INTELIGÊNCIA & VIDA AFETIVA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTELIGÊNCIA.
Advertisements

VIDA AFETIVA.
Epistemologia genética – Jean Piaget
Às vezes perdemos tanto tempo na
EU VEJO O REI DA GLÓRIA VINDO COM O SEU PODER
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Ah! O amor... Mario Quintana.
Hamilton HAMILTON SLIDE Tenho apenas doze hs para dizer que te amo.
Virtual, Porém Verdadeiro....
T R O V A S Zélia Nicolodi.
QUANTO EU ESPEREI, ANSIOSO QUERIA TE VER, E TE FALAR O QUE HÁ EM MIM, JÁ NÃO PODIA ME CONTER, ME DECIDI SENHOR, HOJE QUERO RASGAR MEU VIVER E TE MOSTRAR.
“Saber a verdade sobre sua paternidade é um legítimo interesse da criança; um direito humano que nenhuma lei pode frustrar”.
PAI VOCÊ É... TUDO NA MINHA VIDA. É MINHA PAIXÃO, MINHA HARMONIA, MEU CORAÇÃO E MINHA ALMA. EU SEMPRE TE AMEI E SEMPRE TE AMAREI . FELIZ DIA DOS PAIS!
PROJETO POESIA NA ESCOLA
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Introdução ao estudo da Literatura
Autoria do Texto: Desconhecida
ENCONTREI O MEU LUGAR BEM DENTRO DO TEU CORAÇÃO
Ah! O amor... Mario Quintana.
Cadeira: o signo se reinventa A Cadeira de Vicent (1988)A Cadeira de Gauguin (1988)
Vem Sobre Mim Fernanda Brum.
Teste sua Memória. Veja se você é um gênio!
A importância da vida afetiva
- Educar - “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que.
3º Encontro GEESE Resumo MARÇO/ ABRIL 2010
Eu sou Poeta.
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
ME APAIXONEI!!!.
Gratidão Israel Lima Aut. com som
Alguém Existe clique.
Eu sou um poeta.
Tema: Sou um poeta.
Sou uma Poetisa.
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
Professores homenageados, Patrona e Paraninfa agradecem
ENQUANTO EU RESPIRAR Te dou meu coração, e tudo que há em mim. Entrego meu viver por amor a Ti, meu Rei! Meus sonhos rendo a Ti e meus direitos dou. O.
SOU ASSIM! Slides/automáticos...aguarde S.Elizio.
AULA 4 Editores de Textos.
Não criei um perfil em redes sociais pra expor minha vida, pra expor o meu eu, pra expor o que tenho, nem o que faço. Não criei um perfil em redes sociais.
"AMOR UM SENTIMENTO OU SOMENTE AÇÃO"?
sou felis porque amo o que gosto
ADORAR-TE E ENCONTRAR-TE
Ah! O amor... Mario Quintana.
Eu sou um poeta.
Me decidi, Senhor, hoje quero rasgar meu viver E te mostrar meu coração, tudo que tenho e sou
Falar de Amor... O que é o Amor?
A arte e a literatura Prof.ª Jéssica gravino.
Eu sou um poeta.
Eu sou poeta.
Eu sou um poeta.
QUANDO VEJO QUANDO PERCEBO MEU CORAÇÃO MAIS UMA VEZ REZAR
Gostava tanto de você (Tim Maia) Autoria do Texto: Desconhecida
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
POR QUE TE AMO ?? Amo porque te amo !! Teu olhar de ternura A poesia magistral Tua pele, teu cheiro Meu desejo carnal Amo porque te amo !! Teu jeito calmo.
Numa tarde como as outras vi dois olhos grandes e brilhantes. Numa tarde como as outras ouvi uma voz doce ao telefone. E num dia que não era como.
AMILTON FORMATAÇÃO HAMILTON TEXTO DE HAMILTON MÚSICA - GREGORIANOS.
Clicar com o mouse Música:Onde anda você por Vinicius de Moraes Denise Severgnini Mardilê Fabre Vilma Cláudia Zin Vitória Magna Mari Saes Sunny Lóra.
CLICAR P/ AVANÇAR SLIDES
Me Sinto Só.
POR AMOR, VENHA! De Sidnei Piedade Com som Apresentação de Nadir Berto.
Preciso lhe encontrar Autor: Sidnei Piedade..
RONDEL Helena Luna NOITE LONGA Nesta noite tão comprida, o tempo escoa lento. Eu penso na minha vida: voou nas asas do vento. Porém nada eu lamento,
João Marcos. EXEMPLOS (CERTOS OU ERRADOS): Todos os alunos do curso, entenderam a questão. Os brasileiros que quiserem trabalhar.
Eliene Lima Você que um dia surgiu em minha vida sem eu ao menos esperar E se instalou em meu coração me fazendo calar diante da emoção. Não imaginava.
As cinco mais de ROBERTO CARLOS
COLÉGIO SÃO JOSÉ PRODUÇÃO DE TEXTO – 6º ANO
EU QUERIA SÓ TE DIZER QUE ME FIZESSE ENTENDER O QUE É A VIDA
Soneto de fidelidade. Soneto de fidelidade De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto.
Transcrição da apresentação:

INTELIGÊNCIA & VIDA AFETIVA

E q u i p e : Hilda Aparecida Lázaro Souza Virgínia Ribeiro dos Santos Maria Aparecida Luz Ferreira Naiara Florêncio Fernandes Thaís Oliveira Mota

A INTELIGÊNCIA

A INTELIGÊNCIA Definição A inteligência é a solução de um problema novo para o indivíduo, é a coordenação dos meios para atingir um certo fim, que não é acessível de maneira imediata; enquanto o pensamento é a inteligência interiorizada e se apoiando não mais sobre a ação direta, mas sobre um simbolismo, sobre a evocação simbólica pela linguagem, pelas imagens mentais, etc. Jean Piaget.

Somos seres pensantes Capacidade de pensar Como resolvemos os problemas? Gênese do pensamento humano. Inteligência.

Concepções de inteligência Segundo o senso comum… Concepções científicas; Psicólogos em dois grandes blocos. Inteligência e habilidade são aspectos diferentes.

Abordagem da Psicologia Diferencial Tradição Positivista; Obsvervação e mensuração; Medição através dos comportamentos.

Testes de inteligência Origem; Objetivo; Q.I. Problemas dos testes de inteligência.

Abordagem dinâmica Inteligência como adjetivo; Globalidade do indivíduo; Testes como auxiliares; Inteligência não tem lugar de destaque.

A inteligência da criança brasileira Contexto sociocultural; Interação do indivíduo com o contexto construíndo a inteligência; Déficit cognitivo das crianças de baixa renda; Recuperação do déficit. Pesquisa realizada com crianças de baixa renda.

VIDA AFETIVA

A importância da vida afetiva Quanto mais desejo um beijo seu Muito mais eu vejo gosto em viver. Djavan. Pétala. Os afetos podem ser duradouros ou passageiros; A vida afetiva é parte integrante de nossa subjetividade; Os afetos determinam nosso comportamento em muitas situações de vida. Por tanto amor, por tanta emoção, A vida me fez assim. Doce ou atroz, manso ou feroz, Eu caçador de mim. Sérgio Magrão e Luís Carlos Sá. Caçador de mim.

O estudo da vida afetiva Interesse pelo estudo da Razão; Subjetividade da afetividade; A emoção; O sentimento. Não são todas as teorias que consideram a importância da vida afetiva.

Os afetos Podem ser produzidos fora ou dentro do indivíduo; Não há afeto sem representação; Tonalidades dos afetos; Afetos básicos; Qual o afeto oculto por esta expressão?

Os afetos… Preparam as nossas ações (função adaptativa); Quando olhaste bem nos olhos meus E o teu olhar era de adeus Juro que não acreditei, eu te estranhei Me debrucei sobre sobre o teu corpo E duvidei, e me arrastei. Chico Buarque. Nada ficou no lugar Eu quero quebrar essas xícaras. Eu vou enganar o diabo Eu quero acordar sua família Eu vou escrever no seu mundo E violentar o seu gosto Eu quero roubar no seu jogo Eu já arranhei os seus discos Que é pra ver se você volta Que é pra ver se você vem Que é pra ver se você olha pra mim… Adriana Calcanhoto - Mentiras Preparam as nossas ações (função adaptativa); Estão ligados à consciência; São enigmáticos: Para quem sente Para quem observa

As emoções Relação entre os afetos e as reações orgânicas “Meu coração, não sei porque, Bate feliz quando te vê…” Pixinguinha Nossa cultura estimula algumas reações e reprime outras; Força e mutabilidade das emoções De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu encantamento E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure. Vinícius de Moraes – Soneto da fidelidade Desenhamos corações para dizermos que estamos apaixonados.

Os sentimentos Os sentimentos são mais duradouros e menos explosivos que as emoções; Emoção  Paixão Sentimento  Amor Emoções e sentimentos são como alimentos do nosso psiquismo; Enamoramento.

Inteligência e Vida afetiva Afetividade da criança; Afetividade na escola; Papel do afeto no desenvolvimento da inteligência; Visões dos estudiosos. “As escolas deveriam entender mais de seres humanos e de amor do que de conteúdos e técnicas educativas. Elas têm contribuído em demasia para a construção de neuróticos por não entenderem de amor, de sonhos, de fantasias, de símbolos e de dores”. Claudio Saltini

Conclusão   "O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores [e educadoras], antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deviam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."               Rubem Alves