MAIO 68.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
9º CONGRESSO DA FEDERAÇÃO GAÚCHA DE MULHERES
Advertisements

Referências com Notas Especiais
25 de Abril de 1974.
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
Origens Medievais do Estado Moderno e seus Teóricos
O Domingo sangrento AS notícias sobre a Revolução de 1905 na Rússia, mais concretamente os acontecimentos decorrentes do “Domingo Sangrento” que ocorreu.
SOBRE O AUTOR:. SOBRE O AUTOR: José de Alcântara Machado de Oliveira nasceu em Piracicaba em 19 de Outubro de 1901 e faleceu em São Paulo em 1 de Abril.
. Contexto e articulação das agendas temáticas. As limitações éticas na formação das agendas. O juízo da opinião pública como barómetro das agendas.
O 25 de Abril explicado aos mais pequenos…
Índice 1. Comercio internacional 1.1 Definição 1.2 Breve introdução
O Artesanato.
História do Brasil Clique para adicionar texto.
Imagem e Memória da República
Estado, Nação e Política
Louis Henri Loison “o Maneta”.
Realizado por: Hugo Tavares nº12 Paulo Pacheco nº19 Ruben Luz nº20
O 25 de Abril.
Prof. Everton da Silva Correa
Sociologia
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
Workshop Mídia e Violência Parceria Apoio Outubro de 2006.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
DEUS ESTÁ PRESENTE Senhor, tu me sondas e me conheces.
Direitos e Deveres da Pessoa
Curso Direito à Memória e à Verdade
Grupo de Desenvolvimento Profissional
PRINCIPAIS RAZÕES DO DESCONTENTAMENTO DOS MILITARES E DO POVO → A guerra colonial continuava sem solução. → Muitos militares morriam ou ficavam feridos,
ESTA É A AFRICA. E SEUS PAÍSES..
Trabalho realizado por:
2EE117 Economia e Política da Regulação Os Aspectos Financeiros da Regulação Económica Hélder Valente 1.
Em Maio de 1968 a França mergulhou no caos: o protesto de amplos sectores da sociedade francesa contra a situação económica e social provocou graves confrontos.
17/6/ História do Brasil
Semana Cultural Péricles Eugênio da Silva Ramos
Antes e depois do 25 de Abril de 1974
RESGATE, ANÁLISE, ATUALIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS DADOS E RESULTADOS DOS CONGRESSOS DE HISTÓRIA DA REGIÃO DO GRANDE ABC REALIZADOS NAS CIDADES DE SÃO CAETANO.
Top. Esp. em Teoria e Análise do Discurso
AQUISIÇÃO LÉXICO-CULTURAL DO INGLÊS ATRAVÉS DE MÚSICAS: (RE)TOMADAS DE POSIÇÕES PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA Jean Santos PRADO (Bolsista PIBID/CAPES)
Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces os acontecimentos como os teus pais ou os teus avós que viveram.
O 25 de Abril de 1974 História e Geografia de Portugal 2006/2007.
PORQUE O SOCIALISMO NÃO DÁ CERTO
PROSSEGUINDO PARA OS NOSSOS ALVOS
ADAMUS – SOBRE A VOZ ADAMUS – Sua Verdadeira Voz Uma das razões pela qual pedi em Shouds recentes que vocês buscassem sua voz, sua verdadeira voz, é porque.
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SEU ESTADO E NOSSA CONTRIBUIÇÃO
Getúlio Vargas.
Os primeiros movimentos de independência
Programação – Quando é onde...
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
Literatura PRÉ-MODERNISMO
O processo de produção açucareira
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
Diário e Blog.
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
MASS MÉDIA ANÁLISE AO CANDIDATO - FERNANDO NOBRE.
REALISMO PORTUGUÊS Prof. Karen Olivan.
Titulo do Trabalho Autor Prof. Orientador
“ O Reino de Deus Chegou” – Catequese 10
Neocolonialismo na áfrica e na ásia
REFLEXÃO SOBRE TEMPO ESCOLAR, TEMPOS SOCIAIS E TEMPORALIDADES NAS UEE
SEMANA DE ARTE MODERNA SÃO PAULO - BRASIL
Profissão nossa de cada dia..
PORTUGAL ANTES DE 25 DE ABRIL O Antes do 25 de Abril de 1974, em Portugal, não havia liberdade, as pessoas não podiam dizer o que pensavam nem exprimir.
Mário Pedrosa ( ): Entre arte e política.
Textos dos media: Reportagem Definição Exemplo Características.
TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA Foto: AVN - Boiullon - Bélgica Um texto de minha autoria.
Trabalho realizado por: Bernardo Ribeiro Bruna Coelho 9ºC 1.
CMCC Centro de Matemática, Computação e Cognição 2016 DISCIPLINA Práticas de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental TÍTULO DO SEMINÁRIO ÁLGEBRA: UMA.
O RENDER DOS HERÓIS José Cardoso Pires (produção de 1960)
O 25 DE ABRIL. Quando o Marcello Caetano substituiu Salazar, o povo de Portugal pensou que a situação em que se encontrava o pais iria melhorar, mas esse.
Transcrição da apresentação:

MAIO 68

A recepção dos acontecimentos na imprensa portuguesa Ecos de um Maio 1968 – 2008 A recepção dos acontecimentos na imprensa portuguesa

Os limites do corpus Os jornais e periódicos analisados:  Diário de Notícias (DN) O Comércio do Porto (CP) Números pontuais: Jornal de Notícias ( JN); Expresso; Jornal de Letras, Artes e Ideias (JL)

A curva temporal dos ecos

O Boom de 2008

O Boom de 2008 Sites Consultados: Filmes: Conferências: http://www.magnumphotos.com/Archive/C.aspx?VP=XSpecific_MAG.Exhibitio nDetail_VPage&pid= 2TYRYDKUU22I jpn.icicom.up.pt-2008-05-02-maio_de_68_uma_vontade_de_mu.mdi blasfemias.net-2008-05-02-maio-de-2008.mdi ww1.rtp.pt-noticias-index.mdi www.correiodamanha.pt-noticia.mdi www.granosalis.net-2008-04-comemoracoes-dos-40-anos-do-m.mdi Filmes: OS DIAS DE MAIO (William Klein) A BIENTÔT J’ESPÈRE (Chris Marker) OS SONHADORES (Bernardo Bertolucci) OS AMANTES REGULARES (Philippe Garrel) CLASSE DE LUTTE (Medvekine de Besançon) MORRER AOS TRINTA ANOS (Romain Goupil) GREVE OCUPAÇÃO (Marin Karmitz) UN FILM COMME LES AUTRES (Jean-Luc Godard) Conferências: Exposição de cartazes: “Maio 68 e Portugal?” Reproduções e originais

Tipologia geral dos artigos Em 1968  Artigos diários, factuais e pormenorizados: “Atingiram certa violência os choques entre estudantes e a força da ordem em pleno centro de Paris” ( CP, 7 de Maio) “Uma noite sem igual: Violência em Paris. Táctica de Guerrilhas nas Manifestações estudantis (…) Às 2h20m os manifestantes resistem aos polícias que os atacam num largo a uns 30 m da estação do Luxemburgo. Os depósitos de gasolina de 6 automóveis arderam (…)” ( DN, 12 de Maio)  Acontecimentos não contextualizados e não relacionados: Não são estabelecidas relações com outras revoltas juvenis , designadamente nos campus americanos em protesto contra a Guerra do Vietname e muito menos com a crise académica em Portugal em 1962) Divulgações inesperadas no contexto português: “Ontem ao som da «Internacional» e sob bandeiras vermelhas e negras – Greve Geral –Centena de milhares” (…) Muito aplaudido, Cohn-Bendit, chefe dos estudantes ultras, improvisou um discurso em que explicou as razões da acção empreendida:«Isto apenas começa…A luta continuará com outras barricadas, se for necessário…Estamos em guerra com o regime capitalista” ( DN, 14 de Maio)

Tipologia geral dos artigos E depois…  Continua a cronologia dos factos: Em 1978, alguns (poucos) artigos de efeméride sem quaisquer referências  Alguma ironia: “Maio 68”: Quando a França se aborrece…” “Esse espírito anti autoritário ( de que os cartazes e palavras de ordem são, ainda hoje, a face mais visível, apesar de excessivamente redutora) é talvez o legado essencial de Maio, ainda que os seus protagonistas tenham acabado depois, como Rimbaud, a vender escravos na Etiópia” ( DN, 3 de Maio 1998)  JL: Dossier sobre Maio de 68 ( 31/5/1988): Reflexão sobre o impacto na sociedade francesa e portuguesa, incluindo uma entrevista ao Professor António José Saraiva, testemunha em Paris dos acontecimentos e autor de Maio de 68 e a Crise da Civilização Burguesa.  Relações (in)esperadas: No DN de 15 de Maio 1978 em vez da efeméride da década anterior, o seguinte título de notícia: “Em Paris – Mulheres saqueiam livraria feminina”; No mesmo jornal, em 1998: “A toxidependência e o Maio de 68”: “O grande surto da expansão da droga ( a peste negra, como então passou a ser designada) entre os povos europeus ocorreu precisamente há 30 anos, impulsionado pelo chamado Maio 68” ( JN, 2 Maio 1998)

Contra o Mundo sem sonho, sem poesia o Maio se fez… o Maio se desfez E passados 40 anos …continuará a chegar?

FLUP|Ecos de um Maio Trabalho realizado no âmbito da cadeira de “Relações culturais luso –francesas”,pelos seguintes alunos: Albina Leão /Ana Isabel Coelho/ André Teixeira Marques/ Bruna Stéphanie Ribeiro / Cátia Sofia Fernandes /Cecília Barros /Cristelle Seabra / Hugo Silva /Íria Martins / Isabel Martins /Marta Lusquinhos/Márcio Cardoso Natália Cova / Paulo Galante /Rosalina Diz /Tiago Teixeira (Pesquisa orientada pela Profª Doutora Ana Paula Coutinho)