Optoelectrónica, Lasers e Aplicações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Espalha Brasas Manuel Fernando dos Santos Ferreira José Joaquim Almeida Oscar Barros Manuel.
Advertisements

A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO UltrasIDL Alunos: Bruno Chantre; Diogo Branco; Emanuel Rodrigues; João Oliveira; Ricardo.
Conceitos Básicos sobre Laser
INTRODUÇÃO Descoberta do Fenômeno da Depressão Alastrante (Leão, 1944); Estudos do sinal óptico intrínseco concomitante à depressão alastrante em retinas.
Processos de Gestão1 The coming of the new organization Nuno Ferreira Departamento de Engenharia Informática UNIVERSIDADE DE COIMBRA.
Capítulo 35 - Interferência
REDE DE COMUNICAÇÕES ÓPTICAS Introdução a Engenharia elétrica
EE-03 FUNDAMENTOS DE FOTÔNICA
EMEF “MARIA STELLA DE NOVAES”
Currículo : Noções introdutórias
Fenômenos Ondulatórios
Optoelectrónica, Lasers e aplicações
Ciclo energético alternativo...
Departamento de Física da universidade do Porto
Observação, Análise e Simulação
Sensor de gás para aplicações ambientais
Sensor de gás para aplicações ambientais
Fernando Bianchini Pessoa Joel Ferreira José Enes Mateus
Laser & Cabelos.
Interferometria holográfica
História do Futebol Clube do Porto.
Dos Autómatos Celulares à Geração Automática de Música
A ThinNetworks é a única empresa brasileira que trabalha com foco no desenvolvimento de soluções de qualidade voltadas para a redução de custos com tecnologia.
Trabalho referente a APS da Disciplina de Física 4
Centro de Lasers e Aplicações CLA – IPEN CNEN
Meios Físicos de Transmissão
Redução de Imagens Astronómicas
Sensores ópticos de Temperatura Baseados em Redes de Bragg
Visualização de Nanoestruturas
LASER Light Amplification by Simulated Emission of Radiation
Módulo 4 – Quantização Sistemas Multimédia Ana Tomé José Vieira
Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide
Qualidade e Sucesso Educativo pela auto-avaliação das escolas
Acionador de Disco Óptico
ACOMPETÊNCIADE CADA UM Angela Guilhermina de Almeida Beirão.
Mini-projecto Gestão de informação na organização Autor: Rui Pedro CorreiaOutubro 2000 Desenvolvimento de um Manual de Ensino à Distância de Laboratórios.
INTRODUÇÃO.
Resumo (Arial Black, corpo 30) Ononon onononon ononon onononnonon onononon ononon onononnonon onononon ononon onononnonon onononon ononon onononnonon onononon.
DIMENSÕES TEÓRICAS E PROSPECÇÕES Florianópolis, Outono/2008
FISIOLOGIA DA VISÃO Museu-Escola do IB

IV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Tema: DESENVOLVIMENTO Modelo modelo modelo modelo modelo modelo modelo modelo modelo modelo modelo modelo modelo.
Projecto de identificação pessoal
Reflexão 1.ª Lei da Reflexão: o raio incidente, a normal à superfície de separação no ponto de incidência e o raio reflectido estão todos contidos no mesmo.
TÍTULO DO ARTIGO AUTOR 1 AUTOR 2 AUTOR 3 AUTOR 4 AUTOR 5 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS VIII SEMINÁRIO.
Interferômetro de Michelson
Farmácia Couto Oliveira Gestão de Empresas MIEIC 4ºano 1ºsemestre Bullet Report Intermédio.
Área de Projecto Robótica Júnior João André Freitas Tiago Ribeiro Vasco Lobo Vítor José Escola EB 2,3 Egas Moniz.
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
Palestrante: Eng. José Wagner Braidotti Junior - JWB Engenharia Treinamentos de Engenharia de Manutenção JWB Engenharia Nivelamento de Conceitos de Manutenção.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA 1ª Escola de Inverno do PPGCF TÍTULO DO TRABALHO Nome do aluno Instituição/Curso Ponta Grossa 2015.
GRUPO Diogo Ferreira de Paula Oliveira Fábio Gomes Gonçalves
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica ramo de ‘Reabilitação, Biomateriais e Biomecânica’ Dep. Engª Mecânica Escola de Engenharia Universidade do Minho.
EFEITO DOPPLER.
Título do trabalho Autores: Matias, José Ferreira; Silva, Marília Oliveira; Brito, Gabriel Duarte * Professor UFRN – Departamento de Recursos Naturais,
Padrão de Projeto Façade Tiago Andrade Ronaldo Ribeiro Edvaldo Melo
TRIAGEM PERIÓDICA DE FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR NA PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA: UMA EXPERIÊNCIA RECENTE Dr. Messias Dias de Araújo Júnior Secretário.
DIOPTRO PLANO, LAMINAS DE FACES PARALELAS E PRISMAS OPTICOS
Digite aqui o título da webquest Digite aqui outras informações sobre a webquest Responsável, escola, a quem se destina, etc. Introdução Tarefa Processo.
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Nomes dos Autores Escola/Instituição: Nome da Escola / Instituição
NUCLEO CELULAR Warley Ferreira. ESTRUTURA CARIÓTIPO.
Tratamento ambulatorial de pacientes com ferida cirúrgica complexa: coorte histórica * Enfº José Ferreira Pires Júnior Estomaterapeuta TiSobest.
Construção de um LASER pulsado de Nd: YAG
Jeferson Tiago da Silva Professora: Helena Maria Petrilli São Paulo, 2011 Instituto de Física Universidade de São Paulo.
Sensores de Gás Sensores de Gás para Aplicações Ambientais Bruno Albuquerque Fábio Correia Guilherme Reis Inês Margarido Marta Reis Tiago Almeida Coordenados.
Nanopartículas fluorescentes para sensores
Ideb observado das escolas Rosilda Moreira Lima ( Povoado Jaguarana)
Título da Pesquisa Título da Pesquisa Título da Pesquisa Título da Pesquisa Título da Pesquisa Título da Pesquisa Autor 1 Autor 2 Autor 3 Instituição.
Transcrição da apresentação:

Optoelectrónica, Lasers e Aplicações Universidade Junior, Escola de Física – 8 de Setembro de 2006 Eric Bosne Ivo Moreira José Ferreira Penélope Almeida Tiago Loureiro

Sumário Introdução: O que é um laser e como funciona; Experiências Introdutórias: Observação de Espectros Luminosos – Espectrómetro de Desvio Constante; Experiência Básica de Óptica; Interferómetro Óptico; Interferência e Difracção; Experiências Electrónicas Introdutórias Projecto; Conclusão.

Laser Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation - Como funciona? R=~100% R<100% Meio Activo

Decaimento Radiativo Energia Efeito da Estimulação + Amplificação

Características Principais Coerência Pureza Espectral Brilho Baixa Divergência Laser Feixe de Luz

Observação de Espectros Luminosos Espectrómetro de Desvio Constante Os espectros podem ser observados através de um espectrómetro, que tem como função separar as diferentes cores da radiação. Nesta experiência vamos utilizar um espectrómetro dito de desvio constante por ser constituído por um prisma óptico especial com a particularidade de que a luz emergente do prisma faz sempre um ângulo de 90º com a direcção inicial.

Fontes testadas: Lâmpadas de descarga (Néon) Lâmpada de incandescência Lâmpada de baixo consumo

Experiência Básica de Óptica O que é uma lente? Uma lente é um meio material transparente à luz, limitado por duas superfícies curvas. É utilizada para alterar as características espaciais de distribuição da luz.

Dispersão no prisma Propagação num meio com gradiente no índice de refracção Focagem de raios com uma lente convergente Convergência de raios: Espelho Côncavo

Interferência e Difracção A largura de objectos microscópicos, como uma fenda estreita, pode ser calculada a partir do conhecimento do comprimento de onda da fonte luminosa, da posição dos máximos de difracção, e da distância do alvo à fenda.

Interferómetro Óptico (Michelson) - Objectivo Determinar o índice de refracção do ar, em função da variação da pressão. Claro-escuro-claro = l/2 L medidos < 20 mm Onda Ondas desfasadas Ondas desfasadas que se anulam

Experiências Introdutórias de Electrónica Emissor óptico Fotodetector Amplificador inversor R2 Vin R1 Vout

Projecto Link Óptico – Sistema de Comunicação via Laser

Emissor Foi montado um laser que envia o sinal AM do rádio através de um telescópio que vai divergir o sinal. Receptor No receptor foi montado uma lente de convergência que envia o sinal para um fotodíodo e seguidamente para um amplificador que amplifica o sinal recebido e envia o mesmo para uma coluna.

Conclusão Este trabalho permitiu-nos perceber mais a fundo o funcionamento dos lasers e a sua utilização quer no âmbito científico, quer no nosso dia-a-dia. Percebemos também que a optoelectrónica é indispensável para o desenvolvimento dos lasers e isto é recíproco. Assim, apesar de serem instrumentos que requerem grandes cuidados de manuseamento, os lasers são indispensáveis para o desenvolvimento científico–tecnológico e são grandes responsáveis pela evolução da sociedade desde o seu aparecimento.