Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Desenvolvimento do Projecto-Piloto CNQF Seminário A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Maria Viegas.
Advertisements

Formação Pedagógica Inicial de Formadores
1 Ponta Delgada, 18 de Fevereiro de Qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou nova iniciativa, tal como emprego próprio, uma nova organização.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
CENTRO DE EMPREGO DE BEJA
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
Agradecimentos Instituto da Segurança Social, I.P.
RECESSÃO ECONÓMICA PIB - 1,6%- 3,4%0,0% , ,9 Boletim Económico Primavera 2012 Banco de Portugal.
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
A Investigação Educacional em Portugal
Ministério da Educação
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
GFEC Sector de Inserção Profissional Apresentado por Marta Craveiro
Estratégia Nacional para a Deficiência - ENDEF
PROGRAMA PARA A PROMOÇÃO DO EMPREGO E COMPETITIVIDADE 2012 – Março.
II OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Oportunidades / Desafios Brasília – 18 e Ministério do Trabalho e Emprego.
- TRABALHO … processo de reabilitação profissional na Inclusão Social
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Março ª Edição do Programa de Estágios Profissionais da Administração Pública Em finais de 2005 o XVII Governo Constitucional lançou uma Edição de.
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
Departamento do Ensino Secundário
Me Integra Projecto Mercados e Estratégias de Inserção de Jovens Licenciados
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Março 2010 Programas de Estágios Profissionais Divulgação de três estados membros da UE Programas de Estágios Profissionais Divulgação de três estados.
PIEC ???? O PIEC – Programa para a lnclusão e Cidadania foi criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 79/2009 de 2 de Setembro, é um Programa a.
Projecto inovador e interactivo para pais, crianças e jovens.
Mariana Dias Coordenadora da equipa do Centro de Investigação em Educação (ESELx) ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO.
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego
IV Congresso Internacional das AVAPES de Reabilitação e Inclusão
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu. PO ASSISTÊNCIA TÉCNICA/FSE REGULAMENTO (CE) N.º 1083/2006, 11 de Julho, DO CONSELHO | Artigo 46.º 1. Por iniciativa.
Novos Públicos e Novas Oportunidades de Certificação: Ensino Superior Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Debate Nacional.
Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
IMPLEMENTAÇÃO DA CIF EM PORTUGAL
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
Projecto de Estágio Mestrado em Educação de natureza profissionalizante Área de Especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação Sara Amaral.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
Os CET no Instituto Politécnico de Santarém Conferência Internacional “O Ensino Superior de Curta Duração: Os CET e o Futuro” Leiria, 17 de Junho de 2011.
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
Medidas Ativas de Emprego
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
As Empresas de Inserção em Portugal e a RESIT “…A erradicação da pobreza e da exclusão social não passa apenas pelo desenvolvimento de necessárias medidas.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
A Reforma da Formação Profissional
Referencial de Formação Pedagógica Contínua de Formadores “O/A Formador/a face às pessoas com deficiências e incapacidades – gerir a diversidade” Seminário.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
Avaliação de Operacionalização Cursos Especialização Tecnológica - CET Rede Avaliação QREN 3 Novembro 2011.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
O BALANÇO DE COMPETÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DE ADQUIRIDOS A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PERSPECTIVA RECONHECIMENTO VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS FORMAÇÃO.
INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL CENTRO DE EMPREGO DE BEJA DELEGAÇÃO REGIONAL DO ALENTEJO Rui Palma.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
APOIOS E SUBSÍDIOS Subsídio de Alimentação / Subsídio de Alojamento / Subsídio de Transporte * / Bolsa de Profissionalização / Garantia de Estágio em Entidades.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Transcrição da apresentação:

Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), criado em 1979 (Decreto-Lei nº 519-A2/79, de 29 de Dezembro), é um organismo público, sob a tutela do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, ao qual compete a execução das políticas de emprego e formação profissional, definidas e aprovadas pelo governo

As 5 Delegações Regionais, distribuídas pelo País, de acordo com as regiões estabelecidas para as Comissões de Coordenação Regional, enquadram 86 Centros de Emprego, 31 Centros de Formação Profissional de Gestão Directa, 1 Centro de Reabilitação Profissional e 8 Centros de Apoio à Criação de Empresas.

Plano Nacional de Emprego Visa, através de uma metodologia de intervenção, melhorar a empregabilidade do público do IEFP. - Construção de itinerários personalizados; - Acompanhamento individual; - Reforço das competências; - Prevenção do desemprego de longa duração.

Programas e Medidas Colocação -Directa ou diferida Mercado Social de Emprego - Programas Ocupacionais - Despachos Conjuntos - Empresas de Inserção - Programa Vida-Emprego - Formação Profissional Especial - Programa Inserção-Emprego

Estágios Profissionais Objectivos: - Complementar e aperfeiçoar as competências sócio-profissionais dos jovens qualificados; - Facilitar a inserção de jovens no mercado de trabalho;

Estágios Profissionais Destinatários: - Jovens com idade compreendida entre os 16 e 30 anos; - Desempregados à procura do 1º emprego (com 1 ano de descontos para a SS máximo), ou que entretanto tenham conseguido nova qualificação; - Formação de Nível II; Nível III; Nível IV ou Nível V;

Estágios Profissionais Duração: - 9 meses; - possibilidade de um período complementar de estágio, em Portugal ou no estrangeiro (até 3 meses).

Estágios Profissionais Apoios - Bolsa de formação (em função do Nível de qualificação); - Subsídio de transporte; - Subsídio de alimentação; - Seguros de acidentes de trabalho, durante o período de estágio.

Programa de Estímulo à Oferta de Emprego ILE; APE – Beneficiários das Prestações de Desemprego; Apoio à contratação; Apoio à conversão de contratos.

Programa de Estímulo à Oferta de Emprego Destinatários - Desempregados inscritos nos Centros de Emprego, que se encontrem numa situação de desemprego involuntário e que revelem capacidade e disponibilidade para o trabalho.

Programa de Estímulo à Oferta de Emprego Objectivo - Apoiar técnica e financeiramente projectos de investimento, que originem criação líquida de postos de trabalho

Formação Profissional Modalidades Sem equivalência escolar - Qualificação Inicial - Especialização Tecnológica - Qualificação e Reconversão Profissional - Reciclagem, Actualização e Aperfeiçoamento - Formação de activos qualificados Com equivalência escolar - Aprendizagem - Educação e Formação de Adultos - Educação e Formação de Jovens

Formação Profissional Centros de Formação Gestão Directa Centro de Formação do Porto Centro de Formação do Sector Terciário do Porto Gestão Participada Entidades Externas

Formação Profissional Apoios - Bolsa de formação - Subsídio de Transporte - Subsídio de Alimentação - Subsídio de Alojamento - Subsídio de Acolhimento - Seguro de acidentes pessoais

Programas de Orientação Profissional Técnicas de Procura de Emprego Promoção da Auto-Estima Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais Balanço de Competências Pessoais e Profissionais

Técnicas de Procura de Emprego Objectivos Duração Apoios - Apoiar e facilitar a procura activa emprego; - Desenvolver uma atitude positiva e dinâmica face à procura de emprego; - Informar sobre as diferentes técnicas e instrumentos de apoio à procura de emprego (elaboração do curriculum, redacção de carta de candidatura, preparação para entrevista de emprego). 21 horas Subsídio de Transporte Subsídio de Alimentação

Promoção da Auto-Estima Objectivos Duração Apoios -Promover o desenvolvimento de atitudes e comportamentos positivos face a si próprio e ao mundo; - Fomentar o auto-conhecimento e reconhecimento das capacidades individuais; - Desenvolver uma atitude reflexiva e activa face aos desafios e oportunidades do mercado de trabalho. 42 horas Subsídio de Transporte Subsídio de Alimentação

Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais Objectivos Duração Apoios - Promover a aquisição e desenvolvimento de competências pessoais e sociais com vista a melhorar as capacidades de inserção profissional e manutenção do emprego - Consciencializar para a necessidade de desenvolver novas atitudes e comportamentos tendo em vista a inserção profissional e manutenção do emprego 35 horas Subsídio de Transporte Subsídio de Alimentação

Balanço de Competências Pessoais e Profissionais Objectivos Duração Apoios - Identificar as competências pessoais e profissionais adquiridas ao longo da vida dos indivíduos; - Identificar as competências pessoais e profissionais necessárias à empregabilidade; - Construir um projecto profissional tendo em vista a inserção ou manutenção no emprego. 35 horas Subsídio de Transporte Subsídio de Alimentação

Prioridades do PNE Promover a criação de emprego, prevenir e combater o desemprego. Antecipar e gerir positivamente as reestruturações. Promover a flexibilidade com segurança no emprego. Reforçar a educação e qualificação da população. Modernizar o sistema de protecção social.

CONTACTOS: paula.silva.drn@iefp.pt Centro de Emprego Porto Ocidental R. da Saudade, 132,r/c Porto Telef:226051670 Fax:226051679