Rádio Pirata Anos 50/60 Jovens ingleses, inconformados com o monopólio estatal, e revoltados com a programação das emissoras oficiais, resolveram montar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evolução do rádio e digitalização
Advertisements

Projeto de Lei de Iniciativa Popular para uma mídia Democrática
Rádio Bandeirantes AM:
DESAFIOS PARA O RÁDIO PÚBLICO Um olhar a partir da audiência Carlos Eduardo Esch Observatório da Radiodifusão Pública - UnB.
Cooperativismo.
A revolução da informação: da imprensa à Internet
Os Jovens e a Política Grupo Rosa.
O rádio e a lei Setembro
A RADIODIFUSÃO: RÁDIO E TV DIGITAL
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
Comunicação e Formas de poder.
Universidade Federal do Amapá Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Curso de especialização em Mídias na Educação Módulo II: Rádio.
Rádio Radiodifusão Radiodifusão é a transmissão de sons no espaço, em forma de ondas semelhantes às da luz e do calor, mediante variações de correntes.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 02
AULA 05: ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA
BROADCAST PODCAST Luís Belo Lopes Odair Lisboa
Objetivos da “conversa”
JOVENS, EU VOS ESCREVI PORQUE SOIS FORTES
Conselho dos Representantes dos Conselhos de Escola
Os celulares vistos com outros olhos.
CURSO DE RADIOCOMUNICAÇÃO Comunicação Via Rádio CVR
Aula – 16/10/12 – Redes de Computadores e Telecom
Extensão da Faixa de FM Migração da Faixa de OM
1 - DRM: O que é, e quais seus benefícios
Textos para leitura A nova televisão brasileira.
Bolsista: MARCOS VINICIUS DA SILVA GOULART
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
A emergência da cultura de massas: A rádio
EUROPA ANTES DO BRASIL.
IBOPE – Rádios de Campinas
Rádio. Rádio O que é rádio? Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção.
O que é Comunicação?.
Rádio na era da informação
Transmissor de Áudio Eletromagnetismo I Stênio Moscon Yoshitome
Índice Modulação Modulação - Portadora Modulação Amplitude Frequência
RÁDIO.
Rádio A Rádio é um meio de comunicação que utiliza ondas electromagnéticas como meio de propagação.
Pastoral da comunicação
Tópicos Avançados de Redes de Computadores
Democracia.
Princípios de Comunicação Conceitos de FM (1ª. Parte)
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EducaçãoPrevidenciária.
Aula 1 Comunicação.
MÍDIA - Introdução PP – UFPE –

Introdução a Propagação
Ciência da Computação – Campus Marquês Turma: CC6P13
Transmissão de Sinais Modulação e Demodulação de Sinais Analógicos
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EducaçãoPrevidenciária.
Rádio. Rádio O que é rádio? Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção.
A História do Rádio Era de Ouro
CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO
MODELOS DE RÁDIOS DANIEL PEREIRA DOS SANTOS.
Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual da República Argentina
2.2 Comunicação de informação a longas distâncias
Radiodifusão Comunitária e legislação
No Brasil de hoje nós somos cerca de 27% ( ) da população. Nunca tivemos tantos jovens, nem jamais haveremos de ter. Isto representa uma mudança.
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EducaçãoPrevidenciária.
Rádio Comunitária e a influência da Política Alun: Renan Faustino DISCURSO DA MÍDIA ELETRÔNICA – 2013/1 Pós Graduação UniBH Prof. Marcilio Lana.
ÁUDIOS DIGITAIS Bit (simplificação para dígito binário, " Binary digit " em inglês) é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida,
TELEVISÃO – FORMAS DE TRANSMISSÃO. O que é televisão???  É um termo muito amplo... Se aplica a uma gama imensa de possibilidades de produção, distribuição.
Comunicação Comunitária
Organização Não Governamental “ONGS” Prof. Ms. Elcio Henrique dos Santos.
Administração do Terceiro Setor
1820 – Oersted verifica experimentalmente que uma corrente eléctrica cria um campo magnético. Até então, a electricidade e o electromagnetismo eram realidades.
Características dos Sons
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
Destinação e Licitação da Faixa de 700 MHz Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática Senado Federal
Transcrição da apresentação:

Rádio Pirata Anos 50/60 Jovens ingleses, inconformados com o monopólio estatal, e revoltados com a programação das emissoras oficiais, resolveram montar uma estação sonora de forma ilegal em um navio na costa britânica. A estação não tinha concessão para funcionamento e ficava fora do controle das milhas marítimas, roubando as ondas das emissoras legais. A produção musical desta rádio baseava-se no movimento de contracultura (o rock and roll emergente) que não tinha espaço nas emissoras oficiais e que era combatida, devido ao caráter conservador da cultura inglesa. Quando o governo inglês conseguiu finalmente apreendê-la, assistiu a uma reação inesperada da juventude inglesa, que fez florescer centenas de emissoras piratas.

Trailer do Filme: Os Piratas do Rock (The Boat That Rocked)‏

Rádio Livre Anos 70- Itália/França. As rádios livres não estão expressamente vinculada a partidos políticos, entidades religiosas, órgãos estatais ou grupos de interesses comerciais. Possuem uma suposta autonomia nos campos ideológico e econômico, sendo promovida por um coletivo de pessoas ou por uma associação privada sem objetivo expresso de lucro. Geralmente não emitem publicidade comercial e financiam-se por doações de seus próprios produtores e ouvintes, realizadores e colaboradores.

Rádio Livre no Brasil A Rádio Paranóica, de Vitória, no Espírito Santo, montada por um jovem de 16 anos em fevereiro de 1971, no auge da ditadura militar, é considerada a primeira rádio livre do País. O boom em Sorocaba: Na primeira metade dos anos 80, surgiam as primeiras rádios livres no Brasil, mais como hobby do que como um movimento nascido de causas político-contestatórias. O nível de industrialização de Sorocaba, os inúmeros técnicos em eletrônica e a falta de locais de diversão para os jovens de baixa renda foram motivos suficientes para o avanço das rádios livres no local. Mais de 40 rádios com programação musical (rock) e mensagens pessoais

Rádio Comunitária O Serviço de Radiodifusão Comunitária foi criado pela Lei 9.612, de 1998, regulamentada pelo Decreto do mesmo ano. Trata-se de radiodifusão sonora legalizada, em freqüência modulada (FM), de baixa potência (25 Watts) e cobertura restrita a um raio de 1km a partir da antena transmissora. Podem explorar esse serviço somente associações e fundações comunitárias sem fins lucrativos, com sede na localidade da prestação do serviço. As estações de rádio comunitárias devem ter uma programação pluralista, sem qualquer tipo de censura, e devem ser abertas à expressão de todos os habitantes da região atendida. A maior importância das rádios comunitárias é o seu papel social, enquanto porta-vozes de uma grande parcela da população, que não tem um canal de comunicação próprio. Essas emissoras representam a voz da comunidade fazendo-se ouvir, procurando uma resolução para os seus problemas, com vistas a um avanço social.

Rádio Poste O seu uso difundiu-se em praças, mercados, paróquias, favelas, escolas e em muitos outros lugares. Uso comercial: Essa forma é a mais conhecida de todas. o dono do equipamento recebe uma determinada quantia pela divulgação, ou pelo aviso transmitido pelo sistema. Uso político: Essa modalidade torna-se comum em período eleitoral para uso de propagandas. Seu uso também é comum na convocação para assembléias, reuniões e marchas. Uso religioso: torna-se conhecida como “difusora”, que se destaca como instrumento para difundir a “palavra de Deus”. Para exemplificar esse uso, referimo-nos aos equipamentos de amplificação de sons colocados nas torres de igrejas.

Diferenças entre AM e FM AM - amplitude modulada - transmite na faixa de kHz. Nessa freqüência as ondas de transmissão de rádio têm um alcance maior e não encontram barreiras. A modulação em amplitude, no entanto, apresenta perdas na qualidade do sinal FM - freqüência modulada - opera na faixa de MHz, a mesma das transmissões de TV (VHF e UHF). É uma forma de transmissão com uma melhor qualidade sonora.