Apresentação de Área de Projecto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A jornada de trabalho voluntário de dia 18 de Julho iniciou-se no vale 3, numa zona com uma grande mistura de eucaliptos, Acacia longifolia e arbustos.
Advertisements

História e Geografia de Portugal
As Sete Maravilhas do Mundo Actual
Mata de S.Bartolomeu Bragança Escola Secundária Miguel Torga Bragança
Braga E,B 2 e 3 de Lamaçães Braga, Braga Ana Marques, Ciências Naturais Bosque do Bom Jesus do Monte 9º ano, 4 alunos.
Escola Básica de Ribeira do Neiva Azões, Concelho de Vila Verde, Distrito de Braga M. Dores S. Fernandes; Área de Projecto Bosque do Borrainho 7º ano;
O mundo de Sophia Língua Portuguesa Manuela Monteiro Ano 2004/05
29 DE MARÇO: PARABÉNS SALVADOR
As 7 maravilhas de Portugal
REGIÃO NORDESTE.
DOCUMENTO DE ENRIQUECIMENTO
CIDADE DO RIO AZUL UMA VISITA
Castelo de almourol.
Castelo de S. Jorge O castelo de S. Jorge foi declarado monumento nacional em 1910 e ergueu-se na colina mais alta de Lisboa. Foi a primeira fortificação.
Habitats.
ARTE COLONIAL Preocupado com que outros povos ocupassem terras brasileiras, o rei de Portugal enviou, em 1530, uma expedição comandada por Martim Afonso.
Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande
Brasil – Domínios Morfoclimáticos
GRUPO 3 Este trabalho foi realizado por : Juliana nº18 do 9ºE Alex nº2 do 9ºE Ivo nº12 do 9ºE Tiago nº25 do 9ºE.
Serra de Sintra - Portugal
V. N. DA BARQUINHA - PORTUGAL Apresentação de GUIDA PINTO
ARQUEOLOGIA.
TURISMO EM PORTUGAL.
O Centro Ciência do Porto Moniz no Arquipélago da Madeira
OS MONUMENTOS.
Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo
Parque Natural do Douro Internacional
Geografia Região Sudeste (I): a construção de espaços geográficos
Matinha de Queluz Queluz - Sintra
Escola Secundária Dr. António Granjo Trabalho elaborado por: -Tiago Rodrigues nº19 8ºD.
Igreja de S. Lourenço Maiorga - Alcobaça.
Conquistaram todas as terras à volta do Mar Mediterrâneo.
As Sete Maravilhas de Portugal
Álbum de fotografias Árvores e Arbustos.
CENTRO CULTURAL DO RIO DE JANEIRO
Os Cervinhas Cerva – Ribeira de Pena
Escola Secundária Morgado de Mateus
Serra da Estrela Trabalho realizado na Área de Projeto
Viana do Castelo no mundo
Lara Eufémia Gonçalves Fernandes Mikaela Cristina Santos Silva
Parques naturais em Portugal
Bosque do Lar Juvenil de Carvalhos
REGIÕES BRASILEIRAS: DESVENDANDO A REGIÃO NORTE
Alto de Segade Freguesia de São Torcato
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS O Cotidiano de um povo escolhido por Deus
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
Reserva Ambiental Tejuacu Proposta de recuperação, conservação e preservação de meio ambiente de Mata Atlântica em Aldeia/Chã da Tábua, no município de.
Alto do Sato – Projecto ’43.46” N – 7 03’43.94” W
Museu Nacional de Arte Antiga Com som e transição automática
Batalha De Aljubarrota
Serra da Boa Viagem, entre Vale de Anta e Miradouro da Bandeira
Domínios morfoclimáticos do Brasil
PLANOS DE MANEJO EM RESERVA PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL – RPPN
PARQUE NACIONAL DA PENEDA GERÊS
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Conservação e Preservação
O Museu Nacional de Arte Antiga, também conhecido por Museu das Janelas Verdes, está localizado em Lisboa, Portugal. Instalado num palácio do século XVII,
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Unidades de Conservação de Santa Catarina
Biografia de Dona Inês de Castro
A vila de Óbidos fica no distrito de Leiria e faz parte da Região de Turismo do Oeste. Esta vila guarda séculos de história dentro das suas muralhas.
Diálogo Intercultural
FAIXA 13 DO CD “ENCANTARIAS DO SUL” ROLAGEM AUTOMÁTICA.
Trabalho realizado por : - Diogo Martins - Geovane Silva - João Alves 11º 05.
NATIONAL Fonte: CHILE formulageo.blogspot.com.br GEOGRAPHIC.
SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE
Vascões, Paredes de Coura E. B. 2,3/S de Paredes de Coura Paredes de Coura, Viana do Castelo Cecília Pereira e Fátima Pereira Giesteira – Corno de Bico.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. PARQUE ECOLÓGICO Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma.
Gerês Parque Natural. Localização O Parque Natural de Peneda–Gerês, situa-se no Norte de Portugal, no extremo nordeste do Minho, numa área compreendida.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
Transcrição da apresentação:

Apresentação de Área de Projecto Grupo 4 Elementos do grupo: João Pedro Nº16 David Ferreira Nº9 José Filipe Nº17 Ailton Pires Nº1

LINDOSO FLORA E HISTÓRIA

APRESENTAÇÃO Neste trabalho falamos sobre a flora e a história do Lindoso sobre as características mais importantes da flora e da história.

FLORA No Parque, a flora de cada região relaciona-se com diversos factores, como o clima e a altitude. Até aos 1200m, a vegetação é bastante densa. Prevê-se que as florestas do Parque seriam originalmente dominadas por carvalhais (Quercus). Ainda hoje é possível encontrar algumas áreas de floresta original, principalmente na Mata da Albergaria, Mata do Cabril, Mata do Berredo e Mata do Ramiscal. Tratam-se de zonas de reserva com acesso condicionado.  Os bosques podem ser divididos em dois tipos de biótopos distintos: o bosque de carvalho alvarinho e o bosque de carvalho-negral. O primeiro ocorre em baixas altitudes, em vales quentes e abrigados. Aqui, para além do carvalho alvarinho (Quercus robur), encontram-se a gilbardeira (Ruscus lusitanica), o medronheiro (Arbustus unedo) e o azereiro (Prunus lusitanica), entre outros.  

No séc. XV, a família de Araújo de origem galega, proveniente das terras de San Martin de Loleos,fronteiriço a Portugal, tornou-se senhora de Lindoso, de modo que os descendentes dos Araújos vieram a ser alcaides em Lindoso. Também pelo senhorio de Lindoso, passou a família Cyrne/Cirne, descendente de Manuel Cyrne, Senhor de Refóis (1470) tetravô paterno de Martim de Tavora de Noronha e Sousa Cirne, alcaide-mór de Lindoso (* 1653 +1727), este último também bisneto de Martim de Távora e Noronha, Senhor do Morgado de Campo Belo (1640), que por sua vez era tetraneto de Pedro Lourenço de Távora, Senhor de Mogadouro (1430)

FLORA O bosque de carvalho-negral ocorre em maiores altitudes, entre os 1200m e os 1400m, no chamado piso de montanha. Aqui, para além do carvalho-negral (Quercus pyrenaica), podem encontrar-se o mirtilho (Vaccinium myrtillus), o azevinho (Ilex aquifolium), o vidoeiro (Betula celtibérica e Bétula pubescens), o teixo (Taxus baccata) e o pinheiro.  Acima dos 1400m subsistem o zimbro e os arbustos rasteiros.

Historia Sempre relacionado com a defesa da portela da Serra Amarela e Vale de Cabril, foi o Castelo do Lindoso fundado nos inícios do Séc. XIII, pois já aparece referido nas Inquirições de 1258. Mandado restaurar por D. Dinis, vai a partir do Séc. XIV confundir a sua história com a gesta dos Araújos de Lóbios, família que conservará por muitos anos a sua alcaidaria. Mais tarde, em 1662, ocupado pelos Espanhóis na sequência das guerras da Restauração, foi ampliado com uma muralha do tipo Vauban, em forma de estrela pentagonal. Em 1664 o Castelo vai ser recuperado pelos Portugueses. A fortificação permaneceu ocupada por guarnições militares ao longo do Séc. XVIII, até que em 1895 foi desactivada. Em 1992 o Parque da Peneda Gêres lançou, com o apoio técnico e científico da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa e Museu Militar do Porto, e no quadro financeiro do Prodiatec, um "Projecto de tratamento museológico e de rentabilização cultural" do Castelo do Lindoso. Por se tratar de um monumento/sítio com múltiplas potencialidades, concebeu-se o projecto sob diversas perpectivas: por um lado, a ligação ao passado histórico da região e a sua inserção numa etno-história do nosso tempo; por outro lado, e porque a área de implementação deste projecto se integra na realidade do Parque Nacional da Peneda Gerês, importava articular o fomento de um turismo sustentável, integrado e de qualidade, que se harmonizasse com a protecção dos valores culturais e naturais com as necessidades da educação ambiental.

Continuação da História Lindoso é um topônimo de origem portuguesa, nome do mesmo lugar, freguesia e castelo, cujos idos remotam aos de 1225, em plena idade media. Lindoso deriva do latim 'Limitosum', aparecendo pela primeira vez nas inquirições de 1258. Contudo há uma lenda que diz o rei de Portugal D. Dinis"tão alegre e primoroso o achou, que logo lindoso o chamou", fato que o levou a várias visitas ao Castelo do lindoso , tendo o reconstruído em 1278.

De seguida vamos passar algumas imagens

FIM