Beyond Prototypes: Challenges in Deploying Ubiquitous Systems. (Nigel Davies and Hans-Werner Gellersen) Matheus Ricardo Uihara Zingarelli

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Apresentação Beyond Prototypes: Challenges in Deploying Ubiquitous Systems.
Transcrição da apresentação:

Beyond Prototypes: Challenges in Deploying Ubiquitous Systems. (Nigel Davies and Hans-Werner Gellersen) Matheus Ricardo Uihara Zingarelli ICMC – USP São Carlos – Agosto/2010

Implantação de Sistemas Ubíquos 20 anos após artigo de Mark Weiser Grande desenvolvimento da computação e de dispositivos tecnológicos Dificuldade na implantação de sistemas ubíquos fora dos laboratórios de pesquisa Técnicos: integração / infraestrutura / disponibilidade Sociais: privacidade Econômicos: ROI

Desenvolvimento Tecnológico GPS Smart Cards RFID Web

Desenvolvimento Social Aceitação gradual da sociedade quanto à utilização de câmeras de vigilância em locais públicos Utilização em massa de celulares e dispositivos móveis

Infraestrutura Web Dados e serviços armazenados na nuvem e acessíveis através da rede Ponto de presença virtual Independência de plataforma Independência de máquinas personalizadas Computadores desaparecendo Privacidade

Dispositivos e redes móveis Uso massificado de celulares Integração de diversos serviços e aplicativos Hardware virando um commodity

Desafios Técnicos Integração tecnológica Criação de padrões? Ciência de contexto Tomada de decisões Gerência de mudanças Disponibilidade de serviços

Desafios Sociais e Econômicos Sociais Privacidade do usuário e alheia Segurança de dados Econômicos Modelo de negócios Relação custo/benefício

Exemplos (1/5) Ubicomp (Xerox PARC) Criação de uma variedade de dispositivos Avanços na pesquisa de computação ubíqua Implantação e testes em ambiente de escritório Problemas com duração de bateria

Exemplos (2/5) Active Badge Não foi desenvolvido primeiramente pensando em sistemas ubíquos, porém influenciou a criação de vários outros devido a sua utilidade. Contribuiu para conceitos de localização, computação ciente de contexto e independência de hardware

Exemplos (3/5) Guia turístico da cidade de Lancaster Implantado em ambiente amplo e com usuários reais Desenvolveu conceitos de localização, ciência de contexto e disponibilidade de serviço

Exemplos (4/5) Cooltown project Utilização da infraestrutura da Web para integração de dispositivos reais Web Presence Diferente de muitos sistemas ubíquos, o usuário interagia ativamente com o sistema

Exemplos (5/5) MediaCup Dispositivos embarcados em objetos do dia a dia (digital presence) Informações podem ser coletadas ou recebidas

Dúvidas ?