenação do plano Avaliação das condições das instalações.
“Agir contra a Gripe A” O papel dos estabelecimentos de educação e ensino Maria Neto Responsável pela área funcional da Promoção e Protecção da Saúde Responsável.
SITUAÇÃO ACTUAL. Eugénio Cordeiro - CRSPC Março 2006 Fase 3 – Casos humanos de infecção por H5N1 (1)
GRIPE A(H1N1). GRIPE A O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)? É um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos; Contém genes das variantes humana,
Transcrição da apresentação:

Medidas de Prevenção da Gripe A(H1N1)

As Medidas de Prevenção Permitem: Ganhar tempo até à existência de uma vacina Melhorar a preparação para enfrentar a fase pandémica Diminuir o número de doentes Diminuir o número de mortes Diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde Diminuir a sobrecarga nas escolas

Quais os Sintomas? Os sintomas são semelhantes aos da gripe sazonal: Febre de início súbito (superior a 38ºC) Tosse Dores de garganta Dores musculares Dor de cabeça Arrepios de frio Cansaço Vómitos ou diarreia [embora não sendo típicos na gripe sazonal, têm sido verificados em alguns dos casos recentes de infecção pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v]

Formas de Contágio Pessoa-a-pessoa através de gotículas quando tosse ou espirra. (ensinar os alunos a tossir e espirrar para um lenço de papel ou para o antebraço) Através do contacto com os olhos, nariz ou boca, de mãos que contactaram com objectos ou superfícies contaminadas com gotículas de uma pessoa infectada (lavagem frequente das mãos) Atenção: O vírus permanece activo nas superfícies de 2 a 8h. Cuidado com as maçanetas das portas, teclados de computador, ratos, etc.

O que facilita o Contágio? Deficiente higiene das Mãos Contacto com objectos ou materiais contaminados (o vírus permanece activo 2 a 8h nas superfícies) Permanência em ambientes fechados e pouco arejados Proximidade entre pessoas (distância inferior a 1 metro) Cumprimentos pessoais

Período de Contágio 1 dia antes de iniciar os sintomas Até 7 dias depois do início dos sintomas

Inactivação do Vírus O vírus pode ser destruído com qualquer produto comum de desinfecção doméstica (exemplos: água e sabão, detergentes, lixívia, álcool) O vírus é igualmente destruído pela acção do calor – temperatura superior a 75.º

Medidas de protecção individual No caso de não se poder usar lenço de papel, tapar a boca com o antebraço. A seguir, lavar as mãos.

Medidas de protecção individual

Medidas de protecção individual Pontos onde não existe água Lavar com Solução Anti-séptica de Base Alcoólica.

Medidas de protecção individual

Medidas de protecção individual

Não facilitar

Atenção!

Documento integral - na página do agrupamento Plano de Contingência Documento integral - na página do agrupamento http://www.eps-josefa-obidos.rcts.pt/

Grupo de Gestão da Gripe Coordenação: Coordenador: - Prof. Fernando Jorge Sousa e Silva (Director); Substituto: - Prof. Eduardo Alberto do Vale (Subdirector); Substituo: - Prof. Matilde Maria Miranda F. Monteiro (Adjunta); Substituto: - Prof. Maria Clara Palma (Adjunta); Substituto: - Prof. Lígia Paula Cunha Lopes Parente (Adjunta);

Grupo de Gestão da Gripe Equipa Operativa: Centro de Saúde: Drª Fátima Pais Bombeiros Voluntárias de Óbidos Protecção Civil de Óbidos Pessoal Docente: - Complexo dos Arcos: Prof. Isabel Pathé e Prof . Maria José Pereira Pessoal Docente: - Josefa de Óbidos - Prof. Fernanda Marques e Prof. Filipe Francisco Pré-Escolar e primeiro ciclo: O Adulto presente na sala Pessoal não Docente: José Manuel Alves Rodrigues e Maria José Prezado Mendonça Pais / Encarregados de Educação: 4 elementos a designar no início do ano lectivo Alunos: Josefa de Óbidos – 2 elementos da associação de estudantes, a designar após a eleição da associação.

Actividades essenciais e prioritárias: Identificação das Medidas de Manutenção da Actividade Escolar em Situação de Crise Actividades essenciais e prioritárias: Aulas; Higiene e limpeza da escola; Bar/Bufete da escola; Refeitório; Plataforma moodle da escola – http://agjosefa-m.ccems.pt/ Site da escola – http://www.eps-josefa-obidos.rcts.pt/

Medidas de manutenção da actividade escolar em situação de crise no que se refere aos alunos: Utilização da plataforma moodle da escola – http://agjosefa-m.ccems.pt/ Utilização do site da escola – http://www.eps-josefa-obidos.rcts.pt/ Utilização do correio electrónico. Solicitar a colaboração dos Pais/Encarregados de Educação na realização das tarefas escolares;

Medidas de manutenção da actividade escolar em situação de crise no que se refere aos profissionais (pessoal docente e pessoal não docente): Utilização da plataforma moodle da escola – http://agjosefa-m.ccems.pt/ Utilização do site da escola – http://www.eps-josefa-obidos.rcts.pt/ Nos casos em que tal for possível, utilização do teletrabalho; Utilização do correio electrónico.

Medidas de Isolamento e Distanciamento Social Não serão admitidos nos Estabelecimentos de Ensino alunos, adultos ou profissionais que manifestem febre (superior a 38º) ou outros sinais de gripe, a fim de evitar o contágio de outras pessoas. Em caso de dúvida a Equipa Operativa contactará a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24), o Delegado de Saúde e/ou o Centro de Saúde. As pessoas eventualmente doentes serão encaminhadas para a sala isolamento. Sempre que seja identificada uma situação suspeita de doença, será contactada a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) e serão seguidas as instruções transmitidas. A equipa Operativa certificar-se-á de que a pessoa afectada não frequentará o Estabelecimento de Ensino num período mínimo de 7 dias, ou até que lhe seja dada alta clínica.

Actuação perante um aluno que apresente febre e sintomas gripais No caso de um aluno manifestar febre e outros sintomas gripais durante a permanência na escola, deve ser afastado dos restantes alunos e encaminhado para a sala de isolamento, acompanhado por um adulto, sempre que necessário, até à chegada dos Pais/Encarregado de Educação; O aluno e o adulto acompanhante devem colocar uma máscara; O elemento da Equipa Operativa contactará os Pais/Encarregados de Educação.

MEDIDAS A ADOPTAR NA SALA DE ISOLAMENTO: Verificar a temperatura corporal. Após contacto com a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24) seguir as orientações emanadas.

Medidas de higiene do ambiente escolar Lavagem frequente das mãos com água e sabão; Limpeza frequente das mesas, balcões e outros espaços de elevada frequência da comunidade educativa; Limpeza frequente de puxadores das portas, teclados e ratos; As salas devem ser arejadas com frequência; Os brinquedos devem ser lavados com água e detergente uma vez por dia (pré-escolar); Deverá ser dada preferência às actividades de ar livre (pré-escolar); Cada aluno para além do material escolar deve trazer uma garrafa de água e lenços de papel (usar uma vez e deitar no caixote do lixo); Evitar sempre que possível a partilha de materiais; Deve ser sempre o mesmo adulto a abrir e fechar a porta da sala de aula; Antes das refeições: obrigatório a lavagem das mãos.

Comunicação Interna Os alunos e os profissionais que manifestem febre ou outros sinais de gripe deverão contactar de imediato um elemento do Grupo de Gestão da Gripe: Contactos da Escola Josefa de Óbidos e Outros estabelecimentos de Ensino: 262955333 3234 3243 Contactos do Complexo dos Arcos: 262955480 3154

Divulgação do Plano de Contingência Profissionais: No início de Setembro, através de uma reunião geral de professores e de uma reunião geral de pessoal não docente, Alunos: Nos primeiros dias de aulas, os directores de turma, na sala de aula bem como noutros espaços educativos, Pais / Encarregados de educação: nas reuniões com os directores de turma, Informação escrita: A informação escrita será, preferencialmente, difundida através de afixação de cartazes e de folhetos e, ainda, através do site do Agrupamento

Eventual encerramento das Escolas O Encerramento só pode ser decretado pelo delegado de Saúde. No caso do eventual encerramento dos Estabelecimentos de Ensino fornecer-se-ão à comunidade Educativa informações referentes ao período de encerramento e às medidas de vigilância a adoptar, por correio electrónico e através da página da Escola na Internet: http://www.eps-josefa-obidos.rcts.pt/

Com estas mediadas não evitamos a pandemia mas podemos evitar um pandemónio